【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


SuicideGuy

É uma boa analisar isso direitinho. E, só foi eu falar que estava tudo perfeitinho que deu zebra aqui hahaha. Formatei o PC e instalei tudo novamente. Mas, dessa vez deu bug no ASIO4ALL. chegou até dar crash no Windows. Ou seja... depender de placa de som (não para instrumentos musicais) é jogar na sorte. Uma hora funciona normalmente, outra hora da problema. Acho que, mesmo que uma interface USB tenha uma qualidade inferior a uma placa de som comum (como esta aqui) deve valer mais a pena por não dar tantos problemas.

Vou ver esses amplificadores que tenha isso também, me interessei por esta ideia. E, se for muito caro pra mim, penso em pegar uma ME-25 mesmo e fazer tudo por ela. Vamos ver qual vai ser.

entamoeba
Membro Novato
# out/13
· votar


O fórum é ótimo, mas tá difícil pescar informações por aqui, sobretudo, coisas mais recentes.

Alguém pode me dizer se tem algo interessante e relativamente novo sobre o uso de softwares standalone, como o ReValver, em apresentações ao vivo ou para ensaios?

Tenho um bom notebook e enjoei de investir em pedais/pedaleiras. Estava pensando se, talvez, com uma boa interface USB eu poderia substituir meus pedais por uma versão digital deles, para uso em ensaios e apresentações ao vivo.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


entamoeba
Então cara, isso seria sim perfeitamente possível, tendo em vista o patamar de qualidade que esses softwares já atingiram.

Apenas algumas questões de importância nesse processo, que cabe a nós avaliarmos:

-Estabilidade de sistema - No case de se usar esses programas ao vivo para shows ou ensaios, sem sombra de dúvida teríamos de contar com equipamentos de ponta, para ter a mínima chance de ficarmos na mão. Isso envolve um note bem possante, de preferencia totalmente vazio, dedicado exclusivamente ao uso proposto, uma interface legal, que também estivesse ao mesmo nível, um PA legal pra render o som esperado e mais fiel possível ao que você timbra, etc.

-Praticidade - Com um set de pedais ou uma pedaleira, você tem amplas possibilidades timbrísticas, pré-configuradas, apenas ao toque de botões aos seus pés... Já com um programa desses, além de já ter que ter todos os presets a se usar previamente configurados e "arranjados" de forma a te facilitar, voce impreterivelmente ia precisar de uma pedaleira controladora, caso contrário, ou alguem ia ter que ficar manuseando pra você, ou então você só poderia trocar de timbre entre as músicas, ou ainda por ultimo, dar uma de ninja...kkkkk

No entanto, depois de se analisar todos esses pontos, é sim possível!

entamoeba
Membro Novato
# out/13
· votar


strinbergshredder,

Pois é. Acho que vale o risco. Mas pra dar encorpada na estabilidade do sistema estou pensando em adquirir uma interface Firewire, já que a velocidade de transmissão é absurdamente maior que a USB. Se isso terá algum efeito prático, eu não sei!

Fiz um teste sem interface (só tenho uma PCI no meu desktop), usando a entrada de áudio do notebook. A latência atrapalha demais. Acho que qualquer interface USB sanaria a latência, mas sei lá quais os outros problemas que posso encontrar.

Também pretendo improvisar um footswitch seguindo um desses vídeos de DIY que rolam no youtube. As premissas são básicas. Não deve ter erro! Ou então fico segurando a onda na base do tapping enquanto mudo de efeito com a outra mão! kkkkk.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


entamoeba
Isso aí cara, eu também como devoto assíduo do Amplitube e cia., também arriscaria numa boa!

A Firewire nesse caso também acredito que seria mais confiável, e sim, justamente a velocidade de transmissão de dados que é o efeito prático!

No caso dessas pedaleiras controladoras que a gente vê por aí, realmente parecem cumprir muito bem o papel, mas pra se usar "na vera", aí eu já não sei quanto a confiabilidade/durabilidade das mesmas...

onda na base do tapping enquanto mudo de efeito com a outra mão! kkkkk.
kkkkkkkkkkkkk, isso aí, essa é a solução!!!

