Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# jun/09


Um amigo meu, que é vendedor de uma loja, ao conversarmos disse que apareceu em uma revista renomada que a Gibson não fabrica mais instrumentos nos EUA, lá só ocorreria a montagem das peças, que seriam enviadas da china para lá, o mesmo me disse acontecer com a Fender Americana, para que houvesse menos gastos com mão de obra, alguém sabe se esta afirmação procede? Pode ser algo recente, logo as fotos de uma fábrica da Gibson nos EUA de alguns anos atrás não vale como prova de que isto não ocorre.

Vlw galera...

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


Respostas idiotas, como, lógico que não, estamos falando da Fender, não valem em uma argumentação séria.

mum
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Fácil, pede pra ele a revista e vamos ver :D

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


mum
é uma saida, mas é que é meio raro trombar com ele, eu fui lá pq sempre tem uns instrumentos que chegam na cagada por lá, por causa de pessoas que acabam vendendo instrumentos por preços muito baratos para a loja.

Deiab
Veterano
# jun/09 · Editado por: Deiab
· votar


Coincidência ou não, ouvi algo semelhante. Fui comprar uma guita no começo desse ano e estava falando com o dono da loja e este disse que agora somente as Gibson custom são produzidas lá e o restante é como você falou, só a montagem, mas não sei se é real isso. Mas tem sua lógica, os Estados Unidos sempre procuraram explorar a produção de seus artigos manufaturados desse modo, porque não as guitarras? Dinheiro é dinheiro e redução de custos aliado a crise que eles estão enfrentando, seria uma saída.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio

Rapaz, a parte da Gibson é mentira total, na china só são fabricadas as Epiphone da linha da Gibson. Todas as Gibsons são 100% feitas nos USA. Agora existem uma diferença, as Gibsons de série são feitas com processos quase que 100% automatizado, enquanto as Custom Shop ainda são feitas artesanalmente, a mão. Pode procurar no canal da Gibson no Youtube que eles mostram como são feitas as duas séries de guitara e as diferenças entre elas.

Agora a Fender fabrica guitarras em diversas partes do mundo, algumas das séries mais baratas das americanas, como as Highway ou as antigas California, eram fabricadas em cooperação entre as fabricas de Corona no USA e de Enseada no Mexico, a guitarra era parcialmente feita nos dois lugares e depois montada nos USA e recebem o logo de Made in USA. Essa informação pode ser achada até no proprio site da Fender.

Mas a qualidade não diminui por causa disso.

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
nichendrix
O mesmo vale para as Fenders American Standard, Deluxes e Custom Shops. São 100% fabricadas nos EUA. As únicas Fenders feitas na China são as Squiers...que são a segunda linha da Fender...e mesmo assim são ótimas guitarras.

Acho que isso q seu brother falou é lenda!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


wppereira

Sim toda a linha American da Fender, bem como as Custom Shop são 100% fabricadas na fábrica de Corona na Califórnia.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Manubio
Um amigo meu, que é vendedor de uma loja, ao conversarmos disse que apareceu em uma revista renomada que a Gibson não fabrica mais instrumentos nos EUA, lá só ocorreria a montagem das peças, que seriam enviadas da china para lá


Esse é o nível dos vendedores de instrumentos no país... Conhecimento total do trabalho que fazem!

E pensar que ele pode estar simplesmente querendo justificar o fato da loja em que ele trabalha vender 'Gibson china' - cópias fajutas que aparecem no mercadolivre - como originais 'Made in China'.

É seu amigo mesmo?

jimmy vandrake
Veterano
# jun/09
· votar


Ainda bem que existe o fórum. Como o Christian falou aí, os caras falam merda pra cacete pra vender (enganar) mesmo.
Posso estar errado, mas Gibson é somente nos EUA, Fender produz nos EUA, México e Japão, devidamente identificadas pelo próprio fabricante. China ou Malásia tem as Squier by Fender, que aí já é outro assunto.

