【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
overset09
Veterano
# jul/13
· votar


Galera, meu irmão está nos EUA (mais precisamente em NY) e estou pensando em pedir pra ele trazer uma guitarra pra mim.
É possível ele trazer a guitarra e, caso seja parado no aeroporto, falar que é músico e a guitarra é pra uso pessoal, etc etc etc.
Será que passa ou terá que pagar taxa? É 60% sobre o valor da compra?
Preciso de dicas de como ele deve agir para escapar dos altos impostos qnd chegar aqui no BR.
Vou comprar hard case tbm. É possível trazer a guitarra como bagagem de mão?
Ajuda aí galera, por favor!

SuicideGuy
Membro
# jul/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar


overset09
Sim é possível trazer a guitarra como bagagem de mão. Dificilmente ele vai ser parado ou taxado, mas não aconselho ninguém a fazer uma compra sem se preparar para a eventualidade de ser taxado. Por mais remota que seja a possibilidade ela existe. Se você não tem a grana pra pagar a taxa, pode dar o azar de ficar sem. Não me recordo agora qual o percentual da taxa para esse tipo de bem, mas se não me falha a memória a alfândega pode dobrar a taxa caso ela ache que você mentiu pra passar sem impostos. Seria muito fácil usar o "se taxar taxou, se não taxar eu to no lucro". Pra evitar esse tipo de atitude eles podem dobrar o valor da taxa.

OBS: Seu irmão precisa provar que é músico e que tem uma carreira para utilizar o argumento que você mencionou. Ele precisa apresentar fotos de show, capas de CDs e outras coisas do gênero. Tem um guitarrista aqui no fórum que tem dupla nacionalidade BRA e EUA. Ele desembarcou no RJ e nunca tinha sido parado, até que nesse dia ele deu o azar de ser parado. Passou no raio X e abriu a bagagem. Ele disse que como a guitarra estava tinindo de nova ele teve que se explicar e só não foi taxado pq tinha o CD da banda dele. E outras coisas mais que provavam a carreira internacional dele. Ele não sonegou, no caso a história era legítima e embora a guitarra tivesse uma aparência impecável de nova ela realmente não era. Fica ai a experiência compartilhada pra você, o que eu posso fazer é isso. Agora elucidar você em como sonegar imposto eu já não posso. Embora seja um absurdo o imposto que agente paga por aqui prefiro não dar nenhuma artimanha pra você. Primeiro pq é errado, depois pq se der errado você provavelmente vai por a culpa em mim. Analise os fatos e decida se vale o risco por conta própria.
;)

overset09
Veterano
# jul/13
· votar


SuicideGuy

Espero que não me interprete mal.
Perguntei se alguém teria algum dica para essa situação pq, obviamente preferiria, se possível, evitar pagar 60% de taxa.
Se não tiver jeito, pagarei o que for necessário.
No caso, seria um instrumento para uso pessoal. Não teria o propósito de vender. Mercadoria de uso pessoal acho que pode trazer, salvo engano.
Se ainda tiver algo a acrescentar, fique à vontade.
Aguardo tbm outros membros do fórum para me dar sugestões.
Obrigado.

Kel_1201
Membro Novato
# jul/13
· votar


Muito obrigada pelas respostas,pessoal!!pelo q entendi essa guitarra apesar de barata é bem fraquinha em termos de som não é mesmo??hehehehe Como muita gente tem me recomendado a Condor acho q essa daqui é uma boa não??
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495080292-kit-guitarra-strinber g-ou-condor-cubo-brindes-o-f-e-r-t-a-_JM
N to muito ligada no custo dos equipamentos,acho q pra começo,gasto até 1000,00 reais numa boa!!;)
obrigada

SuicideGuy
Membro
# jul/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar


overset09
Não acrescentou? Te falei de todos os riscos que eu tenho ciência, te dei um relato verídico de como aconteceu com um colega do fórum, enfim. Só não te disse explicitamente como fazer, mas nesse exemplo que eu te dei você já deve saber como fazer pra não ser taxado. É só ler nas entrelinhas. A única coisa que eu não quis é dizer "faça assim", pois seria muita responsabilidade. Mas está tudo ali. Quanto a ao valor da taxa, nada que uma boa googleada não resolva (estava com preguiça de fazer isso na hora). Mas todas as outras informações são pertinentes ao seu caso.
A propósito a taxa é de 60% + ICMS que sofre muita variação. Em média o ICMS fica em uns 18%. Então, embora seja impovável de taxar, se por acaso acontecer, você paga 78% de taxas. Se eles entenderem que seu irmão tentou burlar essa taxa sobe para 156%.
Em termos da mercadoria ser para uso pessoal, não faz diferença para os tributos. A única vantagem é que como seu irmão não estará cheio de guitarras, não vão interpretar que ele contrabandista fazendo revenda.

