【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


xGabriel
A Sx Sst 57/62 tem um timbre mais de Stratocaster mesmo, por ter corpo em alder. Já a Seizi tem corpo em basswood, que dá um timbre mais grave, mais neutro. Porém, é sempre bom ter uma strato com som de strato no gear, eu iria de Sx mesmo sendo mais cara (vale a pena ser mais caro).

léo2013
Membro Novato
# set/13
· votar


qual guitarra é a melhor para quem toca rock clássico(mais Beatles),Nirvana e rock brasileiro.?

www.multisom.com.br/guitarra-shelter-sx-gg1-custon-c-bag-669.html


www.plusinstrumentosmusicais.com.br/product.php?id_product=199


www.multisom.com.br/guitarra-tagima-semi-acustica-blues-3000-bk-c-case -918.html


www.milsons.com.br/guitarratagimamodstratosunburstt635,product,T635%20 SB,167.aspx


www.milsons.com.br/guitarrasquieraffinityfatstrat0310700505fender,prod uct,0310700%20OLYMPIC%20WH,167.aspx

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


léo2013
Como o mestre diz, isso não existe.

O que existe é o timbre que você quer.

léo2013
Membro Novato
# set/13
· votar


sim.mas qual seria mais "apropriada",digamos assim.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


léo2013
Isso você que tem que saber cara!

Qual é o timbre que tu quer? Não adianta vim pedir timbre pra isso, pra aquilo.. Tem nego de telecaster tocando metal, e nego de flying v tocando blues.. é tudo relativo

elchapa
Veterano
# set/13
· votar


léo2013

Cara não existe guitarra "mais" ou "menos" apropriada.

Tudo isso vai depender de diversas coisas, como a sua qualidade técnica, os pedais utilizados, o amplificador e tudo mais.

Além disso, cada um tem uma opinião aqui. Há quem goste mais de Les Paul´s, há quem goste mais de Strato´s, Tele´s e por ai vai. Não há uma unanimidade.

Muitos podem falar "aaah mas single coil não é bom para sons pesados", mas o que vc me diz do Andreas Kisser sentando bronca na metaleira com uma fender strato de single coils??

Eu sei que não é a resposta que vc quer, mas a guitarra mais apropriada pra vc é a que VC gostar mais. O guitarrista que faz a guitarra!

Vá a uma loja, teste todas elas, em diferentes amplificadores e tal. Procure notar a guitarra que te traz mais conforto para tocar, a que vc gostou mais do timbre, tanto para sons limpos quanto para sons pesados.

Um abraço man!

Ramalokion
Membro Novato
# set/13
· votar


léo2013

Sei que é meio frustrante ler uma resposta assim. Vou te responder A MESMA COISA, simplesmente pq é a verdade! Porém vou fazer isso de modo mais... didático.

Seguinte cara, você já deve ter pesquisado bastante (se não fez, faça!) e viu que certos tipos de guitarras/captadores são mais "indicados" para certos tipos de sons.

A gente lê isso, mas o que a gente processa no cérebro é "A guitarra X só serve pra tocar Y".

Existem pedais/pedaleiras; amplificadores; captadores e, calro, VOCÊ entre a guitarra e a música.

Dito isso...

Uma dica bem simples, e que imagino é o mais próximo que você vai conseguir de resposta satisfatória é: Veja qual o modelo de guitarra que o cara que você curte usa.

"Mas... mas... O George teve uma meia dúzia de guitarras diferentes! O John também! E agora?!"

Pegue o modelo usado em um álbum por exemplo. Ou vá na clássica "Safadinha": Stratocaster.


(PS: parafraseando o comercial da comida de gato.. ele vai ler "blá blá blá Stratocaster" hauahuhauhuahuhuaha)

elchapa
Veterano
# set/13
· votar


Ramalokion
ele vai ler "blá blá blá Stratocaster

hahahaha pode ter certeza. Vai clicar na strato 30 segundos após ler seu post haha

léo2013
Membro Novato
# set/13
· votar


muito obrigado a todos que responderam.vou fazer como vcs falaram...

O que existe é o timbre que você quer.

Vá a uma loja, teste todas elas, em diferentes amplificadores e tal. Procure notar a guitarra que te traz mais conforto para tocar, a que vc gostou mais do timbre, tanto para sons limpos quanto para sons pesad

Alessca
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Alessca
· votar


léo2013
Para todos esses sons que vc busca a strato é a mais versátil, pela quantidade de timbres que vc consegue com ela. Se vc não quiser ficar sem os timbres mais graves pode optar por uma strato HSS, que possui um humbucker na ponte, lógico não é igual ao de uma LP, mas dá pra tocar os estilos que vc precisa ter mais ganho. No mais procure testar vários modelos de guitarra, como a LP e a ele também pra ver qual timbre vai te agradar mais. O certo era a gente ter os 3 tipos mas como estamos no Brasil, é osso...

