Sempre é bom ver e ouvir O CARA em ação

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Entendo......
Vou procurar essa aula do Buddy, me interessa muito.

Abç

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Cara, nem me fale, quando troquei o sax pela guitarra, procurei aulas mais voltadas pro blues e pra jazz/bossa nova (que era o repertório que eu tocava no sax), mas fiz uma exigência pro professor, quero antes de começar a aprender a tocar blues e jazz eu tenho que aprender a tocar Hey Joe na versão do Hendrix e Day Tripper dos Beatles... hehehehehe... no fim, ainda estudei 3 anos do meu repertório de sax na guitarra, depois eu queria mesmo era tocar rock and roll, entrei em banda de tudo, de covers dos Beatles à Punk/Metalcore.

A primeira coisa que aprendi num violão, foi a base de Blues em Mi e a 'ordem primária' que ela segue. Eu não lembro escutar Blues naquela época. Ouvia muito G3, Metallica e Van Halen... gostava de Bon Jovi, Skid Row, Ugly Kid Joe, Guns and Roses (haha *nooo*)... mas isso durou até o dia em que comecei a tocar. A primeira coisa que meu professor me passou foi, Hey Joe, Layla, Stairway to Heaven, Bad Love... e meu gosto musical foi mudando completamente. Simplesmente parei de ouvir tudo o que eu ouvia antes... descartei, apaguei e comecei de novo.

Pra minha sorte - naquela época não tinha internet da maneira como usamos hj - a coleção de CDs em casa era extensa e já tinha MUITA coisa que escuto até hoje - e que serviu muito pro meu aprendizado. De cada banda clássica dessas (Jimi Hendrix, Cream, Led, SRV, Emerson Lake and Palmer, Iron Butterfly, Jeff Beck,...) tinham uns 3 cds, pelo menos, de cada um. Pelo menos. Ainda tenho e conservo tudo!

Depois que fui descobrindo essa música.. simplesmente parei de achar o que eu gostava tão interessante qnto era antes.

felipbass
Veterano
# jul/09
· votar


sempre bom..........

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Rapaz, ouvindo novamente o Live at BBC, é massa como ele mete um pedaço do riff de I Feel Fine dos Beatles no meio de Hey Joe... Hendrix era foda mesmo.

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Aleluia! um tópico legal \o/

Hendrix fazia música, os outros apenas tocam guitarra

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


Putz cara, Castles of Sand me faz chorar...A energia que voce sente fluindo da musica é coisa de outro mundo.
Acho que todos os grandes classicos do hendrix surtem esse efeito em mim.

Luke Strat
Veterano
# mai/11
· votar


Ressucitando esse tópico, não merece ser esquecido

octavio_guns
Veterano
# mai/11
· votar


Luke Strat


UHASHSUHUASHUAS

joaosilva6497
Veterano
# mai/11
· votar


Luke Strat

Concerteza não, hendrix realmente foi um grande musico, ainda serve de influencia pra muita gente.

henriquelhrf2
Veterano
# jul/11
· votar


pena q os videos da primeira pagina do topico nao tao mais disponiveis. será q dá p achar ainda no youtube? isso de direitos autorais é uma merda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


henriquelhrf2
Tente procurar novamente lá no you2be que pode ser que aches...
Abç

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


o jimi era um dos poucos guitarristas que voce ve , ouve e percebe
que a guitarra era uma continuaçao dos braços dele mesmo..
ele tocava com o cerebro..não era uma coisa facilmente explicada
essa sonoridade,,o SRV chegou bem perto..talvez por sua busca incansável por tocar e entender jimi hendrix.
como essa é a primeira vez que vejo esse tópico..li ele todo..hehe
o camarada nichendrix iguala outros 4 ao jimi..
nao vejo como igualá-los....
acho que o jimi por sua dinamica,criatividade,originalidade,
tecnica difereciada..nao pode ser comparado a ninguém..
o stevie ray não se comparava ao jimi nem ao albert mesmo..
tanto que ele se dizia fã assumido e imitador mesmo dos 2.
construiu seu estilo baseando-se muito no hendrix e no albert
king.

outro ponto intrigante é esse da morte do hendrix..
a verdade é que o cara tomava droga demais..e estava na mão
dos outros..então se morreu de overdose ou se foi asfixiado enquanto passava mal..nao tem como saber..
assim como morrison e joplim cairam na maldição do rock..

se tem uma coisa que eu acho sobre a maldição do rock é que ela leva todos os melhores..se nao o clapton tinha morrido e jimi não..
pois clapton cheirava mais..

O coitado do SRV acendeu a luz do blues mas teve a sua apagada..não teve jeito..se não foi pela cocaina foi pela neblina.


john bonhan..mesma história..entao ser o melhor no mundo da musica..é morte certa!

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma coisa que eu sempre desconfiei, mas nunca tive a confirmação finalmente apareceu, nesse documentário (muito bom por sinal), o Eddie Kramer fala que o som de Voodoo Child (Slight Return) foi gravado com o Dual Showman Reverb e não com os JTM-45, só ver na altura de 3:30.



theblackstrat

Cara, se o Clapton não morreu foi porque tinha alguns doidos pra internar ele quando tava bem perto disso e porque não injetava heroina, ele tinha trauma de injeções desde a infância, e por isso preferia cheirar a heroina e não injetar.

Agora da mesma forma que o SRV pagava pau pro Hendrix e pro Albert King, o Hendrix era o maior paga pau do Clapton e do Curtis Mayfield, ele mesmo dizia que a vida dele mudou quando chegou na Inglaterra e viu o Cream tocar a primeira vez, que ali pra ele foi a carta de alforria pra que ele pudesse liberar toda a criatividade dele, tanto que musicas do Cream estavam entre os principais Covers que ele tocava junto com o Experience.

Todo mundo tem essa imagem de que o Hendrix surgiu do nada, mas ele era meio que uma enciclopédia do Chitlin' Circuit, mas nunca teve espaço ou "coragem" pra endoidar sem limites até chegar na Inglaterra, lá conheceu Clapton, Beatles, Townsend, depois Dylan, etc. Boa parte dos sons de orgão do Electric Ladyland foram tocados pelo Steve Winwood, que na época tocava no Blind Faith com o Clapton.

Então pra você ser bom o suficiente pra pegar um guitarrista com as qualidades técnicas do Hendrix e influenciar e inspirar ele a seguir um rumo novo e se tornar o que era, o cara tem que ser realmente muito foda. Já que ele desse "encontro" foi que ele pegou a gigantesca bagagem dele e incorporou o espirito psicodélico, o formato de trio, e a busca sem limites por novos sons, e até mesmo o gear, ele chupou muito o Clapton.

EM momento algum estou dizendo que ele copiou o Clapton ou que o Clapton fez ele ser o que era. O Hendrix era uma espécie de Diamante solitário, valioso, perfeito, fruto de anos e anos de aperfeiçoamento, mas era um músico negro nos EUA Racista, nunca ia ter espaço pra ser quem foi, se vacilar nem mesmo ele sabia quem poderia ser se conseguisse se livrar das amarras da música negra que estava fadado a tocar na América. No Reino Unido conhecer as pessoas que faziam o que ele gostaria de poder fazer já a tempos e bebeu na fonte com humildade e sem receios, e quando o Paul McCartney praticamente obrigou o pessoal do Monterey Pop Festival a colocar ele pra tocar lá de ultima hora, já era uma pessoa totalmente diferente, já era um deus da guitarra personificado em gente, como o Clapton também é.

Pra mim, guitarristicamente falando, Clapton e Hendrix são como Zeus e Poseidon da mitologia Grega, únicos, mas ao mesmo tempo iguais em todos os sentidos.

E se o SRV tivesse pego o helicoptero junto com o Clapton, Buddy Guy e os outros, ainda estaria vivo... hehehehe

Sobre...

se tem uma coisa que eu acho sobre a maldição do rock é que ela leva todos os melhores..se nao o clapton tinha morrido e jimi não..

Cara, se for por essa lógica a Amy Whinehouse seria uma das melhores, já que teve a mesma morte que levou Janis, Morrison e Hendrix.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Pra mim, guitarristicamente falando, Clapton e Hendrix são como Zeus e Poseidon da mitologia Grega, únicos, mas ao mesmo tempo iguais em todos os sentidos.

Barrett seria Dionísio.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
nao coloque amy casa de vinhos na historia do rock por favor meu caro!!!!!pelo menos não nas mesmas paginas que esses nomes..hehe
o hendrix realmente explodiu sua criatividade indo pra inglaterra
pois nos estados unidos não havia a liberdade pra expor seus sons
no começo de sua carreira.
certeza que hendrix pagava pau pro clapton porra..afinal
CLAPTON IS GOD SINCE 1960.
o clapton ajudou muito o hendrix e muitos outros iniciantes,deu
a ele sua primeira fender e tals..
mas foi o próprio clapton que disse ``ESTAMOS PERDIDOS,O QUE
FAREMOS AGORA´´quando viu hendrix pela primeira vez.
e o clapton do cream é um..o de wonderfull tonight é outro..
eu adoro os 2,mas o GOD é o primeiro.hehe
voce saca muito do rock..só especificamente o hendrix pra mim..
nao deve ser comparado a ninguem.nunca vi fluencia parecida na guitarra como com hendrix..
só pra dizer..minha predileta é all along the watchtower..linda..
nessa musica não tem como negar como ele cantava bem,
e principalmente como cantava tocando..que genio né
vlwss

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


ah..e sobre a maldição do rock..ela não segue muitas lógicas não...
simplesmente escolhe..voce..voce ta demais...tem que morrer agora
se nao estraga..
a maldiçao nao levou clapton porque preferiu o jimi na hora..
o jimi estava demais.
então a dona maldição deixou clapton tranquilo pra poder
revelar ao mundo o camarada bob marley com seu reaggae cheio
de blues.esse por outro lado..a maldiçao levou..

hehehe
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
Cara, a muito foi PROVADO, inclusive pelo laudo cadavérico, que Jimi morreu por asfixia, provocada pela aspiração do próprio vômito. Essa regurgitação foi provocada por ele ter tomado remédios para dormir estando alcoolizado (o que é muito perigoso), o que o fez perder o controle involuntário da glote. Algo parecido aconteceu com o Bon Scott.
No livro da Susan ele insinua que esse excesso de barbitúricos teria sido intencional; ou seja, ele teria se suicidado por estar sendo fortemente pressionado.
Abç

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


Mauricio Luiz Bertola
saquei..mas o lapso temporal e a falta de investigação maior..
do tipo pau de arara nos suspeitos..impede qualquer
especulação atualmente...
mas que a história é essa é essa mesmo..
os detalhes sórdidos que ninguém nunca vai saber né caro Mauricio Luiz Bertola
abç
edit..a maldiçao do rock é tudo por minha conta..
no brasil os mamonas e o raul também cairam na
cilada da dona foice do rock!att

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


no caso do RAULLL eu acho..kkkkk
que as garrafas de vodka matinais ajudaram..hehehe

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


um dos melhores solos que eu já vi é esse


QUASE 11 MINUTOS DE SOLO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


guilherme_97

Só pode tar de brincadeira...

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
nao coloque amy casa de vinhos na historia do rock por favor meu caro!!!!!pelo menos não nas mesmas paginas que esses nomes..hehe

Você ditou a lógica, se ela não faz sentido fora da cabeça de quem a criou, são outros 500, hehehheheheheheh

mas foi o próprio clapton que disse ``ESTAMOS PERDIDOS,O QUE
FAREMOS AGORA´´quando viu hendrix pela primeira vez.


Cara na boa até onde eu lembro o Clapton disse isso junto com o Pete Townshend em tom de brincadeira, os dois eram amigos de longa data, mas a imprensa tratavam os dois como rivais, e eles de brincadeira alimentavam um pouco isso. O Pete um dia chamou o Clapton pra ver o novo cara (Hendrix) que estava começando a aparecer no circuito de clubes e teatros que eles tocavam quando estavam começando e quando o Clapton viu, falou que eles estavam perdidos, porque na hora que ele ganhasse a mídia, seria um estouro sem tamanho, já que o Hendrix enquanto showman, estava diversos Gatemouth Browns a frente deles (Gatemouth Brown, foi o cara de onde o Hendrix tirou a inspiração pra tocar com a guitarra nas costas, atrás da cabeça, com "os dentes" etc.).

