Mas que troço é esse? Gibson Stratocaster?

Autor Mensagem
xSid
Veterano
# set/09 · Editado por: xSid
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Se você for na aba Products,Eletric Guitar, Price low to high você poderá vê lá ela tem o logotipo do Hendrix, está frequinha acabou de sair do forno inclusive tem tembem o set inteiro do Hendrix valor da guitarra : 449,79 R$ (taxa de entrega não incluida)

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Doublecut/Jimi-Hendri x/Little-Wing.aspx

ohm777
Veterano
# set/09
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Completamente absurda essa idéia da Gibson, faltou estratégia de marketing na minha opinião.
O que a sede por dinheiro não faz...
Tá bom que o Hendrix era mais conhecido por usar Fender, mas se quisessem aproveitar o nome do cara pra vender mais, ao menos tivessem feito uma Flying V!

Agora copiar dessa forma o principal modelo da rival?
Olha não sei não, mas o que vai ter de gente indignada com a marca e nunca mais comprar uma... Vamos ver no que vai dar.
Aqui no Brasil alguns ainda acham uma idéia inovadora, com papo de instrumento com nova sonoridade, mas basta ler os comentários no próprio site da Gibson pra ver que todo mundo condena.

Jinkxs
Se qualquer fábrica xing-ling da vida pode sair vendendo cópias descaradas de strato, LP, SG, etc.... sem a menor qualidade, mudando um detalhezinho no headstock, porque uma empresa séria como a Gibson não pode lançar um produto inspirado num design clássico criado pelo seu concorrente????
Sou muito mais uma strato Gibson do que qualquer Strato Condor, Tagima, Cort, Golden, Michael, etc... etc....

Até entendo o teu raciocínio, mas se eu não me engano a Gibson e a Fender tinham um acordo de uma não copiar os modelos da outra.
Além do mais uma coisa é uma Michael, Golden, Condor da vida copiar um modelo... Agora a Gibson?!?
Fala sério, Fender e Gibson são as criadoras dos modelos mais originais de guitarra (Strato, Tele, LP, SG, Flying V, etc), não tem necessidade disso.

Espero que a Fender não se rebaixe à esse ponto.

wppereira
Veterano
# set/09
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Jinkxs
Bom, vamos ver depois que sair. Pra mim é uma questão de posicionamento de mercado. Na minha opinião, eles até conseguiriam competir no low market, mas no high-end fica difícil competir com a Fender.

Ainda tem o caso da G&L que fabrica guitarras excelentes, projetadas pelo próprio Leo Fender em parceria com o Fullerton, mas que nunca conseguiu atingir o mercado de maneira significante.

Mas vamos ver qual o posicionamento quando a guitarra for lançada...

Jinkxs
Veterano
# set/09
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xSid

Agora que eu vi esse link.... pô.... fiquei decepcionado. Esperava que a Gibson desenvolvesse um instrumento e não copiasse descaradamente o concorrente. Afffff......

xSid
Veterano
# set/09
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Pois é, Gibson fabrica de guitarras tops, ninguem vai comprar um modelo strato por esse preço sendo que se consegue sg ou les paul muito melhores pelas mesma faixa. Achei bacana o set do Hendrix que fizeram.

joao b.
Veterano
# set/09
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E qui strato eim!

wppereira
Veterano
# set/09
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xSid
Se for essa guitarra mesmo, vai competir com a Squier e acho que a Gibson acertou! Vai ganhar muito dinheiro de fans iniciantes do negão! heheh

A guita tem uns features bacanas como o reverse headstock e os captadores invertidos (duas características chaves para o timbre Hendrix) e com certeza vai conquistar muitas pessoas. É uma guita iniciante, onde o público alvo é extremamente movido por guitas signatures e tal.

E o mais importante, a guita não leva o nome gibson em nenhum lugar. Portanto a história e qualidade Gibson não é manchada em nenhum momento.

Se for mesmo isso, acho uma estratégia interessante da Gibson.

Broderick
Veterano
# set/09
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Puta merda, que falta de originalidade!

A Gibson já tem uma grande história graças à suas guitarras, acho que não precisava disso.

ogner
Veterano
# set/09
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Cara, esse kit, na minha opinião, é de marketeiro total....