Tomazghost
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Tomazghost
· votar


Pessoal, essa guitarra está com um preço muito bom,
posso comprar ela deboa?? ou eu consigo achar uma melhor por esse preço???
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509740230-guitarra-schecter-ome n-6-diamond-series-_JM

léo2013
Membro Novato
# set/13
· votar


Tomazghost

qual tipo de som vc pretende tirar?

e pela madeira do corpo desta guitarra(basswood) ta muito cara.

Tomazghost
Membro Novato
# set/13
· votar


ah cara, eu toco de tudo, desde de iron maiden até joe satriani, seila, escolhi essa pq o pessoal indica muito a schecter. mas vc pode me mostrar outra por esse preço??

SkyHawk
Membro
# set/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Amigos, hoje eu toquei em uma Fender Strato Custom Shop Master Build Heavy Relic preta, corpo em Ash, braço em maple, cabos fender revestidos de tweed, plugada em um super amp Fender valvulado, 2 x 12 !!!! CARACA !!!!! Animal !!!! Timbre pink floyd direto, sem pedal, ducarai !!!!

Para quem tiver grana digo que o conjunto todo vale cada centavo. Essa é minha dica de compra de hoje...... Kkkkkkkkkkkkkk

léo2013
Membro Novato
# set/13
· votar


Tomazghost

eu ñ conheço essa marca.e levando em conta o material do corpo ser basswood,(alem da madeira nao ser muito boa),ta muito cara essa guita.vou te passar outras marcas de guitarra stratocaster.os preços variam um pouco.espero te ajudar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500640643-guitarra-stratocaster -sx-fst-62-custom-headstock-fender-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501161377-guitarra-stratocaster -condor-gx40-corpo-em-alder-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501188805-guitarra-squier-by-fe nder-stratocaster-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504947077-guitarra-stratocaster -sx-sst-ashr-trad-nat-esc-tortoise-4416-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504697269-guitarra-stratocaster -_JM

tem umas boas aqui:http://lista.mercadolivre.com.br/guitarras-tagima/guitarras-strat ocaster

Thejapamuri
Veterano
# set/13
· votar


léo2013

Cara, o Basswood não é ruim. Ele só é uma madeira usada em guitarras de baixo custo... Talvez seja uma madeira que tenha um preço mais acessivel em relação aos outros, como Mogno, Alder, Ash... Mas, mesmo assim, não é desculpa para falar que a madeira é ruim. Olhe a Ibanez por exemplo: os modelos JS2400, JS1200, JS24P e JS100 do Joe Satriani são feitos de Basswood, a JEM77, JEM70V, JEM555 e UV70P do Steve Vai também são de Basswood. Tem alguns modelos da série Prestige que são de Basswood... O que eu quis dizer é que, o Basswood não é uma madeira ruim.

O Basswood, como disseram ali, puxa um pouco pros graves, mas é mais neutro. Mas dependendo, é uma madeira de boa qualidade...

SuicideGuy
Membro
# set/13
· votar


léo2013
Pelo que eu notei você está procurando uma Stratocaster certo? Bom, eu já toquei em quase tudo que é Stratocaster de baixo e médio custo (e algumas de alto custo). Vou te dizer, até uns R$1.200,00 você não encontra nada melhor do que a SX SST 62 ou 57. Essa guitarra é bem trabalhada, ferragens honestas e captadores que seguram bem qualquer ensaio e até pequenas apresentações. E o mais interessante é que ela é em Alder. O preço não chega nem na casa dos R$500,00. Se eu fosse você considerava a 62. Acima dela, pra começar a ficar legal e você notar diferença, vai ter que gastar uns R$1.2000,00 numa Yamaha Pacifica com captação em Alnico ou então vai gastar um pouco mais pra começar a entrar no maravilhoso mundo Fender Stratocaster.

Enfim, qualquer coisa acima da SX SST 62 até mil pratas não vale a pena o preço. São superioridades supérfluas que não justificam o preço. Não que eu seja o dono da verdade, longe disso, de vez em quando eu descubro uma guitarra com ótimo "Custo x Benefício" que até então, eu não conhecia, então pode haver algo na faixa de preço que você procura que seja bem superior. Como não conheço nada assim, ainda fico com a SX SST 62.

