Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Pessoal,
Estou indo viajar. Só retorno na 4ª-Feira, dia 13/10.
Portanto, deixem as perguntas para depois, ok!
Abçs

carnisa1
Veterano
# out/10
· votar


Resumindo...

Em vez de usar a lavanca da ponte eu faço o efeito com o tensor.

Vai estragar se eu continuar fazendo isso?

Mr.Folk
Veterano
# out/10
· votar


Oláa Tem alguma sera algum verniz algum que passe per cima da pintura pra tirar aqueles riscos que so dão para ver no reflexo ?
Abç.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, eu tive um pouco de dificuldade em usar a titebond nos dias quentes pq ela começava a secar muito rápido e o tempo de prateleira realmente não é longo.

carnisa1
Sorry, man; mas eu também não entendi, como assim você faz efeito com o tensor?

Mr.Folk
Você pode mandar seu luthier fazer o polimento ou você mesmo pode aplicar um polidor; existem produtos para polimento de carros que muitos guitarristas usam, tem um chamado Glare que é bem popular nos EUA.



Opa, também tô indo viajar e só volto na quarta, bom feriado à todos!

emachado
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji e Maurício L. Bertola

Encontrei também roxinho aqui onde moro epintou uma dúvida:

Explorer necktrough com asas em mogno e imbuia.

Para o neck, pau-marfim e longarinas (3 de 6 mm) em muiracatiara.

A fixação da ponte e captadores penso que se apoiem nas asas em imbuia e mogno.

Assim, minha dúvida é se em termos de timbre e de resistência mecânica não seria conveniente substituir a muiracatiara das longarinas por roxinho?

Atenciosamente
Evandro

Mr.Folk
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá meu Luthier me disse que quando Vc pinta uma guitarra Ela Não Volta a mesma Porque Tem que lixa A guita toda e isso estraga um pouco E meio que a guita dura menos isso é Verdade ?
Abç

trashit hc
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

eu tenho uma les paul da shelter, eu não me acostumei com o braço dela.
qual procedimento eu tenho que pedir pro luthier fazer no braço dela pra ficar mais fino??
é normal esse procedimento?? ou é algo que não pode ser feito?

sobre estragar a pintura, eu vou mandar pintar ela mesmo.

abçs.

iRock
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como você disse antes:

Procure lubrificar a sua ponte, mormente os pontos de contato com os pivôs, e troque as molas por outras novas. É o máximo que pode ser feito, nada mais....

Mas qual seria o melhor material para lubrificalos?

kairi
Veterano
# out/10 · Editado por: kairi
· votar


Fala Bertola! Fala Seiji!

Vocês faz serviço de instalação de uma ponte floyd (Gotoh) e um Kit Fernandes Sustainer FSK401 em uma strato simples como a SX SST 57?

Abraços.

carnisa1
Veterano
# out/10
· votar


bom seiji...

Não sei se vc já ouviu aquela musica civil war do guns.

Ele desafina a guitarra pelo tensor...

kairi
Veterano
# out/10
· votar


carnisa1
Você está falando daquele "detune" que se faz depois da pestana?

dribeiro
Veterano
# out/10
· votar


Boa tarde...a 1 semana comprei a Ibanez RG 370 dx, e ontem levei em um Luthier na cidade de Americana, pedi para fazer a regulagem inicial, abaixar as cordas, arrumar a ponte, afinar e etc...fez tudo certinho e o som ta uma beleza...só estranhei que o braço da guitarra veio com uns ricos não sei se é por causa de algum ajuste q ele fez ou algo do tipo, mas o braço veio co uns risquinhos bem pequeno mesmo...qria saber dos luthiers aqui do forum, se é normal mesmo esses rsiquinhos.

GustGuitar
Veterano
# out/10
· votar


Bertola ou Seiji
Vocês já testaram as novas Tagima 635 e compararam com as antigas?
Eu to achando as novas por em média 800 reais, o luthier que eu vou faz guitarras e eu pedi um orçamento pra uma strato comum, e ele disse 1100 reais, com quase as mesmas especificações: corpo em Marupá, braço em pau-marfim e hardwire coreano (pra baratear), você acha que compensa mais?
Abraço!

GustGuitar
Veterano
# out/10
· votar


Esqueci, 1100 é um preço honesto?
Obrigado!

Fisioterapeuta
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


Vcs saberiam me dizer se estes bracos servem em uma sx sst57? Ela tem construcao baseada nas fender dos anos 50.

Link dos Bracos

http://store.guitarfetish.com/Unfinished-STrat-fit-Neck-Paddle-Headsto ck-maple-Fingerboard_p_770.html

http://store.guitarfetish.com/Amber-Gloss-Strat-fit-Neck-Maple-Fingerb oard_p_712.html

Desde ja agradeco

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[edit]

Grimc
Veterano
# out/10
· votar


Uma pergunta aos mestres.

Tenho uma SX SST62, que estava meio largada. Enfim, agora dei uma regulada geral nela, poli trastes, dei um banho de oleo de peroba no braço, fiz blindagem, etc, etc... Mas a chave seletora não deu para arrumar, e vai ser necessária a troca.

Qual chave seletora é boa para essa guitarra? Sou totalmente leigo quanto a isso.

Ah, e eu estava pensando em colocar um captador de bobina dupla (esses em formato de single) na ponte. Seria ideal trocar os pots por 500k, nesse caso?

Grato

F.BankZ
Veterano
# out/10 · Editado por: F.BankZ
· votar


O que o carnisa1 está querendo dizer é aquela técnica de apertar o corpo da guitar pra trás, e empurrar o braço pra frente, pra dar aquela descidinha na afinação.

E digo mais, Slash já quebrou uma guitar assim.