Kel_1201
Isso mesmo. A guitarra que você tinha escolhido que era nossa preocupação. Esse outro quit da condor é infinitamente melhor. Notei que você pode escolher entre uma Guitarra Condor RX10 ou uma Strimberg EGS. Se for comprar mesmo esse quit, te aconselho a Condor, pois acho mais bem trabalhada e confiável.
Ou se quiser esse outro mais barato eu também recomendo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498734869-kit-guitarra-eletrica -skp-by-peavey-amplificador-acessorios-_JM

Bom, se você pode comprar o da condor séria melhor pq o amplificador além de ter overdrive ele também tem um reverb. Isso sem contar que o da condor, a guitarra é madeira de verdade enquanto o que eu te indiquei é de compensado. Embora não acho que isso vai fazer diferença pra você que vai só aprender na guitarra. O ideal é o da condor, mas gosto sempre de dar mais de uma opção pra quem pede ajuda aqui. Se tiver que economizar pode ir nesse outro também sem medo.

FabricioC
Veterano
# jul/13
· votar


Alguém tem informações sobre essa guitarra?


http://www.madeinbrazil.com.br/guitarra-custom-380-floyd-c380f--amarel o-trans-amber-tab,product,33531,235.aspx

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


FabricioC
Só ouvi falar da marca, mas nunca tive oportunidade de testar nenhuma... Vamos esperar e ver se aparece mais alguém.

Ihsen
Membro
# jul/13
· votar


SuicideGuy
overset09

É bom pesquisar com cuidado essa parte da taxa, porque as contas não são sempre uma soma de impostos. Se bem me lembro, trazendo de fora rola uma taxa de 60% em cima do que passar de 500 dólares, e se não declarar e for pego a taxa é de 100%. Se você importar e mandar entregar aqui, aí paga 60% em cima de valor e frete, e mais 18% em cima disso. Sai mais do que 78%, é praticamente o dobro.

FabricioC
Veterano
# jul/13
· votar


lukas.moreira

Poisé cara. a marca eu conheço mas não achei nenhum review dela até agora. Só achei um video

Iommi Is The Only God
Membro Novato
# jul/13
· votar


Estava querendo uma guitarra nova, toco a quase 5 anos e ainda tenho a minha primeira guitarra como única, uma Condor RX10 que, com o passar do tempo, creio que impediu o meu crescimento, toco relativamente bem, tenho boa noção de teoria, as pessoas da escola, do bairro, da família, sempre me elogiam quando eu toco.

Queria uma guitarra para tocar punk, punk pop, heavy metal, hard rock e até um indie, kkk.

Olhei as guitarras Squier Telecaster Modified Deluxe e a Vintage SG VS6MRP, sei que tem preços muito diferentes e tal, mas qual me atenderia melhor? E principalmente, qual é o melhor custo benefício?

Merk
Membro
# jul/13
· votar


Olá pessoal, estou com uma dúvida entre essas três guitarras:
Shelter Nashville 305 - R$550,00
Shelter Detroit 300 - R$550,00
Ibanez RG2EX1 (usada) - R$590,00
Qual dessas três é melhor para mim? Já toco a uns 2 anos e sou intermediário... Eu toco New Metal, Death Metal...

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Merk
Se a Ibanez for da série RG mesmo ela é, quase que certamente, a melhor dentre essas.
Eu já toquei em uma Shelter Detroit e não curti...

Merk
Membro
# jul/13
· votar


lukas.moreira
Acho que vou ficar mesmo com essa Ibanez, eu achei muito bonito o modelo da Detroit, mas o som não foi aquilo que eu esperava... E a Nashville é melhor do que a Detroit então?

SuicideGuy
Membro
# jul/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Ihsen
Muito bem observado. Essa questão de taxas é muito delicada e complicada. Era dessas complexidades e riscos que eu queria que o colega entendesse antes de tomar uma decisão final. Esse assunto é tão complexo que todos os detalhes são muito importantes. Quanto taxa, onde taxa, o motivo pelo qual taxa, o motivo pelo qual não taxa. Enfim...

