Sempre é bom ver e ouvir O CARA em ação

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
que é muito legal no início e no meio, mas fica meio sem-graça no fim

Cara eu discordo disso, acho o fim dessa biografia bem tocante, já que ela conta uma fase que deve ter sido bem foda pra ele, que foi enfrentar algumas passagens bem duras, que foram chegar no fundo do poço e ficar bebendo com uma arma pensado no suicídio, a recuperação, a morte do filho, ter que enfrentar alguns dos "deminios do passado dele", inclusive tentando ajudar alguns dos amigos que ele ajudou a levar para o vicio e algums vezes não sendo bem sucedido, ele ter que enfrentar todos os traumas que levaram ele a esses vicios e finalmente pela primeira vez em mais de 40 anos ser dono do proprio destino.

Antes ele tinha um monte de gente pra dizer pra ele o que deveria fazer, o empresario cuidava bem e honestamente da carreira e dos bens, alguns amigos intimos ajudavam ele a encontrar seu rumo na vida pessoal. E acho realmente muito tocante essa parte onde pela primeira vez ele tenta tomar todas as decisões da vida dele, os medos que ele teve que enfrentar para conseguir isso e a forma que as pessoas que até então "tomavam conta dele" ao invés de romperem com ele brigados, fizeram foi ajudar ele a se inteirar de tudo para que ele não metesse os pés pelas mãos. Até aquela parte no final, onde ele logo após casar com a atual mulher, diz que depois que teve as filhas dele decidiu pela primeira vez na vida comprar algo à prestação, que foi um veleiro pra viajar com a familia e os amigos e a parte em que ele fala o quanto com a idade que ele tem, está se tornando cada vez mais difícil fazer turnês mundiais longas e também dos desafios de depois de tudo que fez, continuar tentando fazer novas musicas.

Pra mim, muito mais que a fase inicial essa fase é bem tocante, não sei se porque quando li ela a primeira vez eu estava em um momento parecido da minha vida, vindo de uma série de experiências que não foram muito legais, e tentando mudar totalmente os rumos da minha vida.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Não discordo de vc não, mas é que eu sempre gosto de aprender coisas sobre os períodos históricos importantes.
Abç

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


No fim os unicos que pra mim competem com os Hendrix no titulo de guitarrista mais putaqueparielson são esses 4 bem aqui, que inclusive foram muito apreciados pelo Hendrix:






hughet
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Massa, o Albert Lee tocando essa Country Boy no Crossroads (acho que de 2007) é perfeito...
Mas tem outros guitarristas que também são excelentes, não consigo falar dos melhores, gosto muito desses que postou mas não sei de quem gosto mais, tem o Tony Iommi que é muito massa também, Jeff Back...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


hughet

Jeff Beck, até que concorreria com o Hendrix, mas sei lá ele tem muitos altos a baixos pro meu gosto. Jeff Beck, Tony Iommi, Jimmy Page e David Gilmour, George Harrison, Santana e afins, são todos muito fodas, todos estão entre os meus preferidos, mas quando o quesito é olhar e dizer, "caralho de onde esse cara tirou esse som", esses 4 aí são os unicos que concorrem com o Hendrix. Especialmente pq tu pensa que eles são previsiveis, mas toda vez te pegam de surpresa, sem contar que bateu a primeira nota vc sabe quem são eles.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Pra mim os melhores guitarristas modernos de todos foram Jimi Hendrix e Jeff Beck. Acho que foram os únicos a ultrapassarem aquela barreira pratica da tecnicalidade e da teoria musical. Nem Van Halen chega a tanto.

Parece que a preocupação por timbre que eles dois tem/tinham vai além de pensar em equipamento. Acho que faz parte da 'cor, forma e intensidade' do som que o Jimi tanto apreciava e comentava...

Mas no momento o que me fascina é Monsieur Django Reinhart... meu deus do céu! Queria entender esse jeito dele de tocar e não sei nem por onde começar. É MUITO incrível... eu não gosto de guitarra em Jazz, afora Wes Montgomery, mas em Jazz Cigano ficou um absurdo...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
Mas no momento o que me fascina é Monsieur Django Reinhart... meu deus do céu! Queria entender esse jeito dele de tocar e não sei nem por onde começar. É MUITO incrível... eu não gosto de guitarra em Jazz, afora Wes Montgomery, mas em Jazz Cigano ficou um absurdo...