Bom, eu sou contra reconstruções de guitarras, não aconselho nem de longe você fazer como alguns alucinados que pegam uma guitarra barata como a SX e gastar R$1.200,00 em upgrades, mas uma boa opção caso você faça questão de gastar na faixa de R$700,00 à R$1.000,00 é comprar uma SX e colocar bons captadores Malagoli. Nesse caso ela vai ficar muito superior a qualquer Stratocaster Stock (sem modificações) que custem até uns R$1.500,00.

Exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513058055-guitarra-sx-vintage-s eries-sst62-c-21-trastes-e-capa-gratis-_JM

Pegando essa SX junto com captadores Malagoli Dallas Custom (são idênticos aos tão cogitados Fender Texas Special), você vai gastar R$891,00 mais o frete e vai ter uma Stratocaster que só vai ser superada por uma Fender de umas 2 mil pratas em termos de timbre.
Segue o link dos captadores, fique livre para navegar pelo site e considerar outros modelos, este aqui é só uma sugestão levando em conta o timbre que é mais procurado em Stratocaster:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1552-custom_dallas_pon te_meio_ou_braco

Quanto as guitarras que você perguntou, gostaria de fazer observações sobre elas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500640643-guitarra-stratocaster -sx-fst-62-custom-headstock-fender-_JM
Esqueça todo o blá blá blá da descrição, trata-se exatamente da mesma SX que eu te recomendei novinha por R$459,00. A única diferença é que essa SX é a antiga, da época que a Fender ainda não processava quem fazia Stratocaster com o mesmo headstock dela. A única diferença é que pra não ser mais processada, a SX e outras marcas começaram a fazer o headstock naquele estilo "bico de papagaio". Veja a diferença dos headstocks nas fotos dessa e da que eu te recomendei. Isso sem contar que o cara está oferecendo uma guitarra usada e com ferrugem por um preço absurdo. Só valoriza pelo fato de não ser mais fabricada com esse headstock. E mesmo assim não é a mais valorizada, pois as SST mais valorizada nem vinham com SX escrito, elas vinham escrito Shelter. Então, na minha humilde opinião, é jogar dinheiro fora (salvo se você for colecionador e fizer questão de uma SX que não é mais fabricada com esse headstock).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501161377-guitarra-stratocaster -condor-gx40-corpo-em-alder-_JM
Aqui o cara está vendendo uma guitarra realmente boa. Ele fez muitas customizações e por isso a guitarra está com um preço muito bom. Mas sinceramente? Gastar R$900,00 em algo usado e customizado para o gosto de outra pessoa vale mais a pena do que comprar sua SX nova e fazer sua própria customização?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501188805-guitarra-squier-by-fe nder-stratocaster-_JM
Aqui agente tem que tomar cuidado, Squier não é Fender, a única que vale a pena na minha opinião são as Classic Vibe, senão entra naquela questão que eu te falei do custo ser muito alto e não ser superior a uma baratinha da SX. Eu riscaria ela da lista.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504947077-guitarra-stratocaster -sx-sst-ashr-trad-nat-esc-tortoise-4416-_JM
Eu particularmente não curto muito Stratocaster em Ash. Strato pra mim tem que ter som de Strato e pra isso, o corpo em Alder é mais indicado. Ela só custa mais caro que a SST por ter tarraxas blindadas (saber colocar cordas de modo correto em uma guitarra regulada anulam a necessidade das travas) e ter melhor acabamento estético como escudo tortoise, e blá blá blá. Os captadores também são os mesmos da SST.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504697269-guitarra-stratocaster -_JM
Por fim, fuja das falsificações. Isso não é uma Fender de verdade e sim uma guitarra vagabunda que custa caro por ter Fender escrito no headstock. Além de ser crime vender algo assim a procedência, fabricação, qualidade e acabamento são duvidosos. Eu não arriscaria uma dessas se fosse você.

Bom, minha analise é essa, mas música é individualidade então é perfeitamente normal haverem divergências de opiniões. Por este motivo, não quero que você faça o que eu estou falando, e sim que você leve em consideração. O bacana do fórum é que você vai obter muitos conselhos e esclarecimentos. Você vai juntar tudo que aprendeu aqui e vai tomar a sua própria decisão.
;-)

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Tomazghost
Cara, considerando que você deve tocar coisas que precisam de alavanca, eu compraria uma com floyd rose.. Não preste atenção no comentário de quem diz que Basswood é madeira ruim, se fosse assim, muitas Ibanez e B. C. Rich seriam ruins também.. Mas se não usar alavanca, compra ela.

TheRover
Veterano
# set/13
· votar


SkyHawk

Quantos R$ 30000,00 custam um conjunto desse?

SoftFrozen
Membro Novato
# set/13 · Editado por: SoftFrozen
· votar


Cara,eu vou comprar minha primeira guitarra,pretendo gastar até uns R$1500,00 nela.Eu quero uma Strato,e sou canhoto. De início eu tava bem decidido na Tagima Memphis MG32,mas achei barata demais e passei a pesquisar em dobro.Não tô com grana pra mandar vir uma Fender LH,então to entre essas três Tagimas,que são Memphis MG37 / T635 / T735 ou uma Squier Affinity .
Então,na real,pelo que pesquisei até agora,acredito que a Squier seja a melhor pedida,mas sei lá,pode ser que eu esteja pilhado atoa.Vai que as Tagimas igualam a Squier e eu não to sabendo né?
A única coisa que eu não curtí na MG37 é que tem Floyd Rose,mas se valer a pena eu acabo por me adaptar,sem problema.
Eu não achei mais opções de Strato que superem a Squier dentro dessa faixa de preço,mas se alguém tiver sugestões eu agradeço muito.
Lembrando que é pra iniciante,mal toco violão,tudo que eu sei é devido as pesquisas.Sobre som,é pra Rock'n'roll em geral,mas,embora eu seja muito fã de Page,Joe Perry,Iommi e Slash,levo muito em consideração minha admiração por Hendrix e Frusciante na escolha por uma Strato.
Ah,e entre as Squier,qual seria o melhor modelo entre essa Affinity e esta Standard? Citei somente as duas pois pelo que ví não tem Deluxe e Classic Vibe que seja LH.

Luisfelp FR1
Membro
# set/13
· votar


SkyHawk
''Amigos, hoje eu toquei em uma Fender Strato Custom Shop Master Build Heavy Relic preta, corpo em Ash, braço em maple, cabos fender revestidos de tweed, plugada em um super amp Fender valvulado, 2 x 12 !!!! ''

Se eu conseguisse tocar uma dessas nem que seja por 1 minuto já me sentiria muito realizado!

Luis A.
Membro Novato
# set/13
· votar


léo2013
Thejapamuri
Metal_Owns

Cara com relação à madeira, é claro q isso é algo pessoal, mas eu nao vejo a Ibanez como referencia de madeira, tanto é q eles usam Luthite ....

Satriani, Vai, e companhia, usam tantos efeitos que ate uma guitarra de lata de óleo ia ficar com um timbre bom ....

Eu sou daqueles que avalia o som da guitarra limpo, e particularmente não gosto nem um pouco do som de Ibanez... Acho o som delas sem personalidade. Entretanto, pra mim, ibanez são muito mais sensíveis à efeitos do que gibson e fender...

Em uma gibson ou fender, vc pode colocar vários efeitos que ainda dá pra pra enxergar a guitarra por trás deles, são guitarras de características de timbre muito forte...

Outra coisa importante é q madeiras tem classificação, o mogno de uma Epiphone não é o msm mogno de uma Gibson custom, o msm deve ocorrer com o basswood....

Como todo mundo sabe, guitarra boa é aquela que se adéqua ao seu estilo. Se vc é um cara q usa muitos efeitos, uma guitarra de basswood pode te agradar muito mais do q a mim q uso som limpo....

Luis A.
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Luis A.
· votar


SkyHawk

Cara durante 3 anos eu usei uma Fender Stratocaster Plus como minha segunda guitarra em palco (ela nao era minha). Pra quem nao conhece essa guitarra, ela foi desenvolvida pelo Jeff Beck na década de 80, e foi muito usada por ele, o Clapton e muitos outros. Na altura, se não me engano, ainda não existia essa coisa de modelos signature, dessa forma essa guitarra nao recebeu o nome do seu criador e sim o nome "stratocaster plus". Ela foi fabricada de 87 a 97 quando os modelos signature foram introduzidos. Para muitos essa é a melhor guitarra q a fender ja produziu, eu msm ja toquei em muitas fender custom, e nunca vi uma igual a essa...

Se alguém tiver a oportunidade de comprar uma, não deixe escapar.....

aqui vai uma review dela

https://www.youtube.com/watch?v=R59YSP3FM-4

Thejapamuri
Veterano
# set/13
· votar


Luis A.

