Diferença na espessura das cordas

    Autor Mensagem
    wesley_amorim
    Veterano
    # mar/10


    Eu estou curioso para saber, que diferença faria se eu trocasse as cordas da minha guitarra, que atualmente são 0.9, para um jogo de cordas 0.13?
    Me falaram que o som ficaria mais grave, mas eu não acho que faz muito sentido, já que as cordas vão acabar sendo mais esticadas até alcançar o mesmo timbre...
    Ou eu falei besteira?

    Carregando
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    wesley_amorim

    se tu usa 0.9, com 0.13 teus dedos vao abrir no meio... mas o timbre melhora muito.. mas seila tenta joga uma 0.11 , pra i acostumando

    guitarra é a minha vida
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    [b][/b]wesley_amorim
    E tambem se a guitarra não for regulada o braço empena

    wesley_amorim
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É, nesse sentido de doer meus dedos eu não tenho problemas, por que eu também toco baixo, então eu já estou acostumado...
    Mas essa melhora no timbre que você citou, seria como?
    O som realmente fica mais grave?

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Prometherion
    · votar


    É, nesse sentido de doer meus dedos eu não tenho problemas, por que eu também toco baixo, então eu já estou acostumado...

    Cara não é bem assim, 0.13 é duro de tocar, fazer um bend é bem mais complicado.

    Quanto ao som não é que fica mais grave, o que acontece é que com um encordoamento mais grosso a tendência é se usar afinações mais baixas.

    Até porque afinar uma .13 em afinação padrão ia fuder corda, dedo, ponte, braço...

    E sobre melhorar o timbre também não é assim, um encordoamento mais grosso as notas podem soar mais encorpadas e pode até rolar um pouco mais de sustain, mas não quer dizer que vai melhorar o timbre.

    Carregando
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    wesley_amorim

    Cara, nao tem nada a ver encordamento de guitarra com baixo.. no baixo tu não fas bend nem coisa nenhuma..

    e o timbre é igual o Prometherion falo, prati o 0.9 pode ficar melhor doque o 0.13, mas pramin não... e assim vai, mas 0.13 pramin é exagero

    wesley_amorim
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ah..entendi.
    Então um encordamento tão mais grosso assim como o 0.13 só vale a pena se eu for tocar vários tons abaixo da afinação normal né?


    Muito obrigado ai pela ajuda pessoal !

    Benden
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara, eu fiz a burrada que aqui no forum falaram: 0.09 é de menina, bota 0.11, botei 0.11 cara... me arrependi.. to com com corda 0.11 ainda pq nao tenho grana pra trocar logo, é so pensar assim, menina normalmente toca melhor que os machão aqui do FCC, como jimmy page e mais uma infinidade de guitarristas.. cara bota um calibre 0.10, se gosto, beleza, vai aumentando, cada um teu seu gosto, eu prefiro cordas 0.09, cada um é cada um!

    André Bonnano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Brother, realmente o timbre da guitarra vai melhorar muuuuito, e as cordas vão durar muito mais. Não é que vai ficar mas grave, mas vai ficar um timbre mais "gordo", um som mais cheio, manja? mas o que foi dito lá encima é real, se vc está acostumado com .09, passa primeiro pra .11 senão vai mesmo rasgar os dedos... hehehehehe com .13 fazer um bend por exemplo não é uma tarefa muito simples.

    Ah... e com certeza vai ter que dar uma regulada na ponte, pq quando trocar a espessura da corda, vai perder todas as afinações de oitavas.

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    wesley_amorim
    A questão da espessura também depende da guitarra, eu nunca toquei assim, já me disseram que uma .12 em uma Gibson Le Paul nem fica tão duro quanto numa strato por exemplo.

    Mas de maneira geral, para afinação padrão uma .10 fica legal, mais que isso começa a ficar muito duro.

    L.K.R
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Benden
    cara, eu fiz a burrada que aqui no forum falaram: 0.09 é de menina, bota 0.11, botei 0.11 cara... me arrependi.. to com com corda 0.11 ainda pq nao tenho grana pra trocar logo, é so pensar assim, menina normalmente toca melhor que os machão aqui do FCC, como jimmy page e mais uma infinidade de guitarristas..
    Você tá falando mal de nós erroneamente... Todo mundo aqui no forum opina, ninguem fala de um jeito que dê ultimato...
    Se voce botou, ou voce quis, ou tem cabeça fraca...

    Sioux
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara, eu fiz a burrada que aqui no forum falaram: 0.09 é de menina

    Lendas do forum amiguinho, lendas.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Prometherion
    já me disseram que uma .12 em uma Gibson Le Paul nem fica tão duro quanto numa strato por exemplo.
    Já comprovei isso com cordas 0,10

    Cheavy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    wesley_amorim

    Cara, uso: Flying V e Les Paul. Ambas com cordas 0.11, afinadas em Eb. Para mim esta perfeito.

    Ah, e como ja te disseram. Mudança de calibre de corda tem que regular o tensor para não dar problema.
    Dica basica: mande para um Luthier.

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    wesley_amorim

    Boa noite, por favor use a busca para evitar que tenhamos tópicos com títulos/assuntos similares sendo debatidos.

    Veja que existe o tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/2085/p2 com desbates e informações pertinentes. Além desse, temos dezenas de outros.

    Portanto, este será fechado seguindo o item 1.3 da Regras do FCC.

    Abs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diferença na espessura das cordas