Autor |
Mensagem |
khenshyo Veterano |
# abr/09
· votar
bom,
pelo conhecimento, acredito eu que a supreme não é a top da gibson.
o lindo da supreme é a marcação e seu tampo que é quilt top.
as custom shop, principalmente as reissue de 58, 57 e por ae vai acredito ser as consideradas TOP.
e para nao disvirtuar o topico, aeuhaeuhaeuh, eu iria de BFG por ser nova.
já que vai comprar uma guita de 6k eu não queria pegar uma usada, =/.
só por isso.
|
Insomniac_ Veterano |
# abr/09
· votar
Escolheria a BFG Daqui a uns 10 anos, quem sabe não "encaro" a minha, também? =)
|
_deep_ Veterano |
# abr/09
· votar
cara.... Eu iria de standard sem pensar duas vezes, eh p vida toda e sem frescuras, ou ainda como curte p90 poderia tambem optar por uma gold top... essas n tem erro na minha opiniao
|
Bog Veterano
|
# abr/09
· votar
gucrispim
Bom, se é para gastar tanto, também não vale a pena comprar uma guitarra que você acha feia! =P
MMI
Só para constar, as Standard atuais também têm o tal chambered body... O.o
|
jigo__ Veterano |
# abr/09
· votar
Véi compra a classic ou a standard!!!!!!!!!!!!!
Gibson tem q se paracer com gibson!!
vai fica fera no teu amp, e ja q vc gosta de p90 põe um na guita logo de kra!hauahaua
abçs
|
MMI Veterano
|
# abr/09
· votar
Bog Pois e, eu sei. Fujo dessas chambered body e dos burstbuckers. Mas falei da Standard so para referencia.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI
Cara eu gosto dos Burstbuckers, mas prefiro os Classic '57, mas chambered body é uma faca de dois gumes, o som é muito legal, elas tem um som mais macio e equilibrado, mas o sustain... enfim esse se perde muito, e um dos lances das Gibson pra mim é justamente o sustain infinito. Mas enfim cada uma tem uma vantagem sobre a outra, logo empata, vai do gosto.
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
Bog então, mas eu acho essas 2 lindas, essa classic e a bfg. acho que essa classic nao tem chambered body, mas tem weight relief sim e a bfg tem chambered body
jigo__ pô a bfg eh animal mesmo assim. auuaehauhe eh uma situação dificil.
|
GuitarHome Veterano
|
# abr/09
· votar
axleWs Eu entendo seu ponto de vista, se o cara tem toda essa grana sobrando, EU também juntaria mais uma grana e já pegaria uma melhor ainda. Não precisa pegar aquelas Gibbo de 10 milhões, mas acho que da pra juntar mais e pegar coisa um pouquinho melhora, já que a grana ta sobrando e veio de algum lugar suponho que possa vir mais :)!
|
jigo__ Veterano |
# abr/09
· votar
GuitarHome não sei o caso do gustavo, mais as vezes 7k é o maximo estourando q ele pode pagar, agora eu axo q eu faria o msm q vc, mais concorda cmg, o duro é segura a agonia e o $$$$! hehe
abç
|
felirawk Veterano |
# abr/09
· votar
Só fazendo um esclarecimento: há uma diferença entre "weight relieved" e "chambered" bodies. O primeiro método consiste em fazer vários buracos no fundo de mogno da guitarra. No segundo, a guitarra literalmente tem câmaras no corpo. Todas as guitarras com topo abaulado ("carved-top") são weight relieved, inclusive a Les Paul Custom. As exceções são as custom shop cujas especificações não mencionam as expressões acima descritas. Fonte da informação:
Benton Cummings Gibson Customer Service 1-800-4GIBSON service@gibson.com
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
GuitarHome cara, grana sobrando eu nunca vi... ou ela ta aplicada ou é consumida... eu recebi um aumento de salário generoso, e com parte desse aumento consigo comprar uma Gibson parcelada, então pelo tempo e parte de salário q eu tenho disponível posso muito bem comprar uma dessas 2, q são excelentes guitarras, alem de serem Gibson. Do lugar da onde virão esses 7k, vai vir mais sim, se Deus quiser, mas eu tenho que gastar com outras coisas, além do que não quero morrer de trabalhar. hehehe Eu, na minha opnião, não vejo que existe nenhuma outra Les Paul da Gibson melhor que a Classic (tirando Custom Shop) na faixa de 7 a 10k (preço da usada e nova, respectivamente).
