Autor |
Mensagem |
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Li seus relatos e vi aqui você deu muito azar com luthiers. Eu tenho um amigo que é bem mais velho e toca há mais tempo que eu sou vivo, e com algumas dicas dele, mas principalmente com a internet, eu sempre regulei minhas guitarras sozinho.
Mas luthier é um profissional que te cobra pra realizar um serviço. Se ele cagar na sua guitarra, você tem que no mínimo mandá-lo regulá-la de novo. Como assim esse último luthier que você levou deixou a guitarra inutilizável e você não mandou ele regular de novo? Tem que testar a guitarra na hora, na frente dele, e se tiver problema, falar. Depois que alguém de competência regulá-la de forma correta, você só vai precisar de fazer pequenos ajustes com o tempo.
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13 · Editado por: thiagosp100
· votar
Gravei um vídeo humilde onde não é para mostrar minha habilidade musical e muito menos de guitarrista. Apenas fazendo acordes simples para o entendimento de todos referente ao problema. Note que ao soltar a corda o zumbido, apito, sei lá o que é isso, vem. E quando dou a nota solta ele também aparece (claro, pois se ao soltar ou abafar ele aparece, dando nota solta também aparece). Toquei de forma errada, esbarrando em cordas, colocando e tirando a mão. Esbarrão na mi e abafada comum.
Eu acredito que o problema esta na mi. Ela esta vibrando de uma forma que não deveria.
http://www.youtube.com/watch?v=-WRsp3h_-R4
Percebam quando a mi vibra o apito acompanha. E quando abafa é maior. Pelo que percebi, é só nesta corda que isso acontece. Em mais nenhuma isso ocorre.
PS: Podem me chamar de noob hahahaha
PS2: O som esta horrível, embolado... não sei se é a guitarra ou esse amplificador, mas detestei esse som. Por isso passo mais tempo tocando sem ampli do que com ampli. Mas sem ampli eu escuto mais os trastejado. Sem saída hahaha.
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13
· votar
HortaRates
Foi o que fiz na hora. Disse que não estava boa. Primeiro ele não tinha amplificador de guitarra, só de baixo. Segundo que quando ele viu os tratejos ele me falou "ah... é só aumentar as cordas no carrinho" e deixou a guitarra parecendo um arco, só faltou me dar as flechas. Dai eu abaixei para onde seria no mínimo uma boa para se tocar, mas ainda esta alta para meu tipo de tocada, eu me embolo as vezes com a ação das cordas altas, não gosto, mas tenho que me virar com isso. Enfim, se este problema do zumbido não melhorar, jogo essa porcaria no lixo ou deixo na parede de enfeite mesmo. hahaha
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Isso, foi ESSENCIAL você ter gravado esse vídeo pra gente poder ver o problema. O problema não está na guitarra, o problema está em você, no jeito que você está tocando a guitarra. Quando você quer que o som pare, você simplesmente pára de apertar as cordas, mas continua com a mão por cima delas, isso abafa-as parcialmente e gera os harmônicos. Se quer que a guitarra continue soando, continue apertando, se quer que a guitarra pare, abafe as cordas completamente, com a mão direita (se você for destro).
Eu fiz um vídeo exemplificando e reproduzi o seu problema. No meu o "ruído" é até maior porque eu to usando bem mais ganho.
O vídeo está em upload.
|
SuicideGuy Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100 Obervei o seu vídeo, confesso que ando um pouco atarefado e por isso não tenho acompanhado o fórum, então desde já peço perdão se perdi algum detalhe que você já tenha explicado ou que eu tenha perdido lá atrás.
Vamos lá. Eu não tenho conhecimento de lutheria, então vou tentar ajudar dentro da minha área que é a eletrônica. Você já chegou a fazer o teste de forma a substituir os componentes do seu set? Tentou ligar essa guitarra em outro amplificador? Tentou Ligar o mesmo amplificador em outra guitarra? Substituiu os cabos pra testar eles também? Fez o teste com e sem efeitos? Fazendo essas substituições é fácil achar onde fica a pane. Se você trocou a guitarra por outra e o problema acabou, usando o mesmo set, então já matamos que é a guitarra saca?
Bom, seja como for, qualquer coisa que eu ou outra pessoa dissermos aqui, será mera especulação, você precisa mesmo é levar o componente com defeito para um profissional avaliar e fazer testes em uma bancada (nem vídeos detalhados poderão dar 100% de certeza, só pegando ela na mão mesmo).
De alguns instrumentos de áudio que eu já tive a oportunidade de testar e concertar, presenciei casos parecidos na amplificação, então pode ser algum problema de componente eletrônicos na sua guitarra ou no seu amp. Já vi um falante transistorizado dar esse problema só por causa de um mísero transistor. Talvez sua captação, bobinamento ou algum outro componente também esteja dando problema. Agora, é interessante levar a um luthier, pois podem ser diversas coisas diferentes e eu confesso que nunca vi esse problema específico em uma guitarra (só em aparelhagem de áudio para aviação). Embora eletrônica seja universal, pode não ser a eletrônica e sim alguma outra coisa, então não tem jeito meu caro. É bancada de testes com o luthier.
O chato disso tudo é que você vai precisar de um luthier competente e pra isso, não adianta economizar. Luthier competente definitivamente sempre cobrará caro pelo serviço. O que eu te aconselho é tentar conversar com o cara pra ver se ele faz um orçamento sem compromisso. Sabendo a origem do problema, você pode avaliar melhor o quão viável fica a solução.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100 http://www.youtube.com/watch?v=O8uaPdEbwjQ&feature=youtu.be
Tá aqui o vídeo. Estou convencido que não tem nada de errado com a sua guitarra. Tenta fazer o que eu falei e vê se resolve.
|
thiagosp100 Veterano |
· votar
HortaRates
Eu fiz de uma maneira que da para entender bem. Eu não toquei nada nesse vídeo, apenas fiz alguns movimentos para o melhor entendimento do problema. Veja, o apito vem ao soltar as cordas, mudando para outra nota ou não. E aparece também ao abafar elas. Para ir para outra nota, automaticamente temos que soltar a que estamos, e é nessa hora que vem o problema. Independente de segurar, soltar... ninguém toca uma nota e abafa, toca e abafa, isso não existe.
Eu aprendi a 10 anos atrás que quando a gente da um power chord na mi e vamos para a la... temos que abafar com a ponta do dedo 1 a corda mi. Sempre fiz isso e nunca deu galho. Além de abafar todas as cordas que não são para tocar e também nunca deu galho. Acredito que todo da forma correta, pois se isso for errado... me ensinaram errado.
SuicideGuy
Era exatamente isso que eu queria fazer. Mas os caras que conheço, quando falei deste problema, picaram a mula. Não tenho ninguém para testar comigo essas coisas. Só se eu comprar outra guitarra, outro ampli, outro cabo e nascer de novo hahaha. Porque, esta complicado realmente de ver isso sem fazer um teste correto.
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13
· votar
HortaRates
Que isso, a sua esta redondinha... veja ai, tu muda de nota e ela não vem o apito. Era EXATAMENTE assim quando toquei numa SG... era seco, sem essas porcarias de apito e zumbido. Po... to me cansando disso, acho que vou jogar essa guitarra do 8º andar. hahaha. Sem sacanagem.
|
xGabriel Veterano |
# set/13
· votar
Estou entre uma condor RX-30 e a Seizi Vision Ivory, mas o preço da Seizi tá meio altinho pro meu orçamento, daí estou com o pé atráz, então, o que me dizem sobre essa Seizi?
|
thiagosp100 Veterano |
· votar
Eu fiz a mesma coisa que fiz no vídeo mas em todas as casas. A casa 3 , 5 , 6, 8... da esse problema. A casa 1 , 2 , 4... não da. EXATAMENTE da forma que toquei. Isso prova que não sou eu e sim a guitarra.
Se quiser uma prova eu gravo de novo. E ainda gravo tocando apenas na la, re... sem a mi. Resumindo, o problema esta na mi e em algumas casas. Sempre toquei desde mesma forma e nunca vi isso. Eu acho que essa guitarra ta desrregulada mais do que poderia estar e tem algum problema nos trastes ou captadores, não sei. Só um luthier para falar, mas aqui não tem nenhum.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Sério, assisti seu vídeo 5 vezes já. O barulho coincide exatamente quando você solta as cordas, quando você troca pra casa de baixo, você bate nas cordas sem apertá-las, e isso gera barulho mesmo. Está bem claro no vídeo. Tanto que no final, quando você seguro a nota, ela fica, sem problemas.
Pega algumas aulas, nem que seja um mês só pra você tirar dúvida com alguém experiente. Ou me manda um e-mail aí que a gente conversa por skype, sei lá, pra eu tentar te ajudar com isso.
|
thiagosp100 Veterano |
· votar
HortaRates
Cara, se eu faço isso na casa 1, 2 isso não acontece. Só acontece na casa 3 e em outras.
EDIT
Ok! vou gravar um video para provar o que estou falando. Vou fazer na casa 1 e 2 e depois na casa 3. Mas é a última vez que gravo, pois tenho que provar tudo hahahaha.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
xGabriel
Não conheço a Seizi, mas observe a diferença entre as duas: A RX-30 tem um humbucker na ponte, na minha opinião isso faz dela mais versátil que a vision. Qual estilo você vai tocar? Muitos do forum aqui concordam que a SX sst 62 é a melhor stratocaster de baixo custo disponível no mercado.
|
SkyHawk Membro |
# set/13 · Editado por: SkyHawk
· votar
thiagosp100 Esse video tá bem melhor. Guitarra nova som muito ruim, vou tentar resumir como vejo o problema: independentemente do timbre ser bom ou ruim, um instrumento tem que emitir um som limpo qualquer e isso não tem nada haver com qualidade. Nem a pior das guitarras se reguladinha trateja, e a sua tá toda errada. Tem hora que parece até que o imã dos caps tocam as cordas e talvez estejam encostando mesmo. Eu procurei no youtube outros videos desse amp e ele tem um som agudo e rasgado, porém a lógica da guitarra também vale para o amplificador, ou seja, mesmo muito ruim tem que fazer um som limpo qualquer.
Conclusão: não adianta fazer mais nada você mesmo, os dois testes finais seriam essa guita em outro amp, e outro amp nessa guita. Com isso o problema ficaria óbvio, ou a guita ou o amp e depois é luthier mesmo. E digo LUTHIER de verdade e não "Guitar Tec" de lojinha que vai tomar sua grana e te enrolar outra vez. Pelo que sei você mora em Santos e subir a serra até SP não é tão dificil assim, certo ? Tem muitos caras reconhecidos em Sampa, vai nessa linha que é um bom caminho.
Se achar que ao invés de gastar tempo e $$$ nela seria melhor vender e comprar outra, me avisa pois estou procurando um corpo para uns caps que tenho em casa e um potencial projeto relic em sunburst. Não é promessa de compra mas posso fazer uma oferta, só o frete para Brasília já não seria barato.
|
SuicideGuy Membro |
# set/13
· votar
HortaRates Cara, eu vou respeitosamente descordar. O barulho que eu senti no vídeo estava presente até nas situações mais simples como fazer um power e bater nas cordas. O barulho estava antes, durante e depois, segurando a corda, abafando ou soltando. Eu temo que seja algo a mais.
thiagosp100 Tenta fazer esse desenrolo então, bota tudo na mala do carro e pergunta se um luthier te faz um orçamento. Se tiver com defeito ele vai te dizer e te dar um preço. Pelo menos você termina a especulação e passa a ter certeza de qual o problema.
xGabriel Essa Seizi é superior sim, mas eu particularmente não curto muito Stratocaster em Ash. Eu no seu lugar iria de SX SST 62 que tem bons captadores e corpo em Alder, além de ter um preço bem acessível para o que ela oferece. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513058055-guitarra-sx-vintage-s eries-sst62-c-21-trastes-e-capa-gratis-_JM
Se tiver a oportunidade no entanto, teste essa e qualquer outra na loja. Veja o conforto e timbre de cada uma delas, isso com certeza vai te ajudar.
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13
· votar
SkyHawk
É... eu também estou vendo desta maneira, infelizmente. O problema é achar alguém para ajudar... vai ser mais difícil que arrumar uma grana e trocar guitarra e amplificador. Acredito que vendendo essas 2 peças e comprando outro kit seria o caminho mais feliz. Em todo caso... obrigado pela atenção.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
SuicideGuy Observe o fim do vídeo... ele segura a nota, e ela dura uns 3 segundos. Se o problema fosse na guitarra, isso não ocorreria... Bom, minha opinião! O importante é resolver esse mistério guitarrístico!
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100 Te add como amigo, quero te mandar meu email inbox.
|
thiagosp100 Veterano |
· votar
Ultimo vídeo dessa novelinha do doce e sem açúcar hahaha. E, para não poluir o tópico também. Lembre-se... não estou tocando nada, apenas testando o problema.
Note que na casa 1 e 2 não existe quase o problema citado. Mas quando vai para casa 3 ele aparece. Na mesma maneira de tocar, na mesma forma, mesma pegada.
http://youtu.be/O9qFTNHmb34
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Vou te explicar por que: A escala da sua guitarra tem exatamente 25.5". O meio exato dela, é o 12º traste. Se você abafar a guitarra pelo 12º traste, vai sair um harmônico das cordas que você tocar, que será uma oitava acima da nota original da corda. Isso acontece com todas os trastes que dividem o braço em partes iguais: Eu acho que são a 12º( harmônicos 1 oitava acima), a 7ª(2 oitavas acima), a 5ª(3 oitavas acima) e a 3ª(4 oitavas acima). Quando você abafa as cordas em regiões que não são propensas a gerar harmônicos, a corda vai ficar abafada, sem gerar o "ruído".
Eu sustento minha opinião que o problema é no jeito que você toca. Só para confirmar, se você continua apertando as cordas com força, as notas continuam a soar, certo, independente da casa?
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13
· votar
HortaRates
Então porque que na SG e California que eu toquei isso não acontecia? Eu acho que o captador esta pegando a frequência que não deveria. Ou, esta batendo no traste e fazendo esse ruído... sei lá.
Eu aproveitava momento de farra no descanso da banda no estúdio com um putta amplificador marshall e com volume absurdamente alto. Tocava algumas músicas numa boa sem crise. E neste aqui, a coisa é diferente.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Cara, eu não sei o por quê. Faz um teste. Toca a guitarra com todas as cordas abertas, sem segurar nada, e vê se o som se mantém. Depois faz um Fá com power chord e segura até o som sumir. Depois faz o F#, e segue isso até chegar na 12ª casa. Segurando a nota, com força, até o som sumir naturalmente.
Se o som sumir naturalmente, com você segurando a nota, não há problema nenhum com sua guitarra. Grava um vídeo, de preferência.
|
thiagosp100 Veterano |
· votar
HortaRates
Se eu faço (na casa 3) o que fiz na casa 1, mas na corda lá... sem usar a mi. Ou seja, sem esbarrar nela, nada acontece. Por isso digo, o problema é na corda mi e em algumas casas.
Se eu dou corda solta vibra normal. Mas, se faço isso na mizona, fica uma ressonância (uEEeeeeUUUUUeEEEuUuUeEEEeEEeEEuuUUU) juntamente com a nota e não a vibração da nota como deveria ser. Logo, fica uma embolação desgraçada. Por isso que quando dou power chord acontece isso. Eu estou achando que o problema esta ai.
E, se aumento o Bass do ampli vishhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. A coisa fica pior ainda. Treme a porra toda.
|
HortaRates Membro |
# set/13
· votar
thiagosp100
Quando você toca a Mizona sozinha, sem pressioná-la, ela chia? Pela minha experiência, amps pequenos tremem quando você toca com o bass lá em cima. Eu fazia uns palm mutes com o bass lá em cima e tuchado de ganho com um warm music 108gt, o treco quase pulava do chão.
|
thiagosp100 Veterano |
# set/13
· votar
HortaRates
Se eu dou apenas a mizona a nota sai juntamente com uma onda sonora bizarra (UEeeUuueeEeuuuuEEEeuuuEeEUUUeEEeuuu) e isso não deveria acontecer.
|
HortaRates Membro |
# set/13 · Editado por: HortaRates
· votar
thiagosp100 some o email.
|
Rafael_hsf Membro Novato |
# set/13
· votar
Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esta guita: é a Gibson Les Paul Especial. O que vcs acham, ta bom pra primeira guitarra ? http://www.guitarcenter.com/Gibson-Les-Paul-Special-108868704-i2969425 .gc
|
Rafael_hsf Membro Novato |
# set/13
· votar
Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esta guita: é a Gibson Les Paul Especial. O que vcs acham, ta bom pra primeira guitarra ? http://www.guitarcenter.com/Gibson-Les-Paul-Special-108868704-i2969425 .gc
|
Breno de Paiva Membro Novato |
# set/13
· votar
Legal esse artigo sobre como escolher sua guitarra
http://guitarraparainiciantes.com.br/como-escolher-sua-guitarra/
|
xGabriel Veterano |
# set/13 · Editado por: xGabriel
· votar
Obrigado pelas respostas pessoal! Enfim, fui na loja ainda agora e testei duas guitarras, a Memphis MG32T e a Seizi Stone (desculpem o equívoco, pois anteriormente falei que a guitarra que tinha na loja era a Seizi vision, não a stone). Enfim, a Seizi Stone estava de 595 reais, enquanto essa memphis estava por 350. Não gostei da memphis, achei o acabamento meio mal feito e ela era bem leve, então a seizi foi mais aceitável, porém achei o preço bem salgado. Entretanto, se eu fosse comprar a Sx SST 57/62 eu teria que pagar o frete, que é 90 reais para onde eu moro, Natal-RN, e vai ficar acabando mais cara que essa Seizi.
Portanto gostaria de saber um pouco mais da opinião de vocês sobre essa Seizi Stone ( HSS). Caso algum de vocês conheça uma loja ou alguém que venda essas Sx sst aqui em natal, ficaria agradecido em saber. Obrigado!
|