Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
GRRS
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Olá, gostaria de saber se é possível fazer na minha strato uma mod similar a s-1 switch das fenders am deluxe

te agradeço desde já pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Fugitivo
Passe apenas silicone líquido. Nada mais.
GRRS
Sim, é. Eu faço isso direto. fica com 7 posições...
Abçs

Fugitivo
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu mestre !

matheusandradesantos
Veterano
# out/10
· votar


o potenciometro de volume da minha guita ta meio ruim, tenho que trocar quanto fica mais ou menos para um luthier fazer esse serviço??? guitarra STRATO S-S-S, se eu fazer eu mesmo pode dar uma merda muito grande ??? ahauhauhau


2 questão

no mini-fuzz do bertola eu posso trocar a força das peças, diodo por led, transitor e etc...??

abçs

Grimc
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!

Tem outra

Vou colocar um Hot Rails na ponte da minha strato. Devo trocar os potenciometros tambem? (pra 500k)

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


emachado
Concordo com o Bertola, a Muiracatiara também é bastante resistente.

trashit hc
Precisa tomar cuidado para não chegar no tensor, por isso o luthier que for fazer o serviço precisa ser bastante experiente.

Fisioterapeuta
Eu acredito que os braços sirvam mas como o Bertola comentou, se precisar, dá pra adaptar.

SpectrosGuitarman
Nut de grafite ou fibra de carbono também são muito bons, só não sei se esse que você comprou, especificamente, presta, mas acredito que sim.
Resta saber se o seu luthier não gostou do seu nut ou se não gosta de nut nenhum de grafite.

carnisa1
Entendi, ele não desafina pelo tensor em si, mas sim pelo braço.
Como a galera comentou, não é nada bom fazer isso... vai que um dia você acorda empolgado e o braço da guitarra sai na sua mão!

matheusandradesantos
A troca do potenciômetro é relativamente simples.
Se você tiver experiência com solda pode fazer tranqüilamente, basta copiar as ligações do que já estiver instalado.
Se não souber soldar... aí complica...

matheusandradesantos
Veterano
# out/10
· votar


onde eu posso achar o esquema da STRATO s-s-s , sendo que minha guitarra é uma ARENA RMV ??? e qual o tipo de potenciomentro usado??? se usar um de 100k por exemplo pode alterar algo no som???

kairi
Veterano
# out/10
· votar


Seiji / Bertola

Eu queria um captador do tipo do PAF para por no braço da guitarra, porém em forma de single. Alguma indicação?

Abração. ;)

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


matheusandradesantos
Veja se este serve:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3s_1v_2t_5w
O indicado são pots de 250K, para guitarras com escudo precisa ter o "shaft" curto com encaixe para knob, se você tiver um de 100K com essas características pode usar mas vai ter alteração no som sim.

kairi
São muitas opções como Dimarzio PAF, Duncam 59, Cabrera Classic1, Sound Custom 59, GFS Vintage 59 e etc
Sorry, man! Só depois eu entendi o "em forma de single" (achei que você queria splitar).
Só conheço o SD Lil ' 59

trashit hc
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

muito obrigado pelas dicas!!

abraços.

PEdroooo
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

amigos, arrumei um pedaço de madeira dura chamada garrote, vcs ja ouviram falar dela? será q é boa para fazer braço?

mais uma perguntinha... itauba serve para escala?

valeu!

Leo Porto
Veterano
# out/10
· votar


Caros,
Fábio Seiji e
Mauricio Luiz Bertola,
Quero pintar um corpo de strato, com veios muito bonitos na madeira, será que consigo essa cor da Mary kay? Qual tinta e cor devo usar? e qual procedimento para pinta-la? grande abraço!
Obrigado pela atenção!

http://www.makenmusic.com/productImg/Fender_Strat_NOS_50MVP_JC1348_Whi te_frontbody.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


matheusandradesantos
250K. 100K não serve.
Leo Porto
Poliuretano com corante.
PEdroooo
Não conheço essa madeira.
Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Eu estava querendo comprar a Schecter Omen 6 mas surgiu uma outra oportunidade.
Vc já ouviu falar das Schecter Damien 6 FR?
Eu estou querendo pedir uma na Alemanha já que minha sogra mora lá.
Tem outras lá no site tbm. Estou podendo gastar até uns 700 Euros. Se vc puder me recomendar uma dessas q estão no site eu agradeço muito.

http://www2.justmusic.de/guitars-basses/electric-guitars.html?SID=5995 cdbd9cede6ebea780d1af7f5564b&manufacturer=8048

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS
Essa Damien eu não conheço, mas parece bem próxima de uma Omen 6. Excelente guitarra!
Abç

Carlos-Ot
Veterano
# out/10
· votar


Grandes, boa tarde,

Gostaria de fazer umas pequenas perguntas, espero que eu não esteja falando muita M****, pois ainda vou começar a aprender a tocar guitarra, comecei a ter aulas de violão a um tempo atrás, mas tive que parar por causa do trabalho, ja toco alguma coisa legal, mas meu interesse mesmo é guitarra, por isso resolvi comprar a minha agora no próximo mês. Com isso vieram-me as dúvidas, muitas ja foram respondidas usando a busca, mas acho melhor perguntar essas por serem as que eu mais sinto importantas.

