【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# set/13
· votar

elchapa
Quando vc grava som clean, acontece esse mesmo problema?

Vc tá gravando o amp em que volume??

elchapa
Veterano
# set/13 · Editado por: elchapa
· votar

strinbergshredder

Fala man!

Mais ou menos man. Tive o mesmo problema para gravar com violão, mas foi um som com violãop de nylon, que eh mais baixo, entao nem em preocupei

mas na guita, qdo uso o ts9 por exemplo (claro que uso com bem menos drive o ts9) consigo gravar num volume e timbre satisfatório.

MAs se coloco mais peso, fica horrível.

Quanto ao ampli, estou gravando num Hot Rod Deluxe III da Fender, no volume próximo ao 2 (o bichinho fala alto demais haha). É tipo o minimo que o volume consegue sair com o som de um valvulado, abaixo disso o som eh fraco demais, sem timbre.

Jah tentei diversas posições do mic, seja colado no ampli seja um pouco distante.

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar

elchapa
acho q é o caso de vc postar um audio pra gente ter ideia do q seria esse "som ruim" cara! posta alguma coisa ai e veremos!
a unica coisa q posso te adiantar é q na sua M audio deve haver uma chavinha q alterna entre os modos "line" e "inst" (ou algo do tipo)
na minha interface, q é a scarlett 2i2, o modo inst é melhor pois gera menos ruido ao captar com microfone (shure 57 tbm)...o modo line da minha tem um ganho mto exagerado e acaba trazendo um monte de ruidos tbm...tente explorar esses 2 modos...nao acredito q seja essa a origem do problema, mas vai saber ne? rs
mas poste um som ai!
abç

strinbergshredder
Veterano
# set/13
· votar

elchapa
é cara, segue aí a dica do mano ALF is back, isso pode ser excesso de ganho da interface devido ao modo selecionado...

Com muito menos possibilidade, mas não descartando a chance, talvez o mic possa estar com problemas...

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar

e aew, galera, beleza? é o seguinte... eu sou novo nessa onda de gravar e nunca gravei antes... e to me batendo pacas (da até verganha... estamos no século 21 e não sei como fazer isso hehe)!

assim, vou explicar oq eu keria... eu tenho uma guitarrinha e usou uma pod hd500 para fazer os efeitos... daí eu queria gravar o audio saindo dela... seja pelo usb dela ou pelo cabo normal com um adaptador... tipo, ligar guitar > pedaleira > pc!!

tem como fazer isso? se tiver tem como vcs me dizerem que programa de pc eu uso para fazer isso e como é que faço?

vlw, galera, conto com a colaboração de vcs!
abç

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

AllanGouveia
Opa, tudo bom cara!

Então, equipamento "de ponta" vc já tem, a HD500 te serve como uma bela de uma interface!

E esse é um processo bem simples, vc só tem que conectar ela no PC, de preferencia pelo USB, e usar algum DAW (Digital Audio Workstation - Estação de trabalho de Audio Digital) para fazer as gravações.

Indico fortemente o Reaper, uso ele e muitos outros aqui no fórum também...

Uma vez tendo ele instalado, aí basta escolher o driver certo, da pedaleira, e botar pra gravar!

nenemjonas
Veterano
# out/13
· votar

strinbergshredder

Ai cara você saberia me dizer por que os Plugins não esta aparecendo no Reaper?

Eu formatei meu PC a instalei de novo o amplitube e o reaper fiz tudo que fiz da ultima vez mas quando coloco la no reaper a pasta que coloquei o dll do amplitube nao aparece o amplitube quando aperto em FX,não ta aparecendo nenhum outro VST lá.

Mu_Cephei
Veterano
# out/13
· votar

nenemjonas

Configurou o Reaper para ler a pasta na qual a dll está?aperte F5...

nenemjonas
Veterano
# out/13
· votar

Mu_Cephei

Configurei sim,ja apertei varias vezes F5 ja desinstalei o reaper e instalei de novo,não aparece nenhum outro Plugin láá.Muito estranho,a ultima vez q instalei na tive problema algum.

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar

Tenho uma dúvida referente a guitarra no PC.

Minha placa de som (considero boa) é uma Creative Sound Blaster X-Fi Fatal1ty. http://www.techspot.com/reviews/hardware/soundblaster_xfi/

Usei o cabo da guitarra (com adaptador P2 - P10) com o programa Amplitube 3 e consegui deixar sem latência alguma usando o plugin ASIO4ALL. Consegui gravar usando este programa e depois (para poder ouvir em outro player) usei o Audacity. Seria o correto fazer isso, para ter uma melhor qualidade de som?

Outra pergunta é referente a "Interface Guitar Link Usb". Usando este aparelho, tem alguma melhora significativa no som e na gravação. Ou, com esta placa que tenho e este método já é o bastante?

