Curiosidade: Vibrato natural em afinações baixas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09


    Semanas atrás meu cunhado veio aqui em casa e nós fizemos uma pequena JAM, tirando Beat It. Logo descobrimos (na prática mesmo) que a afinação era em Eb, então eu peguei minha SX GG1 pra afinar meio tom abaixo pra tirar esta música - nada como ter uma guitarra de reserva para a titular com Floyd...

    Bem, ao longo da Jam meu cunhado foi notando um "vibrato natural" no som da guitarra. Ao deixá-la soar um acorde, dava pra escutar uma pequena oscilação de volume.

    Considerando o fato do encordamento ser 0,09, a afinação em Eb é que causou isso? Ou é algum problema de captação?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    dava pra escutar uma pequena oscilação de volume.

    Isso é vibrato?

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Se eu não me engano é. Tremolo é uma oscilação no "pitch" (na nota mesmo, afinação).

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Cara aqui em casa acontecia isso, e o motivo dessa oscilação era o Ventilador de teto ligado em quanto eu tocava. Quando eu desligo o ventilador fica normal, e quando ligo ocorre essas pequenas oscilações. Ai onde você tocou com seu amigo não tem nada ligado que possa interferir nisso como ventilador, ar condicionado etc.

    Megamedes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ahaha, realmente. Já aconteceu comigo pelo ventilador e é engraçado o efeito :X

    Já revisou a guita? Parte elétrica quem sabe?

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Megamedes
    Não revisei não. Ah, vale lembrar que na afinação standard o problema não ocorre.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Sei lá vai saber, as vezes ocorreu a coincidência de quando você afinou a guitarra em Eb você ligou alguma coisa que aconteceu :P!
    Mas pelo visto é alguma coisa de regulagem, manda no luthier.

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    provavelmente como em lp já é melhor usar pelo menos 010 deve ficar mt mole mesmo com a diferença ñ mt grande de E pra Eb

    ThiagoGasb
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    com certeza nao bateu oitava, da uma pequena alteração quando afina a corda diferente do q foi regulado na ponte

    Johnny Favorite
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    ThiagoGasb
    com certeza nao bateu oitava, da uma pequena alteração quando afina a corda diferente do q foi regulado na ponte

    Meu amigo, isso ai é pura e simples desafinação! Quando vc vai afinar a guitarra, por exemplo a corda sol solta pela 5 casa da corda ré e a afinação ainda não tá em cima não fica uma vibração? Preste atenção pra vc ver. Como o thiago falou alguma coisa ai não ficou bem afinado.

    André Arraiano
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Se eu não me engano é. Tremolo é uma oscilação no "pitch" (na nota mesmo, afinação).
    eh o contrario, tremolo eh volume, vibrato eh pitch

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    André Arraiano
    Tremolo é a variação no pitch, por isso as pontes flutuantes recebem este nome.

    André Arraiano
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: André Arraiano
    · votar


    erico.ascencao
    faz sentido, mas entao pq diabos o q eu faço com o dedo se chama vibrato? .-.

    edit: e pedais q causam oscilacao de volume q recebem o nome de tremolo tb .-.

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Você está enganado, Tremolo é variação de volume e Vibrato é variação de tom.


    O termo Tremolo que a fender adotou para as pontes foi um equívoco mesmo.

    André Arraiano
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    B.Frusciante
    salvou meu dia, ja tava axando q eu passei 7 anos da vida viajando na maionese!

    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, eu já te expliquei isso.
    Ao baixar a afinação em um encordoamento muito fino como 0.9 (aarrgghhhh) em uma escala mais curta como a de uma SG (24,75pol.), as cordas vibrarão numa amplitude maior, com menos tensão. As escalas tipo Gibson proporcionam menor tensão e som mais grave, portanto, o correto para esses instrumentos é usar um encordoamento mais grosso, principalmente se se afina 1/2 tom "abaixo".
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade: Vibrato natural em afinações baixas