【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
brunelabrunastic
Membro Novato
# 30/jun/22 00:18
· votar


Telecaster Tagima t550 por 1600, vale a pena? Tava entre ela e a SX EH3D por 2000, qual acham que vale mais em conta?

Cloudkicker
Veterano
# 30/jun/22 01:17
· votar


brunelabrunastic

Depende do modelo que você prefere. Se o que busca é uma Telecaster, por exemplo, a Tagima é uma guitarra decente (mas eu consideraria a Tw55, custa menos e essa série TW da marca é bem legal... eu mesmo penso seriamente em comprar a Tw61, pois curto modelo tipo jazzmaster).

Cloudkicker
Veterano
# 30/jun/22 01:22
· votar


Hora de voltar a perguntar aqui... Alguém saberia indicar um bom custo-benefício (até 1.5k) com formato estilo o da PRS e que esteja em produção?

Pergunto isso porque já conheço modelos como a Tagima PR100 ou a Cort M200 (uma das minhas opções principais no momento, ótima guitarra), mas só encontro usadas, e gostaria de encontrar opções que ainda estão em produção para considerar a possibilidade de ter uma guitarra "zero km".

Grimc
Veterano
# 21/jul/22 13:45 · Editado por: Grimc
· votar


Ok, pergunta sucinta e direta.

Guitarra barítona, sem ser "de marca importada". Alguma marca nacional faz, ou só no luthier?

(A guitarra em si pode ser importada, da china por exemplo)

Rafael S89
Veterano
# 22/jul/22 10:13 · Editado por: Rafael S89
· votar


Pessoal, após uns 10 anos quero voltar a tocar.

Atualmente tenho uma LTD MH-50 e uma SX SST57 (compradas entre 2010 e 2013).

Pretendo comprar uma Les Paul, porém estou totalmente desatualizado, na época eram muito indicadas as SX e as Condor CLP2, esta última eu já toquei e curti muito, lembro que era na casa dos R$800,00. Sei que tudo subiu muito, naquela SST57 lembro que paguei R$400,00 haha

Dei uma pesquisada e percebi que as Condor não são mais encontradas novas, no OLX essas CLP 2 variam de R$1.600,00 a R$2.200,00.
Lembro que nessa época havia uma Condor Lemon Drop, que já era super difícil de arranjar, no OLX achei uma por R$3.500,00.

As questões são:
1) Pretendo pegar algo no nível dessas Condor, então gostaria de gastar algo entre R$2.000,00 a R$3.000,00. Valeria a pena pagar R$1.500,00 a mais pela Lemon Drop? Não me importo em pegar guitarras usadas, eu veria elas antes de comprar;

2) Os estilos que mais gosto são Blues (SRV), Thrash Metal (Metallica) e Hard Rock (Guns n' Roses). Toco algumas coisas específicas também, como Motley Crue;

3) Em termos atuais, consigo encontrar algo superior ou no mesmo nível, na mesma faixa de preço, das guitarras que mencionei? Vi que tem uma marca chamada Vintage que fabrica a V100AFD. Ela, nova, está um pouco acima dos R$3.000,00, mas seria algo a ser considerado;

4) Por ora, não trocaria a captação, mas é algo que posso fazer no médio/longo prazo.

jomkv
Membro Novato
# 27/jul/22 15:46 · Editado por: jomkv
· votar


Estou procurando uma guitarra com uma ponte Floyd Rose que aguente bastante abuso. Dei uma pesquisada mas fiquei em dúvida entre a strinberg sgs250 e a cort x6 rms.
A X6 parece melhor no geral mas já achei algumas reclamações sobre a ponte, enquanto a SGS parece ter uma ponte melhor e é mais barata. O maior problema da SGS são os captadores mas isso não é minha prioridade atualmente.
Qual das suas seria melhor nesse caso?

LeandroP
Moderador
# 30/jul/22 06:09
· votar


jomkv

Mesmo a melhor ponte Floyd Rose, dependendo da agressividade do guitarrista, sofre! O Steve Vai trocava a ponte da guitarra quase que uma vez por semana, porque o que ele fazia era realmente insano. Evidente que alguns pequenos fatores são determinantes pra ponte resistir mais ou menos tempo. O primeiro deles está na escolha dos materiais que compõem a ponte, e o segundo está na forma como você regula e cuida dela (limpeza, lubrificação etc). Eu escolheria a Cort X6 RMS.

felipeortiz
Membro Novato
# 07/ago/22 16:44 · Editado por: felipeortiz
· votar


Estou em um dilema...
PRS Standard 24 2018 por 5.4k em bom estado.
Bom negócio? Boa guitarra ou consigo algo melhor?
Obs: toquei guitarra por 2 anos qdo tinha 13-14 anos e estou voltando agora com 24

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# 07/ago/22 17:57
· votar


PRS Standard 24 2018 por 5.4k em bom estado.

Depende se for PRS ou PRS SE

cara, voltando agora voce nao precisa de uma guitarra de 5k, poderia pegar uma tagima que fosse e investir o resto numa pedaleira e ampli bons

felipeortiz
Membro Novato
# 07/ago/22 18:56
· votar


cara, voltando agora voce nao precisa de uma guitarra de 5k, poderia pegar uma tagima que fosse e investir o resto numa pedaleira e ampli bons


O budget da guita não interferiria no restante do equipamento. Quero já alguma importada por questão de coleção própria tb

Rafael S89
Veterano
# 10/ago/22 10:15
· votar


Pessoal, após uns 10 anos quero voltar a tocar.

Atualmente tenho uma LTD MH-50 e uma SX SST57 (compradas entre 2010 e 2013).

Pretendo comprar uma Les Paul, porém estou totalmente desatualizado, na época eram muito indicadas as SX e as Condor CLP2, esta última eu já toquei e curti muito, lembro que era na casa dos R$800,00. Sei que tudo subiu muito, naquela SST57 lembro que paguei R$400,00 haha

Dei uma pesquisada e percebi que as Condor não são mais encontradas novas, no OLX essas CLP 2 variam de R$1.600,00 a R$2.200,00.
Lembro que nessa época havia uma Condor Lemon Drop, que já era super difícil de arranjar, no OLX achei uma por R$3.500,00.

As questões são:
1) Pretendo pegar algo no nível dessas Condor, então gostaria de gastar algo entre R$2.000,00 a R$3.000,00. Valeria a pena pagar R$1.500,00 a mais pela Lemon Drop? Não me importo em pegar guitarras usadas, eu veria elas antes de comprar;

2) Os estilos que mais gosto são Blues (SRV), Thrash Metal (Metallica) e Hard Rock (Guns n' Roses). Toco algumas coisas específicas também, como Motley Crue;

3) Em termos atuais, consigo encontrar algo superior ou no mesmo nível, na mesma faixa de preço, das guitarras que mencionei? Vi que tem uma marca chamada Vintage que fabrica a V100AFD. Ela, nova, está um pouco acima dos R$3.000,00, mas seria algo a ser considerado;

4) Por ora, não trocaria a captação, mas é algo que posso fazer no médio/longo prazo.


Só dando um up na minha mensagem de algumas semanas atrás. Valeu!

Leotgs
Membro Novato
# 14/ago/22 14:45
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
R$1000,00

b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
Usarei mais por hobby

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não possuo nada

d) Qual é o seu nível técnico?
0/10

e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
A guitarra precisa ser nova e ser uma que sirva para tocar rock do tipo Alice in Chains e Soundgarden

dall70
Membro Novato
# 16/ago/22 17:15
· votar


Guitarra Squier stratocaster coreana.

Pessoal, estou pensando em comprar essa guitarra para meu filho. Falaram-me que tem modelos, pelo número de série alguém pode me dizer se é um modelo bom? Numero de serie VN617782. Ela esta em perfeito estado e blindada. Podem dar uma ideia do valor que ela vale? Obrigado a todos.

HortaRates
Membro
# 17/ago/22 09:04
· votar


dall70
Opa, tudo bem? Squier coreana tem muitos modelos, dos mais simples que devem estar custando por volta de 500 a 800 reais, até os mais caros que passam fácil dos 3000. Você não teria como postar umas fotos dela? Principalmente do headstock/mão (onde ficam as tarraxas pra afinar e a logomarca), nas squiers geralmente é aí que tá escrito o modelo. Pelo número de séries não sei se dá pra achar.

Mr Loou
Membro Novato
# 29/ago/22 20:29 · Editado por: Mr Loou
· votar


Olá, recebi uma proposta aqui e gostaria de saber se compensaria trocar uma Cort M200 por uma Squier Bullet (+ 200 conto), isso seria um "upgrade" ou não?

Pelo que vi elas tão numa faixa de preço parecida, então só por isso não consegui ter uma boa noção.

Pra ter uma noção melhor, curto tocar rock, jazz e um pouco de country.

[edit] Obs.: Sou novo no fórum e não sabia se deveria criar um tópico novo apenas para essa pergunta ou utilizar esse mesmo.

LeandroP
Moderador
# 29/ago/22 22:37
· votar


Mr Loou
[edit] Obs.: Sou novo no fórum e não sabia se deveria criar um tópico novo apenas para essa pergunta ou utilizar esse mesmo.


Você fez da forma correta: utilizar um tópico existente.

Quanto a troca, não vejo como um upgrade. Ficaria "elas por elas". Eu diria que está trocando um modelo semelhante a uma Les Paul por uma Strato. A série "Bullet" da marca Squier é uma série de entrada, com peças mais simples e menor rigor no controle de qualidade. Seria um upgrade se o modelo fosse "standard" pra cima. A marca Squier tem modelos excelentes e outros nem tanto, assim como a Cort.

Mr Loou
Membro Novato
# 30/ago/22 10:00
· votar


com peças mais simples e menor rigor no controle de qualidade.

Imaginei que não fosse valer a pena porque enquanto a M200 é de aparentemente mogno, não consegui encontrar um consenso sobre a madeira da Bullet, no site da fender diz que é poplar, mas já vi gente afirmando que era basswood, outros disseram que era compensado e por aí vai. Apesar disso, eu curti o visual dela.

HortaRates
Membro
# 31/ago/22 13:34
· votar


Mr Loou
É difícil encontrar "consenso" porque dependendo do ano de fabricação muda muita coisa, incluindo a madeira de construção. É bem capaz que a bullet já foi feita de basswood, compensado, poplar e até outras madeiras, é um modelo que tá aí deve ter mais de duas décadas. Já toquei numa mais recente e não é uma guitarra muito ruim não, pra quem gosta de stratocaster serve pra iniciar ou pra ter de guitarra reserva. Mas eu só trocaria no seu caso se eu tivesse com vontade de ter uma guitarra com single-coils e não tivesse que voltar dinheiro, porque são instrumento da mesma faixa.

Mr Loou
Membro Novato
# 02/set/22 19:04 · Editado por: Mr Loou
· votar


Olá, recebi uma proposta aqui e gostaria de saber se compensaria trocar uma Cort M200 por uma Squier Bullet

Atualização: Acabei ficando com nenhuma das duas kkkk recebi uma proposta de trocar a cort por uma Stagg L320, que pra ser sincero eu nem conheço essa marca, mas gostei muito da guitarra, e era exatamente o que eu queria desde o começo, uma Les Paul.

Bom, a M200 foi minha primeira guitarra, e pra ser sincero, eu até achava ela bonita e tinha um som bacana, mas alguma coisa nela me fazia com que eu não gostasse dela e eu não sabia o quê.

Agora que eu tenho outra guitarra eu descobri o problema:
O conforto. Ela era muito pesada e eu não curtia a pegada, então acabava que eu não conseguia passar muito tempo tocando e quando eu tinha vontade de praticar, já me vinha logo a sensação desconfortável que era segurar aquela guitarra e eu desanimava.

Acho que acabou não sendo uma boa escolha como minha primeira guitarra, mas agora finalmente entendi o que o pessoal do fórum quer dizer quando fala em "guitarra macia" kkkkk, tô bem contente com a Stagg.

LeandroP
Moderador
# 02/set/22 20:51
· votar


Mr Loou
o pessoal do fórum quer dizer quando fala em "guitarra macia" kkkkk, tô bem contente com a Stagg.

Legal. Parabéns pela guitarra! A ideia é essa mesmo, é você se sentir bem tocando a guitarra. Quando tiver mais à vontade com ela, deixe um review ;)

gustavo9810
Membro Novato
# 13/set/22 22:11
· votar


Estou em dúvida entre a Tagima TG-520 Woodstock Series, a Yahama Pacifica 112J e a Ibanez RG GIO GRX40, todas HSS e modelos novos. Com relação ao preço sei que a Tagima é a mais barata, mas com relação à qualidade, acabamento, som, etc qual seria melhor?

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 14/set/22 12:27
· votar


gustavo9810
Eu curto bastante as yamaha, já toquei em algumas e tive experiências bem melhores do q das outras marcas. No fim das contas o que manda é a regulagem do instrumento, guitarras da mesma faixa de preço tem qualidade parecida.

Breno Alexandre
Membro Novato
# 25/set/22 19:55
· votar


Estou procurando guitarra até 2500 para tocar metal no geral

Pensei em uma Ibanez grg121dx, rg350dx ou a rg370dx

quero uma guitarra que não precise trocar nada quando pegar, só comprar e mandar pro luthier regular, sem trocar captação e etc.

priorizo guitarras com alavanca porém sem tbm já ajuda.

HortaRates
Membro
# 26/set/22 11:05
· votar


Breno Alexandre
Na minha opinião, RG350 ou 370 não tem erro, são guitarras com uma captação ok de fábrica e super confortáveis, além de ter um bom valor de revenda.

Só te dou uma dica: se for comprar pra ser sua única guitarra de metal, reconsidere a alavanca. Guitarra com alavanca não é fácil de mudar a afinação, e no metal tem trocentas músicas em afinações alternativas.

