Como transformar o timbre da minha LP Epiphone numa Gibson?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A madeira não é a alma da guitarra? Essas Gibson Chambered são umas desalmadas. Vão todas pro inferno! Isso é pior que prostituição!

PEMAMETAL
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Não cara, isso não é opção. A unica opção se voce não quiser uma Gibson LP chambered é pegar Traditional, Custom, Reissue ou Signature.

jimmy vandrake

O maior e único defeito de uma Gibson, é que acabaram seus problemas com guitarra, e aí começam os seus problemas por que resta apenas tocar.

Cara, não é bem assim. O controle de qualidade da Gibson não é tão bom assim. Se voce entrar no Mylespaul forum voce vai ver trocentos tópicos de defeitos em guitarras novas. A minha LP veio com alguns defeitos como por exemplo:
1 - O Nut veio com o buraco da mizinha meio fora do lugar, quando eu dava uns pull off mais exagerados ela escorregava pra fora da escala. Troquei por um de fibra de carbono.

2 - Os captadores microfonavam demais com ganho não tão alto. Até que um dia eu removi a nickel cover deles e misteriosamente a microfonia sumiu, depois fui descobrir que eles não estavam parafinados direito, existia ar entre os caps e a nickel cover, isso causa vibração e a guitarra apita. Se era pra ser assim mesmo pois os captadores são vintage eu não sei(antigamente não se parafinava captadores) mas aquilo me irritava.

3 - Talvez esse nem seja um defeito, mas eu não gostei dos trastes dela, eles tinham um formato meio quadrado que pra mim fazia ela ficar dificil de tocar, dar slides e tal, depois de pensar muito resolvi mandar num luthier pra trocar os trastes por jumbo, ficaram du caralho.

Apesar destes defeitinhos, a guitarra tem um som fudido pra rock classico, puta pegada da hora, punch .
O problema é quando se compra uma guitarra dessas, o seu nivel de exigencia se torna altíssimo, e qualquer defeitinho voce se torna muito mais chato.

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


andregui7
Leblues

Ok atendendo a pedidos.
http://www.4shared.com/file/35582637/f63d021a/01_Bad_Intention.html?
Musica própria, Gibson Les Paul 1995 com Marshall 8080.
Esta musica chama-se Bad Intention e recomendo que ouçam num som de qualidade com volume alto. Tem uma excelente produção de Sérgio Machado, que tocou todos os intrumentos da base, bateria, baixo e sintetizadores. Os timbres foram escolhidos por mim mesmo, desde cada peça da bateria até os sintetizadores.
Lembrando que esta versão não esta finalizada, e o solo é apenas para teste de timbres, pois será adicionado os vocais.


e

Minha Versão para o solo de Stairway to Heaven.

http://www.4shared.com/file/68880154/3815652/Stairway_to_Heaven_Corret o_1_-Part_2.html?

Curtam aí. Abçs.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


PEMAMETAL

Saquei! Vlw!!

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


Headstock invertido
hauahauahauhau num é pela madeira não hehe... é pelo bendito sustain :D

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


andregui7
PEMAMETAL

Bom, aqui vi a resposta oficial da Gibson:

The weight relief pattern has changed for 2007. We have modified the original swiss cheese hole pattern to something that has a purpose other than to lighten up the guitar. Originally, the holes were cut in a pattern that maximized the available space and did not take into consideration tone, balance, and sustain. So, we felt that a scientific approach was best if we were to change the pattern. We knew that we could now measure frequency output of the guitar and also determine positive or negative effects of any changes to the internal routing. So, we initially approached the project from the perspective of just improving the placement of the original holes. As we began testing, we noticed that when we moved the holes closer together, sound and sustain improved. We then decided to try moving the holes so close together that they actually created one big hole instead of several small ones. The area volume was the same but the improvement of sustain and output was greater. This drove us to start playing with the actual shape and size of a single large chamber and then to multiple chambers, strategically placed inside the guitar. We couldn't do much with the control pockets and pickup pockets so we decided to focus on all of the mass and area around those routings. After several months of testing, the current sonic tuning pattern emerged. This pattern works in all Les Pauls and gives us a much better sounding instrument, sustain is improved, and as an added benefit, weight has been reduced by 20%-30%. Sustain can be improved two ways; by creating rigidity and by sound reverberation. While reducing weight further wasn't our goal, it definitely should be received as a positive side affect to our real goal; giving reason to our original weight relief pattern of holes.