1- Estou pretendendo comprar uma MLP100, pelo fato de gostar do desenho da LP (fã de Slash. xD), e também pelo estilo que quero tocar (rock, pop rock, hard rock, etc...), o que queria saber é o seguinte, esta guitarra é realmente boa para começar a tocar? Não estaria jogando meu dinheiro fora por comprar a mesma? Se esse não for o modelo adequado para mim poderia me dizer alguns na mesma faixa de preço (R$ 530,00)?

2- Sei que após a compra é necessário levar a guitarra em um luthier para regular a mesma, por isso gostaria de saber se o processo de regulagem é muito demorado, pois moro em Porto de Galinhas e como só tem luthier em Recife fica complicado pra eu voltar lá outro dia (escola, trabalho, vestibular...), mais ou menos quanto tempo dura essa regulagem?

3- Estou interessado também no Combo Meteoro Atomic Drive 20, esse é um bom ampli pra estudo ou vocês me indicariam outro?

Desde já agradeço a atenção de vocês, e também gostaria de parabenizá-los pelo empenho de vocês para com as pessoas que necessitam de informações, gosto muito do fórum e sempre consegui responder muitas dúvidas nele.

Vlw e boa noite.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Carlos-Ot
1) É um modelo LP de baixo custo padrão. Equivalente às Shelter Nashvilles (que eu acho ligeiramente melhor) e Dolphin LP.
2) Isso depende do luthier, no mais das vezes, "dura" 1 semana em média. Essa "visita" ao luthier é IMPRESCINDÍVEL.
3) Para estudo, é. Mas não espere muita coisa dele não....
Abç

Carlos-Ot
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caraca, 1 semana pra regular... T_T

Agora bateu uma curiosidade, o que é feito quando se regula uma guitarra, o luthier regula de acordo com o usuário ou verifica possíveis erros nela?

Guitar_RdS
Veterano
# out/10 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A Omen 6 eu poderia pegar por cerca de 300 euros (700 reais), sendo que na Playtech ela sai por uns 1200 reais. Já a Demian está quase 600 euros (1400) com risco de eu nem achar dela aqui no Brasil, pelo que eu pesquisei.
Convenhamos que a diferença é mto grande visto que, com os 700 reais eu poderia comprar um pequeno set de pedais (distortion e talvez um delay ou um wah-wah).
Se de fato a Demian valesse a diferença, com certeza eu pagaria e deixava pra comprar os pedais depois. Vc conhece alguém que poderia me esclarecer alguma dúvida?

Carlos-Ot
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpa o flood.

No caso você acha que a Shelter Nashvilles é melhor do que a mlp100?

Assim, no caso de eu querer manter o corpo da guitarra mais tarde, e trocar os caps e etc, a melhor em madeiramento seria a shelter?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Carlos-Ot
Cara, isso é por conta da disponibilidade de tempo do luthier e dos serviços que ele tem... É assim mesmo...
A regulagem consiste em ajuste do tensor, regulagem da entonação (ou "oitavas"), verificação de trastejamentos e conseguinte "rebatimento" de trastes, etc. Quando vc for buscar a guitarra, teste-a, pois cada um tem mãos, "pegada" e jeeito diferentes e o luthier deve fazer os ajustes necessários na hora.
Se, por acaso uma guitarra tiver erros de construção (pode acontecer...), o luthier deve fazer um relatório ou arrazoado e vc leva de volta à loja para trocá-la.
Guitar_RdS
Cara, não vejo dúvida alguma. Pegue a Omen 6 e os pedais.... Isso chama-se custo-benefício. Até porque a Omen 6 vale cada centavo que se paga por ela...
Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu confio na sua opinião então. Vou fazer o q vc falou. Em outra oportunidade eu compro alguma q tenha Floyd.
Abção

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Guitar_RdS
Mas tem também a Omen 6 FR (com "Floyd-Rose"). A pergunta que vc deve fazer é: Preciso MESMO de uma guitarra com esse tipo de ponte?
Abç

Lucas Hatfield
Veterano
# out/10 · Editado por: Lucas Hatfield
· votar


Carlos-Ot

Eu te recomendo comprar uma Strinberg CLP-79 (tenho uma, e ela é muito boa), pois a madeira é a mesma e ela é muito confortável. A única desvantagem dela é que o braço não é colado.
Pense bem se você quer uma Les Paul, de uma olhada nas SGs elas podem te agradar. Shelter SG , Shelter SG (preta) , Shelter SG (vermelha) , Memphis SG (vermelha) , Memphis SG (preta) , Memphis SG (creme) .
Nesse site dos links também tem LPs.
Já o amplificador eu te recomendo gastar mais dinheiro e comprar um bom.
De uma olhada nesses amplificadores.
Espero ter te ajudado.

Stratourso
Veterano
# out/10 · Editado por: Stratourso
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, preciso de sua ajuda. Estou para comprar uma Cort Viva Gold II, cor natural. Primeiramente gostaria de saber se conhece essa guitarra e se a acha boa (construção, madeira e sua respectiva espessura etc.). Em segundo lugar, e por fim, gostaria de saber se é necessário algum cuidado especial com relação ao corpo dessa guitarra, por ela ser bem crua... talvez a pergunta seja um pouco tola, mas é porque quero me cercar de todas as informações possíveis antes de concluir a compra.

A guita seria esta aqui:
Cort Viva Gold II Natural

Ficarei muito grato se puder me ajudar.

Abraço.

Carlos-Ot
Veterano
# out/10 · Editado por: Carlos-Ot
· votar


Lucas Hatfield

Massa cara, tipo, essa Strinberg Les Paul Clp 79 eu ja tinha visto, mas não conhecia a marca e fiquei meio assim, e outra, eu n tava querendo uma guitarra preta e o surbunst dessa é muito feio (na minha opinião), parece aqueles manolinho novo que não sabe usar photoshop e aplica um blur feioso, fora isso essa guitarra é boa mesmo?
Me interessei nesse ampi da fender, vale a pena?

Não gosto do formato das SG, acho a strato bonitinha, mas minha paixão mesmo é pelas Les Paul. ^^
Mestre Bertola, você poderia me ajudar nessas dúvidas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Stratourso
Não precisa ter cuidado especial nenhum, a não ser os de limpeza adequada para esse tipo de acabamento (uso de óleo de peroba, cuidado com pancadas, etc). Sim, é uma boa guitarra (Aliás, estou com uma bem "ferradinha" para regular...).
Carlos-Ot
Cara, eu discordo do Lucas Hatfield. Essa Strinberg é BEM inferior às guitarras citadas acima.
Sim, o Fender Frontman é um bom amp. Mas, sinceramente, se é apenas para estudar, não vejo porque investir demais. Agora, se vc for comprar um amp para palco, para ensaio, etc... Aí sim vc precisará de algo de qualidade.
Abçs

Lucas Hatfield
Veterano
# out/10
· votar


Carlos-Ot
Se vc não gostou da cor não compre, pois a guitarra tem que te agradar.
Já o amp eu não posso falar nada, pois nunca testei ele.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas tem também a Omen 6 FR (com "Floyd-Rose"). A pergunta que vc deve fazer é: Preciso MESMO de uma guitarra com esse tipo de ponte?
Abç


Na loja que eu vou comprar a guitarra não tem a Omen 6 FR. Não é que eu realmente necessite da FR, é mais uma questão de curiosidade para aprender a usá-la. O pessoal fala que é mto dificil aprender a regulá-la mas eu creio que eu não sou tão quadrado a ponto de não aprender nunca rs.
Mas como eu vou ter q vender minha guitarra pra comprar essa outra, não pretendo comprar uma com floyd, visto que precisaria de uma guitarra reserva caso ela desregule e talz.

Carlos-Ot
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lucas Hatfield


É, pelo que estou vendo vou ficar entre a memphis e a shelter mesmo, a que estiver mais barata eu levo (e a que me agradar na cor também)

Eita! Acabei me lembrando de outra coisa, meu amigo que ja toca há algum tempo disse que tocar sem pedaleira é chato, mas não estou interessado em gastar mais agora (a grana que to juntando só dá pra guitar e não quero meus pais gastem muito comigo), eu sei que tem ampli que tem uns efeitos, mas tipo, gostaria de saber se com um ampli eu vou conseguir chegar mais ou menos no mesmo efeito que o slash usa quando toca godfather theme, ou se pra isso obrigatoriamente eu terei que possuir um pedal de efeito.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)