Breno Alexandre
Membro Novato
# 26/set/22 14:33 · Editado por: Breno Alexandre
· votar


HortaRates
Eu já tenho uma outro guitarra no caso, estava procurando uma com alavanca agora.

eu achei essa

https://lojaprobaixo.com.br/guitarra-ibanez-rg370dxz

O problema é q o braço dela é canhota,Isso afeta alguma coisa? Eu não faço show nem nada, toco só em casa pra mim mesmo
Queria saber se vale apena comprar ela mesmo o braço sendo canhoto, a madeira do corpo dela é em cedro sendo superior às outras que é em basswood

Grimc
Veterano
# 26/set/22 15:02 · Editado por: Grimc
· votar


Breno Alexandre

O problema é q o braço dela é canhota,Isso afeta alguma coisa? Eu não faço show nem nada, toco só em casa pra mim mesmo

Até onde eu sei isso é uma questão estilística mesmo, pessoal adora uma Ibanez com headstock invertido.

Queria saber se vale apena comprar ela mesmo o braço sendo canhoto, a madeira do corpo dela é em cedro sendo superior às outras que é em basswood


Cedro não é "melhor" que Basswood, na verdade essa questão de tonewood em guitarra vem sendo bem desmistificada recentemente. De qualquer forma, ambas são madeiras consideradas boas, as RG 550 japonesas originais dos anos 80 e 90 eram todas de basswood e são consideradas por muitos como sendo as melhores RGs que a Ibanez já produziu. Aliás, nunca ouvi falar que a Ibanez tenha produzido guitarras de Cedro, posso estar errado, mas imagino que esse corpo aí não seja original da guitarra. De qualquer forma, os outros componentes das RG made in Indonesia são de boa qualidade. A ponte Edge Zero II não é o melhor floyd do mundo, mas funciona bem, nunca tive problemas de afinação com elas. Os humbuckers da Ibanez são legaizinhos também, tem bastante ganho. Eu fiz umas gravações com a minha RG370DXZ toda original aqui, pode ser que dê uma noção. Não sou nenhum mago dos timbres, mas ta aí

No demais, eu recomendo não fixar tanto em marca, Ibanez é boa sim, mas pra tocar metal, o que você precisa é uma guitarra com bons humbuckers, um braço bacana e "fritável", e ferragens que segurem a afinação. O mercado tá cheio de guitarras que atendem esses requisitos e as vezes você acha coisa melhor se não ficar se prendendo aos grandes nomes como Ibanez e Jackson.






Breno Alexandre
Membro Novato
# 26/set/22 15:19
· votar


Grimc
sim o corpo dela foi mandado fazer em cedro, não é original. Procurei vários vídeos no yt mas não achei um que mostrasse o jeito que eu queria ouvir a guitarra porém assistindo seus vídeos tive uma ideia de como é então vou ficar com essa rg370dxz mesmo

ejames
Membro Novato
# 26/set/22 15:57
· votar


Breno Alexandre
sim o corpo dela foi mandado fazer em cedro, não é original

Cara, eu teria ressalvas em relação a isso. Por mais bem feito que o trabalho tenha sido feito, é uma modificação bem grande e que prejudica o valor de revenda. Não é mais uma RG70DXZ, é um braço de RG70DXZ num corpo não original.

Como o Grimc disse, tem uma porrada de modelos semelhantes no mercado. Não vejo muita vantagem nessa "frankenstein".

Grimc
Veterano
# 26/set/22 16:36 · Editado por: Grimc
· votar


ejames
Cara, eu teria ressalvas em relação a isso. Por mais bem feito que o trabalho tenha sido feito, é uma modificação bem grande e que prejudica o valor de revenda.

E provavelmente é por isso que tava num preço tão atraente. Todas as RG 350 e 370 (basicamente a mesma guitarra, só muda o escudo) que eu vi estavam acima dos 4000, e apesar de ser uma guitarra que eu tenho bastante opinião positiva a respeito, eu não acho que vale isso nem de longe.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1598028150-guitarra-cort-2-hum bucker-x100-opbb-open-black-cherry-burst-_JM#position=32&search_layout =grid&type=item&tracking_id=d1f3e711-2b64-462f-bbbd-5f9cba17d985

Uma Cort dessas por exemplo, eu acho que não perde em nada pra uma RG indonésia. Capaz até de ser feita na mesma fábrica (muito provavelmente é, eu ja pesquisei o serial da minha Ibanez e ela foi de fato feito numa fábrica da Cort).

Breno Alexandre
Membro Novato
# 26/set/22 16:46
· votar


tirando a rg de jogo então, preciso de uma superstrato com floyd, sabem de alguma que é realmente boa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda