Ensaios Produtivos Menos Stress Time is Money!

Autor Mensagem
Mad Dock
Veterano
# abr/09
· votar

Cara na boa, ensaio sem stress não existe!!! se a coiosa é mais ou menos séria ja estraga td....eu acredito que músico seja a classe mais tratante dentre todas....tipo marca ensaio não vai....fica de tirar músicas e não tira...para falar a verdade nem houvem para aprender a música antes de tocar em ensaio...o melhor jeito de "TOCAR" sem estress e encarar o negócio como Jam e ir no mesmo clima de Oba Oba do resto da banda....mas já entre no barco sabendo que não vai dar em nada...sem muitos shows a fazer...os que fizer vão sair meia boca....o repertório não anda...constantes trocas de músicos...até o dia em que vc resolve que isso não vai dar em nada e sai também....ou atrita com algum e sai por isso....
A outra alternativa e se preparar para ensaiar estressar...cobrar os caras que estiverem devendo dedicação a banda...a diferença é que no show as coisas acontecem...e as oportunidades aumentam também......
A melhor dica que dou para quem quer pegar um pouco mais sério é marcar um show com umas 4 semanas de antecedência que isso motiva para o pessoal se empenhar e fazer um negócio menos nas coxas!!!
Abraço!

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar

MARCIO.LIMEIRA
na minha banda, todo mundo se garante, se a música tá no repertório é pra passar! eu já deixo avisado de antemão, não adianta colocar coisa do Randy Rhoads (q eu axo MUITO bom) que eu não vou dar conta de tocar do mesmo jeito, nem parecido, se quiser eu faço do meu jeito. e aí a coisa vai! mas todo mundo se garante, é pra tirar a musica? beleza, vamo tira a musica e chegar pronto no ensaio.

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar

Mad Dock
eu penso diferente. bom, nem tanto. ensaio sem stress (por menor q for, tp como vai terminar a musica, falta de grana, lance de horario incompativel) não existe mesmo. Mas é um pé no saco stress a toa em ensaio, tp coisa q nao leva a nada, e além te atrapalha, te faz sentir mal de tá ali.
Se o cara tiver q ser cobrado pra tocar direito, eh pq nao tem vontade de ta ali e nao quer melhorar, então pé na bunda e que venha outro. Não conheço uma banda q rolou com esse lance de um ter q ficar cobrando e pedindo pro cara tocar direito.

PGilbert
Veterano
# abr/09
· votar

Existem algumas regras que podem (e devem) ser seguidas.

1 - Ensaio não é pra tirar música. No ensaio é apenas pra acertar a música com todo mundo.

2 - Se um não tirou a música, nem toquem.

3 - Costume-se a ensaiar sempre no mesmo estúdio, de preferência na mesma sala. Assim vocês já vão se acostumando com ambiente, amplificadores etc.

4 - Cada um presta atenção do que está fazendo e não ficar caçando coisa errada no amigo do lado.

5 - COMPROMETIMENTO. Essa é a palavra chave.

Will Bejar
Veterano
# abr/09 · Editado por: Will Bejar
· votar

Nerferus
Eu fazia isso...ensaio acústico...mas os caras levavm tudo nas coxas...aí nem com reza braba!!!

MARCIO.LIMEIRA
Cara, veja se tá todo mundo na mesma pegada, se todo mundo quer que o negócio vá pra frente...senão nem com reza braba!!!

GuitarUser
'EAI MANO NUM VAI TIRAR ESSA PORRA NÃO!?' *soco na cara*
Às vezes (muitas) dá vontade...hehehehe...mas se um dia vc não tiver tempo pra tirar as músicas, aí queima o filme pro seu lado!!! hehehehehe...e pra desfazer a fama, nem com reza braba!!!

hauahuhauahuhaua...essa da reza braba foi foda!!!

Bom, eu, quando cansei disso, resolvi que queria tocar em trio e pronto. Se alguém não tá cumprindo as metas (tirar músicas, escolher repertório) é só perguntar pro terceiro cara "com esse mané não dá!!! Vamos ver com outra pessoa???"...e pronto!!! Ou então, se vc perder o tesão, vc cai fora e pronto...na hora de marcar ensaio, ou dá ou não dá, e não fica aquele negócio de "ah, hoje o guitarrista não pode vir...vamos só nós mesmo...".

