Espessura das cordas

Autor Mensagem
Guilherme Rosa
Veterano
# jan/03
· votar


Ae Marcio:

Pra trocar as cordas do seu violão por 0.10 TEM QUE AJUSTAR O TENSOR DO BRAÇO DO VIOLÃO !!!! Pois a tensão no braço do violão será maior do que o das cordas 0.09 ... daí o braço empena e adeus violão ... Se o seu violão não tiver tensor eu aconselho a não trocar as cordas ... antes tocar com 0.09 do que ficar com um braço empenado ...

E Capeta:
Não existe a melhor corda ... cada corda tem suas características ... Um exemplo :
As 0.08 são mto moles e "faceis de tocar ... " porém dão menos peso ao som e arrebentam mto facilmente ... por serem cordas mais "finas" (entende agora pq sua corda arrebentou?)

As 0.12 e 0.13 dão mto peso ao som e são boas para tocar com afinações mais baixas (em que as cordas 0.09 por exemplo ficariam mto "frouxas") ... porém acabam com os dedos , e como foi dito acima se tensionar mto elas ... acabam quebrando facil ...

Eu por exemplo uso 0.09 pois acho que é uma corda versátil ... cai bem em quase tudo e é bem confortável de tocar ... mas por outro lado não deixam de ser meio "frágeis"...

Enfim cabe a vc experimentar e descobrir a sua favorita ...

mas lembre-se ... sempre que trocar a espessura da sua corda TEM QUE AJUSTAR O TENSOR !!! ... senão vc corre um sério risco de perder um braço ...

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


auahuahauah eu troquei a corda da minha guitarra 009 por 010, mas a corda que veio na guitarra ja era 010

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


mas oq q é tensor po? e c a minha guitarra tava com corda 0.8 vai acontecer alguma coisa c eu colocar uma 0.9 ou 0.10?

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


tem que dizer tb que quanto menor a espessura, masi ela desafina...
a 0.8 desafina pra *******, qualquer bendzinho que vc fizer ela sai...
só pra dar alguns exemplos, yngwye malmsteen usa 0.8 e stevie ray vaughan usa 0.13. no rock a maioria usa 0.9 ou 0.10
no heavy metal eles usam as mais pesadas.

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


entaum p/ eu tocar rock como nirvana, guns, green day etc, qual corda vc aconselha eu usar?

Unknown
Veterano
# jan/03
· votar


Acho melhor a 0.10 nesse caso...

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


mas po, eu sou iniciante e queria saber oq q é TENSOR?

Anônimo
Veterano
# jan/03
· votar


Se eu já estou mto acostumado c/ as 0.10, vale a pena testar as 0.09???

valeu..

Anônimo
Veterano
# jan/03
· votar


Ah! esqueci de perguntar: quanto custa ajustar o braço num luthier? Me falaram q num por menos de 80, 100 reais...

E braço de violão elétrico? Sai mais barato q de guitarra?

Falou!

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


1º Sempre regulem o tensor qd mudar a espessura das cordas...

2º Cordas mais grossas seguram mais a afinacao e dao um timbre mais encorpado... Por ex: O timbre do slash nao e so da Les Paul... tem cordas 0.11 ali tb (e isso da uma grande diferenca)

3º Se vc gosta de blues vai conseguir um som muito melhor com cordas mais pesadas...

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


E uma regulagem no luthier custa em media 50...

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


pra eu tocar metallica eu usaria q esppessura? eu uso 010

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


09 ou 10 ja ta muito bom...

xMETAL_WARRIORx
Veterano
# jan/03
· votar


ok

Unknown
Veterano
# jan/03
· votar


Regulagem em média 50, 60 reais... Num luthier bom, claro... (O que eu fiz cotação é o tal do Edmar Luighi, colunista da Cover Guitarra)

Gui
Veterano
# jan/03
· votar


mas no baixo precisa regular o tensor do braço ou só a ponte?????

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


po, sará q alguem vai mi responder oq q é TENSOR?

Guilherme Rosa
Veterano
# jan/03
· votar


Tensor é uma barra de ferro que fica dentro do braço ... e serve para compensar a tensão que as cordas exercem sobre o mesmo ... se vc olhar bem na sua guitarra ... na extremidade do braço tem um pequeno buraco ... la dentro está o tensor e esse buraco é feito para a reculagem dele ...

Estêvão Rosa
Veterano
# jan/03
· votar


0.10 É A MELHOR NO MEU VER!!! MAS USO 0.09
vALEU!!!!

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


valew

Anônimo
Veterano
# jan/03
· votar


Po, esse preço é contando com cordas novas?????!!!!!

Eu to mto acustumado c/ o 0.10, cs acham q vale a pena experimentar o 0.09? Ou é besteira? Vou arrebentar mto + rápido as cordas????

Eu ainda num consegui me decidir... :/

Unknown
Veterano
# jan/03
· votar


Eu prefiro 0.10, mas uso 0.09 tb... hehehehe

Capeta
Veterano
# jan/03
· votar


tipo...guitarra TONANTE tem tensor e tem como regular?????

Unknown
Veterano
# jan/03
· votar


Anônimo
O preço da regulagem é sem as cordas... vc leva o encordoamento, daí já pede pro cara afinar as oitavas... Tem que chorar um pouco tb, hehehe...

Capeta

Se tem tensor, tem como regular (se não estou enganado)...

Leandro
Veterano
# jan/03
· votar


Se tem tensor é regulável sim. O problema é q em algumas guitarras não se tem acesso fácil ao tensor, em algumas é preciso tirar o braço do instrumento para ajustar o tensor.

Bramires
Veterano
# jan/03
· votar


Q frescura essa de regular o braço se for trocar as cordas...
Troco toda hora e nunca aconteceu nada...

Anônimo
Veterano
# fev/03
· votar


Se vc gosta de blues vai conseguir um som muito melhor com cordas mais pesadas

Digao, na bio do Tommy Iommi, tah escrito q ele sempre usou encordoamento 0.08 e começou tocando blues..

por curiosidade, q encordoemento vc usa?

falowz! []'s

Lazy
Veterano
# fev/03
· votar


mas qt mais grossa a corda melhor pra tocar blues mesmo... fica um som mais encorpado.
eu uso 0.10 afinado em E na minha strato e tava afim de usar 0.11 em Eb.
nas les paul é mais facil ainda usar encordoamento pesado pois as cordas ficam menos tencionadas por causa do tamanho da escala, acho que a gibson usa 24,5" e a fender 25,5"

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


eu uso... 0.10...

E qt ao iommi e meio estranho isso mas deve ser por causa dos dedos "posticos" dele q nao da pra fazer muita forca... pq eu nao vejo razao pra ele usar corda 08...

Squall
Veterano
# fev/03
· votar


Isso só judia o braço da guitarra se não for feito um bom trabalho:
adicione uma mole tencione a ponte, arrume tudo direitinho, arrume a microafinação, e tudo certo, senao a sua guita explode. 012 é o maximo de tocar, é muito gostosa mesmo
Mas se ligue, leva num BOM luthier pra que ele faça o serviço da conversao da 09 pra 012, senao sua guita ja era
nao existe corda melhor, vc tem que saber o que voce quer tocar cara...corda menor que 010 pra mim fede

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espessura das cordas