Sim, mas Basswood não é uma madeira ruim meeesmo. Deve ser algo como, é uma madeira que é facil de ser encontrada, e então, com um custo menor. Se eu estiver errado, me deem um toque. :P

O que existe é Basswood bom e Basswood de qualidade ruim. Neste ultimo caso, não passou por inspeções corretamente e então pode ter entre elas uma madeira a qual não tem qualidade...

Eu me referi a Ibanez mais pela qualidade da madeira, do que em relação as características. O que eu quis passar é que, a Ibanez produz guitarras que devem ser excelentes (não posso dizer que são excelentes pois nunca toquei em uma, então, não irei afimar com precisão e certeza) com o Basswood, modelos Signature, alguns Prestige, então, Basswood não seria uma madeira ruim.

Como você mesmo disse, é questão de gosto pessoal mesmo.

SoftFrozen
Membro Novato
# set/13 · Editado por: SoftFrozen
· votar


Bom,tem Classic Vibe,mas só no site da gringa.Tem essa '50s e essa '60s.

Luis A.
Membro Novato
# set/13
· votar


SoftFrozen

Eu optaria por Squier sem pensar 2 vezes. Tagima tem a fama de usar madeiras de baixa qualidade tal como marapuá (madeira de palito de fosforo).
Eu ja li em algum forum (nao sei se foi aqui), q vc compra uma tagima e o som dela é muito bacana,entretanto em pouco tempo o som dela começa a piorar, enquanto o esperado seria melhorar.
Eu nao sei se isso deve ao fato da madeira, mas depois q eu vi guitarras (nao era tagima) com buracos de cupim, eu fiquei com o pé atras quanto ao marapuá....

SuicideGuy
Membro
# set/13
· votar


Luis A.
Meu problema com essas Soloist é justamente esse que você mencionou. Realmente a guitarra não tem características tão marcantes como uma Stracaster ou uma Les Paul (mas gosto é gosto). Por esse motivo, eu também acho que basswood é uma bela de uma porcaria. Não dá característica de timbre quase nenhuma. Pega uma Ibanes Soloist dessas, enche de efeitos, equalizações e captação ativa e pronto. Pode meter até compensado que não vai dar diferença nenhuma. Acho que eles só não metem compensado pra não avacalhar demais mesmo, pois a proposta da guitarra mesmo sendo top, definitivamente não é a madeira. Agora, pro cara que sabe o que está fazendo como o Steve Vai por exemplo, ele tá pouco se fud** se a guitarra é basswood. Se ela der o timbre que ele quer pra ele está ótimo. Agente que é amador que tem essas fissuras por coisas que não vão dar nosso timbre mas que tem materiais "top" digamos assim.

SoftFrozen
Cara, guitarra LH é complicado de achar mesmo. Eu procurei uma Classic Vibe LH pela net pra te ajudar, mas só encontrei em site gringo. Bom, eu não gosto das outras Squier, mas como o fato da sua guitarra precisar ser LH limita um pouco meus conhecimentos de modelos e preços, creio que uma dessas Squier sejam realmente a melhor opção.

Jr94
Veterano
# set/13
· votar


Pessoal , estou com uma dúvida crítica. Qual guitarra pegar na opinião de vocês? Schecter ou Esp LTD? Link abaixo!

Schecter - http://www.schecterguitars.com/Products/Guitar/Hellraiser-Extreme-C-1- FR.aspx

Esp Ltd- http://www.espguitars.com/guitars/ltd-guitar/ec-1000fr.html

VLWWW

SoftFrozen
Membro Novato
# set/13 · Editado por: SoftFrozen
· votar


Luis A.
Eu optaria por Squier sem pensar 2 vezes.

SuicideGuy
como o fato da sua guitarra precisar ser LH limita um pouco meus conhecimentos de modelos e preços, creio que uma dessas Squier sejam realmente a melhor opção.


Valeu caras,eu já tava meio que descartando as Tagima,mas agora definitivamente acho que vou focar na Squier mesmo.Só que tem o seguinte,dois vendedores no ML tem Affinity na faixa de R$969 - R$1099 ,porém nas duas lojas aquí do RS que tem Squier LH tão cobrando R$1349 e R$1499 na Standard... Qual é dessa diferença toda?Tenho que me preocupar com falsificações no ML ou as lojas daquí tão abusando no preço mesmo?

overset09
Veterano
# set/13
· votar


Jr94

Nossa, que decisão complicada hehehe.
Eu tbm não saberia qual escolher, sendo que as 2 são excelentes guitarras!
Acho que primeiramente eu pegaria a Schecter e, futuramente compraria a ESP.
Não conseguiria ficar apenas com uma delas, hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda