Escolha da primeira Gibson [+original][-China}[+bfgXclassic]

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# abr/09 · Editado por: gucrispim


E ae galera do chocopinho com arroz doce, beleza?
To afim de encarar minha primeira Gibson, e me senti muito atraído por 2 modelos específicos.
Um é essa Les Paul Classic Wine Red http://www.instrumentosusados.com.br/pedido12.asp?var_Codigo=21151, axei fenomenal, e outro é a Les Paul BFG. http://www.gibson.com/Files/AllAccess/images/BFG3_.jpg

Todos sabemos q é um instrumento caro e pra vida toda, então a escolha (teoricamente) deve ser certeira. Além das qualidades de ambas (q são notáveis) tem a pegada, o lance da pegada casar com a mão de quem toca.
Pretendo ir compra essa guita em Sampa, e vou testar, e comprar aquela que eu me sentir melhor tocando, mesmo que essa for uma Condor CLP@s (ah sim, certo, acredito).
Sou um amante incondicional dos P90, e essa BFG tem esse ponto positivo.

Tendo em vista tudo isso. Quais são os principais pontos que vcs ressaltariam nas 2 guitas? E qual escolheriam? Quem já passou por isso de poder escolher a primeira Gibson, me da uma ajuda! E tbm que ja teve varias ou já testou as 2! vlwww

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


Sinceramente? EUU se fosse pra ir de Gibbo, já que é pra gastar, procuraria uma Supreme (não sei quanto tá, nem imagino a diferença de preço) mas do lado entre gastar, 6k e 15k que seja, num instrumento, o peso moral dá na mesma.

Quem tem a mente limpa de comprar uma Gibson nova, pode muito bem esperar por uma Supreme (to colocando MEU ponto de vista)

B.Frusciante
Veterano
# abr/09
· votar


axleWs
Claro.. afinal 5 mil reais de diferença não é nada né :]

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


B.Frusciante
axleWs
5 mil nada.... uma BFG nova é 6600 (no maximo), essa Classic usada aí é 6990, nova ela sai na faixa 10500, já uma Supreme é em torno de 15k. pra mim 10k de diferença tem MUITA diferença!
como disse, to entre essa Classic (especificamente, essa) e a linha BFG.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


B.Frusciante
leia novamente, vc interpretou de maneira errada.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim
eu não disse que tinha não diferença. Eu falei que SE EU fosse comprar uma guitarra cara, eu iria pensar como disse acima.

mas respondendo ao tópico, vi um review da bfg na Guitar Player, o cara citou um certo desconforto por causa do acabamento do corpo.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Eu ficaria e fiquei com uma Studio Faded com Bursbuckers. E mesmo podendo, não trocaria por outra.

PS - Faz mais de 1 ano e meio que eu não "converso" com ela... Tomara que não esteja virando farelo lá do outro lado do mundo. :(

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Cara... Tem muita diferença de preço por aí... Tem Gibson (Special/Studio) desde uns 2000 até as maravilhosas semi acusticas de 20k.

O lance é vc ver quanto dá pra gastar e testar as diversas opções.

Quando eu comprei a minha, eu saí de casa com a Les Paul Honeyburst na cabeça (ê influência Jimmy Page), e levei uma SG Standard Cherry, pq eu curti muito mais a pegada.

Ainda sonho em ter uma LP HB, mas a SG é a guitarra mais confortável que eu já toquei.

Sem vc experimentar vai ficar difícil escolher.

Diino
Veterano
# abr/09 · Editado por: Diino
· votar


pega uma condor e jah era.

mesma coisa.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


Diino
:D faz isso não cara. Tenta ajudar o cara, quem sabe amanhã não é você?


Bog
Essa faded é aquela com acabamento mais rústico?

abraços

Diino
Veterano
# abr/09
· votar


axleWs

aieuhoaieuhaeoiuaeh

cara, é realmente o que eu penso.
:S

two
Veterano
# abr/09
· votar


axleWs
Só que o mesmo review da revista Guitar Player elogiou demais essa guitarra.

gucrispim
Sei que gosto é muito pessoal, e eu tenho um gosto mais puxado para as guitarras com um visual mais desgastado, mas rustico (como o da BFG). E se eu fosse comprar uma gibson hoje eu compraria sem dúvida nenhuma a BFG, que com excessão dos knobs, eu não vejo defeito nenhum. Quando vi o review dela na Guitar Player foi amor à primeira vista, ela é Rock´n´roll na veia

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Rapaz nunca toquei em uma BFG mas conheço bem a Classic, que era a top de linha da Gibson nos anos 90, pra mim é perfeita, desde o braço com o shape 1960 Slim Taper que é um pouco mais fino até as madeiras top de linha, o que pra mim mata elas é os captadores cerâmicos de alta saida, que são ótimos pra sons mais pesados, mas que no fim não me agradam tanto quanto os Classic '57 Burst Buckers, Pearly Gates ou Seth Lover, mas é uma troca que ao menos pra mim vale a pena, porque as Classic, em acabamento e qualidade da construção, são muito superiores as Standards daquela época.

E a cor é linda, essa foto não faz juz ao Wine Red da Gibson.

Agora sobre a BFG, prefiro não opnar por nunca ter tocado com uma, mas P-90 é realmente o Captador dos Sonhos.... hehehehehe

two
Veterano
# abr/09
· votar


Acho essa BFG mais bonita, os knobs combinam mais que os de madeira estilo hippies.

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
então cara, axo q ficou bem claro no tópico, vou gastar no máximo 7k. os modelos que curto são esses 2 aí, eu vou experimenta-las, mas queria ver o q a galera q ja passou por situação similar diz a respeito desse tipo de escolha.

Diino
lá vem esse papinho meia bomba.... kkkk nao tem nem comparação.

two
justamente esse ponto que eu curti nas BFG, é só olhar pra ela que ela grita rock'n roll puro, o visual e captadores são phodas, além de vir com o killswitch hehehe, nada mais adaptado ao rock'n roll.

nichendrix
pode crer. nessa foto ficou meio apagado o wine red, mas a marcação tá animal, o visual não tem o q falar, além de ser uma guita mais antiguinha e deve ter um passado perverso tbm... já tem uma estrada, é velha de guerra, animal! esses são os pontos (além da pegada que vou experimentar) que geram esse trade-off.

Bog
então é uma guita legal, mas no quesito acabamento ela não me agrada saca? tendo a possibilidade de comprar uma Classic ou BFG, eu nao vejo motivo pra comprar uma Studio saca?

gucrispim
Veterano
# abr/09 · Editado por: gucrispim
· votar


two
essa é muito mais cara uaehauh muito mesmo, só por levar a assinatura do gary moore pq esse nao eh o modelo dele mesmo.
mas potenciometro é coisa simples de trocar. eu axo q nao mexeria neles se tivesse minha BFG. além disso o burst dessa Gary Moore (baseado na Les Paul q ele usa) é muito phoda³³

two
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim
Pois eh, eu prefiro a BFG tradicional com estes knobs, mas isso é o de menos, porque na verdade sendo BFG eu prefiro qualquer uma.

MMI
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Acho que você deve primeiro experimentar a padrão, a Standard. Hoje em dia as novas vem com o Burstbucker, mas vale pensar nela como padrão, foi a primeira que tive. Já tive uma Classic Custom & Historic também. A Classic realmente é confortável, o braço mais fino, mas os captadores são bem fortes, bons para sons distorcidos e ruins para sons limpos, especialmente o 500T da ponte. A Supreme que citaram aí não acho legal. Tem um visual bonito, mas tem a história da Gibson fazer o corpo "chambered" que para mim dá uma estragada no som, não tem essa de tirar madeira de guitarra. Se é para chutar o pau da barraca, vai de Black Beauty de 3 caps, essa sim, uma baita guitarra que arrebenta. A BFG já é bem específica. Tem um visual bem diferenciado, assim como o som. Tem captadores específicos e mais fracos, muito legal para sons limpos e com um crunch, até uma distorção moderada. Bacana que com a BFG você terá uma guitarra bem exclusiva, com timbre e visual bem próprio.
Concluindo, como sempre, tem que testar e ver o que encaixa para você. Mas são guitarras bem diferentes, uma para distorções fortes (Classic) e a outra para sons mais maneiros. Nem pensar em uma Studio se você tem essa grana para gastar, na minha opinião.

B.Frusciante
Veterano
# abr/09
· votar


axleWs
Pelo que eu entendi, para você 'já que vai comprar uma gibson, é melhor comprar uma supreme logo', é isso? xD

Só que as Supreme são mil Dólares a mais do que a Standard hehe.. E trazendo pro Bra$il isso dá quase 5 mil Reais de diferença.