Relativamente barato e qualidade deveras duvidosa. Apelativa ao extremo com todos os itens com carinha do Jimi e remetendo ao equipo dele da época ( q não tem nada a ver) veio pra entrar no mercado e só!!! Se ela for da qualidade de uma MIM acho que já ficarei surpreso.....

Madeira xexelenta sem duvida...Dos ching Ling do tipo:

Pegue um copo d´água coloque 3 pitadas de pozinho de Alder espere 1 minuto e PRONTO, aparece uma guitarra!!

Hahuehuahueha, to falando um monte de coisa e só vi fotinha da guitarra....
Mas é isso ae!!! ahuehuahu

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
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ohm777: Agora copiar dessa forma o principal modelo da rival?

Essa coisa de rival acabou há anos cara! Basta um boa injeção de grana para uma amizade instantânea. O palavra do mundo empresarial de hoje é "fusão".

Eu não duvido nada que a Fender assinou um contrato com ma Gibson. Alías, eu diria até que duvido que não seja um parceria.

Abs

JC_Junior
Veterano
# set/09
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creio que essa guitarra mostrada seja diferente da que eu mostrei no início do tópico.

diferenças:

uma tem braço colado, essa última, aparentemente, possui braço parafusado

o headstock da primeira possui a forma de um livro aberto e é pintado de preto, essa última é na madeira mesmo.

o espaço para o nut da primeira é bem maior que o da segunda.

Hammer
Veterano
# set/09
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Achei um porquera total da gibson fazer uma coisa dessas.. jamais compraria uma strato da gibson... acho ridículo..
Era melhor a gibson ter lança uma flying V sem duvida..

Jinkxs
Veterano
# set/09 · Editado por: Jinkxs
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wppereira
ohm777
JC_Junior

Galera.... minha opinião a Gibson pode desenvolver a guitarra que quiser porque tem kow-how suficiente pra isso.... não interessa a configuração, o formato etc... desde que tenha uma identidade e reflita as qualidades que o público espera da marca. Isso que eu esperava quando ví o tópico.

Não concordo que uma marca que agrega tanto valor à seus produtos (por seu nome, sua qualidade e sua história) deva entrar pra competir no low market. É uma estratégia arriscada.

Seria o mesmo que a Rolls Royce lançar carros populares.

Will Bejar
Veterano
# set/09
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credo!!!

daniel_guitar
Veterano
# set/09
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xSid
a gibson tá apelando mesmo, se fosse pra entrar no mercado de iniciantes abaixase o preço da les paul e sg one mas isso ai...

wppereira
Veterano
# set/09
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Jinkxs
Mas a Gibson já concorre no low market comas Epiphones, assim como a Fender faz com a Squier. Essa guita barata Hendrix signature não tem o nome da Gibson nela. É uma outra marca e não vejo problema nenhum nisso.

No entanto, concordo com o amigo JC_Junior. Acho que a guita anunciada não é esse pacotão Jimi Hendrix de 300 pratas não...

Leblues
Veterano
# set/09
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olhem o formato e as cavidades do corpo, isso não eh uma Strato, ta mais pra Superstrato.

Jinkxs
Veterano
# set/09
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wppereira

Utilizar outras marcas para competir em diferentes segmentos de mercado é um procedimento muito comum. A Unilever e a Grendene são exemplos utilizados frequentemente nos cases de vários cursos de pós-graduação.

No caso dessa linha Litle Wing, realmente não aparece o nome Gibson no headstock, o que indica que os executivos da marca parecem estar de acordo com o argumento que expus acima.

Só acho engraçado uma linha "signature", que normalmente é mais cara que as séries standart seja definida como produto de entrada da marca, e, ainda que não possua o nome Gibson no headstock está sendo divulgada, e provavelmente será comercializada, no seu próprio site. Além disso, a comunicação sugere que é um produto de nivel "state of art", o que me parece em completo desacordo com o posicionamento que o preço sugere.

Além disso, no dia em que for possível comprar uma Gibson mais barata que uma Epiphone, mesmo que seja uma strato e não uma LP, ninguém mais vai dar um tostão furado por uma Epiphone.