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar


Esse amplitube é bom d+, toquei com uns presets de vários amps, show de bola, curti pra caramba o Marshall AFD 100.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
Verdade cara!!

Sou apaixonado pelo programa, e só uso ele em todas as minhas gravações...

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar


strinbergshredder

Cara, falando sério, coloquei o Marshall AFD 100 pra testar, o timbre ficou melhor que alguns presets da minha pedaleira.

Eu pluguei a guitarra na pedaleira, no input do Amplitube coloquei a pedaleira e na output tbm, na pedaleira deixei sem efeito nenhum, só pra mandar o sinal pro programa, o som saia no amp.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
Irado cara, esse esquema aí é maneiro demais!

Acaba que vc usa o amp apenas como uma caixa de som, com as simulações do amplitube...

Abraços!

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


Alguém que tenha uma ME-25 já fez o teste comparativo (em tempo real e em gravação) usando os efeitos da pedaleira x efeitos do Amplitube?

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar


thiagosp100

Gravação eu não fiz, mas um teste que eu fiz e gostei bastante foi deixar a pedaleira sem nenhum preamp, usar somente efeitos e por um amp do Amplitube, e usei meu amplificador como caixa de som, ficou show.

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


BLS

Interessante. Depois faz uma gravação com a pedaleira limpa e os efeitos do Amplitube e depois apenas pedaleira e efeitos sem o Amplitube...com a mesma música e veja a diferença. Pelo que você comentou, acredito que com Amplitube deve ficar melhor.

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar


Galera, preciso da ajuda de vocês, quero gravar um cover da música "Body and Blood" da banda Ghost, o problema é que revirei o google inteiro e não acho nenhuma BT da música, só tenho a tab pra guitar pro mas somente a guitarra, gravei e tentei colocar o som da minha guitarra por cima da música e mexer no volume pra ver se fica legal, mas não dá certo, fica embolado. O que eu posso fazer?

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
Então, você já disse que tem o arquivo para Guitar Pro. Esse arquivo tem todos os instrumentos da banda?

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar


strinbergshredder

Não, a tab pra guitarra dessa música tbm não tem na net ( Cifra Club, 911 tabs esses site, só pra contra baixo) só consegui a GP com um BR que gravou um cover e colocou no youtube, ei pedi pra ele e ele fez, mas só tem a guitarra, os outros instrumentos não.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
Putz... então vai dificultar cara...

Se o Guitar Pro tivesse todos os instrumentos, era só exportar o MIDI desse Guitar Pro, abri-lo no Reaper e aplicar VSTIs em cima das tracks... Você já teria uma Backing Track pré-pronta, só restaria dar uma lapidada nela...

Agora, se não tem, só sobra uma alternativa, caso você use o Reaper como DAW...

Tem um plugin nativo do Reaper que se chama Center Canceler. Esse plugin dá uma limada na faixa central de frequencias, o que, dependendo dos ajustes que você faça nele, pode ajudar um pouco a desembolar!

Experimenta aí e vê no que dá!

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
E caso você não use o Reaper como DAW, podemos fazer uma experiencia, eu posso tentar extrair apenas esse plugin no formato .dll da pasta e te passar, pra ver se funciona no seu DAW...

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar


Vixi, não manjo nada desse programa, mas vou dar uma lida em algum material.

Edit: O Reaper eu tenho aqui instalado, vou dar uma fuçada.

jnninho
Membro Novato
# out/13
· votar


galera, alguem me ajuda com o guitar rig 5?
sempre usei desde o guitar rig 3 e nunca tive problemas, mas aí baixei um pack com varios presets de guitarristas famosos, aí fui testar e fui importando um monte lá, aí quando fui testar um do eric johson ficou estranho o som, sem ganho nenhum e beeem baixo o som, aí fui testar os outros e tb tava bugado, aí qnd voltei pros meus presets tavam tudo bugado tb, n da pra ouvir nada, e se aumentar o volume lá n fica legal tb.. alguem tem ideia do que possa ser? ah, e n é problema no pc, placa de som nem nada.. testei no amplitube e ficou normal.. é só o guitar rig que bugou mesmo ):
ah, e eu uso fora da DAW

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


BLS
rsrsrs...

Mas beleza, dá uma olhada aí!

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


jnninho
Estranho isso cara...

Já experimentou usar ele dentro da DAW pra ver se o problema persiste?

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar


Alguém tem uma dica de como melhorar as gravações em linha? pq no meu amp sai um som, e quando gravo em linha são totalmente diferente, geralmente o som gravado fica mais grave do que o som que escuto no amp, eu gravo direto da pedaleira, pelo USB, sei que a melhor opção é microfonar o amp, mas aqui onde moro é barulhento, n tem lugar silencioso pra gravar.

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar


BLS

Entendeu agora, porque disse para testar e comparar em gravação? hehehe. Aqui também acontecia isso.

Voulk
Veterano
# out/13
· votar


Olá pessoal, não sei se alguém já passou por isso mas o probleminha que estou é de certa maneira estranho.
Tudo funciona perfeitamente no Amplitube exceto os Tap Delays, nem na versão pedal e nem da versão de rack, alguém saberia o motivo desse problema?
No meu PC antigo e pior eu não tinha esse problema, agora no meu novo está com esse problema do Tap Delay que não sai som nenhum deles quando ligados.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


Voulk
Bom cara, pode ser que o arquivo desses módulos esteja corrompido ou com algum problema...

Quando vc vai lá nos Arquivos de Programas > IK Multimedia > Amplitube, vc consegue chegar aos arquivos de cada componente, de pedais aos racks, e dessa forma é possível fazer uma substituição dos arquivos...

No momento estou na facul, mas depois eu posso pegar esses dois e upar em algum servidor, e vc pega eles e faz essa substituição, se vc quiser...

Caso não dê certo, aí já não sei o que pode ser, talvez reinstalando o programa volte a funcionar...

Qual é a versão do seu Amplitube??

Voulk
Veterano
# out/13
· votar


strinbergshredder
Cheguei a pensar nisso e a reinstalar e depois baixar um outro Amplitube de versão diferente e sempre o mesmo problema com os Tap Delay, eu estava usando o 3.11 ai peguei o 3.09 e continuou, acho que só faltou eu fazer teste com o da versão do Slash que era o que eu usava no outro PC.
Antes de mudar de PC salvei todos os arquivos e presets que tinha, substitui também pra ver se sanava o problema e nada novamente. Mas mesmo assim vou aceitar sua ajuda quem sabe com os seus arquivos dê certo hehe.
Voltei pra versão 3.11.

jnninho
Membro Novato
# out/13
· votar


galera, alguem sabe uns vst's do msm nivel do guitar rig pra tirar uns solos tipo steve vai, eric johnson? sem ser o amplitube e revalver que ja testei aqui

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


Voulk
Então cara, acabei de dar uma checada aqui, na verdade o que eu poderia upar são os presets de fábrica, mas não o componente... =/

Tenta fazer o seguinte, experimenta escolher algum preset que já tenha o tap delay, e se o preset funcionar, aí vc modifica ele ao seu gosto!

strinbergshredder
Veterano
# out/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


jnninho
cara, sem ser o amplitube, guitar rig ou revaler, só conheço o Overloud TH2, e daí pra frente só VSTs free, como os Ignite Amps, TSE e Lepou Plugins...

Mas esses 3 últimos você tem que usar em conjunto com um Impulse Loader, aconselho KeFir!

E caso não saiba o que são Impulses ou como usar, aqui no fórum tem muita coisa bacana, dá uma pesquisada! =)

Voulk
Veterano
# out/13
· votar


strinbergshredder
Ah na boa man tu já ajudou bastante tentando achar alguma solução =]
Vou tentar isso amanhã, se eu conseguir resolver ou ter alguma novidade posto aqui, vai que alguém um dia tenha o mesmo problema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone