Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


joaum
Cara, Qualquer capt que vc "splitar" fica "magro". A questão é com ele funcionando com as duas bobinas em série ("full HB"), nesse caso, ele comporá bem com os capts já instalados. Com a chave DPDT de 6 pinos pode se optar por uma ligação série-paralelo, o que é mais interessante.
Abç

joaum
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estava pensando justamente em fazer isso, série, paralelo e split. Com ele splitado vou ter um som pelo menos parecido com o do single que tá nela agora?

Desculpa por tantas perguntas, e obrigafo mais uma vez pela paciencia hehe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


joaum
Cara, sim.
Abç

joaum
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado, bertola. Um grande abraço.

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Heeeelllpp...

Minha guitarra caiu, uma Crafter Constantine DX, bateu a tarraxa da corda G no chão!!

Uma argoilinha branca de plástico, que fica na borboleta da tarraxa foi praticamente esmada. E a arroela e a porca que ficam no head estão soltas.

O pior é que a afinação não está segurando. Afina, mas após alguns bends vai desafinando aos poucos....antes isso não acontecia.

Preciso trocar todas as tarraxas ou tem conserto. Sei que as Gotoh são as melhores, mas queria manter minha guitarra original....

http://www.4shared.com/photo/5ipSxwmF/Tarraxa1.html

http://www.4shared.com/photo/c1vPbOR5/Tarraxa2.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


celotoledo
Cara, esse arruela de plástico é fundamental para o funcionamento da tarracha. O problema é encontrar isso aí para vender. Não tem.
Vc tem uma opção provisória: Cortar um pedaço de cabo de microfone e cortar com estilete afiado uma argolinha de borracha e colocar alí. As tarrachas tem que estar bem firmes.
Abç

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muitíssimo obrigado!!! Vou tentar fazer essa conserto provisório.

Acha que dura uns 2 meses? Colocando essa argolinha de borracha, a arroela e a porca do head voltam a fixar?

Agradeço novamente, dessa vez antecipado!rs....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


celotoledo
Vai durar até mais...
Abç

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Valeu!!
Abç.

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola ou Seiji
Comprei uma Floyd Rose para minha guitarra Strato
mais o luthier daqui q he muito bom por sinal me garantiu q ao fazer o back box ele cortava a pintura sem lascar ou ter q repintar de novo

Agora pergunto seria possivel mesmo cortar a pintura de modo que não tenha q repintar a guitarra???

O luthier aki faz um serviço muito bom tanto q faço aulas de guitarra com ele (tudo com Partitura) mais tenho medo por que caso a pintura trinque ou seila nao vo ter grana para pintar a guitarra


Obrigadoo
VLW

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
Cara, em 1º lugar eu não faria o maldito "back-box", pois é ele que deixa a guitarra instável e com pouca sustentação.
Em 2º lugar, se ele diz que pode fazer, confie, mas peça uma espécie de garantia.
Abç

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
VLW Bertola
Brigadão
Abç

Symptom
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Minha Squier Vintage Modified Telecaster tem uma ponte com 6 carrinhos, mas não aquele padrão fender, são 6 "mini" tamborzinhos. Que vantagens eu teria trocando essa ponte por aquela wilkinson com 3 carrinhos de bronze (aquela que tem compensação nas oitavas)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Symptom
Nenhuma.
Abç

LipeGuitarrero
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A guitarra condor clp2 vem com tarraxas grover, elas são boas? é necessário a troca por um jogo de gotoh? Fará muita diferença trocar por gotoh?

joaum
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi de novo, Bertola,
Um amigo meu está vendendo um Samario Cobalt Neodymium da fender pra posição braço por 100 reais. Posso colocá-lo junto com captadores de cerâmica na mesma guitarra, ou algum deles pode desmagnetizar? Ele tirou esse SCN da guitarra, pois colocou um humbucker de alnico na ponte (não ocorreram problemas com ele, misturando os de neodymium e de alnico).