ganja2
Veterano
# abr/09
· votar

cara eu moro em piracicaba (acho que vc, limeira talvez). Eu tenho exatamente o mesmo problema.
Não da nem pra começar a explicar que vai ser a copia da sua banda ahahaha.
O problema é que somos muito amigos e não da pra estressar. No fim é tudo alegria.
A banda tem um bom equipamento, (inclusive fender mustang 1970 ou mais velha sei-la, amps marshall , batera pearl, varios pedais analogicos, etc), mas é dificil fazer o negocio andar.
Eu me estressava, mas agora não ligo mais, o problema é que eu adoro tocar, e conto as horas para chegar quinta a noite que é quando nos reunimos para tocar e tomar uma "cerva".
O negocio é ter paciência. Conforme vão melhorando as musicas a banda vai se animando.
No entanto neste tipo de manda (minha e sua) o problema é a demora para sair as musicas.
Eu pelo menos chego com tudo redondo ou quase , e sempre tem aquele que "não tem tempo"
Uma coisa eu sei: No nosso caso (minha banda) ninguem trabalha a noite, então, falta de tempo é "lorota".
Mesmo assim o negocio é nao desanimar e tocar
abç

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

MARCIO.LIMEIRA
Cara, agora imagine o seguinte...eu tenho como objetivo começar a trabalhar músicas próprias, e pra isso é necessário muita "jam session" pra chegar num resultado legal (a não ser que alguém chegue com uma música já pronta, saca???
Então, eu acho que é assim, se vc não tem outras a;ternativas a não ser pagar o estúdio, vc tá ferrado!!! Pq vc já entra pensando na hora de sair!!!

Eu gostaria de ensaiar em casa, numa sala onde tivesse todo o equipamento próprio (que pode nem ser melhor que o que tem no estúdio, mas é seu e vc JÁ o conhece), onde vc sabe que não tem hora pra ir embora, onde vc pode fazer o que quiser sem ficar alguém te controlando (isso se não for casado e morar sozinho...rs)...seria lindo!!!

Hoje não tenho como fazer isso, mas acho que uma saída são os ensaios acústico onde é tudo mais simples...aí quando vai pro estúdio vc "enfeita" a música!!!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

ganja2
cara eu moro em piracicaba (acho que vc, limeira talvez).
Não é aí que tem o Coliseu??? Eu toquei uma vez aí com o Rush cover...hehehehe

Mesmo assim o negocio é nao desanimar e tocar
Esse é o espiríto...se vc desanimar por algum, tem que abrir o jogo com a galera pra ninguém dizer "pô, mas vc nunca falou nada!!!"

ganja2
Veterano
# abr/09
· votar

Will Bejar

NOssa Coliseu, não lembro de nada com este nome em Piracicaba
Mas tem o "Engenho central" que virou espaço cultural a alguns anos e as vezes tem show,
Tem o "Captain Jack" que é um bar grande destinado a bandas ao vivo, com palco, sistema de som, iluminação, praticamente uma casa de show, (vem bastante covers tocar)
inclusive, se vier tocar me avise no forum, que acho rush do cara...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

ganja2
Ah, não, falei besteira...Coliseu é em Sorocaba...é que tudo caba com "caba"...hehehehe

Eu não toca mais com Rush cover...eu gosto pacarai de Rush, mas ficar tocando só isso enche os pacová!!! hehehehe

Soul Wyx
Veterano
# abr/09
· votar

Tipo assim:
A gente tira a música na hora. E quando tirar mais ou menos manda pra treinar em casa, tirar antes de passar uma vez as vezes faz ir em vão.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

Soul Wyx
Como assim, mano!?

ganja2
Veterano
# abr/09
· votar

Will Bejar
Tem tocado o que, ultimamente??

Soul Wyx
Vcs dao uma "arranhada" pra ver se compensa pegar a musica, é isso??
Se for, as vezes fazemos isso tb

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

ganja2
Rock...desde Beatles, Rush, Yes, Led Zeppelin, Queen, Soundgarden, Queens Of The Stone Age, Arctic Mokeys, Titãs...de tudo um pouco, desde que rock!!!
A agora eu vou desenterrar umas músicas que eu compus há algum tempo...mas aí vou tocar com outra galera.

mzloko
Veterano
# abr/09
· votar

na minha banda o fodah eh q o estudio eh caro
e o baixista eh um coco
tenhu q fica ensinando dedinhos para ele no meio do ensaio

quem qr ser baixista de uma banda de metal ae?

Belloni
Veterano
# abr/09
· votar

Tudo é relativo. O que seria um ensaio produtivo pra ti?

Quanto a parte técnica do som é mais na pratica pra pegar, mas vou me arriscar dar algumas dicas pro experiência própria.

- Afinar os intrumentos
. É sério, afinem no estudio, ou antes de entrar no estudio se possível, mas afinem juntos, com o mesmo afinador. Ou se estiverem com os instrumentos bem regulados, afinem de ouvido mas deixem as frequencias entre os intrumentos o mais próximas possível que resolve bastante a "embolação" sonora.

- Timbrar as guitarras de maneiras parecidas. Outro ponto interessante pra melhorar a qualidade do som é deixar as guitarras com timbres parecidos, timbres que combinam, que casam bem. Ajuda a encorpar o som.

- Equalização correta.
Cada instrumento tem seu espaço na banda. Não adianta por todo grave na guitarra e competir com o baixo, ou tendenciar os seus agudos ao extremo que os pratos da bateria vao sobrepujar de qualquer maneira. E os médios tem que estar bem balanceados e não concentrados em apenas uma faixa pois o vocal vai acabar sumindo, ou sobrepujando o instrumento.

- Volume não é documento. Quanto mais volume tu colocar no amp com uma equalização errada só vai aumentar o ruido e não vai destacar o instrumento. Quanto melhor equalizar os instrumentos, respeitando suas frequencias, menos quantidade de volume precisarão, menos embolação.

Mas fora estas questões técnicas, pra mim um ensaio produtivo, é quando além de tocarmos as músicas, conseguimos nos divertir, improvisar, contar piadas, beber uma ou duas, compor algo, trocar ideias. Mas principalmente, sei que foi um bom ensaio, quando saio pensando no próximo.

Abraço,

Lucas Belloni

ganja2
Veterano
# abr/09
· votar

Will Bejar

Bem legal as bandas, no nosso caso não da pra pegar coisas muito elaboradas, porque como disse acima o pessoal reclama por "falta de tempo "

Aqui temos tocado Arctic Monkeys, Strokes, Joy Division, Radiohead, Oasis, beatles tb, Kings of leon, ...

Gostaria de tocar Led Zep., Rush, pearl jam , alice in chains, Yes,etc, mas é dificil convencer a todos, principalmente em estudar as musicas, portanto, ja me contento em estar tocando.

abç

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

ganja2
Valeu, cara!!! O importante é tocar e ser feliz...é que eu tb já toco com a galera que curte esses tipos de som, aí fica mais fácil!!!

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar

Lucas Belloni

Fala aí Lucas! Isso é verdade.. sempre saio do ensaio pensando no próximo hehe

O q vc falou faz sentido mesmo. No exemplo que eu passei, a questão dos timbres é o que mais atrapalha na hora de casar as guitarras.. até pela própria característica de cada equipamento..

Manter a pegada das músicas a mesma em todos os ensaios está quase impossível.. isso atrapalha bastante também

abraços

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

Lucas Belloni
MARCIO.LIMEIRA
Tocar em trio é o que há!!! hehehehehehe (mala!!!)

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/09
· votar

Meu baixista me deu uma solução boa para o problema de gente chegando atrasada ou sem tirar certas músicas ou partes adequadamente:
Quem se atrasar ou n souber alguma música paga porcentagem maior no ensaio.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

Rei Arthur Pendragon
[Modo ZORRA TOTAL: ON]

Se o cara alegar que tava trânsito, tombou um caminhão, ele pode recorrer da multa??? huauahuahauhauha

[Modo Zorra Total: Off]

Desculpe...foi mais forte que eu...rs..

SeeYouLaterAlligator
Veterano
# abr/09
· votar

Uma dica que eu daria é formar banda com pessoas desconhecidas.
É aquela velha história: "fique amigo dos caras da banda", e não "forme uma banda com seus amigos".

Por que isso?

Porque assim os membros não se acomodam por não fazerem idéia de como se porta a outra pessoa nos ensaios. Então cada um vai procurar dar o melhor de si para causar uma boa impressão e tal.

Minha primeira banda foi assim e deu certo. Uma hora vão aparecer problemas, mas aí você já vai estar mais preparado para lidar com eles. E mais animado também.

two
Veterano
# abr/09
· votar

MARCIO.LIMEIRA
Cara ensaio é quebração de cabeça mesmo, por mais que estudem as músicas em casa, na hora H é isso mesmo, timbrar equipamento, entrosar. No começo é muito foda.

Uma de minhas banda esta começando agora, estamos tirando 4 musicas, estamos no quarto ensaio com essa formação e até agora estamos nos entrosando. Não são musicas dificeis, mas tem que quebrar a cabeça, ralar e ter paciência.
As musicas são:
My Sacrifice - Creed
Eric´s Song - 12 Stones
Cornerstone - Day of Fire
What i Want - Daughtry

Não são nada dificeis, mas entrosar é foda.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/09
· votar

Will Bejar
N pode não! Só vale se a mãe/pai estiver morrendo auahahuah!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar

Rei Arthur Pendragon
Caraca!!! Então a parada é braba mesmo!!! hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ensaios Produtivos Menos Stress Time is Money!