jigo__ Qual você pegaria? Qual Gibson você juntaria pra pegar se estivesse na minha situação?
felirawk é isso aí mesmo.
|
felirawk Veterano |
# abr/09 · Editado por: felirawk
· votar
Eu compraria uma Les Paul usada e anterior à 2006. Motivo: além do preço ser menor, estas não são "weight relieved". O corpo tem mais massa e como consequência as notas se sustentam por mais tempo. O fato de que Les Pauls conseguem sustentar notas por mais tempo em comparação com Fenders, por exemplo, é um dos motivos principais pelos quais alguns músicos têm preferência por elas. Se sustentação (sustain) é importante para você, eu evitaria as Gibson novas, a menos que você possa coprar uma Custom Shop V.O.S. (non-chambered).
Numa última nota, se você faz questão de comprar o instrumento novo, quer ter a experiência de uma "verdadeira Les Paul", e não se importa com o que está escrito no headstock, veja se consegue comprar uma Heritage CM-150. Eu tenho uma e estou feliz. O acabamento é quase tão bom quanto o da Gibson Custom Shop. Em alguns aspectos até melhor. Por exemplo: os marcadores de posições nas Heritage ainda são feitos de madrepérola (a parte de dentro da concha dos moluscos que produzem pérolas). Todas as Gibson, incluindo as custom shop, têm o marcadores de posição feitos de acrílico. A parte elétrica das Heritage também é classe A, eu nunca tive outra guitarra cujos controles de volume e tonalidade tivessem tanta gama e usabilidade quanto os da Heritage. A empresa foi fundada por quatro ex-funcionários da Gibson de Kalamazoo, Michigan. Quando Gibson se mudou para Nashville, eles compraram o galpão principal da antiga companhia e muito do maquinário original e a partir de então passaram a produzir algumas das melhores guitarras da indústria. Até o Jimmy Page visitou a fábrica.
Qualquer que seja sua decisão, boa sorte!
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
felirawk nem faço questao que seja nova mesmo não. essa Classic é usada. existe um tipo de certificado de originalidade ou é só pela procedência das lojas? sabe como é ne... com essa invasão chinesa ai.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/09
· votar
gucrispim existe um tipo de certificado de originalidade ou é só pela procedência das lojas? sabe como é ne... com essa invasão chinesa ai.
Geralmente vem com pelo menos o certificado do checklist do controle de qualidade e o certificado do importador pros modelos Studio e Special, pros Standard acima, vem alguns tags.
felirawk Eu compraria uma Les Paul usada e anterior à 2006. Motivo: além do preço ser menor, estas não são "weight relieved".
Rapaz, até onde eu saiba todas as Les Pauls posteriores a 1982 são Weight Relieved, o que mudou é que a quantidade desse Weight Relieve muda de tempo em tempos, em 1982 era menor que as posteriores, isso inclusive é um dos atrativos das Les Paul Traditional, o fato de elas terem mais massa pois usam o mesmo esquema de Weight Relieve usado na decada de 80.
Agora quando mudaram isso, e quantas vezes eu não sei dizer, já que as unicas Les Pauls anteriores a 1992 que eu toquei, foi uma Standard 76 e uma Custom 68, que são infinitamente mais pesadas que todaas as outras que toquei.
Apesar de todo mundo dizer que há diferença de sustain, e eu mesmo ter comparado e achado que tem diferença, a Gibson insiste em dizer que os buracos são metemáticamente calculados para que não haja interferência no sustain e que as diferentes percepções nas comparações entre antigas e novas vem da idade da madeira e no caso das série x VOS porque as VOS usam madeiras mais top, mas que uma VOS com weight relive teria o mesmo sustain de uma não sem ele... mas enfim, eles nunca fizeram uma VOS dessas, logo, quem vai saber?
|
rsf Veterano |
# abr/09
· votar
felirawk
veja se consegue comprar uma Heritage CM-150.
vc comprou a sua aonde? e quanto está uma dessas?
|
felirawk Veterano |
# abr/09
· votar
Rapaz, até onde eu saiba todas as Les Pauls posteriores a 1982 são Weight Relieved, o que mudou é que a quantidade desse Weight Relieve muda de tempo em tempos, em 1982 era menor que as posteriores, isso inclusive é um dos atrativos das Les Paul Traditional, o fato de elas terem mais massa pois usam o mesmo esquema de Weight Relieve usado na decada de 80. Nichendrix: Interessante esta informação. Para mim é novidade. Eu vou procurar nos foruns gringos mais informação sobre isto. Obrigado.
vc comprou a sua aonde? e quanto está uma dessas? rsf: eu moro nos E.U.A. e troquei uma Gibson ES-335 pela CM-150. O preço dela era US$1,750.00 + imposto, nova, então foi um bom negócio para o dono da loja, principalmente nestes tempos de recessão... Os preços variam bastante porque cada dealer pede guitarras com acabamentos e acessórios personalizados. A minha é foi pedida com escala de ébano e com captadores Seymour Duncan '59s. Mesmo assim, elas custam uns 10, 15% a menos que as Gibson.
nem faço questao que seja nova mesmo não. essa Classic é usada. existe um tipo de certificado de originalidade ou é só pela procedência das lojas? sabe como é ne... com essa invasão chinesa ai. gucrispim Aqueles cartões azul e brance com o checklist não vale nada; a minha antiga ES-335 veio com um em branco. A maneira mais segura de averiguar a autenticidade seria através do número de série. A Gibson tem um customer service excelente, e você pode ligar naquele número de telefone que eu postei anteriormente (R$0,07/minuto pelo Skype, se não me engano) e pedir para que eles confirmem se o número é verdadeiro. O problema é que muitos online dealers publicam os números de série dos instrumentos que vendem, facilitando para que falsificadores ousados se apoderem deles. A Legendary Tones publicou um vídeo assustador sobre a crescente qualidade da indústria de falsificação. Fiquei sabendo que alguns destes falsificadores eram algumas das fábricas subcontratadas da Gibson na China para fazer Epiphones. A Gibson foi lá e os ensinou como construir os instrumentos passo a passo. Depois que eles obtiveram o maquinário e o know-how, eles partiram para a "carreira solo". Isto significa que algumas das falsificações podem ser virtualmente indistinguíveis das guitarras originais. A maneira mais segura de conseguir um instrumento é comprar de um revendedor autorizado. Ufa! Espero que tenha ajudado...
|
felirawk Veterano |
# abr/09
· votar
nichendrixApesar de todo mundo dizer que há diferença de sustain, e eu mesmo ter comparado e achado que tem diferença, a Gibson insiste em dizer que os buracos são metemáticamente calculados para que não haja interferência no sustain e que as diferentes percepções nas comparações entre antigas e novas vem da idade da madeira e no caso das série x VOS porque as VOS usam madeiras mais top, mas que uma VOS com weight relive teria o mesmo sustain de uma não sem ele... mas enfim, eles nunca fizeram uma VOS dessas, logo, quem vai saber? Algumas das VOS '58 e '59 são "chambered", e os dealers geralmente informam prontamente sobre isso. Há pessoas que as preferem assim. A verdade é que a Gibson Les Paul é um ícone de design dos anos 50, e estas diferenças técnicas provavelmente não importam para aqueles que querem tocar com um instrumento com o nome "Gibson" no headstock e que têm pelo menos a aparência da guitarra usada pelo seus ídolos. Ouvidos x Olhos...
|
nichendrix Veterano
|
# abr/09
· votar
felirawk Algumas das VOS '58 e '59 são "chambered", e os dealers geralmente informam prontamente sobre isso. Há pessoas que as preferem assim.
Sim, eles têm VOS Chambered se não me engano pra simular as madeiras usadas na ápoca que estavam bem secas e portanto bem mais leves. mas eu falava sobre a questão do wight relieve, já que eles dizem que não há diferenças sonoras entre as wight relieved e as non weight relieved. Como de fato existe entre as chambered e as non chambered.
E nos USA os dealers sabem informar tudo, aqui npo brasil a maioria não sabe te dizer nada da guitarra além da marca e do preço, se souber informar marca e captação, vc está com sorte, entõ por aqui se quiser comprar consciente a pesquisa tem que ser feita por fora.
Aqui tb tem como ver se a guitarra foi importada oficialmente, porque junto com os tags que vem com todas as Gibsons, a maioria das vezes, também vem o certificado do importador, como uma das guitarras em questão é usada, pode ser que o antigo dono não tenha mais tais certificados.
|
felirawk Veterano |
# abr/09
· votar
gucrispim 7k é reais ou dólares? Você tem como ir à Teodoro Sampaio e experimentar vários modelos antes de comprar? Poxa, seria triste você gastar tanto dinheiro na pressa e depois se arrepender. Principalmente por não se tratar de um artigo de primeira necessidade. Mesmo que você more longe de São Paulo, acho que valeria a pena investir numa viagem às lojas da cidade para te ajudar a decidir. Demais a mais, você pode encomendar a guitarra que quiser, com o acabamento que quiser dos revendedores (autorizados ou não).