Best regards,
Jon Sutherland
Gibson Customer Service
1-800-4GIBSON
service@gibson.com)

Eles tem mandado essa resposta pra todo mundo que pergunta sobre o sistema de chamber.

Embora em todo fórum, tenha usuário dizendo que "minha Les Paul Custom 1968 que pesa feito chumbo tem o som melhor que as chambered", todos os testes sérios que vi das versões chambered e non-chambered das Reedições Gibson Custom Shop 1958, 1959 e 1960, via de regra terminam com o pessoal falando que as chambered tem um som mais próximo que as originais.

Então, a menos que vc assuma que a Gibson, uma empresa de médio porte dos USA, tem condição de comprar todas as revistas de guitarra e os principais sites sérios de teste de gear do mundo.

PEMAMETAL
Veterano
# set/09
· votar


andregui7
mas a Gibson quer economizar madeira ou o que?

Não é questão de economizar madeira, por que a madeira gasta é a mesma. As gibson são feitas de 2 ou 3 pedaços maciços e depois são cortadas essas camaras do pedaço maciço. O lance na minha opinião, é disfarçar o mogno ruim nos modelos menos top. Uma vez eu vi uma foto de uma anotação de dentro da fabrica da gibson com os intervalos de pesos de corpo pra cada série de guitarra, só não me lembro onde vi isso, mas eles separam o mogno mais leve pros modelos mais top e os mais pesados pra standard e studio.

Vou procurar isso de novo pra mandar aqui.

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


jimmy vandrake
kra bem maneiro teu soM!!

Zero Zen
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Toda esta explicação da Gibson é um eufemismo !

Eles deveriam assumir: Copiamos a Paul Reed Smith ! hehehe

T+

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leblues: jimmy vandrake
mano, posta um som teu aqui com a tua Gibson pra esses manes ouvirem a diferença..


jimmy vandrake Ok atendendo a pedidos.

Adorei a música! Mas, cadê qual é o parâmetro da comparação?

Abs

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


jimmy vandrake
perfeito, essa musica tua eh Gibson pura, timbre rasgado e bem vintage. ACHEI ANIMAL.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


PEMAMETAL

Rapaz 90% do que falam no fórum do MyLesPaul é tanta abobrinha quanto a gente vê aqui no cifraclub.

Essa coisa de fazer usar câmaras mata sustain, mata o timbre, mata o que quer que seja. É pura e simples balela.

Da mesma forma como a idéia de que o fato de ser chambered vai disfarçar o mogno ruim. Não sei se a maioria desse povo para pra se lembrar, mas as primeiras Gibson chambered foram as reedições da Les Paul Standard '57 Goldtop, '58, '59 e '60, e até onde eu saiba ainda hoje, há a opção de comprar esses modelos tanto com corpo chambered quanto non-chambered.

Agora vão dizer que a Gibson está economizando madeira ou disfarçando mogno ruim nos modelos tops de linha dela também?

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Qdo qro conseguir um timbre de "Les Paul" eu uso uma superstrato...... é difícil encontrar uma les paul que tenha um bom som de les paul (pelo menos entre as q posso pagar).....

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
comparação com o que? não tem o que comparar, eh ouvir e ter plena certeza que aquilo eh uma Gibson.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Zero Zen
Eles deveriam assumir: Copiamos a Paul Reed Smith ! hehehe

Mas é essa a idéia, afinal antes de eles adotarem o sistema de chamber, quem tinha a melhor Les Paul do mundo era a PRS com a Singlecut.

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Sim sem parâmetros não é possível uma comparação. De qualquer forma acho que a grande marca de timbre da Gibson esta naquele médio achocolatado, que não tem como copiar. Você ouve e ele tá ali, não tem jeito.