FabricioC
Olha eu não entendo de Floyd Rose não, mas tem uma informação eu tenho certeza que vale ouro na hora de escolher uma. Verifique qual é a ponte e pesquise tudo sobre ela. Pontes floyd só valem a pena quando são muito bem feitas, por este motivo que essas guitarras quando são de baixo custo são desaconselháveis. Certa vez ouvi um cara que entende do assunto dizer que infelizmente, se você quiser uma floyd que se preze você não vai gastar menos de R$2.000,00. Mas vai com calma, pesquise sobre a ponte dessa guitarra em específico. Tente encontrar uma ficha técnica mais detalhada dela na internet. Pode ser que você tenha encontrado uma boa por um preço que tenha um ótimo custo x benefício. Como gosto de dar mais de uma opção pro pessoal que posta aqui, não sei se essa marca que você escolhei é nacional ou importada, mas se por acaso não gostar do que encontrar sobre a ponte dessa guitarra e ela for importada, te aconselho ver a ficha técnica de alguma nacional. E pq? Pq as importadas são mais caras. Se uma importada de R$1.300,00 não for boa, uma nacional nessa mesma faixa de preço tem uma tendência a ser melhor já que produzir e vender aqui como a tagima faz, é muito mais barato. Em consequência o valor de venda é mais baixo. Pode ser que uma nacional de R$1.300,00 chegue perto do nível das importadas de R$2.000,00 entende mais ou menos a linha de raciocínio?

Iommi Is The Only God
Gostaria de mais detalhes. Qual o valor máximo que você pode gastar? Eu já te anteciparia que pela variedade de timbres que você procura é provável que fique um pouco frustrado com telecaster. Elas são agudas demais. O tipo de guitarra que eu usaria para algo específico e não para algo versátil. No seu caso acho que uma boa Strato com humbucker na ponte ou Les Paul vai poder te proporcional um meio termo do índie ao Metal. No seu caso está um pouco mais pra Les Paul ou até mesmo uma SG. Mas diga pra gente o valor máximo do investimento que agente lista algumas boas opções pra você de marca e custo x benefício.
;)

Merk
Sou suspeito pra falar de Shelter. Odeio tudo que venha deles. Nunca toquei nada deles que tenha me agradado. São os braços mais desconfortáveis que eu já vi na vida. Minha última Les Paul foi uma Shelter Nashville 305 igual essa que você está querendo comprar. Acabei me deixando influenciar pelos comentários positivos dela aqui no fórum e comprei. Coloquei uma grana nela. Sai da loja e fui direto pro luthier, mandei regular pra corda 0.11, fazer blindagem e trocar os captadores. Coloquei dois Malagoli Tradidional HB HOT e Traditional HB. Depois de duas semanas vendi a guitarra. Claro que gosto é gosto, mas eu chamo essa guitarra de "modinha" dos foruns. Foi a pior guitarra que eu já toquei em toda a minha vida. Um barato que me saiu caríssimo já que a revenda é sempre por um preço absurdamente baixo. Eu iria de Ibanez. Mas colocando essa coisa do trauma que eu tenho com a marca de lado, a Ibanez ainda é melhor. Não sei o estado desse usado dela, mas ela nova na loja custa muito mais que essas outras que você listou e não é atoa que isso acontece, ela realmente é superior. Isso sem contar que se no futuro você resolver revender pra pegar uma guitarra nova você sempre vai poder vender uma Ibanez mais caro do que você venderia uma Shelter.

Iommi Is The Only God
Membro Novato
# jul/13
· votar


SuicideGuy

Posso gastar no máximo R$2,000.00, queria pegar uma guitarra top nesse preço, cheguei a cogitar uma Dinky DXMG, mas não tenho certeza, o que acha?

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Iommi Is The Only God
Eu não entendo muito de guitarras com ponte Floyd Rose mas com certeza essa é uma ótima guitarra sim. Tenho uma amigo que tem uma dessas e toca profissionalmente em gravações de estúdio e shows. Como ele é um dos melhores guitarristas que eu já vi até hoje acho que ele não seria burro de comprar se não fosse bom. Mas não sei se você já teve alguma experiência com Floyd. De versátil não tem absolutamente nada. São complicadas não permitem mudar afinação e algo simples como trocar e afinar uma corda torna-se uma verdadeira operação de guerra.

Falando do que eu entendo. Por este preço eu pegaria uma Fender MIM ou uma Epiphone Standard Les Paul. Não conheço muito de SGs então não poso indicar uma. Mas como você toca metal e outras coisas com distorções pesadas é interessante que você tenha uma guitarra com humbuckers (eu descartaria de cara a telecaster). A Floyd seria muito boa, mas nesse caso você não vai ter versatilidade. Vamos acertar um modelo primeiramente? O que você preferiria? Uma Strato com humbucker na ponte seria o mais versátil de tudo mas não seria a melhor para algo especificamente pesado. Uma Les Paul ou SG acho que fariam bem esse papel, mas elas perdem um pouco de brilho em relação a Strato nos sons mais vintage e com distorções leves. Se você quiser uma Floyd acho que o lukas.moreira com certeza vai poder listar algumas boas pra você.

