Que escalas sao essas? ajuda

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# out/09
· votar


Carregando

Cara, não acho que daria pra vc esquecer os shapes, acho bacana vc fazer os shapes mas identificar os intervalos e os sons característicos de cada intervalo na hora que estiver executando o shape, sacou???

Carregando
Veterano
# out/09
· votar


ogner


hmm, entendi.. vove se consigu fase alguma coisa aki..

vlw a ajuda

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


ogner falou tudo,parabens pelo comentario,da praver que esta ajudando a galera.abraço

Curly
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1

cara, reconheço seu esforço aqui no tópico. vc deve ser um bom professor. Quando eu estava começando, fui fazer aulas com um camarada que era um desastre para explicar as coisas, apesar de ótimo músico. Não consegui aprender nada com ele, o cara fazia tudo parece um mistério danado. meu 2o professor era excelente para ensinar, ainda que não fosse um músico tão bom quanto o primeiro, mas, em alguns meses de aula com esse cara, aprendi tanto sobre teoria que quando fiz depois escola de música, praticamente não encontrei novidades nessa área.

Quanto a ter chamado o cara de burro ou não, acho que vc explicou sua intenção, talvez eu tenha entendido mal essa frase aqui:


te afirmo que falar que esses desenhos de escala sao modos gregos é a maior burrice da humanidade

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


Curlycara definitivamente todo mundo esta aqui pra se ajudar,nao vou continuar essa discuçao pq nao tenho nada contra vc (pelo jeito vc deve ter contra a minha pessoa pra colocar trechos dq postei tentando dar um sentido ridiculo a frase,cara vc ja tem 40 anos,para de ser pia!!!!!nao tenho idade pra esse tipo de coisa) o problema é que alguem passou pra alguem que modos gregos sao digitaçoes de escala,no começo aprendi errado tambem,fiquei anos sem entender modos gregos seus intervalos e os acordes q ele forma.nao quero que a piasada que ta vindo pra arrebentar na guitarra tenha que ficar 2 ou 3 anos achando que ta sabendo uma coisa quando nao ta,e como falei a intençao é ajudar(se ajudar uma pessoa ja ta valendo),abraço

Curly
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1

cara, imagina se eu tenho alguma coisa contra ti ! nem te conheço, não fique chateado, se eu falei algo que te aborreceu peço desculpas ! só achei que vc pegou pesado com o carinha mas vc já explicou e eu entendi, fica tranquilo irmão !

Garrett
Veterano
# out/09
· votar


Pessoal.

Percebi que algumas pessoas tem alguma dificuldade com intervalos. Porém não adianta tentar entender modos gregos sem ter os intervalos bem claros na cabeça.

Emprestei aqui do wiki[edia uma explicação sobre intervalos, achei que ficou explicado duma forma estranha, mas pra quem quiser ler com bastante atenção pode ser bem esclarecedor...

Os nomes dos intervalos da escala diatônica são dados pela distância entre as notas, isto é, distância de segunda entre duas notas, terça ou terceira entre três, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, nona, etc., mais o designativo que indica se a frequência entre os intervalos são mais ou menos consonantes - intervalo justo, menor, maior, aumentado, diminuto, superaumentado ou superdiminuto - chamado também de "qualidade" do intervalo.

Assim, temos os seguintes intervalos:

* Primeira justa ou uníssono: sem intervalos entre os dois sons.

* Segunda
o menor: distância de um semitom entre os sons.
o maior: distância de dois semitons entre os sons.

* Terça ou Terceira
o menor: distância de três semitons entre os sons.
o maior: distância de quatro semitons entre os sons.

* Quarta justa ou quarta: distância de cinco semitons entre os sons.

* Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons.

* Quinta justa ou quinta: distância de sete semitons entre os sons.

* Sexta
o menor: distância de oito semitons entre os sons.
o maior: distância de nove semitons entre os sons.

* Sétima
o menor: distância de dez semitons entre os sons.
o maior: distância de onze semitons entre os sons.

* Oitava justa ou oitava: distância de doze semitons entre os sons.

Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Um intervalo diminuto, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superdiminuto.
Um intervalo aumentado, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superaumentado.
Um intervalo justo, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo justo, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado

No caso de dois intervalos com a mesma distância em semitons mas com nomes diferentes, como, por exemplo, a quarta aumentada e a quinta diminuta, ou a terça diminuta e a segunda maior, dá se o nome de intervalos enarmônicos.

Existe um meio mais racional e fácil de se saber a qualidade de um dado intervalo sem ter de contar o número de semitons entre as notas. Basta estar atento para o fato de que, na escala diatônica ou natural, a distância entre todas as notas é de um tom, exceto entre as notas MI e FA e SI e DO, onde o intervalo é de um semitom - são os chamados semitons naturais.

Uma vez identificado onde se localizam esses semitons naturais, basta levar em conta que:

* Nos intervalos de SEGUNDA e TERÇA, são MAIORES os que não possuem, isto é, não "passam por" nenhum semitom natural.
* Nos intervalos de SEXTA e SÉTIMA, são MAIORES os que possuem APENAS um semitom natural.
* Os intervalos de QUARTA e QUINTA são todos JUSTOS, com EXCEÇÃO DO TRÍTONO (quarta aumentada ou quinta diminuta).


ABS

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


Garrett animal cara,acho que ai ja vai ajudar muita gente que ta começando e nao entendeu intervalos.abraço brother

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Garrett
sidguitar1

O legal e visualizar os intervalos no braço da guitarra tb...Não encontrei na net..tem alguma imagem dessa perdida aqui no meu laptop mas nao encontrei...

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


ognerlegal, cara, se encontrar post ae que vai ajudar com certeza...abraço

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Garrett
LeandroP .. Comentário infame.

Tem gente querendo aprender, gente tentando ajudar e gente que busca a ignorância absoluta...

Lamentável.


Desculpa. Bateu remorso agora :(

Parabéns pelo outro post... Bem vindo ao fórum ;)

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Intervalos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155325/

Deu trabalho pra fazer... Tá aí perdidão entre os tópicos de AxB

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


sidguitar1

Meu comentário foi complementando o seu, sobre desenhos. Porque modos não são desenhos, é outro papo... mas tudo bem.

ogner
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP

Impressionante....Acho que tem tudo aqui no forum!!!

Se a preguiça de usar a busca não existisse, nem sei se haveriam tópicos novos...Hehehehe..

Carregando
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP


valeu, nunca tinha me preocupado com intervalos até hji..

vo estuda bem isso

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


ogner

Passei por vilão... não vou conseguir dormir agora, vou faltar no trabalho amnahã, ser despedido, etc.

[/dramático °.°]

Carregando

Intervalos "é tudo". Sem isso não tem como entender nada, absolutamente nada de escala, acorde, harmonia...

Garrett
Veterano
# out/09 · Editado por: Garrett
· votar


Tentando dispor isso duma forma bem simples, organizei assim:

0,0 = T (Tônica)
0,5 = 2m (2ª menor)
1,0 = 2 (2ªmaior)
1,5 = 3m (3ª menor)
2,0 = 3 (3ª maior)
2,5 = 4J (4ª justa)
3,0 = 4#/5° (4ª aumentada ou 5ª diminuta)
3,5 = 5J (5ª justa)
4,0 = 6m (6ª menor)
4,5 = 6/7° (6ª maior ou 7ªdiminuta)
5,0 = 7m (7ª menor)
5,5 = 7M/7+ (7ª maior)
6,0 = 8/T (8ª ou Tônica)

Os valores da esquerda representam a quantidade de tons de cada intervalo partindo de uma nota(Tônica) qualquer e os valores da direita as respectivas notas dos intervalos com a nomenclatura(salvo que existem vários tipos de nomenclatura). Dessa forma é possível compreender como são compostas as escalas. Por exemplo, vamos montar essa sequência partindo da nota Dó que é mais fácil para compreender:

0,0 = C
0,5 = C#
1,0 = D
1,5 = D#/Eb
2,0 = E
2,5 = F
3,0 = F#
3,5 = G
4,0 = G#
4,5 = A
5,0 = Bb
5,5 = B
6,0 = C

Para aplicar essa "fórmula" nos modos gregos vamos supor que temos uma progressão de acordes do campo harmônico de G# que dão a intenção Frígio. Sabemos que a escala Frígio é composta por T, 2m, 3m, 4J, 5J, 6m e 7m.
Então, de acordo com o diagrama acima, as notas de um Dó Frígio serão: C, C#, Eb, F, G, G#, Bb.


.
.
Nossa.. deu trabalho mas espero que tenha ficado bom, tentei deixar bem didático, espero que não tenho confundido mais o papo de intervalo..
Se eu tiver escrito alguma coisa errada aí por favor me corrijam...


abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que escalas sao essas? ajuda