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
felirawk 7k reais hehehe. quando eu for comprar eu vou na teodoro, vou comprar ou na Tango (loja q tem a BFG) ou na Kroc Pop (que tem a Classic). Justamente nao quero comprar na pressa, tem q amadurecer a idéia e ver nos detalhes o q vai ser melhor.
|
Jozza Veterano |
# abr/09
· votar
gucrispim
Só uma dica aí... Eu comprei a minha Gibson na Tango e antes disse já comprei uma outra guitarra mais zuadinha na Kroc. São lojas muito boas com equipamentos muito bons e (pelo menos na época) um atendimento muito bom tbm (o que é raro na Teodoro). Mas costumam ser lojas muito careiras.
Quando quis comprar minha DoubleNeck, rodei a Teodoro inteira, e acabei comprando no Mercado Livre mesmo. Será que vc não consegue achar alguma coisa boa por lá? Algo que dê pra vc ir ver, testar, tocar e talz?
|
nichendrix Veterano
|
# abr/09
· votar
Jozza
Dessas lojas a menos careira ainda é a Soul Shine, mas dizem que o alemão de lá é mais bruto que cavalo na hora de atender o povo... hehehehehehehe
|
Jozza Veterano |
# abr/09
· votar
nichendrix
Esse é o problema... Os caras atendem muito mal... Já deixei de comprar muita coisa por causa disso.
|
velhote Veterano |
# abr/09
· votar
TWOTONE la na teodoro, o atendimento dos caras e muito bom
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
velhote mas acho que entre as lojas citadas a TwoTone é a mais cara. O preço da Kroc e Tango eu achei razoavel, e o atendimento delas é bom, já fui muito bem atendido na Kroc. Soulshine o preço parece ser melhor delas, mas já passei por lá e nunca fui atendido, se eh que me entendem aueh.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/09
· votar
gucrispim
Aí vai algumas outras opções com preços mais em conta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94339590-gibson-les-paul-classi c-1996-heritage-cherry-sunburst-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93603091-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94484078-gibson-les-paul-standa rd-desert-burst-2007-impecavel-_JM
|
gucrispim Veterano |
# abr/09
· votar
nichendrix lindas as guitas hein! heheh mas a ultima ai é studio e tá 8pau e tanto, ta loko aueh, tudo bem que eh de RP, mas ai ja nao vira, ainda mais studio.
|
felirawk Veterano |
# abr/09
· votar
gucrispim Eu estava lendo as reviews sobre a BFG no Harmony-Central. Há muitas reclamações sobre acabamento e entonação. Mais do que a média de outros instrumentos de "qualidade".
Eu gostaria de dizer que, à exceção de alguns modelos custom shop, o controle de qualidade da Gibson é uma piada. De mau gosto. Aliás, as bordas envelhecidas das custom shop (binding) as vezes absorvem a tinta usada para pintar o instrumento, ficando rosa. Os gringos chamam isto de "bleeding". A incosistência de qualidade da Gibson é notória, mas o Marketing é forte, e há pessoas que se ofenderiam se você dissesse a elas que uma Gibson tem um defeito de construção ou de acabamento. Elas não são feitas por doendes encantados, nem pela ESP do Japão (aí sim, estamos falando em qualidade impecável!). Meu conselho: toque, olhe, e preste atenção para ter certeza que a guitarra afina direito (razão pela qual me desfiz da ES-335). A inconsistência na qualidade e a prática de aliviar o peso dos corpos das Les Pauls são as razões pelas quais eu não tenho uma Gibson Les Paul de produção recente.
Se você comprar a BFG e não gostar do P-90 ficará difícil trocar o captador porque a cavidade para ele é menor do que a cavidade de um humbucking convencional. Por outro lado, se você comprar uma guitarra com humbuckings e quiser colocar P-90s, existe uma solução sem necissdades de alteração: Seymour Duncan Fat Cats. São P-90s num formato humbucking (http://www.seymourduncan.com/products/electric/specialized/progressiv e/sph901_phat_cat/).
|
axleWs Veterano |
# abr/09
· votar
nichendrix gucrispim era disso que eu falava, a última guit parece mto mais com sonho de guitarra, do que a classic e a bfg :D (opinião visual, ok?)
felirawk que estranho cara, surpresa pra mim. Você não exagerou no termo "piada" não? Sei lá, não deve ser tããão ruim assim.
abraços
|