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


jimmy vandrake
cara, pra mim um bend dado numa Gibson eh diferente de um bend de qualquer outra guitarra.

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Leblues

Não tenha dúvidas.
Posso garantir que tocar com uma Gibson é um prazer incomensurável, principalmente quando usada com uma boa distorção e vc sente aquele som que mai parece um urro saindo do amplificador.
Gibson's e motores V8 são definitivamente musica pura no ouvido.

Leblues
Veterano
# set/09 · Editado por: Leblues
· votar


jimmy vandrake
exatamente, o som vem junto com um rosnado que soh Gibson tem, aquele rosnado do Apettite for destruction do Slash , de No more tears do Zakk.

PEMAMETAL
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Bom cara, eu nunca toquei em nenhuma Reissue e não sei onde voce leu sobre esses testes de gear concluindo que a chambered é melhor. Eu não costumo acreditar em tudo que me dizem, seja o Atendimento da Gibson, seja de revistas e de sites.

O que eu posso dizer é que eu tenho uma LP 2007 chambered com Burstbucker Pros, e testei uma custom 2008, uma Standard que acho que era 98 e achei ambas melhores que a minha. Pode ser por diversos motivos, idade, captadores diferentes, não sei, mas pode ser tambem pelo corpo solido.
Eu ja li por aí que guitarras chambered tem o som mais macio enquanto as maciças tem mais punch / ataque. Ja li tambem que essas camaras dentro da guitarra podem dar midrofonia, ja que em altos volumes essa camara pode gerar vibração, até onde é verdade eu não sei.

Afirmar que as guitarras chambered tem som melhor do que as non-chambered é praticamente dizer que a madeira não tem influencia no som, ja que elas quase não tem madeira dentro, são praticamente semi acusticas.

Mas eu sei de uma coisa, quem procura uma Gibson Les Paul normalmente são os caras que querem um som mais vintage, quer aquele pedaço parrudo de mogno com bastante punch e sustain.

PEMAMETAL
Veterano
# set/09
· votar


Da mesma forma como a idéia de que o fato de ser chambered vai disfarçar o mogno ruim. Não sei se a maioria desse povo para pra se lembrar, mas as primeiras Gibson chambered foram as reedições da Les Paul Standard '57 Goldtop, '58, '59 e '60, e até onde eu saiba ainda hoje, há a opção de comprar esses modelos tanto com corpo chambered quanto non-chambered.

Agora vão dizer que a Gibson está economizando madeira ou disfarçando mogno ruim nos modelos tops de linha dela também?


Eu sei que existe a opção das Reissue chambered, só não sei se foram lançadas antes ou depois das reissues solid body. Pra mim reissue chambered perde completamente o sentido de fidelidade, as guitarras não tinham camaras em 57,58,59 e 60.

Como eu disse, a quantidade de madeira gasta pra fazer o chambered body ou solid body é a mesma. A qualidade só eles podem dizer, a maior parte da madeira foi jogada fora

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leblues: comparação com o que? não tem o que comparar, eh ouvir e ter plena certeza que aquilo eh uma Gibson.

Eu não tenho esse ouvido apurado não! Se colocarem uma Epi por exemplo com os mesmos caps no mesmo ampli eu não vou diferenciar. Talvez ache diferente o som e tal, mas apontar de qual guitarra o som pertence, pra mim é impossível!

Abs

Leandro_Jansen
Veterano
# set/09
· votar


rsf
kbessaxx
Obrigado pela compreensão. E eu tb duvido! ...Como falei e dei exemplo também ... num amp do caraleo e com um set foda... só o Eric johnson msm!

daniel_guitar
Cara, essa guitarra abusa de ser linda! ...E putz, q timbre... ele tocou com ela no show quse todo e todo mundo ficou pasmo!...Vc foi no ultimo show dele tb?

PEMAMETAL
Obrigado pelo esclarecimento e pôr mais lenha na fogueira ... os que estavam me criticando qnd falei de madeira agora onde estão? Não F&$3@!

Bigtransa
Tb concordo com vc!

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Bem ! Voltando ao assunto do tópico que é como transformar o timbre de uma Epiphone em Gibson, o que eu questiono é o seguinte.
Qual o objetivo de copiar timbres?
Vou falar sobre a minha visão como guitarrista. Ao longo dos anos fui me atendo cada vez mais a música e cada vez menos a originalidade. Por Que ? Copia, por mais que seja excepcional, nunca é o original. A originalidade esta nas mãos de quem cria, lógico ? Claro !
Então para mim, atualmente a questão é: Como produzir meu próprio timbre para um determinado tipo de música. Ou, o que a música está pedindo ? Aí as respostas vão surgir. Sobre que guitarra usar, que ampli usar, como timbrar e aí a fora.
Coloquei aqui no forum algumas produções minhas já dentro desta minha realidade atual. Desisti de tentar soar como Jimmy Page, não tem como. Não consigo tocar Como Zak, é outro cara impar na guitarra. Tem muitas variáveis nisto tudo, palheta, corda, e principalmente a tocada do guitarrista. Sem pegada não vem som, com pegada vem seu som próprio.
Então obter timbre de Gibson , use uma Gibson. Agora querer o som do Jimmy Page, esqueça.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


PEMAMETAL
Eu sei que existe a opção das Reissue chambered, só não sei se foram lançadas antes ou depois das reissues solid body. Pra mim reissue chambered perde completamente o sentido de fidelidade, as guitarras não tinham camaras em 57,58,59 e 60.

Originalmente todas elas sempre foram oferecedidas com corpo chambered e non-chambered.

Querendo ou não, um dos componentes que fazem o timbre das Les Pauls originais é a madeira, eles experimentaram usar camaras nas primeiras séries VOS (não confundir com as Reissues que existiam antes das VOS), porque foi uma forma de emular o efeito da secagem extra da madeira. Dizem que as VOS chambered, tem um som mais próximo das Les Paul dessa época que as non-chambered.

No final dos anos 50, o Mogno usado na maioria das Les Paul, era de um estoque antigo, portanto estava mais seco que o padrão normal da marca, isso fazia com que as guitarras tivessem uma vibração mais uniforme, pois a madeira estava mais rigida, seca e com veios mais próximos (o que também a torna mais leve). Não porque fossem madeiras de qualidade melhor que a de periodos posteriores ou anteriores, mas porque estava bem mais seca.

Talvez o fato de que a Gibson só usava Mogno para confecção de Braços antes da introdução da Les Paul, que na época não era um modelo muito vendido, tenham contribuido pro estoque de mogno ter durado por muito mais tempo que o normal. Tanto que saiu de linha no inicio dos anos 60 por baixa vendagem (as primeiras SG, ainda se chamavam Les Paul até 61).

A Gibson admitite que isso que dá a diferença entre o som das Les Pauls do final dos anos 50 e as dos anos 60, já que nos anos 60, o estoque era bem mais jovem, portanto ainda sem as propriedades que conferiram às Les Pauls de 57 à 60 seu timbre lendário.

De fato, como resultado de alguns projetos anteriores, como os violões Chet Atkins e as Gibson ES-336 e as versões Hollow Body da prórpia Les Paul, o pessoal da Gibson sacou que uma Les Paul semi-hollow body poderia muito bem dar benefícios similares aos da madeira ultra-evenlhecida do final dos anos 50 (aumento de sustain e menor peso), isso acontece porque não é só um fator que define as propriedades do som de uma guitarra.

Como o ZeroZen já havia falado a PRS tinha feito a mesma coisa com sucesso antes e em um modelo Les Paul (as primeiras Singlecut). O que a Gibson fez por ir somando 2+2 até chegar a um padrão que atendesse a todos os interesses dela.

Algora, existe um fator sim relacionado com o envelhecimento do mogno e a adoção do sistema de câmaras nas guitarras não Custom Shop. De fato a Gibson deixa implicito em um dos aritgos do site deles no ano passado que os estoques deles de madeira bem envelhecida (ainda remanescente dos anos 90), estava chegando ao fim e deixava implicido que eles ficariam restritos à Custom Shop. Portanto as guitarras desérie, ficariam como mogno de igual qualidade, porém não tão velhos (porém ainda dentro do padrão de qualidade deles).

Então o que fazer pra não haver nenhuma perda no processo? A resposta deles foi usar o sistema de câmaras que já era usado na Custom Shop. Se essas explicações que eles vão dando à prestação em diversos canais diferentes (e que eu terminei juntando aqui), correspondem ou não a verdade ou não, eu não sei. Mas o custo de vc só colar o maple em cima do mogno é muito menor do que o de fazer esses chambers, logo, não acho que eles gastariam mais pra tentar economizar algo ou disfarçar algo, pois isso é um tremendo tiro no pé, e americano não costuma a brincar com tanto dinheiro assim.

Sobre você dizer que o padrão de qualidade deles não ser o mesmo, eu acredito que até seja, mas que como eles mesmo admitem, hoje eles estão trabalhando no limite da capacidade, portanto é mais fácil acontecerem erros do que quando vc tem alguma folga.

PEMAMETAL
Veterano
# set/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


nichendrix

cara, concordo em absolutamente tudo o que voce disse. Na verdade voce escreveu a mesma coisa que eu, só que mais bem escrito. Resumindo, as camaras são pra compensar a utilização de mogno ruim (quando digo ruim quero dizer o mogno novo e não tão seco, consequentemente mais pesado, pois até onde já li, não existe mogno bom, ou ruim, a diferença está no tratamento e secagem), compensar tanto o excesso de peso que ela teria se fosse usado o mogno mais novo e corpo maciço, tanto para tentar simular a ressonancia do mogno mais seco, essa segunda parte eu só acredito tocando dois modelos iguais lado lado um chambered e outro solid

Tudo bem eles podem até conseguir convencer todo mundo de que essas camaras realmente melhoram o som, eu particularmente tenho muitas dúvidas, mas mesmo assim eles erraram em um ponto: NÃO AVISARAM NINGUEM. Me lembro perfeitamente cara quando comprei a minha LP Standard, eu entrava no site da Gibson quase todo dia e a unica informação que aparecia era "solid mohogany body". Muito tempo depois que começaram boatos de que as Gibson eram ocas, eu achava que era boato de internet, eles colocaram no site a informação de que as Supreme eram chambered, e posteriormente ainda que os modelos de linha também eram, e aí alguns meses depois lançaram a Standard 2008 (aquela toda modernosa) e a traditional pros caras que não queriam chambered, mas aí meu amigo, eu ja tinha comprado a minha a mais de 6 meses e nos EUA, sem chances de trocar.

Se o padrão de qualidade é o mesmo ou não, eu não sei, mas a verdade é que tem muita guitarra saindo da fabrica com defeito, seja no acabamento, seja no nut, no captador, na pintura, mas tem e muito. Acho que o campeão é o nut, no MYLesPaul forum tem muita gente que reclama do nut de gibsons nova. Não adianta dizer que no MLPF o pessoal escreve tanta bobagem quanto aqui, pode até ser, mas contra fatos (fotos) não existe argumento, voce vê a falha lá, não tem o que discutir!

guitartube
Veterano
# set/09 · Editado por: guitartube
· votar


Sonzinho sem graça. não tem uma frase musical, não tem expressão, um monte de lickzinho podre sem mujsicalidade nemhuma, encheçao de linguiça. Timbre? que Timbre? Pagar uma grana pra ter um timbre desses: quaquaqua só rindo mesmo. E olha que nem é video.

Quando eu comecei a tocar, sonhava com uma fender. Quando peguei a primeira, tive uma grande decepção. Era boa, mas não era o que eu esperava, ela não era assim muito distante e inigualável a uma guitarra não famosa. Quando toquei numa Gibson, tbm não achei tão insuperável assim.

O melhor som de LP que ouvi aqui no fórum, foi um garoto com uma Condor sei lá o que, ligada num Staner SS. Ele gravou um vídeo sem produção nenhuma, bem natural e saiu um sonzaço.

flw!!!!

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


guitartube

Sonzinho sem graça. não tem uma frase musical, não tem expressão, um monte de lickzinho podre sem mujsicalidade nemhuma, encheçao de linguiça. Timbre? que Timbre? Pagar uma grana pra ter um timbre desses: quaquaqua só rindo mesmo. E olha que nem é video.

vc está se referindo a esse som aqui?: http://www.4shared.com/file/35582637/f63d021a/01_Bad_Intention.html?


Em caso positivo e ressalvada a hipótese de vc estar sendo ironico e eu não ter alcançado....
mas porra, velho..se não for ironia, soa como desaforo..... nada a ver o que vc escreveu com o que está gravado ali..vc pode até não ter gostado, porém reduzir a um "monte de lickzinho podre e sem musicalidade...." é desaforo..só pode ser...dá para ver que o cara é led de cabo a rabo e pegou o espirito da coisa....a propósito, esse som aí é a "cara" do led III.....vc já ouviu o led III? essa "faixa" aí não faria feio no led III, logo depois de Tangerine.. ...hehehehehe -
dá-lhe, dá-lhe, page!!!!!!!!!!!!...

lendo isso aqui....
Quando eu comecei a tocar, sonhava com uma fender. Quando peguei a primeira, tive uma grande decepção. Era boa, mas não era o que eu esperava, ela não era assim muito distante e inigualável a uma guitarra não famosa. Quando toquei numa Gibson, tbm não achei tão insuperável assim.

...passo a entender o seu comentário acerca do som do cara... - seu nível de "exigência" parece ser beeeeem alto...hehehehe

Esta aqui, então...é para fuder com a amizade (e surpreendente para alguem com um nível tão alto de exigência..hehehehe)..mas não vou comentar...cada um com os seus cada quais...

O melhor som de LP que ouvi aqui no fórum, foi um garoto com uma Condor sei lá o que, ligada num Staner SS. Ele gravou um vídeo sem produção nenhuma, bem natural e saiu um sonzaço.

mas como sou suscetível a novas verdades, passa o link desse vídeo aí.., fiquei curioso...

valeu, aí...paz, mano....

guitartube
Veterano
# set/09
· votar


rsf

Vc agora é guardião da opinião dos outros? hehehehehe
NA boa, se vc possui seu conceito, é simples, comente em favor da música e não contra a opinião dos outros.
Quando vc fala que é critico com timbre, eu acho que vc é que é irônico.

vc já ouviu o led III?

Já, gosto muito do Led, mas men tudo é bom, afinal gostar de tudo já é forçar demais.


mas como sou suscetível a novas verdades, passa o link desse vídeo aí.., fiquei curioso...


Eu não guardo links do fórum, nem vou procurar. Vou fazer o seguinte: Vou ser suscetível as antigas tradições e esperar um video seu com seu gear (sei que vc tem um bom), e suas composições baseadas nos dinossauros do rock. Se for bom, eu digo que é senão eu deixo vc contarriar a minha opinião de novo.


Vlw!!!!!!

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


guitartube

Não sou guardião de nada, e já passei da idade de querer "mudar o mundo"..apenas acho que vc foi, no minimo, desrespeitoso com o trabalho do jimmy vandrake e registrei isso..assim como ele postou o som dele e vc postou criticando, eu critiquei o seu post, em razão da, pelo menos no meu entender, forma desnecessariamente desrespeitosa com q vc "deu" o seu "parecer"...
enfem, dei minha opinião, assim com vc deu a sua..

...esperar um video seu com seu gear (sei que vc tem um bom), e suas composições baseadas nos dinossauros do rock. Se for bom, eu digo que é senão eu deixo vc contarriar a minha opinião de novo

minha autocritica me impede de postar alguma gravação aqui....hehehehehe

ah, para não deixar passar em branco..
se necessário, vou contrariar sua opinião independentemente de sua autorização ou aprovação.. afinal, isso é um forum, não?

Cara, nada pessoal..para falar a verdade, fiquei surpreso com o teu comentário, sempre assisto teus vídeos e leio teus posts, muito bons, por sinal..
( nada a ver com vc aquele seu post lá..hehehehe)
No mais...um abraço, velho..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como transformar o timbre da minha LP Epiphone numa Gibson?