Seja como for, o que agente vai fazer aqui é definir o tipo de guitarra que você quer. Quando agente tiver isso definido, vamos listar uma meia dúzia de guitarras boas pra você ir testar. A marca e modelo que me agrada não necessariamente vai te agradar entende? Por isso é interessante listar uma meia dúzia. Assim você testar uma por uma na loja e leva a que te agrada mais em termos de timbre e conforto. Podemos até listar umas duas ou três de cada tipo, mas estou com a sensação de que você ainda não sabe ao certo se o que vai te atender melhor é uma Strato, SG, Les Paul ou Floyd. Corrija-me se eu estiver errado.

Merk
Membro
# jul/13
· votar


SuicideGuy
Nossa, eu não sabia que a Shelter era tão ruim assim, quando eu vi a Detroit e a Nashville elas pareciam tão boas... É uma pena pois foi a única SG e Les Paul que eu achei por um preço muito bom... Na loja que eu fui tinha uma SG da Phoenix tbm, mas acho que deve ser a mesma coisa.
Então essa acho Ibanez vai ser uma boa escolha!

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Merk
Existem outras Les Paul Nessa faixa de preço. Teste também as Les Paul da Strimberg, Benson e Gold. Muito cuidado com a Gold, ela ficou muito mal falada pela baixa qualidade do passado, eram guitarras conhecidas como "fraquinhas" e que "falavam baixo". As novas estão saindo com captação wilkinson. Só compre se tiver essa captação. Teste também a Shelter, pode ser que você acabe gostando. Não existe unanimidade, mas gostaria que você prestasse bastante atenção no braço dela. O braço é muito mais gordo que qualquer outro braço de guitarra. Parece até um braço de violão barato das Casas Bahia. Só compre se por um milagre, você achar confortável.

Ahhh, já ia esquecendo. A principal concorrente da Shelter Les Paul nessa faixa de preço é a Memphis MLP 100. Praticamente a mesma guitarra, porém com o braço muito mais confortável. Não se esqueça de reparar que o braço é colado, pois fiquei sabendo que algumas delas tem saído da fábrica com braço aparafusado. No seu caso uma Les Paul com braço colado seria melhor devido ao sustain (tempo que a nota permanece soando) mais elevado.

Só ai você já tem uma meia dúzia de Les Paul pra testar na loja. Todas são bem parelhas, fica a seu critério escolher qual te agrada mais. Qualquer coisa volte aqui.

Merk
Membro
# jul/13
· votar


SuicideGuy
Muito obrigado pelas suas dicas elas vão ser muito úteis, vou procurar testar essas outras guitarras, eu tenho uma Memphis MG-230, ela não tem aquele som... Mas acho que é por causa do Amp que eu tenho é que antes dessa Memphis eu tinha uma Stratocaster da Dolphin, eu estava procurando algo melhor, preciso saber e ter certeza do que eu vou comprar. Obrigado!

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Merk
A não ser que essa Ibanez esteja muito acabada ela é uma escolha e tanto.

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Merk
Isso mesmo que o lukas.moreira falou.Eu listei umas Les Paul ali em cima pq senti que você achou que tinha ficado sem opção de Les Paul. Mas é fato que se essa Ibanez estiver em boas condições, ela é muito superior a todas as outras guitarras que levantamos aqui.

Merk
Membro
# jul/13
· votar


lukas.moreira
Então, essa Ibanez que eu vi ele parecia estar em ótimas condições...
Mas eu não vou deixar de testar pra ver se está tudo certo!

Merk
Membro
# jul/13
· votar


SuicideGuy
É e ela está em uma faixa de preço que eu posso comprar que é entre 600 no maximo! Na opinião de vocês, eu vou poder comprar ela sem me arrepender?

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Merk
Se estiver em boas condições ela será melhor que todas as outras na faixa de R$600,00. Se você vai se arrepender? Não tenho como dizer. A tendência é que ela te agrade mais que as outras, acho que você só vai se arrepender se a guitarra não for o seu estilo. Repare bem no conforto dela, segure o braço, toque uma meia dúzia de riffs e acordes e veja se o som de agrada. Se esses dois aspectos te agradarem e você ver que a guitarra está em boas condições, pode levar. Você não vai achar nenhuma guitarra nova superior a ela por esse preço. Ela nova custaria no mínimo o dobro do que você está disposto a pagar no momento. Se estiver em boas condições, vai ser uma oportunidade e tanto. Se não quiser me avisa quem está vendendo que eu compro!
xD

Kel_1201
Membro Novato
# jul/13
· votar


Muito obrigada pela dica!Agora tô mais segura vai ser a Condor mesmo!;) Vou postando minha evolução aqui no fórum!hehehehe abs

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


Kel_1201
Vai ser uma ótima aquisição. Não tinha necessidade de você gastar os R$1.000,00 que você estava disposta no primeiro momento. Você pode até ter uma situação financeira confortável, mas é desperdício de recurso quando ainda se está aprendendo. Se coisa engrenar de vez você repassa esse quit e faz um investimento mais profissionalizado. Conheço muita gente boa que começou com uma condor, tanto na guitarra quanto no baixo. Preço bacana com tudo que você precisa até começar a fazer altos solos. E não se esqueça mesmo de postar sua evolução aqui no fórum. Novas dúvidas, a galera estará sempre a sua disposição.
:)

rodrigo_angra
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: rodrigo_angra
· votar


Há algum tempo atrás estive no fórum pesquisando sobre que guitarra comprar com até 2 mil reais. Recebi excelentes dicas do SuicideGuy, como por exemplo a Fender Deluxe Lonestar (HSS) e a Fender Standard Stratocaster HSS Lake Placid Blue e decidi pela Fender Deluxe... guitarra linda e com um som muito bonito. Enfim, querer nem sempre é poder. Devido a alguns imprevistos estou achando que não poderei mais desembolsar os 2 mil conto. Assim, volto pra pedir um novo conselho. Que guitarra comprar até 500, 700 estourando? Se for pra passar disso prefiro esperar e juntar tudo de novo pra investir em uma fender.

Toco há alguns anos, mas não tenho prática com riffs e solos, só com bases. Estou tentando me aperfeiçoar. Ou e quero tocar Eric Clapton, Pink Floyd, Oficina G3, Beatles, Matanza, Angra. Enfim, de tudo um pouco. Mas ultimamente estou mais ligado em Clatpon e Pink Floyd. Queria uma guitarra que tivesse um som limpo e bonito, mesmo sem pedais e amps.

Compensa comprar uma guitarra nesse preço ou é melhor esperar mesmo pra pegar a LoneStar. Se esperar consigo comprar em Dezembro com o 13º. Valeu!

Agradeço se puderem dar mais uma força.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


rodrigo_angra
Se for até 500, eu acho que você deveria ir testar uma SX SST57 ou 62. Ela é provavelmente o melhor custoxbenefício nessa faixa de preço. Passa em uma loja e testa, pra ver se te agrada.

Iommi Is The Only God
Rapaz eu vi os teus tópicos agora... Cara, com R$2.000,00 tu acha guitarras com floyd razoáveis, mas top mesmo é difícil, a não ser usada. A minha dica é fuja das Tagima 2 (A2, E2 e K2) elas tem pontes horríveis. As Ibanez tem as melhores pontes de nível intermediário, mas tem um grande problema, se um dia você quiser uma ponte melhor você vai ter um trabalho absurdo pra trocar a ponte, pq as medidas são diferentes.
Eu adoro as Dinky da Jackson, mas as Pontes Floyd Rose Special (utilizadas por esse modelo DXMG) são "não muito legais". Não lembro se a DXMG guitarra é de Alder, se for, talvez valha uns R$ 1.700,00. Mas é um investimento complicado, pq mesmo bem reguladinha com 5 molas e tudo o mais ela não vai aguentar tantas alavancadas. O melhor conselho que posso te dar sobre floyd rose licensed é testar o máximo que puder e procurar a que mais te agrade, pq você pode achar, por exemplo, duas guitarras da mesma marca e mesmo modelo, com o mesmo modelo de ponte, mas com qualidade bem diferente.
Eu, por exemplo, já toquei numa Ibanez Gio de um amigo que era muito boa e com uma ponte realmente bacana (até os parametros de uma licensed), porém já peguei uma outra cuja ponte era bem ruinzinha...

Merk
Membro
# jul/13
· votar


Muito obrigado a todos vocês!

FabricioC
Veterano
# jul/13
· votar


http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/extreme/

http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/k1/

http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/vulcan/

http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/vulcan-ct/

http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/extreme-custom/

Alguém sabe se essas guitarras são boas no termo de ' Versatilidade ' ?
E na opinião de vocês, quais dessas são as melhores?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda