Espessura das cordas

Autor Mensagem
Leandro
# dez/02


Alguém aí usa encordoamento 0.012? Eu queria levar minha guitar num Luthier pra trocar (eu uso 0.009) e ajustar ela pro novo encordoamento... Isso dá muita diferença no som? Eu sei q fica mais pesado, mas e a tocabilidade? Ouvi dizer q cordas mais grossas respondem melhor à velocidade, mas elas ficam mais tensionadas?
Vlw pela atenção

Leandro
# dez/02


Corrigindo, eu quis dizer se elas ficam MUITO mais tensionadas e se arrebentam mais fácil ou se fica mais difícil elas arrebentarem.

Rafael
# dez/02


olha meu amigo uma vez toco numa fender do professo dele com um encordamento 0.13 o braço simplesmente se dobrou sobre o corpo... pensa bem isso judia da guita...

Rafael
# dez/02


opa acho que escrevi errado, num lembro se era 012 ou 013 que ele tava tocando, foi mal, nem sei se existe 013

Errol
# dez/02


0.12 Rafael

Rafael
# dez/02


entao é essa mesma

slider
# dez/02


pow tb keria sabe c compensa por corda mais grossa...

Errol
# dez/02


Dá um som mais pesados mas ÁS VEZES, TALVEZ, COM MUITO AZAR, isso pode estragar o braço da guitarra/violão. Ps.: O guitarra/violão tb têm que ser MUITO ruim pra isso acontecer.

Rafael
# dez/02


a guitarra ERA fender das foda

Errol
# dez/02


às vezes esse professor não cuidava bem dela, ou então o braço não era original, ou então a guitarra já era velha e desgastada... Sei lá...

Rafael
# dez/02


cuidar mal acredito que não pq depois ele vendeu o carro pra comprar outra hahaha então ele deve ser consciente do que tem tb... quanto ao resto pode ser tb né, vai sabe

Alberto
# dez/02


Bom eu troquei de 0,09 pra 0,11 , e logo depois a ponte da minha guita ferrou, mas só coincidencia, pois onde quebrou não tem a ver com as cordas.
As cordas mais grossas arrebentam pra ******* os dedos no começo, quanto a velocidade eu percebi que com a 0,11 eu tava tirando melhor os solos, mas elas se quebram mais facilmente, no caso da 0,12 meu professor disse que vc não pode dar bend's de mais de 0,5 tom que é bem provavel ela se arrebentar.E além da tenção no braço vai ser maior aumentando as chances de se empenar o braço.
A 0,12 normalmente tem que ser afinada meio tom abaixo pra não acabar com os dedos, com a corda e com o principal a guita.

Alberto
# dez/02


Esqueci de dizer a 0,12 é pra guitarra semi-acústica, é muito boa pra se tocar JAZZ.

Leandro
# dez/02


Ae galera, vlw pelas dicas.
Só uma coisa... a corda 0.012 no encordoamento standard é a segunda... se eu colocar um encordoamento 0.012 é exatamente como se eu colocasse a segunda corda no lugar da primeira (5 meio-tons acima)?

Alberto
# dez/02


Pra resumir diga 2 tons e meio. Mas não é assim não, pois a afinação vai ser em MI mesmo e não em SI.Se é que me entende.

Leandro
# dez/02


Isso eu sei pow... não foi isso q eu disse... deixa eu tentar explicar melhor...
Imagina alguém pegar uma guitarra com encordoamento 0.009 e afinar a segunda corda "2 tons e meio" (q na verdade naum abrevia nada, mas tudo bem =P) acima... é assim q vai ficar a primeira corda de uma guitarra com encordoamento 0.012? Ou seja, com uma tensão bem maior q o normal?

Alberto
# dez/02


Sim igualzinho, por isso eu disse que as 0,12 tem que ser afinadas em meio tom abaixo para virar apenas 2 tons, e simplifica dizer 2 tons e meio viu, ninguém diz vou afinar a guitarra cinco meio tons acima.hahha

Leandro
# dez/02


Eu conheço muita gente q fala assim, é costume já =P

Alberto
# dez/02


Beleza, povinho complicado, parece meu avô com o seu lema, se posso complicar pra que simplificar.

Leandro
# dez/02


Avisa seu avô q ele pode ser processado pela Nintendo! =)

Alberto
# dez/02


Muito Legal sua piada, agora vamos parar pois suas duvidas foram tiradas, e saimos do tópico, e o fórum não é pra isso, mas o nome já sugere nãointendo hehehe.

Leandro
# dez/02


Se vc realmente queria parar com isso não devia ter mandado essa mensagem =P

|nobre|
# dez/02


o canal de encordoamentos mto grosssos eh pra tacar a guita com umas afinaçoes beeeem abaixo tipo 2 ou 3 tons abaixo do normal. o som fica super heavy e a corda nao fica molenga igual o encordoamento normal ficaria nessa afinaçao.

Yves
# dez/02


violão eletrico tbm precisa ser regulado pra trocar de encordoamneto 0.10 pra 0.09, num eh???

valeu

Marcio
# dez/02


queru sabe se tem problema muda de 0.09 pra 0.10 no violao eletrico !!!! valews !!!

Errol
# dez/02


Acho que Não Marcio.

Leandro
# dez/02


Pra trocar de 0.010 para 0.009 não precisa ajustar, pq não vai trastejar... no máximo as cordas vão ficar mais afastadas do braço, mas no violão costuma ser meio afastado mesmo, não sei se vai dar muita diferença.
Flw galera!

RENAT
Veterano
# dez/02
· votar


esse topico, sinceramente, foi mt bom. Valeu pelas dicas! Vou ateh mudar a espessura das minhas cordas quando for troca-las.

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


afinal: qual é a melhor corda? 0.8, 0.9, 0.10, 0.11 ou 0.12?
eu coloquei 0.8 na minha guitarra e a corda MI 1ª num durou nem 1 semana e arrebentou

Guilherme Rosa
Veterano
# jan/03
· votar


Ae Marcio:

Pra trocar as cordas do seu violão por 0.10 TEM QUE AJUSTAR O TENSOR DO BRAÇO DO VIOLÃO !!!! Pois a tensão no braço do violão será maior do que o das cordas 0.09 ... daí o braço empena e adeus violão ... Se o seu violão não tiver tensor eu aconselho a não trocar as cordas ... antes tocar com 0.09 do que ficar com um braço empenado ...

E Capeta:
Não existe a melhor corda ... cada corda tem suas características ... Um exemplo :
As 0.08 são mto moles e "faceis de tocar ... " porém dão menos peso ao som e arrebentam mto facilmente ... por serem cordas mais "finas" (entende agora pq sua corda arrebentou?)

As 0.12 e 0.13 dão mto peso ao som e são boas para tocar com afinações mais baixas (em que as cordas 0.09 por exemplo ficariam mto "frouxas") ... porém acabam com os dedos , e como foi dito acima se tensionar mto elas ... acabam quebrando facil ...

Eu por exemplo uso 0.09 pois acho que é uma corda versátil ... cai bem em quase tudo e é bem confortável de tocar ... mas por outro lado não deixam de ser meio "frágeis"...

Enfim cabe a vc experimentar e descobrir a sua favorita ...

mas lembre-se ... sempre que trocar a espessura da sua corda TEM QUE AJUSTAR O TENSOR !!! ... senão vc corre um sério risco de perder um braço ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espessura das cordas