Abraço

Biologista
Veterano
# jan/11 · Editado por: Biologista
· votar


Bertola/Seiji,

Vocês poderiam falar um pouco sobre as características tonais e propriedades físicas das madeiras jatobá, bloodwood e birch (não sei como se escreve), especialmente sobre o uso em escalas?

Obrigada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


LipeGuitarrero
São boas tarrachas.
joaum
Pode.
Biologista
Birch (Bétula) é uma madeira dura que pode ser usada para o braço, mas não é tão dura e pode empenar. Ademais, não existe no Brasil.
Bloodwood é o pau-Brasil. Não pode ser cortado, pois é protegido.
Jatobá é muito boa para braços ou longarinas dos mesmos.
Para escala, use Ipê.
Abçs

joaum
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola!

Fica com Deus, abraço.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola, eu tenho uma Les Paul da shelter, e vi muitas pessoas dizendo que o acordamento recomendado é 0.11, mas achei a 0.10 melhor de se tocar.
Caso eu queira trocar as cordas de minha guitarra de 0.11 para 0.10, terá algum problema?
é só ajustar as oitavas novamente e estará ok?
Desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


ZoSo of Zeppelin
Sim, em princípio vc só precisará ajustar a entonação (8ªs).
Abç

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar


Prezado Bertola,

Tenho uma condor semi-acustica jc-501. Quero colocar uns captadores humbuckers que me dê um timbre vintage mais para blues/jazz, pois nao gostei muito dos originais. Queria uns da sound/Malagoli, GFs ou algum outro que seja bom, dentro de uma relaçao custo/beneficio compativel com a guitarra. Quais modelos voce me indicaria ? Seria interessante tambem colocar cordas .011 ou .012 ? Obrigado. Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


claudio.oc
Cara, essa é uma boa guitarra, recomendo esses:
http://store.guitarfetish.com/GFS-Classic-II-Alnico-2-Vintage-Wound-Ni ckel-Humbucker-_c_88.html
Abç

tomcykman
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa! Tenho uma dúvida em relação a troca de cordas..

Sei que se deixar as mesmas cordas por muito tempo na guitarra, vai danificar os trastes, mas eu nunca sei quando é tempo de trocar de cordas, porque pra mim, quase sempre estão boas. Como faço pra saber quando tem que trocar?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


tomcykman
Quando elas perderem o brilho e ficarem ásperas.
Abç

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Ae cara comecei a tocar a pouco tempo e não entendendo de praticamente nada em relação a instrumentos =S.
Tipo comprei uma ibanez grg 270 (ok sei que não é boa mas para quem é esta boa haeuhae).
Ela veio com a ponte meio assim : \
Daí eu tentei regular ela e ao menos parace que tá paralela.Mas ela continua desafinando quando eu uso a alavança.
Não só desafina como a ponte "muda de lugar".
Queria saber se isso é porque eu fiz a regulagem ruim ou se é porque a guitarra que é uma merda mesmo.
Se for da regulagem aonde tem um luthier perto de itaguaí-RJ?

Biologista
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bloodwood é o pau-Brasil. Não pode ser cortado, pois é protegido.
Então o bloodwood não seria o falso pau-Brasil (muirapiranga)?

tomcykman
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quando perderem o brilho OU ficarem ásperas? porque o brilho já perderam, mas não tão ásperas não..

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar


Valeu Bertola e obrigado pela dica.

Abs.

Saul Morello
Veterano
# jan/11
· votar


fala Bertola sou eu aqui denovo! bem eu (acho) que vou comprar um clp 2 s e algumas pessoas dizem que os captadores dela são um pouco abafados isso é verdade?tem necessidade de troca?caso tenha eu queria comprar dois caps alnico pro II compensa colocar nela?


desculpe pelas perguntas é que tou afim de compra-la logo logo e quero saber os pontos fracos dela pra ver se tem necessidade de serem trocados.Mais uma vez fico muito grato se vc poder me ajudar

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)