Será que somos justos mesmos endeusando Guitarristas antigos e gringos?

Autor Mensagem
carrasco_cavaleira
Veterano
# ago/09
· votar


Kraise


Uma das características do Rock é a GUITARRA , no Jazz o Baixo e o Piano se sobre saem, cada estilo musical tem seus instrumentos que se destacam.. Claro que um grupo de Samba não terá espaço para a guitarra virtuosa. Vc já ouviu cars como Armandinho, Claudio Celso, Michel Leme, Toni Costa.. fazem exatamente ao contrario o que vc disse.
quero dizer que podemos assim como o Angra fabricar um rock ou um Metal, com raízes Na MPB facilmente.

jonas.hetfield
Veterano
# ago/09
· votar


Andy TheCatSp
Eu acho que o Juninho Afram tem Feeling sim.
E você, quer afirmar que o Santana não tem? Ou o Steve Ray vaughan? Não tinha também?

Aliás, feeling é subjetivo, há quem ache que Yngwie tem, há quem ache que não tem. Da mesma forma que você acha que o Juninho tem, existem pessoas que não acham;

O lance é não se preocupar com isso, nem impor sua opinião.
É foda esquentar a cabeça tentando levar esses assuntos que não têm fim com outras pessoas.

Andy TheCatSp
Veterano
# ago/09
· votar


jonas.hetfield

claro que santana e vaughan tem felling !!!


malmsteen nem tanto...

verdade, isso eh relativo
mas faço questao de mostrar ao mundo que juninho tem muuuito felling ;D

old steel
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho que tecnicamente hoje temos caras no mesmo nivel dos gringos,o problema esta na hora de criar,até mesmo porque rock e blues não é uma coisa cultural do nosso povo.Creio que a diferença comece por aí.O Faísca tocando Deep Purple é o cão,tanto é que para mim seria melhor substituto do Blackmore que o próprio Morse,agora quando vai pro sonzinho próprio desanima.

Andy TheCatSp
Veterano
# ago/09
· votar


hum...
acho que o que falta para eles se tornaram tão famosos quanto malmsteen satriani e cia, eh mais mídia para eles...

se eles sairem fazendo shows no mundo , concerteza vão fikar bem mais famosos ;D

Blackus
Veterano
# ago/09
· votar


Vão tocar choro e parem de discutir essas bobagens aí, façam-me o favor.

Andy TheCatSp
Veterano
# ago/09
· votar


Vão tocar choro e parem de discutir essas bobagens aí, façam-me o favor.

vai tocar oq kiseh, e nao vem atrapalha nosso papo por favor ;D

old steel
Veterano
# ago/09
· votar


Andy TheCatSp
É isso.Apoiado.

Alex Ferrer
Veterano
# ago/09 · Editado por: Alex Ferrer
· votar


Não "endeusar" o bom e velho Les Paul é heresia!

Abç

Atum Bluesman
Veterano
# ago/09 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


Kraise
O Choro da espaço para os virtuosos, e se for ver muito mais que o Rock.

Manubio
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho que é perda de tempo discutir isto, o mercado de musica americano é onde se baseia a maioria dos musicos que serão escutados, é muito mais fácil um cara como Satriani, americano, lançando um cd nos EUA se tornar conhecido no mundo, do que um cara como Edu Ardanuy, que fez um ótimo CD, o Eletric Nightmares, lançado no Brasil.

Não acho que ele seja melhor ou pior que qualquer outro guitarrista, ele é ótimo, como Satriani é ótimo, Vai é ótimo e tantos outros. Mas também não vou perder meu tempo comparando todos eles, afinal, cada um é cada um, tem gente que gosta mais de um, outros que preferem outro, e isto é opinião pessoal, não tem como dizer quem é melhor.

Eu gosto muito do Juninho Afram, o cara toca muito, esta cada dia melhor, composições muito legais, só falta lançar um CD solo, pra ficar legal, mas é muito gente boa, tirei uma foto com ele a alguns anos atrás, super simpático.

Abç

Atum Bluesman
Veterano
# ago/09
· votar


Aff to lendo cada coisa nesse tópico que dá até medo, fazia tempo que o pessoal aqui do fórum tinha a cabeça aberta, agora o povo voltou a falar que fulano é melho que ciclano, que musica brasileira é não sei oq... por isso boa parte do pessoal legal do fórum acabou saindo.

carrasco_cavaleira
Veterano
# ago/09
· votar


Atum Bluesman

Cara , minha intenção não era promover o nome de ninguém, ou de falar que fulano é melhor que cicrano e tal... se foi esse seu entendimento pela proposta do tópico, Me desculpe! minha intenção era promover um questionamento, sobre dois assuntos distintos mas que ha muito em comum. O primeiro sobre os excepcionais Guitar Hero dos últimos anos; Acho que as vezes esse grande respeito (pode apostar que eles merecem) impede que as pessoas também consideram bons ou ate melhores os novos guitarristas. Hoje na mídia assistimos a uma musica vegetativa, reciclada que vive de lembranças do passado glorioso, e não da espaço para um futuro promissor, quis colocar isso em questionamento. O segundo assunto foi sobre essa coisa de achar que os brasileiros não merecem ser comparados a grandes Guitarristas lá de fora (a idéia era essa mas fugiu para outro assunto também interessante). não consigo entender o pré-conceito que ha com a musica brasileira por partes de maioria de nos Amantes da guitarra, metaleiros e rockeiros. existe muita coisa boa no Brasil seja por parte do Rock ou da MPB, as pessoas se privão de escutar musica de qualidade, e subestima as nossas próprias qualidades. E torno a repetir o que tinha postado aqui anteriormente, não acho que sejamos inferiores a nenhuma cultura, seja ela Britânica ou Norte Americana, sei que somos capazes de ser melhor do que somos hoje se acreditarmos em nos mesmos.
- Esse era o meu objetivo de promover essa discussão em cima desses dois temas, procurando abrir a mente do pessoal sobre o nosso futuro!

nicida
Veterano
# ago/09
· votar


a pergunta é por que nós achamos os guitarristas internacionais melhores que os nossos? é por que eles são, porra!

carrasco_cavaleira
Veterano
# ago/09
· votar


nicida

Acho que não!

Richard Clayderman
Veterano
# ago/09
· votar


a pergunta é por que nós achamos os guitarristas internacionais melhores que os nossos? é por que eles são, porra![2]

rverdival
Veterano
# ago/09
· votar


Os grandes são de antes, sao oq sao pelo que fizeram...mas nada impede que novas tendencias ( tomara q boas p nossos ouvidos ) apareçam!

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


kra, os gringos são taxados como melhores pq lá o trabalho deles é mto mais valorizado, em compensação vc pod pesquisar e perceber q poucos países tem uma cultura tão diversificada como a nossa, e por causa disso nossos guitarristas não são tão bem consideradas.

Aqui no Brasil vc vai encontrar muitíssimos estilos de música oriundos daqui msm, q são os q, pra a sociedade comum não-guitarrística, são muito melhores do q o rock, é por isso q várias bandas d metal, blues e jazz Brasileiras não crescem enquanto q as gringas crescem pra caramba, pois esses estilos são próprios desses países e não da nossa cultura.

De fato aqui existem guitaristas iguais ou melhores que os gringos em determinados pontos de vista, mas o q nos faz "endeusá-los" ou faz serem colocados por juízes de uma revista qualquer entre os 100 melhores é esse fato de serem "donos", de terem criado, dado força ao estilo q tantos gostam.

Por isso eu digo com certeza q eu axo q hj em dia existem guitarristas brasileiros mil vezes melhores q o hendrix enquanto q tem gente q insiste em dizer q hendrix é o melhor do mundo e sempre será.

Só pra vcs terem uma idéia, o próprio You Tube dá incentivo com direito a entrevista com reportagem e tudo mais aos vídeos mais vistos e dentre eles tem vários de grandes guitarristas americanos antes anônimos, prova d q o povo lá aprova e incentiva esse tipo de música por ser próprio da cultura deles, enquanto q aqui a população não incentiva, não vê os vídeos instrumentais do pessoal. Daí essa opinião, entende?

mas se for pra avaliar por diversos critérios é mto fácil de vc dizer q vários guitarristas brasileiros são melhores q os americanos.

Só o q falta é incentivo, se vcs n entenderam o q eu falei é simples: Cite 100 guitarristas mto bons gringos e cite 100 guitarristas brasileiros q vc conhece q seja a nível desses...
os brasileiros vc n axa nem 50 (sem axar parabéns) quando na verdade existem milhares por aí q são mto melhores q eles, mas vc nunca ouviu falar ...

portanto isso é mto relativo ....

jimmy vandrake
Veterano
# ago/09
· votar


Nossa bagagem cultural rock é herança deles, ou gringos como queira.

A cura
Veterano
# ago/09
· votar


Nossa bagagem cultural rock é herança deles, ou gringos como queira.

Isso é inegável! Mas tu podes pegar algo bom e transformar uma outra também boa mas com a sua cara! Se fosse isso a gente só faria covers dos gringos. O problema é que o pessoal quer ser um Eric Clapton, um Steve vai,um Satriani da vida, e não se preocupa em ser apenas você. Nenhum de nós será como eles, assim como nenhum deles serão como nós! O mercado deles é muito mais visível, assim todos os idolatram como os melhores, sendo que são apenas mais uma gota no oceano...