Deiab
Veterano
# jun/09
· votar


Pois é galera, o meu medo é que chegue num ponto onde não consigamos mais distinguir uma imitação de uma original e pagar o preço de uma original. Daqui a pouco vão aparecer cópias identicas, não é difícil fazer não.
Daí pra comprar tem que falar pro dono:"Só compro se puder desmontá-la agora.
Claro que os que já são músicos a algum tempo percebem, mas a galerinha que tá começando, não sei não. Só enxergam o nome no headstock e passa o cartão.
Pirataria é uma merda.

Bombastik
Veterano
# jun/09
· votar


Um amigo meu, que é vendedor de uma loja, ao conversarmos disse que a Gibson não fabrica mais instrumentos nos EUA

tadinho dele...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Pois é galera, o meu medo é que chegue num ponto onde não consigamos mais distinguir uma imitação de uma original e pagar o preço de uma original. Daqui a pouco vão aparecer cópias identicas, não é difícil fazer não.
Daí pra comprar tem que falar pro dono:"Só compro se puder desmontá-la agora.

Deiab
Haa.. Isso já deve estar acontecendo e a gente nem sabe... Olha o vídeo que postei hoje:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/198035/p1
Abs

Deiab
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

É o negócio tá complicado mesmo, já estão produzindo de penca!!!
E pelo que eu vi no vídeo tem de tudo um pouco, rg, strato, les paul, warlock, tele e por aí vai.

Henrique S.
Veterano
# jun/09
· votar


wppereira

tem fender feita na coreia tmb (ou china, nao lembro)

http://www.fender.com/products//search.php?partno=0262000561

tipo essa... e as demais "Special Edition"

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


na realidade, o cara é meu amigo mesmo, e ele não é um vendedor qq, ele fala comigo na boa, me mostra as guitas da loja, me mostrou uma squier zuada lá, já lançou um nem vale a pena, e me mostrou uma parte da guita que era de compensado, ele num é de mentir, conheço o cara a apenas 21 anos, nascemos quase q juntos, nossas mães eram amigas, ou seja, acredito 100% no cara...

O fato é que ele disse q apareceu na GuitarPlayer (se pá alguém passou esta informação pra ele ) que as Gibsons e Fenders começaram a ser fabricadas fora, talvez ele tenha se enganado, mas pelo q ele me disse, elas vem de fora, para a fabrica, e lá eles carimbam um Made In USA e montam a guitarra.

Rapaz, a parte da Gibson é mentira total, na china só são fabricadas as Epiphone da linha da Gibson. Todas as Gibsons são 100% feitas nos USA. Agora existem uma diferença, as Gibsons de série são feitas com processos quase que 100% automatizado, enquanto as Custom Shop ainda são feitas artesanalmente, a mão. Pode procurar no canal da Gibson no Youtube que eles mostram como são feitas as duas séries de guitara e as diferenças entre elas.
Manubio
nichendrix
O mesmo vale para as Fenders American Standard, Deluxes e Custom Shops. São 100% fabricadas nos EUA. As únicas Fenders feitas na China são as Squiers...que são a segunda linha da Fender...e mesmo assim são ótimas guitarras.


O fato é, eu não creio que alguém aqui tenha como comprovar que é feito assim hj, isto é o que é falado, mas talvez não seja o que é feito. Entende onde entra minha duvida?

(tá com mó cara de teoria da conspiração neh?)

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


Amigos, já negociei com chineses desse ramo e conheço quem entrou nas fábricas de guitarras da China. Inclusive ganhei de presente uma legítima Gibson Made in China, essa era sacanagem... Se posso falar que aprendi alguma coisa com isso tudo é que nunca mais vou afirmar que as Gibson e Fender american são 100% feitas nos EUA. Deixo também a sugestão que não apostem nada muito valioso porque podem quebrar a cara.
Cuidado que ao afirmar que é 100% feita nos EUA você está falando que os parafusinhos, a moldura do captador, o material da solda, o plugue, os botões do potenciômetro, os fios da elétrica, molas, afinal, nada vem de fora. Isso para não falar de coisas maiores...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Será? O cara que fez estes vídeos diz no Y2B que há algum tempo Gibson e Fender vem fazendo guitarras lá. Inclusive, diz ele, que na fábrica estavam presentes funcionários da Fender...





Insomniac_
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Mas se você não acredita em nós, que não podemos provar, por que não pede a prova dele antes de acreditar, também, não é verdade?

Cara, acho muito difícil Gibson na China, mas...

mmayorca
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

ele deve estar se referindo a linha Squier e Epiphone pelo jeito...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ele deve estar se referindo a linha Squier e Epiphone pelo jeito...
mmayorca
É eu pensei nisso. Aliás, eu achei esse vídeo meio sinistro... O carinha é estranho. Vendedor querendo vender né...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Deiab
Pois é galera, o meu medo é que chegue num ponto onde não consigamos mais distinguir uma imitação de uma original e pagar o preço de uma original.

Na verdade isso já existe, o eBay é cheio dessas coisas.

Daqui a pouco vão aparecer cópias identicas, não é difícil fazer não.

Cara, fazer uma Fender, qualquer robô faz, agora fazer uma Gibson, que é guitarra de braço colado, e com 1001 detalhes, aí o buraco é mais embaixo, é só ver entre os Luthiers tops do Brasil quantos conseguem entregar um instrumento com a qualidade deles.


Manubio
O fato é, eu não creio que alguém aqui tenha como comprovar que é feito assim hj, isto é o que é falado, mas talvez não seja o que é feito. Entende onde entra minha duvida?

Rapaz, como provar só tu indo em Corona ou Nashville, eu já tive uma SG '61 da Custom Shop, que comprei nos USA, na Guitar Center de Orlando, mas um amigo meu que na época fazia curso de inglês em Memphis, uma vez tirou o dia pra visitar a fábrica da Gibson, diz que existem passeios pagos pela fábrica, e também existe a possibilidade de você encomendar uma guitarra da Custom Shop deles 100% customizada, e você pode acompanhar o processo produtivo deles se quiser.

Acho que quem tem algo a esconder, não vai deixar a fábrica com um canal aberto à visitação. Inclusive, existem videos pelo youtube de clientes da Custom Shop da marca, na fabrica da Gibson escolhendo as partes da guitarra, vendo o pessoal fazer o acabamento e tudo mais.

Até onde me consta a Fender também tem esse tipo de abertura, especialmente para clientes da Custom Shop. Então acho muito complicado alguém que tem algo pra esconder, ficar abrindo pra visitação.

MMI
Amigos, já negociei com chineses desse ramo e conheço quem entrou nas fábricas de guitarras da China. Inclusive ganhei de presente uma legítima Gibson Made in China, essa era sacanagem... Se posso falar que aprendi alguma coisa com isso tudo é que nunca mais vou afirmar que as Gibson e Fender american são 100% feitas nos EUA. Deixo também a sugestão que não apostem nada muito valioso porque podem quebrar a cara.
Cuidado que ao afirmar que é 100% feita nos EUA você está falando que os parafusinhos, a moldura do captador, o material da solda, o plugue, os botões do potenciômetro, os fios da elétrica, molas, afinal, nada vem de fora. Isso para não falar de coisas maiores...


Sinceramente, isso é uma distorção semântica, porque quando se diz que a guitarra é feita nos Estados Unidos não se está afirmando que os componentes dela também não.

Até porque uma Les Paul, pra usar um exemplo clássico, é feita de mogno hondurenho ou korina africana (que é o mogno africano) e maple canadense e a escala de rosewood indiano, provavelmente os pots e as ferragens são feitas em alguma fabrica asiática de maior qualidade, captadores até onde me consta são feitos nos USA, os imãs e o fio do enrolamentos deles, só deus sabe, parafusos, e outras bobagens idem.

Mas tanto você, quanto todo mundo é capaz de entender que quando se diz que ela é feita nos USA, se diz que essas materias primas são cortadas, trabalhadas e transformadas em guitarra nos USA.

E sinceramente é bem fácil saber disso, tanto a Gibson quanto a Fender são sociedades anonimas de capital abertp, em todos os paises do mundo elas são obrigadas a publicar todas essas informações, inclusive financeiras para que os acionistas possam avaliar seu desempenho e sua capacidade de retorno, fazer o benchmark de suas administrações, etc. Logo é só descobrir em qual parte da pagina dessas empresas ficam esse tipo de informação ou descobrir qual orgão do governo americano comtrola esse tipo de empresa, ir lá e baixar as informações, já que são obrigatórias.

Aqui no Brasil é a CMV, acora nos USA, eu realmente não saberia dizer, mas deve ser algum orgão ligado ao Federal Reserve.

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
eu entrei no site deles, as guitarras não são cópias chinesas, elas vem com o logo Has Guitar.

Insomniac_
Não é que eu nào acredite, pelo contrário, não acho q mude muito para gibson onde eles vão fabricar a guitarra, mas me pareceu fazer sentido.

Regnum_irae
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Cara,

Visitei a fábrica da Gibson em Memphis no Tenessee em maio de 2008 , é a fábrica responsável pelas semi-acústicas e é tudo produzido nos EUA mesmo. Se tem uma coisa que americano é chato é com coisa MADE in USA. Não existe a menor sombra de dúvida que a informação que teu amigo te passou está equivocada. Acredito que seja pura especulação por parte da revista....

Abrax

MMJr
Veterano
# jun/09 · Editado por: MMJr
· votar


Alguem ja viu este site....
Eata e a empresa/fabrica que produz as copias das guitarras....

http://bobostarxd.en.made-in-china.com/company-Beijing-Zhen-Musical-In strument-Co-Ltd-.html

http://bobostarxd.en.made-in-china.com/product-list-1.html


Valeu...

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


Regnum_irae
vlw cara, podem ter passado errado, podem ter contado pra ele q apareceu na revista, mas não apareceu, talvez para que ele contasse para os compradores e muito outros motivos...

Mas fico feliz em saber que não é verdade...

MauricioBahia
Cara, uma chinesa destas ai, dependendo do som, até eu comprava, só tirar o Gibson do headstock.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


eu entrei no site deles, as guitarras não são cópias chinesas, elas vem com o logo Has Guitar.
Manubio
O cara diz que esta fábrica produz guitarras pra "n" marcas, iclusive Fender e Gibson. Bom, devem ser Epiphones e Squires... Sei lá.
Abs

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Muito provavelmente. Eventualmente eles devem fazer uma com logo da Gibson pra pegar algum besta descuidado no eBay.

MMI
Veterano
# jun/09 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Muito bem, então mesmo a discussão não sendo uma questão de semântica, não se pode afirmar que as guitarras são 100% feitas nos EUA, tirando esse 100%, tá valendo, fica aberto. Abertas concessões, resta ver qual é o limite dessa concessão.
Você pode visitar várias fábricas, todas as grandes fábricas tem tours, seja Gibson, Fender, PRS... Isso não quer dizer que quem visita vê e conhece todos os segredos, assim como quem visita a NASA na Flórida não fica conhecedor de todos os segredos e cálculos para vôos espaciais. As Custom Shop não se discute, devem ser feitas nos EUA mesmo. Mas as linhas inferiores já não se pode afirmar isso, a própria Fender já teve várias guitarras vendidas Made in USA que eram feitas no México e montadas nos EUA, mas ganhavam a estampa de Corona e Made in USA. Veja, essas cópias como a do vídeo, são pilantragem na maioria, como a que eu ganhei do chinês, não é disso que se trata. Mas isso ajuda a explicar o porque, em dólares lá nos EUA, uma Gibson nova pode variar de 700 a 25.000.
Digo isso tudo porque a época do 100% feito nos EUA já passou faz tempo, especialmente para as linhas mais simples e baratas. Sei que essas marcas são motivo de paixão e discussões acaloradas, mas a própria Fender já levou essa discussão de "Made in USA" ao extremo, sendo que tem guitarras com esse rótulo que são consideradas no mercado como mexicanas.

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


Henrique S.
Eu sei...Fenders são feitas nos EUA, México, Japão e Coréia...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?