【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


slapy
Tanto faz cara...
Guitarras "entry level" não são muito diferentes entre sí.
O que importa mesmo é que ela seja regulada (assim que comprada), por um bom luthier.
Abç

TharcisioPezão
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: TharcisioPezão
· votar


Pessoal, boa noite.

É o seguinte: Preciso comprar uma segunda guitarra (tenho uma Seizi Vision) e tenho até uns 2.000 reais (no máximo) pra gastar nela. Não posso passar disso porque ainda vou levar pra ajustar (regulagens, não tenho dinheiro pra trocar componentes agora). Quero uma guitarra modelo Les Paul e, nesse sentido, encontrei algumas candidatas à aquisição:
- Shelter Nashville NAS400;
- Michael Gm750;
- Tagima Tlp Flamed;
- SX Ef3 Ds;
- SX Ee3;

Inicialmente eu até pensei na Strinberg LPS230 por causa do preço bem menor e, apesar do braço parafusado, vi muitas opiniões positivas em relação à ela.

Não vi muitos comparativos entre essas guitarras especificamente por aqui, mas à exceção da Strinberg, sei que as outras são razoavelmente parecidas. O problema é que onde moro não tem nenhuma loja de instrumentos musicais para eu experimentar as guitarras e tirar minhas próprias conclusões. Por isso gostaria de saber a opinião de quem já teve a oportunidade de fazer comparações entre esses modelos. A única que tenho certeza é que não quero uma guitarra de braço gordo. Usei uma Shelter (modelo SG) durante um tempo e odiei o braço gordo dela. Mas também me falaram que a LP Nashville não tem esse problema...

Enfim, alguém sabe me falar sobre o custo benefício desses modelos e sobre a espessura do braço delas?

Desde já agradeço.

HortaRates
Membro
# fev/20 · Editado por: HortaRates
· votar


TharcisioPezão
Pelos modelos e faixa de preço que você colocou, imagino que você esteja olhando instrumentos novos.

Se você tiver interessado em instrumentos usados, o leque de opções (e qualidade) aumenta bastante:
- Epiphone Les Paul Standard;
- Vintage v100;
- Cort CR250 ou CR280;
- Condor CLP2
- Ibanez ART100 ou ART180 (Proposta um pouco diferente de uma Les Paul tradicional)

Vê se na sua região você encontra algum desses modelos em bom estado. Guitarra não tem data de validade, se for bem cuidada vai durar décadas na sua mão.

TharcisioPezão
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: TharcisioPezão
· votar


HortaRates

Epiphone Les Paul Standard;

Cheguei a pensar nela, mas o medo de comprar uma falsificada é muito grande. Como não teria como ver antes, só por fotos no ML... O medo domina nessa hora, já comprei instrumento falsificado, è foda...

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


TharcisioPezão

Não conheço Epiphone falsificada. O que eu vejo são modelos de diferentes qualidades, mas, originais.

Tem uma outra guitarra que provavelmente só encontrará usada, que é a Tanglewood. São réplicas da Gibson Les Paul Standard fabricadas na Inglaterra. Depois que a marca foi advertida pela Gibson, mudaram ligeiramente o perfil do corpo. Você pode encontrar os modelos que saíram inicialmente (réplicas) e os modelos posteriores (com a mudança mencionada).

É uma guitarra excelente, feita em mogno, com braço colado, trastes em inox e ótimo hardware.

TharcisioPezão
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: TharcisioPezão
· votar


LeandroP

Tem uma outra guitarra que provavelmente só encontrará usada, que é a Tanglewood

Obrigado, pesquisei a marca após sua indicação e me parece uma boa guitarra mesmo. Vou pensar no assunto, porque em geral no ML ela está mais cara do que posso pagar, porque nesses casos (Epiphone e Tanglewood) precisarei obrigatoriamente de um hard case para preservá-las rsrs...


Apesar que minha preferência inicial é por comprar um instrumento novo, daí a listinha que fiz com modelos mais modestos em relação à Epiphone e Tanglewood...

E já adianto desculpas por encher o tópico... Apesar de aparecer como membro novato, eu uso as buscas daqui desde 2015 e, até então consigo resolver minhas dúvidas sem precisar pedir nada... Mas essas guitarras eram muito parecidas e não consegui opiniões suficientes para me decidir, dessa vez.

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


TharcisioPezão

Eu comprei a minha assim que chegou ao Brasil. Era vendida com exclusividade pela loja Made in Brazil. A minha tem o mesmo contorno da Les Paul original. Com marcações em madrepérola no braço e abalone no headstock. Muito linda mesmo em cada detalhe. Os captadores também são um detalhe à parte. Quando comprei, imaginei que em algum momento fosse substituir os pickups. E ela está original, não precisei substituir nada! Perfeita! E ela também veio com um case muito legal, original.

Então, provavelmente comprando usada, ela deve vir com o case original. O que diferencia um modelo do outro é o perfil da guitarra, depois de ter sido advertida pela Gibson por fazer uma cópia idêntica rs E, me parece que não está mais sendo importada esta marca, o que acaba elevando o preço dela no mercado. Não é uma guitarra qualquer, saca?! A minha, caso eu fosse vender, não daria por menos 3,5 mil. Podem questionar o quanto for o valor. Sou canhoto, e também é uma guitarra sensacional.