Slave of hell
Veterano
# ago/09
· votar


nossa cultura é lotada de musicas diversas,sul,nordeste.....

os gringos fazem roda para ouvir "nossos" acordes no violão...e pepeu gomes mesmo disse,que ele admiram nossa musicalidade,nossa música é forte é raiz!!

só lembram do frevo no carnaval,e minimizam ele a musica festiva,onde rola droga e putaria...escuta um frevo de bloco!!vai tocar um daqueles todo sincopado na velocidade que deve ser tocado...é p se fuder!!

MMJr
Veterano
# ago/09 · Editado por: MMJr
· votar


Entao...

Um fator que deve ser levado em consideracao eh:

O Brasil importa muita musica.... se comparado com o resto do mundo....

Nao se acha uma radio americana que toque musica que nao seja em ingles....Ja no Brasil existem radios que so tocam musicas importadas......

Quanto a guitarra....
O instrumento foi inventado pelos americanos... entao nada de errado eles terem saido na frente de todos..... Os ingleses tinham acesso direto a todos os produtos americanos e tambem levaram vantagem.....

Outra coisa e o poder economico....No Brasil a 20 anos atras nao tinha como ter uma guitarra boa....so existia Giannini Sonic...e Tonante... e para importar uma guitarra era uma manobra de guerrilha, mesmo para quem tinha dinheiro disponivel........Sem falar dos amps. e pedais de efeitos....Eu mesmo ( tenho 41 anos) era fissurado para aprender tocar guitarra... mas nunca tive a chance de comprar uma ha 25 anos atras....para me dedicar...

Essa geracao de hoje esta mais previlegiada nesse sentido....mas o resultado vai demorar um pouco para ter um reconhecimento mundial....

O Brasil pode ter...e tem...bons guitarristas...Porem nao tem a tradicao de ter bons guitarristas.... A tradicao do Brasil ainda eh apenas samba e futebol......

Valeu....

Eric Clapton
Veterano
# ago/09
· votar


ninguém vai chegar aos pés do Gilmour, EVH, Clapton, Malmsteen e Cia.

Não. Não vai mesmo. É a realidade... fazer o que...

Slave of hell
Veterano
# ago/09
· votar


Será que somos justos mesmos endeusando Guitarristas antigos e gringos?


sim ..pq são deuses mesmo

GiulianoB
Veterano
# ago/09
· votar


Por isso eu digo com certeza q eu axo q hj em dia existem guitarristas brasileiros mil vezes melhores q o hendrix enquanto q tem gente q insiste em dizer q hendrix é o melhor do mundo e sempre será.


LOL

GiulianoB
Veterano
# ago/09
· votar


mas respondendo o tópico concordo plenamente que ta na hora de dar valor aos guitarristas nacionais tem muito cara de peso aqui pra competir de frente com os gringos, mas infelizmente aqui é o pais do futebol e do carnaval, do axé, do samba e do pagode, e da sertaneja, etc.. o rock, o blues, o metal, nao tem tanta expressao :(

jimmy vandrake
Veterano
# ago/09 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Tudo é uma questão de praia. O negócio dos caras é rock e blues. Aí não tem pra ninguém, não só para nós brasileiros. Vejam que muito poucas bandas conseguiram sucesso no gênero, Scorpions, AC/DC, e brasileiros só o Sepultura mesmo.
Agora se o assunto é Bossa nova, samba no violão, Chorinho, aí a conversa é outra e eles tem grandes motivos para nos admirar.
è como o Old Stell falou aí em cima, guitarristas como o Faiska que é um monstro na guitara e tecnicamente não perde para ninguém, deixa muito a desejar quando o assunto é som próprio. Por que ? Para poder continuar existindo no brasil como guitarrista tem que fazer o tipo razinho, Não dá para aprofundar muito no rock. Não tem mercdo cultural para isso.
Portanto quando o assunto é rock, tá nas mãos dos gringos mesmo, fazer o que ?

nicida
Veterano
# ago/09
· votar


vamos pensar antes de querer dar mais no nosso peixe?

os caras fazem rock a mais de 60 anos, esse tempo todo, a gente tava tocando samba, pagode, axé, bossa, mpb, etc.
não é que eles são melhores por serem gringos, hoje mesmo, nos EUA, inglaterra, no mundo inteiro, não há outro hendrix, aqueles caras foram fodas, e não é todo dia que nasce um desses, nem no brasil, nem no resto do mundo.

e como no brasil existem, e existiram, muito menos guitarristas que toquem algum estilo em que a guitarra tenha destaque (isso exclue os estilos preferidos por aqui, pagode, forró, axé, etc.), a probabilidade de aparecer um novo genio da guitarra é reduzida.

e quem fala que nunca haverá outro igual aos velhos mestres? eu sinceramente espero que haja!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que somos justos mesmos endeusando Guitarristas antigos e gringos?