Guitar_RdS
Veterano
# out/10
· votar


Eu sei q essa dúvida deve ser mto constante mas estou numa dúvida terrível.
Cort m600T e a Schecter Omen 6.
Tem alguma opinião pra mim?
Quero tocar Hard Rock e Metal

dribeiro
Veterano
# out/10
· votar


Boa tarde...a 1 semana comprei a Ibanez RG 370 dx, e ontem levei em um Luthier na cidade de Americana, pedi para fazer a regulagem inicial, abaixar as cordas, arrumar a ponte, afinar e etc...fez tudo certinho e o som ta uma beleza...só estranhei que o braço da guitarra veio com uns ricos não sei se é por causa de algum ajuste q ele fez ou algo do tipo, mas o braço veio co uns risquinhos bem pequeno mesmo...qria saber dos luthiers aqui do forum, se é normal mesmo esses rsiquinhos.

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/10 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


mestres, me ajudem:

to com um nut de grafite aqui e quero trocar o da minha guitarra, qual é o bizu

obs: o luthier que geralmente faz as loucuras pra mim disse pra eu nao colocar isso, e sim um roller, ele ta com preconceito com meu nut do ebay, ehehuehuehue

Velho Juka
Veterano
# out/10
· votar


Bertola

Tem amigo aki querendo trocar uma Squier Japan strato 93/94 pela minha Sx GG1 STD. Para mim seria até uma boa, pois a LP tah acabando com o resto de coluna que tenho. Essa Squier Japan vale a pena?

pscb
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, qual amplificador para baixo tu recomendas para tocar em casa? Para guitarra, eu tenho um Acedo 276, 6w, falante de 12 polegadas. Qual seria a potência equivalente para baixo?

Obrigado.

Stratourso
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, gostaria que sanasse uma dúvida que tenho.

Possuo uma Michael strato, modelo antigo, com headstock muito semelhante ao da Fender americana (aquele menorzinho). Mas é o seguinte, minha dúvida se relaciona com os abaixadores de corda. Qual a função deles? Os meus (dois) são muito ruins e acho que prejudicam um pouco na durabilidade das cordas, pois são daqueles em que as cordas passam por baixo deles. Qual você me indicaria para que eu possa trocar? Ou seria melhor retirá-los e deixar a guitarra sem?

Agradeço se puder me dar essa ajuda.

Lucas Hatfield
Veterano
# out/10 · Editado por: Lucas Hatfield
· votar


carnisa1
Cara, você vai acabar quebrando o seu tensor desse jeito. Uma dica é você por uma ponte BIGSBY, pois caso quebre o tensor vai ser muito caro para arrumar. Ou seja, é melhor por uma ponte dessas.
Bigsby
Ela é cara, mas é a melhor opção.
Espero ter te ajudado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


emachado
minha dúvida é se em termos de timbre e de resistência mecânica não seria conveniente substituir a muiracatiara das longarinas por roxinho?
Não mudará muita coisa não...
dribeiro
se é normal mesmo esses rsiquinhos.
Sim.
Mr.Folk
Nunca ouví falar disso.....
trashit hc
Sim, pode ser feito...
iRock
vaselina sólida.
kairi
Sim.
GustGuitar
as novas Tagima 635 e compararam com as antigas?
Inferiores. Embora os capts sejam melhores nas atuais.
NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI!
Fisioterapeuta
Não sei dizer...Mas qualquer bom luthier faz as adaptações necessárias.
Grimc
Qualquer uma de boa qualidade, específica para stratos e de 5 posições.
Guitar_RdS
Qualquer uma das duas. Ambas são boas.
Quero tocar Hard Rock e Metal
É vc quem vai tocar. A guitarra é só um instrumento...
SpectrosGuitarman
Se vc não sabe instaler, nem tente....
Velho Juka
Sem dúvida!...
Costa 85
Staner Bold 60 (usado), ou BX100.
Stratourso
A função é tensionar as cordas primas garantindo que a ressonância e sustentação sejam iguias às bordões.
Compre novos e passe vaselina sólida ou graxa branca em baixo deles.
carnisa1
Continue fazendo isso e logo logo vc terá que gastar uma boa grana em um bom luthier para colar o braço da sua guitarra.....
Abçs

Abadia
Veterano
# out/10 · Editado por: Abadia
· votar


Ola Bertola e Serji,
tem alguma ponte para telecaster, que colocas as cordas pela frente? é que o corpo da que ganhei, não tem os furos qu atravessam o corpo, só tem uns na frente.

Abraço
Abadia

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Abadia
Tem sim, e são relativamente fáceis de achar.....
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ahn... mas e se eu ja tiver tentado? heuheuheuheu

digamos, eu retirei o outro com uma certa facilidade e sem causar danos, mas eu quero meio que aprender na raça, eu consigo regular o braço da guitarra (nao absurdos, mas consigo corrigir pequenas coisas) fazer as oitavas e acertar a altura dos captadores, isso tem me ajudado um bocado, eu nao tenho coragem de fazer retifica e modificações não ortodoxas. O cara é camarada meu e vive cheio de trampo, e os trampos pra mim ele quase nunca cobra, e se ofende se eu pagar, o que eu acho uma puta sacanagem, porque querendo ou nao ele fez o trampo e sempre me ensina vários bizus. Eu acabo pagando em cerveja, rs mas eu não gosto de tirar uma guitarra da fila dele pra atender as bobeiras que eu levo.

Fugitivo
Veterano
# out/10 · Editado por: Fugitivo
· votar


Bertola, existe algum produto que eu possa passar no meu captador EMG 81, para deixa-lo com cara de novo ? algum oleo talvez que não prejudicasse o timbre, no caso seria passar com um pincel mas bem de leve, soh para ficar mais ou menos como esse !

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)