Bom.... não vou me delongar muito, mas uma análise mais criteriosa feita por um profissional de Marketing e Produto poderia apontar diversas "incongruências" além destas que apontei aqui...

edumnovaes
Veterano
# set/09
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eu já toquei numa epiphone strato...
era vermelha....

kiki
Moderador
# set/09
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/o\

meo deos, agora só falta falar que vai sair sonic para console nintendo!

===

agora falando sério:
não entendi a proposta.

a gibson sempre prezou alguns detalhes: o acabamento mais artesanal e apurado, em contraposição ao industrializado em serie da fender. tipo o braço colado, o topo do corpo abaulado, o acabamento binding... e mesmo uma guitarra mais "gorda", com mais massa que as fenders.

eu escrevi um pouco sobre isso num topico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168990/
ou, se quiserem com imagens:
http://kikipedia.wordpress.com/2009/05/30/fender-stratocaster-e-gibson -les-paul-%E2%80%93-o-projeto-da-guitarra-e-a-producao-industrial/
fazendo uma "propaganda" minha (como se eu ganhasse algo por isso...)

enfim, isso me parece uma strato de braço colado.

two
Veterano
# set/09
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kiki
enfim, isso me parece uma strato de braço colado
muito bom!
Aliás, na música, quase (mas quase mesmo) nada se cria, tudo se copia!!!!!

wppereira
Veterano
# set/09
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Jinkxs
Bom, eu não vejo nenhuma incongruência comercial nesse caso.
A Gibson está apenas lançando uma "nova marca" de guitarras, que deve ser produzida na Ásia, mas com sua supervisão, assim como ocorre nas Epiphones.

Epiphones e Squiers estão cheios de modelos signatures tb... Eu realmente vejo como uma estratégia interessante, que não trará nenhum problema para a marca Gibson e ainda explorará um nicho de mercado que ela ainda não atuava.

ohm777
Veterano
# set/09
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Leblues
olhem o formato e as cavidades do corpo, isso não eh uma Strato, ta mais pra Superstrato.

Acho que você não sabe o que é uma superstrato.

Jinkxs
Veterano
# set/09
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wppereira

Ok, você tem sua opinião e eu respeito.

Mas dê uma lida no coment do nosso colega Kiki, e acesse o link que ele disponibilizou com as características de produção das Fenders e das Lps. Primeiro que a matéria é muito interessante por sí só, segundo, porque ilustra muito bem, o argumento que defendo sobre o posicionamento da marca e de seus produtos no mercado.

A Gibson sempre se calcou na imagem de uma fábrica mais artesanal, com produtos mais elaborados e detalhistas, contrução e acabamento impecáveis. O contrário da Fender que sempre se propôs fazer um instrumento mais barato, utilizando de processos mais industriais e simplificados, focando mais a larga escala e a redução de custos para ter um produto mais competitivo.

Independentemente da preferência por cada marca, e da qualidade dos seus produtos, são características históricas que traduzem no status de cada marca e é um capital que ambas as empresas possuem.

Agregar valor à marca é o sonho de 10 entre 10 empresários. Tanto que, quanto uma marca que possui valor agregado à ela tenta buscar recursos em nichos mais populares de mercado, o fazem utilizando de "sub-marcas", como você mesmo menciona. A Gibson tem a Epiphone e a Fender tem a Squier.

Trabalho a 15 anos numa empresa que tem uma tradição de mais de 60 anos na produção de artigos de luxo. O chineses entraram em nosso mercado com produtos bons e baratos e nossa primeira reação foi lançar produtos de baixo custo para manter nosso market share nesse nicho. Foi nosso pior erro. Em pouco tempo percebemos que nossa marca estava perdendo valor e que mesmo nossa linha top, que não concorria diretamente com os chineses, começava a ter dificuldade de penetração sem a aplicação de grandes descontos. Mudamos a estratégia, abandonamos o low market (era dar murro em ponta de faca) e focamos em produtos tradicionais e novidades voltados para classe A, além de realizarmos uma campanha forte de marketing nos distribuidores e consumidor final, principalmente em parceria com as operadoras de cartão de crédito (American, Master Gold, etc...). Atualmente vendemos menos (volume) e faturamos mais (R$).

Acho que o exemplo dessa linha da Gibson é um erro parecido com o nosso. Claro, para ter um diagnóstico preciso e traçar um plano de ação, teria que possuir mais dados sobre pesquisa, público alvo, estrutura atual do mercado, share, posicionamento, evolução dos custos e do faturamento etc... Além disso, estamos debatendo um assunto onde não existe uma verdade absoluta, já que cada caso é um caso. Uma solução ótima para uma empresa pode se mostrar totalmente errada para outra, por mais similares que sejam. Mas acho que tenho experiência e conhecimento suficiente pelo menos para especular.

espunkamente
Veterano
# set/09 · Editado por: espunkamente
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acho que vai ter uma puta qualidade, como disseram aí em cima, prefiro uma Strato Gibson do que Condor, Tagima, ou outra que não seja Fender.

maassss... é muito estranho isso, a Gibson querer lançar uma signature do Jimmi Hendrix, sendo que eu só via u cara usando Fender. Achei mesmo muito caça níqueis a idéia, e pode sim, ser um tiro no pé.
Acredito que vão botar mais caro que qualquer Strato Fender, só por ser signature JH, mas não acredito que vá ser 'melhor' que as Fender, no máximo equivalente e ói lá.


edit:


retiro o que disse... 249,00 doletas é um precinho bem básico, acho q vou comprar pra minha filha q vive pedindo... será q vai sair rosa?...hahahah

wppereira
Veterano
# set/09
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Jinkxs
Concordo com as coisas que disse mas acho que tem uma diferença entre o aso da empresa em que trabalha e a Gibson. A Gibson não está desvalorizando a marca dela. A guitarra não é uma guitarra Gibson, é uma guitarra Jimi Hendrix "Little Wing". A marca gibson não está estampada em nenhum lugar. Se ela fizesse uma SG ou uma LP Gibson por 200 dólares, com certeza seria um erro estratégico tremendo e por isso ele faz isso via Epiphone. No entanto, ela está lançando uma guita low end, com uma marca nova, em um mercado que ainda não atuava e com um produto com preço competitivo e características interessantes (não existentes ainda no mercado). Por isso acho uma jogada muito inteligente deles.

Mas realmente acho que essa "Little Wing" não é a guitarra comentada no primeiro post, pois tem o braço parafusado. Vejamos como eles posicionarão a strato Gibson no mercado. Por ser construída nos EUA, e por provavelmente levar a marca Gibson, acredito que será um instrumento que irá competir com as Fenders American Standard ou ainda acima, e isso sim acho ser um erro estratégico bem grave.

Jinkxs
Veterano
# set/09
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wppereira

É parecem 2 produtos diferentes. A Litle Wing é uma strato mesmo. A outra parece, apesar do design, ter o DNA Gibson.

Vou esperar aparecerem os primeiros reviews e samples para formar uma opinião mais embasada.

Caroline Marinato
Veterano
# set/09
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realmente o mundo está de cabeça pra baixo!

gibson strato, fender les paul, rubinho ganhando... o que mais vem por aí!?

Jinkxs
Veterano
# set/09
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Pesquisei no site da Gibson e encontrei 3 linhas de strato da "marca" Jimi Hendrix: A "Litle Wing", mais barata, a "Signature", intermediária e a "Are you Experienced", mais cara.

Seguem os links:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Doublecut/Jimi-Hendri x/Little-Wing.aspx

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Doublecut/Jimi-Hendri x/Signature.aspx

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Doublecut/Jimi-Hendri x/Experience.aspx

Pelos comentários dos internautas (ainda são poucos) o pessoal tá enfurecido..... continuo achando que essa é uma estratégia errada, que vai dar muito bafafá entre os clientes e admiradores das marcas. Aposto que em mais alguns dias vai estar chovendo comentários negativos sobre estes produtos no site da Gibson.

muka gibson
Veterano
# set/09
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kiki
meo deos, agora só falta falar que vai sair sonic para console nintendo!

ja tem...

tem pro ds...
tem akeles mario e sonic at the olimpic games...

daki um poko vai ter mario pra playstation

ahuhuasa

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