Autor |
Mensagem |
rafael_cpu Veterano |
# out/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar
Rennan_Guitar
Cara, não está nivelada... está mais baixa do que deveria.
Ela deve ficar em sua porção posterior ligeiramente mais alta que a anterior, entendeu? Em outras palavras, exatamente a região que você tirou a foto deveria apresentar um pequeno desnivelamento superficial na porção mais próxima dos micro-afinadores. Esse desnivelamento na verdade é apenas superficial, porquanto por dentro ela estaria nivelada.
Veja a foto que o nosso amigo postou:
http://picasaweb.google.com/marcoporkinhu/PonteEdge3#53624186554548014 90
Esta está nivelada conforme o manual da Ibanez. Veja o vídeo que postaram, num momento o cara indica a posição correta, repare que a porção súpero-posterior deve permanecer mais alta em relação a porção próxima aos parafusos do pivô.
Procedimento: você deve soltar os parafusos das molas um pouquinho. Afinar a guitarra, tocar um certo tempo. Revisar o alinhamento. Se a ponte baixar ou subir além do nível perseguido, refaça o procedimento (apertando ou desapertando os parafusos). Até que ela fique alinhada e afinada.
Se a guitarra continuar desafinando é porque as molas estão velhas, substitua-as por molas de boa qualidade.
Tem quem diga que a mola da Edge III é de tamanho diferente das demais e que o correto seria substituí-las por molas próprias da Ibanez. Eu penso que isso se resolve com o ajuste dos parafusos, entretanto mencionei o fato para você decidir.
Outra coisa, para encordoamento 0.010 eu usaria mais de 3 molas! 4 ou talvez 5. Pense nisso antes de começar a nivelá-la, talvez seja melhor adquirir molas novas e em número de 4 ou 5 e iniciar o procedimento. Sugiro 5 molas!
Se as suas cordas estão velhas, substitua-as e faça o amaciamento antes de começar o procedimento de ajuste de nivelamento da ponte.
Boa sorte. Qualquer coisa diz aí. T+
P.S.: Se você já levou ela para regulagem em um luthier, acredito que ele tenha ajustado a guitarra para encordoamento 0.010 (nivelamento de ponte, oitavas e tensor). Então, neste caso basta apenas ajustar corretamente o nível da ponte.
|
Rennan_Guitar Veterano |
# out/10
· votar
rafael_cpu
Palmas pra você cara! Obrigado pela sua ajuda, Deus te abençõe!
Tipo que as molas que vieram nela foram trocadas pelo primeiro luthier que levei, mas esse cara parece que não teve muita "paciência" com a minha guitarra então levei em um luthier aki proximo a minha casa!
Ele regulou minha guitarra e a deixou um brinco so que depois que eu fui fazer a primeira troca de cordas depois da regulagem ela não segurava mais a afinação!
O luthier disse que poderia ser as molas e que não tinha mais o que poderia fazer na guitarra! ai eu lembrei que as molas originais tinham sido trocadas e disse pra ele, ai ele disse que então eram as molas e se não teria como eu conseguir as molas originais de volta. Mas não consegui arrumar as molas de novo pois ficaram com o primeiro luthier!
Conclusão: como não tinha molas da Gotoh em nenhuma loja que eu liguei aqui no RJ e em uma loja que trabalha com gotoh mas so iam chegar na primeira quinzena de novembro... comprei uma mola sonotec e pedi pro luthier trocar as molas que o outro luthier tinha colocado.
Mas não adiantou e continuou não segurando afinação :(
Cara será que devo colocar mas uma mola?
Abração!
|
rafael_cpu Veterano |
# out/10
· votar
Rennan_Guitar Não tem porque agradecer, o FCC é para isso mesmo. ___________________
Você está usando apenas 3 molas, Rennan?
Coloque 4 ou 5 e alinhe a ponte (conforme o procedimento que mencionei). Aconselho usar 5 molas. Compre todas da mesma marca, para evitar diferenças, ok? No Mercado Livre tem sempre alguém vendendo, dê uma olhada. A entrega é rápida também.
Se você tiver outra mola aí sobrando, teste adicioná-la (se tiver 2 melhor ainda). Lembrando que o correto seria comprar 5 molas novas e da mesma marca. Teste aí e vamos ver se melhora, pelo menos até chegarem as novas.
Lembre-se que após o ajuste de nivelamento é normal que a guitarra desafine por um período (2 dias, às vezes), mas isso é normal, depois estabiliza. Também pode ocorrer um leve desnivelamento durante este período. Sem problemas, basta refazer o nivelamento conforme o procedimento. Até que ela fique estável.
Eu mesmo regulei a ponte da minha guitarra (Ibanez RG350DXWH). E sempre fiz nas outras que tive. Faça com calma que não tem o que errar. Basta paciência, bom senso e calma. Então, mãos a obra.
Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço. T+
|
Havok Veterano |
# out/10
· votar
cara..., osso ,peguei uma rg370 essa semana e to morrendo de medo na troca de corda , uma pergunta q n tem nada haver,qual o produto que passa na ponte pra evitar oxidação sujeira etc?
|
Havok Veterano |
# out/10
· votar
pergunta:naquele video aquilo q ele faz nos saddles é apertar?
|
rafael_cpu Veterano |
# out/10
· votar
Havok
Eu coloco WD, bem pouquinho, de vez em quando, porque onde moro é frio e úmido, logo, as ferragens tendem a enferrujar com facilidade. Usando o WD nunca enferrujaram. Fazia isso também quando morava na praia. Passo WD nas cordas também, sempre depois de tocar, para dificultar a oxidação prematura do encordoamento. Tem muita gente que não gosta de passar nada nas ferragens e nas cordas, eu sempre usei WD e estou satisfeito. Você pode passar também óleo Singer (aquele tradicional), tem quem prefira (eu prefiro WD).
Quanto ao vídeo, seja mais específico e diga a que momento do vídeo você se refere (em minutos), assim facilita. T+
|
rafael_cpu Veterano |
# out/10
· votar
Havok
Vi em outro tópico que você acabou de comprar a RG, correto? Então, leia o manual. Ele explica tudo bem certinho, desde regulagem a troca de encordoamento.
Parabéns pela compra!
T+
|
Havok Veterano |
# out/10
· votar
rafael_cpu o q raios é wd ^^
|
Rennan_Guitar Veterano |
# out/10
· votar
rafael_cpu Estou usando 3 amigo da Sonotec!
Será que se eu usar as molas da gotoh posso usar apenas 3?
Ou vc recomenda usar sempre 4 mesmo!?
|
andluizlima Veterano |
# jun/11
· votar
Revivendo!!! Antes de todo mundo me tacar pedra ja vou avisando: Já busquei no google por imagens, textos. ja olhei em outros posts e em tudo quanto é lugar, mas é o seguinte: Eu tenho uma Ibanez Jem Jr. com a ponte Edge III, tentei regular o FDS inteiro (desde quarta na verdade) mas a ponte com qualquer bendezinho se mexe e deixa a afinação errada em tudo. Ja olhei no manual da ibanez, mas o desenho de como a ponte tem que estar paralela, mas não entendi nada, mt confuso, tem uma linha em qualquer lugar. Será que alguma alma caridosa poderia me explicar o que q tem que estar paralelo!!?? Obs: Não, não tem nenhuma lina na ponte indicando qualquer coisa.
|
andluizlima Veterano |
# jun/11
· votar
Aqui vai uma foto da ponte. Quem quiser, por favor, faz uma linha na foto e passa o link!! VLW https://picasaweb.google.com/112131301005283042690/05062011?authkey=Gv 1sRgCMHJm-SJtb3CdQ#5614893128795593586
|
andluizlima Veterano |
# jun/11
· votar
Alguém pra ajudar???
|