Inclusive tem um documentário bem antigo, de 72 se não me engano que entrevista muita gente que convivia com o Hendrix e o Pete Townshend e o Clapton contam esse caso inicialmente alegres, depois ficam tristes, já que os 3 eram amigos e várias vezes os dois fugiam pra NYC "disfarçados" pra encontrar com ele e tocar no circuito de bares e teatros do Village, sob diversos pseudonimos.

e o clapton do cream é um..o de wonderfull tonight é outro..
eu adoro os 2,mas o GOD é o primeiro.hehe


Cara, o mesmo pode ser dito do Hendrix, o Hendrix de Purple Haze e Fire é bem diferente do Hendrix de South Saturn Delta, Dolly Dagger e Angel. Durante os anos 70, o Clapton rumava de volta as origens, tocando discos cada vez mais voltados ao blues tradicional como o E.C. Was Here. Pouco antes de morrer o Hendrix começava a experimentar com o funk e com algumas vertentes do Jazz/Fusion, algo que o Clapton já havia feito no Cream.

Pouco antes de morrer o Hendrix declarava que pra ele a musica que ele procurava estava mais próxima duma trilha sonora de desenho animado do que algo que ele já tivesse feito antes. Algo que você já começava a ver mesmo no Electric Ladyland em músicas como Crosstown Traffic, Gypsy Eyes, Rainy Day Dream Away e Still Raining Still Dreaming, etc, etc.

Outro movimento que começava a se formar na forma do Jimi tocar nesse ultimo ano de vida dele é que cada vez mais ele assumia novos instrumentos, No Electric Ladyland por exemplo além da guitarra, ele toca outros 5 instrumentos, sendo que em boa parte do disco é ele tocando baixo além das guitarras nas músicas.

Enfim, não ache que o Hendrix em 77 estaria tocando igual ele tocava em 67, porque dificilmente estaria, se tem algo que ele realmente me surpreende é a capacidade dele de se reinventar em cada album.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
de acordo muchacho!
prefiro os primeiros sons do hendrix mesmo..
nem escuto muito os ultimos..
e acho que a morte o levou antes que ele matasse a propria carreira.
não que ele tivesse perdido o brilho.mas as viagens dele não estavam emplacando muito mais,...ele tava vendo mais cores ácidas
que sonoras na minha humilde opinião.
e é claro que esses monstros eram muito brothers.
e essa fala do clapton foi uma forma de receber calorosamente
o hendrix.rivalidade eu sei que nunca existiu.

agora essa fonte que o hendrix bebeu aí eu não conhecia.
vou tentar achar uns sons.
vlw

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
agora imagina que luxo voce ir num show(do hennnnnndrix)e o clapton aparecer de surpresa usando outro nome ainda..doidera dilmas!

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
de acordo muchacho!
prefiro os primeiros sons do hendrix mesmo..
nem escuto muito os ultimos..


É talvez seja essa a diferença, vc prefere o Hendrix guitarrista e eu acho o Hendrix músico do final da carreira um verdadeiro gênio, não era só mais um guitarrista excepcional, era um compositor e um músico excepcional.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
ISSO AÍ COM CERTEZA.
era um produtor nato na verdade e mais maduro e experiente no final da vida.apesar de que eu acho que mais experiente que maduro.
eu respeito e gosto de tudo.mas o melhor do mundo pra mim indiscutivelmente aquele que não se compara e tals..é o do começo.
mas hendrix é hendrix..tem como não..
como disse o bertola..o cara!!!

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro

vc viu o video inteiro?

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


Fidel Castro
vc pode naum gostar,mas eu gosto

carnisa1
Veterano
# jul/11
· votar


esse é o mestre pouco conhecido!



theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


so mais a versão malmsteeniana..heheh
edit..o tópico é hendrixiano!!!!!!!nao se pode desvirtuar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sempre é bom ver e ouvir O CARA em ação