Digo isso pra você considerar este modelo, e fechar um bom negócio. Claro que atentando-se ao fato de ser um instrumento usado, e que pode não estar tudo em conformidade. Vi no ML unidades sendo anunciadas com valor entre 1,5 e 2,0 mil. Mas, todas com o novo contorno. A cópia da Gibson Les Paul mesmo é mosca branca.

Boa sorte!

Ps.: Epiphone Standard são excelentes também!

TharcisioPezão
Membro Novato
# fev/20
· votar


LeandroP

Moçada, obrigado a todos pelas dicas. Consegui ir a uma cidade vizinha e testei algumas guitarras novas. Acabei ficando com uma Tagima Tlp Flamed Cherry Sunburst, que rolou uma boa negociação e um belo desconto.

Abraços a todos!

LuizVioto
Membro Novato
# fev/20
· votar


Boa noite gente, to procurando uma guitarra nova pra comprar, consegui vender a minha por 400 pila na olx. bom... Queria uma epiphone standart ou uma gothic jaque ouvi falar que é muito boa e acho linda, mas o preço ta bem salgado. Tem alguma LP no mesmo nivel por mais barato?

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


TharcisioPezão

Peguei uma guitarra dessa e achei bem leve. A coluna do guitarrista agradece rs

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


LuizVioto

O seu orçamento é de R$ 400,00 apenas?

Não é uma tarefa fácil encontrar uma guitarra modelo Les Paul por este preço.

K2_Loureiro
Veterano
# fev/20
· votar


LuizVioto
Amigo, umas LP por R$400 só se vc achar alguém vendendo a preço de banana (acho que nem violão bom vc encontra nesse preço).

Melhor juntar uma grana. Das mais baratas tem a Shelter Nashville (não é uma Epiphone mas é bem honesta).

Abraço!

LuizVioto
Membro Novato
# fev/20
· votar


Meu orçamento ta uns 2000 reais, só falei que vendi minha guitarra pra contextualizar vcs.

K2_Loureiro
Veterano
# fev/20
· votar


LuizVioto
Ahh sim, com o valor fica mais fácil. EU posso te indicar a SX msm.

Com base no fórum temos tbm a Condor CLP 2 e a Vintage V100 (no mercado de usados os preços são melhores).

Abraço!

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


LuizVioto

Tanglewood

lamas92
Membro Novato
# fev/20
· votar


LuizVioto
No OLX tem aparecido opções mais em conta do que no ML por aqui. A questão é que tem que ir ver...

TharcisioPezão
Membro Novato
# fev/20
· votar


LuizVioto

Cara, nem tudo que reluz no ML é ouro.
Eu, por exemplo, comprei a minha Tagima numa loja física. Era mostruário da época do dólar mais baixo, então o preço dela estava melhor que no ML. E ela estava em perfeitas condições. A Tagima ainda vem com case, o que é ótimo. Outra que sugiro é a SX de braço colado. Boa também, mas no fim preferi a Tagima. Agora, partindo para as usadas, da pra achar Epiphones decentes (Standard). Me recomendaram a Tanglewood, mas não vi usada num preço acessível... Procurando bem, sem pressa, você achará uma Les Paul que te deixará bem satisfeito.

LuizVioto
Membro Novato
# fev/20
· votar


Entendi, vou passar numas lojas de musica aqui na minha cidade e testar alguma. So não quero guitarra usada mais por trauma mesmo kkkkk, a primeira que eu comprei era usada e veio toda ferrada.

Schelb
Veterano
# mar/20
· votar


Boa tarde povo,

Eu to pesquisando pra comprar uma segunda guitarra. Tenho uma Ibanez RG e quero uma strato, principalmente pq minha referências musicais atuais são principalmente de strato (me afastei bem das origens no metal). Eu queria uma guitarra boa, mas nada demais, algo que eu não sentisse uma necessidade de trocar componentes logo de cara, mesmo que a ideia seja trocar a captação daqui um pouco e mais pra frente talvez ferragens, ponte, sei la. A princípio imaginei gastar até uns 1000, se possível, mas da pra ser um pouco mais se o custo-benefício valer a pena.
Sendo assim, pesquisando, cheguei na conclusão de que deveria procurar por guitarras Tagima, SX e talvez Squier. Porém, não sei ao certo que modelo buscar e também queria saber se tem outras marcas que se encaixariam nesse perfil que procuro. Um detalhe é que como sempre toquei em Ibanez, estranho quando os braços são muito gordos.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/20 · Editado por: Ceifador_Sinistro
· votar


Quero pegar uma TELECASTER VERMELHA mas vou colocar uma ponte hardtail (R$50) e dois P90's GFS Dream em formato de Humbucker que já possuo.

Qual modelo vale a pena já que vou trocar a ponte e caps? Estou entre a PHX TL1 (R$600 Poplar e Basswood) mas tem também essas SX novas por R$1.000. Sei que a marca SX em geral é melhor mas ultimamente eu acho que essas duas são fabricadas em fabricas chinesas com controle de qualidade muito parecido. Podem sugerir outras marcas tbm nessa faixa de preço. As vezes penso até em pegar um Strinberg cor natural aqui perto de casa (R$350) e eu mesmo pintar de vermelho com spray

Pretendo tocar ROCK com afinação baixa em um Bugera T5 12" com volume perto do máximo pra explorar o som da saturação da válvula. Colocar tbm um fuzz, EQ parametrico e algumas modulações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/20
· votar


Ceifador_Sinistro
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1348668226-guitarra-telecaster -special-phx-tl-1-mrd-vermelho-metalico-_JM#position=14&type=item&trac king_id=9d94dd83-1869-4c4e-96a1-e4407dfbc9b1

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/20 · Editado por: Ceifador_Sinistro
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu mestre! É bem essa que estou negociando com um vendedor já mas achei melhor confirmar antes. Obrigado

Schelb
Veterano
# mar/20
· votar


Fiquei no vácuo

Nick Leal
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Nick Leal
· votar


Schelb
Boa tarde povo,

Eu to pesquisando pra comprar uma segunda guitarra. Tenho uma Ibanez RG e quero uma strato, principalmente pq minha referências musicais atuais são principalmente de strato (me afastei bem das origens no metal). Eu queria uma guitarra boa, mas nada demais, algo que eu não sentisse uma necessidade de trocar componentes logo de cara, mesmo que a ideia seja trocar a captação daqui um pouco e mais pra frente talvez ferragens, ponte, sei la. A princípio imaginei gastar até uns 1000, se possível, mas da pra ser um pouco mais se o custo-benefício valer a pena.
Sendo assim, pesquisando, cheguei na conclusão de que deveria procurar por guitarras Tagima, SX e talvez Squier. Porém, não sei ao certo que modelo buscar e também queria saber se tem outras marcas que se encaixariam nesse perfil que procuro. Um detalhe é que como sempre toquei em Ibanez, estranho quando os braços são muito gordos.


Cara, acho que as opções pra esse valor são essas msm!

porque nesse valor com crtz vc vai precisar de upgrades...

eu juntaria um pouco mais, e pegaria uma Squier de uma série mais legal

Schelb
Veterano
# mar/20
· votar


Nick Leal
Então .. eu tenho essa dúvida, se compensa ou não uma Squier. Fico com receio de comprar uma coisa mais cara só pq é uma marca importada, quando de repente a marca nacional possa estar fazendo um trabalho de mesma qualidade ou até superior. Sei la né ... de todo jeito, aqui na minha cidade eu não acho tanta coisa pra experimentar, penso em talvez até comprar pelo mercado livre, caso não apareça nada por aqui.

Nick Leal
Membro Novato
# mar/20
· votar


Schelb
Nick Leal
Então .. eu tenho essa dúvida, se compensa ou não uma Squier. Fico com receio de comprar uma coisa mais cara só pq é uma marca importada, quando de repente a marca nacional possa estar fazendo um trabalho de mesma qualidade ou até superior. Sei la né ... de todo jeito, aqui na minha cidade eu não acho tanta coisa pra experimentar, penso em talvez até comprar pelo mercado livre, caso não apareça nada por aqui.


O ML é uma boa, sempre aparece umas guitas bacanas.
Mas sei lá toquei uma squier (acho q era uma classic vibe) e era bem honesta, e os produtos que são feitos aqui DE QUALIDADE (MV guitars, zaganin, music maker e etc) geralmente custa de uns 4000 pra cima.

EU iria de Squier nessa faixa de preço, colocaria um captador bacana (Malagoli, Customy, e etc) e seria feliz!

Schelb
Veterano
# mar/20
· votar


Tem umas squiers usadas em uma loja aqui .. vou dar uma testada

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mar/20 · Editado por: Ceifador_Sinistro
· votar


Schelb
Dá uma olhada no Marketplace do facebook, sempre aparece algumas ofertas

Malmsteen Modesto
Membro Novato
# mar/20
· votar


Boa noite pessoal, estava precisando de uma stratocaster e navegando pelo ML encontrei essa Tagima T635(link), no anúncio diz que o corpo dela é de Alder, sei que esse Alder é o Alder chinês, mas a minha principal dúvida é: O Alder chinês tem frequências próximas ao Alder americano? Conseguirei obter um som próximo ao som clássico de uma strato? É uma boa compra?

Quem tiver uma e puder me dar suas opiniões ficarei grato;

ejames
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: ejames
· votar


Malmsteen Modesto
O Alder chinês tem frequências próximas ao Alder americano?
Esquece isso... Quais são as "frequências do Alder americano"?

Conseguirei obter um som próximo ao som clássico de uma strato?
Com bons captadores, sim.

Não vou entrar no blablabla de influência de madeira, já tem um tópico gigante para isso aqui no fórum. Mas pode ter certeza que amplificador, captadores e principalmente quem toca possui muito mais influência que qualquer coisa de "frequências" da madeira, se é que isso existe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda