Escalas e essas coisas....Me ajudem por favor!

    Autor Mensagem
    brucosta99
    Veterano
    # abr/04


    Ae, eu nao entendo NADA disso!! Tipo, eu aprendi a toca sozinho, e nao sei esses negocios... Alguem poderia me explicar o que e uma escala? Para que serve? Quando eu uso? Alguem poderia me explicar tb outras coisas tb de teoria?? Ou dar algum site que tenha tudo explicadinho.

    Valew Galera!

    nothing else matters
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: nothing else matters
    · votar


    brucosta99
    escala eh a sequencia de notas q harmonizam dentro de um tom,..por exemplo,...quando tem uma base,...E B7 C#m A
    estah dentro do tom E,....consequentemente,...quandot u criar um solo para a musica vc "terah" q tocar no tom E,na escala de E maior ou Cm,......ou E lidio,...blablabla,nos modos gregos e talz sobre a tonica d E

    nothing else matters
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    aki tem alguns exemplos de escalas,entrae

    brucosta99
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu vi esse topico...por isso q eu resolvi criar esse...pq eu nao to entendendo nada.... Ah nao...eu nao entendo nada de teoria... Como vc sabe q o exemplo q vc me deu ta no Tom A? Como q eu sei em q tom q esta a musica?

    nothing else matters
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    tom E,eu errei ali na digitacao,..
    por causa do campo harmonico cara,......eu fiz uma parada q pode te ajudar
    xo procura-la
    vc sabe o tom da musica atrtaves das notas/acordes utilizados nela,

    brucosta99
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Putz...ta ai...otra coisa q eu nao sei nada... Campo Harmonico...

    nothing else matters
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    campo harmonico eh uma escala de acordeds gerada a partir de uma tonica.Todas as organizacoes das notas dentrto da escala sao encontrtados no CH.DUETOS,ESCLAAS,ACORDES,ARPEJOS,PROGRESSOES,...

    PRIMEIRO PASSO :
    Colocar as notas até a 8ª
    ex:c d e f g a b c

    SEGUNDO PASSO:
    Aplicar o padrao diatonico maios
    t t s t t t s

    TERCEIRO PASSO:
    Harmonizar a escala:
    t 3M 5J=triade maior
    t 3m 5J=triade menor
    t 3M 5#=triade aumentada
    T 3m b5=triade diminuta
    ex:CH de G
    g am bm c d em f#m7(b5)

    formula:
    I,IV,V=maiores

    II,III,VI=menores

    VIII-tetrade m7(b5)

    nothing else matters
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    brucosta99
    cara,bota suas duvidas ae q agora eu vou sair,mas amanha quando eu entrah eu respondo todas perguntas cara,...poded dexar

    brucosta99
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    kralho kra....entendi nada.....
    q droga viu....

    new guy
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    aí eu também tenho um monte de dúvidas hehehehehe. Poh qdo um guitarrista vai lá no show e improvisa um solo, como é q ele cria na hora esse improviso ??

    brucosta99
    Fica calmo kra , :)

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    new guy
    ele primeiramente observa a harmonia da base, sabendo isso ele já sabe quais notas estão dentro e quais estão fora do tom em que a base está

    brucosta99
    calma kra, é meio complicado mesmo isso... vo fazer um texto aki e depois eu posto

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    brucosta99

    Alguem poderia me explicar o que e uma escala?
    A escala representa uma sucessão de notas que soam em harmonia em um determinado tom. Existem vários tipos de escalas: Maior natural, menor natural, menor harmonica, menor melodica, pentatonica, escalas exoticas...

    Para que serve? Quando eu uso?
    A escala serve pra vc saber quais notas estão dentro de um determinado tom. Por exemplo, se você quer fazer um solo e o tom da base é G, as notas desse solo devem estar na escala de G.

    Para saber em que tom está uma determinada escala, basta observar as notas que compoem a mesma.

    ziotti
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: ziotti
    · votar


    brucosta99

    Você sabe a ordem das notas musicais né? Caso não saiba abaixo listarei as mesas em ordem ascendente e em ordem descendente, la vai:

    Ascendente:
    A A# B C C# D D# E F F# G G#

    Descendente:
    A Bb B C Db D Eb E F Gb G Ab

    Logo:
    A
    A# ou Bb
    B
    C
    C# ou Db
    D
    D# ou Eb
    E
    F
    F# ou Gb
    G
    G# ou Ab

    Obs: Na forma ascendete, nem E nem B possuem sustenido, já na forma descendente, nem C nem F possuem bemol.

    Note que na forma ascendente, os acidentes musicais(sustenidos'#' e bemóis'b') são expressos em sustenido. Já na forma descendente, eles são expressos em bemóis.

    Agora vamos para a parte da construção de escalas. Observe a escala abaixo:

    I II III IV V VI VII VIII -> Graus
    C D E F G A B C -> Notas
    T T ST T T T ST -> Intervalos


    T: Tom
    ST: Semi-tom

    TODA escala é composta por graus, notas e os intervalos(através deles você contrói a escala). No caso da escala acima, que é a escala maior natural de C, os intervalos são organizados em T T ST T T T ST. Veja abaixo o que significa tom e semi-tom:

    C - D: Aqui existe 1 tom de diferença, pois entre a nota C e a nota D, existe um C# ou Db.

    E - F: Aqui existe 1 semi-tom de diferença, pois entre E e F não existe nenhum acidente.

    G - G#: Aqui existe 1 semi-tom pois entre G e G# não existe nenhuma nota.

    G - B: Existem 2 tons de diferença, confira o porquê:

    <pre>
    ST ST ST ST
    G G# A A# B
    |------2-TONS-----|
    </pre>


    Agora que você já entendeu os dois intervalos básicos(tom e semi-tom, chameme-os assim por enquanto) fica fácil entender a construção das escalas. Abaixo segue a escala maior natural de D(tente construir você e confira abaixo):
    <pre>
    I II III IV V VI VII VIII
    D E F# G A B C# D
    </pre>

    Agora construa você mesmo todas as escalas maiores naturais em todos os 12 tons. Lembre-se que a fórmula 'T T ST T T T ST' é SEMPRE a mesma paras as ESCALAS MAIORES NATURAIS. O que eu escrevi aqui foi só o comecinho, existem ainda muitas e muitas coisas relativas à escalas que devem ser estudadas.

    Phillipe Mutschaeweski
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    brucosta99

    CHEGOU SUA SALVAÇÃO

    Black_Guardian
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    www.bendseligados.hpg.com.br site do leandropannuci(acertei??????)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas e essas coisas....Me ajudem por favor!