O primeiro passo é entender que ele só tinha 2 dedos na mão esquerda, todo o estilo dele passa por isso, ele é só um dos inumeros casos de gente que transformou sua limitação em sua maior vantagem.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Eu sei disso! Tanto que fiquei simulando ter dois dedos e tocar... consegui umas frases parecidas mas sem saber o que estava fazendo! hehe

Quero tirar Belleville e Beyond The Sea eu acho...
Tem uma musica chamada "Brazil" que é linda tb!

De Belleville quero tentar entender o que ele faz! É muito dificil... muito dinamico. A base muda toda hora e tenho dificuldades em descobrir qndo é que o Tom muda. Só consigo perceber qndo é muito aparente.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
De Belleville quero tentar entender o que ele faz! É muito dificil... muito dinamico. A base muda toda hora e tenho dificuldades em descobrir qndo é que o Tom muda. Só consigo perceber qndo é muito aparente.

Ai bixão, aí o buraco é mais embaixo, outro lance do Django que vc tem que entender, é que ele em geral não fazia a base principal da musica, quem fazia era o irmão dele o Joseph. Então muito da brincadeira ritmica dele se baseava em completar a base feita pelo irmão dele, o irmão dele fazia a base com os acordes cheios e o Django ia adicionando notas e elementos da nova tonalidade ao ritmo e a melodia dos solos, e apontando a direção das mudanças de tonalidade que vem pela frente, então pela hora que a mudança fica aparente ele já vinha mudando a tonalidado aos poucos já há algum tempo, por isso as mudanças são tão sutís, até mais sutís que no Bebop americano, onde vc pode acompanhar a harmonia mudando com mais clareza.

Javé
Veterano
# jun/09
· votar


eu adoro foxylady e purple haze e lite wing , acho que n tem quem n goste

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Mas só pra voltar pro assunto do tópico, aqui vai mais algumas do Hendrix que é de cair o cú da bunda.

A primeira é pra ver como o cara já brincava com coisa que anos depois ia ficar famosa nas mãos do Steve Vai, e qualquer semelhança de Villanova Junction com Tender SUrrender não é mera coincidência.



Esse outtake de Castles made of sand, mais rápida, e não tão trabalhada, logo em seguida o original. Essa pra mim é a uma das maiores obras primas já feitas com uma guitarra.




Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
e qualquer semelhança de Villanova Junction com Tender SUrrender

Dito e provado....... ehheheh

Mas só pra voltar pro assunto do tópico, aqui vai mais algumas do Hendrix que é de cair o cú da bunda.


Cara, de onde você tira essas expressões? Cada vez que converso com você aprendo uma..... ehhehehe

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


brunoliam

Tanto sou Piauíense (que tem um dialeto próprio o Piauiês.. heheheheheh), como já morei na Bahia, no Rio, em São Paulo, em Ribeirão Preto e em Brasília, como tanbém minha familia é grande e entre os maridos e mulheres dos filhos dos meus avós, tem gente de todos os cantos do País e de alguns paises de fora também, de Japão à Roraima, tem de gente de tudo que é canto nessa família... hehehehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


nichendrix

Castles Made of Sand, que beleza! Essa e Crosstown Traffic são as que mais gosto do Hendrix.
Abs

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Crosstown Traffic

Rapaz, a primeira vez que ouvi ela, eu quase fico doido tentando entender como que diabo ele tirava aquele som de octave fuzz e como que ele fazia pra tocar os agudos e os graves mudando de um pra outro tão rapido (depois descobri que os graves era o Billy Cox completando o riffzinho dela nos agudos do baixo)... hehehehehehe

buddy guy
Veterano
# jun/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse é o Bertola que eu conheço.Sempre trazendo coisa boa para o fórum.Cara que saudade que eu estava daqui.Tô de volta.Parabéns pelo tópico,amigo.

old steel
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Concordo plenamente.Esse era o cara.Tenho meu segundo favorito que não citarei o nome para não criar polêmica no tópico e o terceiro ainda não nasceu.
Abço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


buddy guy
Valeu!

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Rapaz, a primeira vez que ouvi ela, eu quase fico doido tentando entender como que diabo ele tirava aquele som de octave fuzz e como que ele fazia pra tocar os agudos e os graves mudando de um pra outro tão rapido (depois descobri que os graves era o Billy Cox completando o riffzinho dela nos agudos do baixo)... hehehehehehe

Vc viu o Making Of Electric Ladyland?

Tem soms que o Jimi faz em Crosstown Traffic, usando um instrumento feito por ele com um pente e um papel celofane, imitando um instrumento rústico chamado "kazoo" se não me engano.

Nesse documentário, fica claro pra mim que ele era muito além de guitarrista. O Eddie Kramer mostra cada gravação, cada trilha... mostra a guitarra sozinha... só o órgão... é INCRIVEL.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
Eu tenho esse documentário, é excelente! Tem também o do Band of Gypsyes, que mostra a postura política de Jimi, sua consciência social e seu apoio, mesmo que sutil, ao movimento negro de sua época. Ele incomodava muita gente.
Abç

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

PUTZ! O Band Of Gipsies pra mim, é o melhor material que já ouvi dele Ao Vivo.

É notável a postura política dele em suas letras como "House Burning Down" (algo assim, me falhou o nome agora) e em outras músicas... tem passagens que ele diz algo tipo "Que isso? Irmãos queimando as casas dos próprios Irmãos!"... acho que como referência a KKK. Isso entre outras muitas coisas do gênero...

O cara, não a toa.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


conandrade
PUTZ! O Band Of Gipsies pra mim, é o melhor material que já ouvi dele Ao Vivo.

Sei não, todas as bandas dele são paradas duras, seja o Experience, a Band of Gypsies ou The Eletric Power Trio... cada um é uma viagem muito doida... heehehehehe

ALiás, o Eletric Power Trio é a junção do Experience com a Band of Gypsies, com o Billy Cox no Baixo e o Buddy Miles na bateria.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Sei não, todas as bandas dele são paradas duras, seja o Experience, a Band of Gypsies ou The Eletric Power Trio... cada um é uma viagem muito doida... heehehehehe

Ah sim... certamente!

Mas naquele show ele ta muito inspirado... e o som da guitarra ta um absurdo. Gosto muito da performance dele no Woodstock tb. Red House ta incrível por lá... cada fraseado incrível!

Ele NUNCA perde uma idéia. Mesmo qndo vc acha que ele erra, ele faz alguma coisa que encaixa perfeitamente com aquilo... é muito impressionante.

E qndo vc põe pra ouvir num bom headphone vc tende a notar ainda mais nuances...

sem comentários...

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


agora... confesso que to decepcionado em perceber que muita pouca gente entra nesse topico...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


agora... confesso que to decepcionado em perceber que muita pouca gente entra nesse topico...
conandrade
Eu entendo mais ou menos isso, pq quando eu era mais novo, gostava de velocidade e heavy metal e coisas mais, digamos, porrada. Hoje eu ainda gosto destas coisas, mas dou mais valor a sensibilidade e a pureza do som.
O ponto onde quero chegar é que a molecada (que frequenta o fórum em massa) gosta mais de shreds e outros malabarismos na guitarra, o que realmente impressiona, é "cool" e dá "IBOPE"! Então, Hendrix seria algo a ser descoberto, é outra praia.
Abs

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

É... o pior é que eu sei disso. ^^

Comecei a gostar de Jimi qndo tinha uns 10/11 anos. Praticamente a mesma época em que comecei a tocar. Mas ainda sim, achava ele meio "esporrento" demais. Até então, mesmo que tivesse vários cds, a minha 'primeira impressão' era o Ao Vivo em Woodstock. Só depois que fui escutar o Bold As Love e o Experience na íntegra. Não tem NADA de 'esporrento' e tudo passou a fazer sentido.

Nessa época, se bem me recordo, meu album favorito era o 'Black Album' do Metallica. :)

Daí com 11 ou 12... fui no show do Jeff Beck e tudo mudou.

:)

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade

No show do Filmore East os 3 estavam possidos pelos deuses da musica... hehehehe


Comecei a gostar de Jimi qndo tinha uns 10/11 anos. Praticamente a mesma época em que comecei a tocar.

Cara, nem me fale, quando troquei o sax pela guitarra, procurei aulas mais voltadas pro blues e pra jazz/bossa nova (que era o repertório que eu tocava no sax), mas fiz uma exigência pro professor, quero antes de começar a aprender a tocar blues e jazz eu tenho que aprender a tocar Hey Joe na versão do Hendrix e Day Tripper dos Beatles... hehehehehe... no fim, ainda estudei 3 anos do meu repertório de sax na guitarra, depois eu queria mesmo era tocar rock and roll, entrei em banda de tudo, de covers dos Beatles à Punk/Metalcore.

agora... confesso que to decepcionado em perceber que muita pouca gente entra nesse topico...

Rapaz, eu já desisti, aqui é assim, qualquer tópico sério, que tenha algo que realmente acrescente, dá no máximo 3 paginas e quando dá mais é nos primeiros dias, depois morre, mesmo um tópico mais simples, se tu te propõe a tentar subir o nível da discussão pra algo que vá além do: "legal" ou "pô, toca cagaraio", "eu queria uma dessas" e afins, é só subir no nível da conversa que o tópico para. Eu não vejo mais como, lembro que nos meus primeiros dias aki, todo tempo livre eu dava uma olhada, hj eu entre 2 ou 3x por dia pra em geral só responder aqueles tópicos que vai dar alguma conversa boa, como esse aqui.

MauricioBahia
O ponto onde quero chegar é que a molecada (que frequenta o fórum em massa) gosta mais de shreds e outros malabarismos na guitarra, o que realmente impressiona, é "cool" e dá "IBOPE"! Então, Hendrix seria algo a ser descoberto, é outra praia.

Bixo, mas aí é que está o problema, especialmente nos ao vivos do Hendrox, ele toca rápido pra caralho, eu fico besta como ele fazia isso com cordas 012/013, e malabarismos na guitarra, venhamos e convenhamos, que ele faz como ninguém hoje em dia faz.

Pra mim muito mais que um questão de o pessoal gosta disso ou daquilo, o problema é uma imbecilização da população, querendo ou não a maioria da molecada daqui só ouve musica ascessível, fácil de ouvir, sem complexidade. Em geral se prendem a um conceito e filtram a musica por aquilo, ou é peso, ou é tocar rápido, etc, etc. É só ver nessa galerinha que fica aqui cultuando o deus metal, toda vez que uma banda dessas tenta sair no padrão e fazer algo mais sofisticado, eles metem o malho.

Acho que o Metallica é um dos melhores exemplos. Eu acompanho ela e outras bandas de metal dos anos 80 desde criança, aquela coisa de tio passando pra sobrinho, que passa pro primo e tal. Mas na época que saiu o Black Album, o Load, o Reload e o S&M, eu achei que eram albuns bem fodas, porque era o Metallica dando vazão a veia mais elaborada deles que você via em The Call of Ktulu e Orion e levando para o próximo estágio, pergunta pra essa negada aqui do fórum o que eles acham desses albuns... vão meter o malho.

Enfim, muito mais que uma diminuição no nível das musicas de hoje em dia, eu acho que tem é uma diminuição no nivel cultural da população, por isso vc vê tanta porcaria fazendo sucesso.

Konrad
Veterano
# jun/09 · Editado por: Konrad
· votar


conandrade
agora... confesso que to decepcionado em perceber que muita pouca gente entra nesse topico...


Rapaz, tenho a mesma impressão. Abriu-se um tópico com um bootleg do Roy Buchanan.... em nove horas, três comentários.
Se bem que, considerando-se o nível corrente dos comentários aqui, ser comentado apenas por uns poucos é quase um elogio.
Basta quantas vezes se falou de Alvin Lee, Rory Gallagher, F. King, Otis Rush, A. King, Danny Gatton, Roy Buchanan, Django e até mesmo Jeff Beck....
São quase, ou mesmo nunca lembrados, ouvidos ou citados....

nichendrix
brunoliam

Tanto sou Piauíense (que tem um dialeto próprio o Piauiês.. heheheheheh), como já morei na Bahia, no Rio, em São Paulo, em Ribeirão Preto e em Brasília, como tanbém minha familia é grande e entre os maridos e mulheres dos filhos dos meus avós, tem gente de todos os cantos do País e de alguns paises de fora também, de Japão à Roraima, tem de gente de tudo que é canto nessa família... hehehehehehe


Imagino o sotaque...... heheheh

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
como ele fazia isso com cordas 012/013,

Sempre li por ai que ele usava 9's......

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


brunoliam

Oxe se o Buddy Guy na video aula dele diz que começou a botar uma guitarra com 012 por causa do Hendrix que usava 012 e deu um jogo dessas cordas pra ele, inclusive ele esclarece que a unica forma de tocar confortavelmente com cordas tão pesadas numas strato é justamente fazer como o Hendrix e o SRV e baixar a afinação.

É até engraçado essa parte, pq Buddy Guy usa 009 pra tocar rapido, e 012 "just when I want Jimmie's botton ends".

E se eu não me engano corda 009 só começou a ser produzida nos anos 70, o Clapton diz que nos 60 pra usar 010 ele substituia as agudas por corda de banjo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sempre é bom ver e ouvir O CARA em ação