Mas tudo bem, pode ser que eu tenha interpretado mal ;)

gucrispim
Veterano
# abr/09 · Editado por: gucrispim
· votar


B.Frusciante
pode cre, justamente isso q disse, vou gastar no maximo 7k, minhas opções preferidas são essas 2 q citei. não vejo pq comprar uma Studio e nem como comprar uma Supreme (até pq nao seria meu sonho uma dessas e 15k é brincadeira, bem diferente de 7k).

velhote
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Entao , cara eu ja tive varias les paul, de varias marcas. Gibson é Gibson e ponto. Quando consegui finalmente realizar o sonho de ter uma GIBSON LES PAUL e optei pela CLASSIC. Realmente os captadores dela sao ceramicos, o que caracteriza aquele som mais rasgado, no começo demorei um pouco pra me encontrar com o meu timbre, pois vinha de uma gibson studio faded (aquela toda de mogno, sem o tampo em maple) adorava aquela guitarra, ela tinha um timbre mais fechado e gordo. Contudo a GAS unida ao sonhos de moleque, me levaram a trocar a minha guitarra por uma CLASSIC. Cara no começo eu achava o timbre dela muito cortante, agresivo demais, so que isso era questao de regular, timbrar melhor o ampli, (jtm30) hoje eu chego em todos os timbres que eu quero, basta utilizar os potenciometros da guitarra que vc consegue os mais variados timbres, devidas proporcoes é claro. E quanto ao som limpo, cara, les paul tem um som limpo caracteristico, ele nao e tao cristalino quanto de uma strato ou tele, mas pra mim é o que mais me agrada.

Quanto a bfg, eu nao conheço, só assisti videos na net...

abz

two
Veterano
# abr/09
· votar


A BFG já é bem específica. Tem um visual bem diferenciado, assim como o som. Tem captadores específicos e mais fracos, muito legal para sons limpos e com um crunch, até uma distorção moderada
Cara acho, pelo que já li sobre ela, é que é uma guitarra para sons distorcidos, não que não se possa tocar limpo com ela, mas a zona de atuação onde ela se destaca é justamente do crunch para cima. Nada estilo Slayer, mas rock em geral.

So para lembrar os pickup da ponte dela tb é o Burstbucker

MMI
Veterano
# abr/09
· votar


two
exatamente, a BFG vai bem até uma distorção moderada. Eu já toquei com ela, mas não me agradou, não levei. A Classic já encara mais porrada. Por isso falei que são bem diferentes.
É gosto pessoal, mas nunca achei os Burstbuckers tão legais não.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


B.Frusciante
não é questão de "é melhor comprar uma supreme logo". Acho que, um investimento alto desses, deve ser no mínimo compatível pra vida toda e sem arrependimentos. EU, EOOOOOOOOOO, não gosto do visual de nenhuma das duas e nem nunca toquei nem nada. Pra comprar uma Gibson qualquer (o que não é o caso, pelo menos não parece) eu preferiria esperar mais, e comprar logo a supreme (como exemplo, ou outra custom, sei lá)...

Mas enfim, e em relação ao review da GP, realmente falam que a guit é muito boa e talz... Mas é Gibson, chover no molhado...

abraços

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


axleWs

Cara a Supreme é linda, provavelmente a Les Paul mais linda que já fizeram em série, mas está longe de ser o melhor modelo da marca e valer a pena tudo que pedem por ela. Pelo mesmo presso é mais util partir pruma Custom Shop.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
tudo bem, eu não vou comprar nem uma nem outra, a não ser que acerte na mega sena... só coloquei o ponto de vista.

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


Realmente....
Desde Tonante ate Gibson. 100% de satisfacao e impossivel...

Esse tal de ser humano nao eh facil....


Tem gente que nunca viu as guitarras em questao e estao dando palpite.....
Tipo: por que eu li...porque um amigo do primo do meu vizinho falou.....e assim vai....

Admiro a natureza humana....

No bom sentido....

Valeu....

MMI
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
questão de gosto. Para mim a mais linda é a 5A Quilt Top, mas concordo que a Supreme não vale a pena. Já quase comprei uma, mas desisti a tempo dela.

bahhhh
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tocaria as duas, a que eu achasse melhor comprava, tocabilidade x sonobilidade (existe isso???). Eu preferiria uma classic, mas a BFG é uma opção muito massa.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


MMJr
cara, opinião pode ter vários tipos de embasamentos, um deles é o visual...

mas rlx, tranquilo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escolha da primeira Gibson [+original][-China}[+bfgXclassic]