Regulo minha RG com 0,009 ou 0,010?

Autor Mensagem
EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09 · Editado por: EDER R SANCHES


Fala aí pessoal, blza?

Eu já pesquisei alguns tópicos aqui do fórum mas não adiantou muito não. Há quatro dias comprei uma RG320DXFM (calma, até sábado sai um Review bem detalhado com fotos e tudo) pra substituir minha Eagle Strato (que tenho desde 1998) já que resolvi, finalmente, fazer aula e estudar guitarra. Nessa minha strato eu já estava usando há um ano corda 0,010 e estava achando muito melhor que a 0,009 que usei por dez anos. Mas pergunto, agora que comprei uma RG com Floyd, será que para minha evolução técnica não seria melhor usar 0,009 novamente?
Daqui 15 dias eu agendei para levar minha guitarra no Di Castelli's (luthier aqui de Curitiba) para uma regulagem completa, preciso decidir até lá que corda usar, 0,009 ou 0,010? Se fosse de strato ou les paul nem perguntaria, tacava logo 0,010 ou 0,011 mas uma RG, sei lá... Alguém aí usa 0,010 com Floyd pra comentar a respeito?

Obrigado.

Abraço.

Jim Marshall
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


EDER R SANCHES

Alguém aí usa 0,010 com Floyd pra comentar a respeito?

Eu uso...tanto na minha Ibanez RG quanto na minha Tagima...

Uso Floyd Gotoh, em ambas, ...usei tambem muitos anos 0.09...mas de 3 anos para cá somente 0.10...som perfeito.

Se fosse você continuava com a 0.10.

Atualmente minhas guitarras estão afinadas meio tom abaixo.

Qualquer dúvida poste ai...!


Abraço,

See ya1

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


Jim Marshall
Se fosse você continuava com a 0.10

Você poderia explicar por que me recomenda 0.010? Eu sei que o som é melhor, mas penso em outras coisas, por exemplo: Será que não vai deixar a guitarra menos confortável? Será que vou ter alguma limitação técnica por usar 0,010 ao invés de 0,009? As vezes eu penso que deve haver algum motivo para guitarristas como o Satriani usarem 0,009.

Mas muito obrigado pela contribuição.

Abraço.

Jim Marshall
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


EDER R SANCHES

Será que vou ter alguma limitação técnica por usar 0,010 ao invés de 0,009?



Não...se você já toca com 0.10 acredito que já esteja acostumado à essa tensão...

Eu toco a bastante tempo...e até 0.08 já usei, ahf, hoje para mim 0.10 é perfeita...super confortável, como tenho pegada forte...para mim foi a melhor opção...indicação do meu Luthier...

E como você vai levá-la ao luthier...nada mais correto do que você questioná-lo a respeito disso...mas pode usar 0.10 tranquilo...não vai afetar sua confortabilidade ao tocar...fique tranquilo !

As vezes eu penso que deve haver algum motivo para guitarristas como o Satriani usarem 0,009.

Nada mais do que gosto...assim como eu uso 0.10...,o SRV usa 0.38...rs...e assim por diante.


Abraço,

See ya!

lipe_2104
Veterano
# mai/09
· votar


EDER R SANCHES
Eu uso 0.010 na minha memphis e 0.09 na minha ltd (todas duas com floyd) tenho q te falar que depois que usei 0.9 pela primeira vez gostei muito mais que 0.010 eu prefiro 0.09, pois é muito mais confortável, mas a escolha é sua né.

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


up

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Eu uso 0.11 e acho bem confortavel pra bends e ligados.
quando pego em corda muito leve perco a afinação em bends esbarro nas outras cordas...
veja qual é a sua pegada antes de trocar

daniel_guitar
Veterano
# mai/09
· votar


usei 009 em strato e na minha com floyd assim que peguei e levei no luthier usava 009 a melhor coisa q fiz foi passa pra 010 o som é bem melhor é mt boa pra qualquer técnica e ter som mais encorpado do que 009

diwillo
Veterano
# mai/09
· votar


Eu uso 0,10 em todas minhas guitarras, incluindo a RG.
Se vc já está acostumado, não tem problema algum. Arrisco até dizer que se vc colocar 009, vai estranhar muito!

Abraço

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


Valeu ae pessoal.
Mais alguém?

Creamy Mule
Veterano
# mai/09
· votar


é gosto e costume.
os shredders geralmente usam fios de cabelo.
os bluesman / jazzistas geralmente usam cabo de aço.
mas geralmente vão pela maioria e não porque testaram todos e decidiram X.
digo, um cara que toca 0.011 e pega uma 0.009 acha ruim e esquisito, mas não é porque o que ele faz é impossível de fazer numa 9 e sim costume.
vide bb king que toca com 9 se não me engano e é um bluesman referência pra os que normalmente dizem "abaixo de 0.010 é cabelo de moça" e billy gibbons que toca muito e tem uma pegada fenomenal usa 9 também (por causa do bb king, se não me engano).
já gente que abusa de velocidade deve ter quem use corda grossa também - acho que zakk wylde e o próprio SRV, que apesar de não ser um shredder propriamente dito, faz altos malabarismos e usa licks rápidos.
eu, particularmente, uso 0.011 e me sinto confortável nela.
0.010 não vai atrapalhar o uso ou estabilidade da floyd, se é essa sua dúvida.

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


EDER R SANCHES
Alguém aí usa 0,010 com Floyd pra comentar a respeito?

Fala Sanches!!! Cara eu uso NIG .10 na minha floyd e segura legal! Em relação a evolução técnica, acho q seria ate melhor vc treinar bends & cia com cordas .10... vai ficar com uma pegada animal! abs

Renan T
Veterano
# mai/09
· votar


Uso na minha Ibanez RG, 0.11 com afinação em RÉ! menos tenção mais conforto , e timbre matador! ehiausheas

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


To achando que vou de 0.010 mesmo. Se o pessoal diz que que a RG fica confortável com 0,010 não há pq ir de 0.009. Só preciso convencer meu subconciente de que vou ter a mesma velocidade e conforto com a 0.010 apesar de já estar acostumado com esse calibre (strato), mas na RG tenho minhas dúvidas. Ah, e prometo que até sábado sai um review bem completo da RG320DXFM que eu comprei.

Abraço.

Thyagw
Veterano
# mai/09
· votar


Na dúvida vai nas 0.095!

Manubio
Veterano
# mai/09
· votar


cara, acho q sua técnica (velocidade e precisão) não vão mudar muito, talvez os bends e ligatos vc vai ter q treinar, mas nada assustador.
Eu sempre usei .010, e estou acostumado, na minha tagima com floyd sempre ficou bom assim.

GuitarHome
Veterano
# mai/09
· votar


Segundo o Satriani guitarras com floyd "funcionam" melhor com 0.009, e nas telecaster e gibsons da vida quando ele precisa fazer alguma base ele usa 0.010, ele disse isso na entrevista com o Kiko Loureiro!
Ai já vai de gosto. Deixa 0.010 na sua strato e usa um pouco 0.009 na Ibanez e ve o que acha.

Noviço
Veterano
# mai/09
· votar


Kra eu tenho um RG 370Dx....putz eu era acostumada-so com 0,09..então quando coloquei 0,10 foi tenso no começo...mas depois me acostumei...as cordas ficam mais firmes e talz...só q ..se eu passar 1 semana por exemplo sem tocar...parece q meus dedos não aguentam mais fazer os beds com tanta firmeza...então eu deixei ela com 0,10 mas afinada meio tom abaixo.....ficou ótimaa...


abços

Acoustico
Veterano
# mai/09 · Editado por: Acoustico
· votar


Cara, na minha opinião, .009 só se você for tocar igual ao Steve Vai, Joe Satriani, entre outros que tocam desse jeito todo solado, o que cansaria muito a mão se fosse .011, mas to falando caso você for tocar assim por 4 horas seguindas por exemplo, senão continua com .010...
Se você for tocar só de vez em quando ou menos que 2 horas por dia então fique com .010, .009 é pra moça, eu dava um bend e ja estorava a corda O_o'
Ainda bem que agora estou usando 0.11 só que tive que colocar 0.10 porque na loja num tinha 0.11 >_<"


Boa sorte ai na escolha cara!
Recomendo a vc testar duas guitarras, uma com .009 e outa com .010 e outra com .011 também se tiver a oportunidade, aí você compara e vê qual que você acha melhor...

Jim Marshall
Veterano
# mai/09
· votar


Acoustico

009 é pra moça, eu dava um bend e ja estorava a corda O_o'


Comigo era assim também, perdi as contas de quantas cordas mandei para o espaço por conta disso...depois que coloquei 0.10 nunca mais quebrei nenhuma mizinha...rs.


Abraço,

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09 · Editado por: EDER R SANCHES
· votar


Saiu o review da guita:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/209613/

A quem possa interessar.

Mais opiniões ae pessoal?

Abraço.

Valeu.

PGilbert
Veterano
# mai/09
· votar


Acho que isso é mais uma questão de afinação x conforto do que outra coisa.

Acho que quanto mais 'baixa' a afinação, mais espessa deve ser a corda para poder compensar na tensão.

Eu não tenho certeza se é isso.... para maiores informações, procure seu luthier.

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


PGilbert
para maiores informações, procure seu luthier

O problema é que quando eu for ao luthier já quero ter definido o calibre. Mas obrigado pela contribuição.

Abraço.

Thyagw
Veterano
# mai/09
· votar


Eu comprei as cordas NIG .0095 (signature de alguem que nao lembro)
Por ser NIG, desconfiei um pouco da qualidade, mas até agora está otima
Tem a maciez e conforto da 0.09 pra solos, mas não fica aquela coisa mole pra bases, alem de nao estourar tao facil quanto 0.09, mas não ser tao dura pra bends de 2 tons por exemplo, quanto a .010
Agora vamos ver se ela demora pra enferrujar e se dura, já que não tenho muita experiencia com NIG (usava D'addario 0.10 na strato, que agora esta com as NIG, e Ernie Ball 0.11 na LP)

CBX250
Veterano
# mai/09
· votar


EDER R SANCHES
Eu uso 0.010 na minha memphis e 0.09 na minha ltd (todas duas com floyd)


Vc usa Floyd na Memphis cara? Queria ver uma assim pra ver como fica.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Zakk Wylde usa 0.10, acho que em afinação baixa ainda (O bordão é drop).

Acho que o cara mais rapido que usa corda média(011) é o Richie Kotzen

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/09
· votar


cara .

superstratos com floyd (ala ibanez e jackson) são feitas para corda 09. sim cordas 010 são melhores que 09. mas no caso das superstrato . mesmo com os ajustes nas molas e talz . acho que 09 eh a corda ;se nao me engano o proprio satriani usa 09

Van_Lorien
Veterano
# mai/09
· votar


Eu uso na minha strato .011 (não vejo a hora de por .012 ou .013) com afinação padrão e acho perfeito, não me impede de executar nenhuma técnica.

EDER R SANCHES
Veterano
# mai/09
· votar


rhoadsvsvai
Pq vc diz qye superstratos são feitas para .009? O Satriani de fato usa .009 mas pq vc acha que guitas com floyd são "feitas" pra .009? Polêmico esse seu post, hehe.

Valeu.

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/09 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


na verdade . nao eh uma opiniao exatamente minha . eu tenho uma ibanez gio 270 . quando ela era nova eu levei pro meu professor (que entende de luthearia) e perguntei quanto a usar cordas 010 ou 011 . não consigo lembrar da explicaçao dele . mas lembro que em resumo ele falou que o ideal pra super strato eh 09. eu tenho bastante confiança nele, tanto como professor (melhorei pra k7 quando começei a ter aula com ele , 3 vezes mais doque eu evoluia como "autodidata")quanto como semi luthier . (todas as dicas dele sobre que pedal comprar ,vale a pena fazer tal modificaçao ,amps,madeiras me ajudaram bastante)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulo minha RG com 0,009 ou 0,010?