Obrigado.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

nenemjonas
Então cara, seu sistema é 64 bits?

Se for, dá uma checada lá, pq vão existir duas pastas "Vst Plugins", uma para os 32 bits, e outra para os 64 bits.

Além disso, defina ambas essas pastas como pastas-fonte de plugins, assim ele já localiza automaticamente, e em caso de um refresh manual, utilize o comando "clear cache/re-scan", ao invés de apenas "F5"...

Espero que ajude...

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Então cara, pra se ter realmente uma BOA qualidade de som, o mais indicado seria uma interface de audio legal, e não um Guitar Link da vida...

O Guitar Link não é dos mais confiáveis... pra uns melhora legal, pra outros, até piora...

Se suas gravações já ficam boas com sua placa normal, não acho que valha à pena comprar um Guitar Link...

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar

strinbergshredder

Ah então beleza. Eu achei que no amplificador sai melhor o som. Não em questão de qualidade sonora, mas sim, do timbre do instrumento e da forma como sai a distorção. Senti (usando este amplitube) o áudio muito superficial.

Não sei se é costume ou cisma. Mas a impressão que tive é que o som que sai do amplificador tem mais definição. Ainda mais na passagem de uma nota para outra, se percebe bem isso.

Aproveitando... para usar o Sonar X2 precisa de algum aparelho ou apenas ligar a guitarra direto no PC já esta bom? Valeu...obrigado pela resposta.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Realmente, quando vc tem um bom amplificador, é muito mais prazeroso e "real" tocar nele do que no Amplitube...

Mas por outro lado, quando a gente não tem toda a aparelhagem (leia-se de pedais, passando por todo seu equipamento, até pré-amps, mics e interface de audio) necessária para se fazer uma produção legal microfonando um amp, com uma infinidade de possibilidades de timbre como um Amplitube, a praticidade fala muito mais alto..hehe

E sobre a qualidade dele, pra mim é ótima e muito fiel, bastando vc saber timbrar e regular ele legal!

nenemjonas
Veterano
# out/13
· votar

strinbergshredder

Então cara,ja tentei de tudo aqui,não achei duas pastas,apenas uma que era a mesma da ultima vez que instalei antes de formatar o PC que esta em C:\Program Files (x86)\Steinberg\VstPlugIns ,ja mudei o dll do amplitube pra varias pastas e nada de aparecer la nos vst's do Reaper, os Vst's do proprio reaper esta aparecendo agora depois que desinstalei e instalei novamente uma nova versão que apareceu agora...

Ja ate coloquei o Dll do amplitube no pasta do vst's do reaper e nada.

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar

strinbergshredder

O que acontece aqui pelo menos, é que quando toco no PC sai as mudanças de notas (mute) coisa que não sai no amplificador. Pode ser que não estou fazendo perfeito e por isso sai. Mas de fato, no amplificador não sai nada disso. Na gravação (dependendo da música e tempo de mudança de acorde) parece o som de mudança de nota num violão.

Ou seja, será que é até melhor que isso aconteça no PC, para tentar tocar de uma forma perfeita? Pois se já não sai no amplificador tocando assim, tocando de forma perfeita, é melhor ainda.

Ou... é uma característica do programa que capta tudo, deixando um pouco superficial? Fiz uma gravação no PC no Amplitube usando distorção e depois gravei a mesma música tocando no amplificador com uma câmera. O som do amplificador faz com que uma nota se junte a outra, coisa que no PC sai o som da mudança. Enfim...

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

nenemjonas
cara, isso tá muito estranho....

Vamos fazer o seguinte, se não tiver problema pra você...

Eu me disponho a tentar te ajudar nessa questão por acesso remoto; se você quiser, pode me adc no face e depois instala o Team Viewer, que por ele eu posso acessar sua máquina pra configurar....

Mas pode ficar tranquilo, tem senha de protocolo, código de segurança e vc ainda tem que autorizar estando logado no programa... não tem risco nenhum!

Aí vc que sabe!

ALF is back
Veterano
# out/13
· votar

nenemjonas
aqui no meu pc a pasta VSTplugins fica dentro da pasta Arquivos de Programas x86, mas FORA da pasta Steinberg
a minha pasta Steinberg/VSTplugins fica vazia...todos meus plugins estão na Arquivos de Programas (x86)/VSTplugins...
ai vc direciona essa pasta VSTplugins nas preferencias do reaper, no menu do lado esquerdo: VST...onde vc guarda os plugins, coloca o reaper pra enxergar ali...só se atente pra existencia dessas 2 pastas VSTplugins, uma dentro da pasta Steinberg, e outra fora...pode usar qualquer uma, desde que seja ela a que esta nas preferencias do reaper...
e se atente tbm pra essa compatibilidade que o strinbergshredder falou do win 32/ 64 bits...pra saber qual é o seu, aperte no teclado a tecla da janelinha do windows + pause Break, e veja qual o sistema operacional...só existe 2 opções: 32 bits ou 64 bits, independente se é XP, Vista, win7, win8...o q faz diferença pro funcionamento dos plugins é a informação 32 bits ou 64 bits!
abç

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Então cara, realmente aí é uma questão de comparação digamos, "desigual"...rsrs

Com certeza o Amplitube tem as suas praticidades, uma qualidade excelente, e etc, e etc, mas ele NUNCA vai substituir um amp de verdade, de qualidade, a um bom volume, com os graves dos falantes de 12" batendo nos peitos...

Nós é que temos que saber muito bem a aplicação que nós queremos no momento..rs

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar

strinbergshredder

Acho que, para quem toca músicas em som limpo fica bom, porque saindo estas mudanças de notas (como se fosse violão) fica legal dependendo da música. Ou até mesmo, para quem curte improvisar em solos e etc...

Mas para quem quer gravar base, não sei se é uma boa. Pelo menos é a impressão que estou tendo.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Olha cara, caso tenha curiosidade de dar uma olhada, todas as minhas gravações são feitas com o Amplitube...

Vc pode checar elas nesses links:

Youtube
Soundcloud

Dá uma ouvida aí e vê o que acha...

thiagosp100
Veterano
# out/13 · Editado por: thiagosp100
· votar

strinbergshredder

Agora toca um HC bem rápido em power chord. Onde tem mudança de tempo direto entre mudança de notas. É isso que quero dizer. Nessas músicas que você tocou, é suave mesmo... mas se você tocar um Harc Core, Metal que tenha acordes rápido e tempos doidos, a coisa fica estranha demais. Porque quando tu vai mudar de acorde (pra mim, é normal tu dar uma raspada nas cordas na exata hora da mudança) para dar uma emendada numa nota e outra e realmente acontece no amplificador. Sai o som da emenda neste Amplitube... enfim... assunto complicado. hahaha

Achei uma maneira de não aparecer isso... mudando a palhetada e soltando o acorde e dando outro sem emenda. Mas, dai vem outro problema... que é os harmônicos. Pois na hora que solta um maldito acorde, aparece o (piiiiiii). Fazendo de uma forma de mudança mais rápida (dando a oportunidade de abafar as cordas com dedo 1) fica perfeito no amplificador, coisa que no Amplitube parece um violão junto com distorção.

O que eu acho é que na verdade a distorção (simulação) esta em cima do som limpo. Dai nessas horas que não deveria sair este som de violão, sai... justamente porque ta misturando, som sujo com som limpo.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
humm..... Bom, vc já checou se não pode ser questão de configuração aí?

Pergunto isso pq, geralmente das DAWs, quando vc aplica algum efeito em uma track, tem um controle da propria janela da DAW onde está o efeito com regulagem de "wet/dry"...

Talvez isso tenha vindo definido de fábrica como 50/50%...

Experimenta dar uma olhada nisso aí!

Para exemplificar, observe esse print. Na parte superior direita, do lado da caixa flegada, reparou um potenciometrozinho? Esse é o ajuste!

nenemjonas
Veterano
# out/13
· votar

ALF is back

Então cara,eu estou direcionando a pasta correta que esta o dll do amplitube mas não sei porque não esta aparecendo de jeito nenhum la no reaper,atualizo varias vezes e não aparece de jeito nenhum...

O meu e o Windows 7 64 Bits...

strinbergshredder

Eu topo o lance de acesso remoto,já usei ele em PC de alguns amigos,sei como funciona.Ja mandei por MP o meu face...

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

Show de bola cara, respondido!

thiagosp100
Veterano
· votar

strinbergshredder

O seu é para MAC? Aqui é Windows. Deve ter alguma coisa diferente.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Na verdade, Daw é qualquer programa de gravação de audio, como Reaper, Cubase, Pro Tools, Sonar, Nuendo, Audacity, e muitos outros.

Na verdade, DAW significa Estação de Trabalho de Audio Digital, em inglês, onde dentro dele você abre o Amplitube ou qualquer outro VST como plugin em cima de uma track...

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Não, o meu é para Windows também!

É a ultima versão do Reaper, e é muito parecido, inclusive o potenciometrozinho...

thiagosp100
Veterano
· votar

strinbergshredder

Mas então, aqui não tem isso. hahahah

Vi que para MAC tem, mas no de Windows não tem. O que tem é um gravador simples sem nenhuma regulagem.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar

thiagosp100
Mas então, vc tem que baixar e instalar o programa..rsrs

Pode pegar ele aqui: http://www.reaper.fm/download.php

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone