Ensaios Produtivos Menos Stress Time is Money!

Autor Mensagem
MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09


Srs boa noite!

Criei este tópico com o intuito de coletar informações para minimizar o Stress nos ensaios... não encontrei no fórum nenhum tópico "rico" sobre essas experiências musicais tão comum a todos nós...

Estou ensaiando com uma banda onde todos os integrantes trabalham muito, e tocam justamente pra "desestressar" . Ensaiamos já algumas vezes, tocamos cover, e decidimos o seguinte:

1) Como ninguém tem muito tempo, e só ensaiamos 2 horas por semana, vamos estudar 2 musicas de cada vez e tirar bem caprichada..
2) Escolhemos um repertorio fácil, porém de musicas bacanas e de comum acordo com todos.
3) Cada um cuida do seu.. no ensaio tem que dar conta.

Acredito que não por questão do método, mas as coisas não rendem o que deveriam... por exemplo:

2 horas de ensaio parece ser pouco, afinal na primeira passagem de som identificamos que as 2 guitarras estão estranhas, os volumes não estão legais, este tipo de coisa...

Daí o baixista não teve muito tempo, não ensaiou as musicas (e olham que era só 2 simples rsrs). Daí acaba perdendo um tempão pra ficar passando as notas... sem contar que as linhas de baixo com riffs mais detalhados acabam ficando pra trás ... as musicas ficam sem "corpo".

O vocal não gravou muito bem as letras e acaba dando umas mancadas no meio da musica...

Os dois guitarras não conseguem se entender muito bem (eu sou um deles rsrs)

No final, após passar as musicas, com muito esforço conseguimos deixar uma musica com nota 7 rsrs.. bem longe da perfeição mas valeu o esforço...

Mas daí é vocalista reclamando com baixista que reclama com não sei quem e aí vai... no final todo mundo pro boteco e resolve ali mesmo rsrs

Contem um pouco como é o ensaio de vcs por aí... quero saber se todos tiram melhor proveito dessa mágica hora que nos leva uns trocadinhos de aluguel de estudio toda semana rsrs

Abraços

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09 · Editado por: Guardião Washburn
· votar


interessante mas esse topico deveria estar na area de musica em geral acho.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Então cara, já que vcs só ensaiam 2h por semana, vocês tem que conversar e decidir 2 músicas por semana pra ensaiar.. cada um tem que tirar a música em sua própria casa e estar com tudo ajeitadinho na hora do ensaio. acho que se vcs são adultos deixar isso bem claro já é suficiente. Não brinquem na hora do ensaio, tipo tocando mário ou aquela música do klb que você tirou sem querer enquanto treinava..

depois posto mais (:

Fábio Santiago
Veterano
# abr/09
· votar


tb acho mas e bem dificil convencer meus colegas de banda disso pois o vocal e lider diz: quero pro proximo ensaio 5 musicas de banda x.
pra ele cantar e facil mas pra nos aprendermos todas as levadas solos em uma semana e chegar no ensaio e arrepiar e foda, e sai uma merda as 5, ja falei isso pra pegar 2 musicas e ensaiar bem elas pra sair perfeita mas os caras não dão bola fazer oque gente ignorante e foda.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


É muito simples --> sem ensaio!

É brincadeira. Acho que isso rola mais no começo, depois rola o entrosamento e os músicos passam a conhecer melhor as deficiências e as qualidades dos outros... Enfim, vão se acertando.

Concordo com você com a quantidade de músicas pra ensaio. Não adianta um repertório enorme se tudo sai meia-boca. Depois também, com o passar do tempo, o ensaio passa a ser apenas uma passagem de som.

Se bem que tem músicas que eu toco há uns 5 anos e ainda tô achando notas nelas.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn

Cara, antes de posta eu até dei uma olhada lá.. tem 1 tópico sobre o assunto... é de 2004 e se perdeu em poucos posts..

Eu queria reunir mais informações e experiencias dos guitarristas que ensaiam e sentem essa mesma dificuldade, ou até mesmo dos guitarristas que já não sofrem mais com isso.. ou seja.. já tem um profissionalismo absurdo envolvido...

GuitarUser

Foi justamente o que fizemos. Deixamos definido que todos iam tirar as músicas em casa, mas tá dificil o comprometimento dos 5 membros... E essas brincadeirinhas é muito fd.. o cara se empolga q tá no estúdio, com um volume bacana, extraindo o que tem de melhor do equipamento... e mais a galera ali escutando...talvez aquela sensação que ele não teria em casa.. e dai resolve entre as passagens ficar fazendo essas gracinhas ensurdecedoras... rsrs

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci

Então Leandro, até acho que o número de músicas está bem bacana... estamos passando Stone Temple Pilots (Plush) e Bush (Machine Head)... nenhuma das duas são difíceis..
só que acho que o mais complicado em uma música não são as notas, tão pouco os tempos... acho que a música tem toda uma dinâmica envolvida que só será alcançada com muito esforço e entrosamento entre todos...

Um dos pontos que eu quero levantar é o seguinte: Vcs estão passando as músicas... viram que algum instrumento saiu fora...

a) Toca o pau e f***-se... no final do ensaio vai ter boteco mesmo
b) Para tudo e começa o "massante" ensaio outra vez..
c) Faz o seu e deixa outro membro reclamar

rsrs

Nerferus
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

beleza cara
tenho uma experiência bacana que gostaria de compartilhar com vocês sobre ensaios
a pouco tempo montei uma banda de pop rock pra tocar por ai pela cidade... e tals
enfim. resolvemos marcar o primeiro ensaio.
saiu uma m... a minha guitarra tava com um timbre meio doido
muito diferente da outra o vocal cometeu algumas garfes o baterista parece que tava com medo de arranha a batera do estúdio...
então fizemos o seguinte, como temos ensaios de duas horas a cada quinze dias, resolvemos marcar nesse intervalo alguns ensaios acústicos, pra entrosamento de musicas e coisas do tipo
pra quando chegarmos no estúdio so matarmos as musicas e passarmos pra outras pra aumentar o repertório
^^
então cara
é isso espero ter ajudado
vlw

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
para até sair certo.. a menos que tenha sido um erro de ultima hora e tu saiba que o cara sabe fazer certo.. mais se tem algo errado SEMPRE, daí para e volta

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Nerferus
realmente, foi um ótimo ponto levantado. ensaios acusticos ajudam muito o vocalista.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


Nerferus
cara, isso seria realmente ótimo... o problema mesmo é tempo..
infelizmente o tempo que dispomos pra tocar "juntos" é o tempo do ensaio...
acredito que uma hora as coisas melhorem, mas até lá está muito legal, prazeroso, da hora.. (é sempre bom ensaiar, independente de qualquer coisa) por outro lado está gerando um stress animal com erros, com musicas não ensaiadas individualmente...

o mais engraçado é o seguinte... o cara não passa o baixo (por exemplo) e dai praticamente "anula" o amp pra evitar gafes rsrs... por outro lado ferra com a banda como um todo, pois o som fica sem base, sei lá ... isso também dá nos nervos hehe

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
po vc tem que chegar no cara e bater a real nele.

'EAI MANO NUM VAI TIRAR ESSA PORRA NÃO!?' *soco na cara*


brinks, mas po, se isso continuar por muito tempo tira ele ;P
banda é banda, amizada à parte

Nerferus
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
eu sei como é isso cara

o mais engraçado é o seguinte... o cara não passa o baixo (por exemplo) e dai praticamente "anula" o amp pra evitar garfes rsrs... por outro lado ferra com a banda como um todo, pois o som fica sem base, sei lá ... isso também dá nos nervos hehe


eu também já fiz muito isso
hsuahsuahsuahsuahsuahsa
quando tinha uma banda de thrash
ainda me lembro do ultimo ensaio
foi uma embolação total do som
o outro guitarra tava com um pedal behringer gd1 num amp de cabeçote meteoro
e eu num peavey bandit usando a própria distorção do cubo
a embolação foi mais porque eu não tinha pego as musicas direito
mas como de costume quando o tiozinho do estudioso aparecia no vidro e dizia q era a ultima passada saia perfeito
hsuahsauhsuahs
não sei explicar o porque
mas eh assim mesmo
quem nunca ensaiou em um estúdio e não saiu stressado alguma vez
xD

Nerferus
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser

brinks, mas po, se isso continuar por muito tempo tira ele ;P
banda é banda, amizada à parte


cumpade, concordo plenamente
eu até dou mó força pra os amigos mas tipo
pra montar banda é coisa mais seria
"quer tocar em banda
aprende primeiro
se quizer dou uma força"saca
assim que eu penso
xD

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser

"Banda é banda, amizade á parte"

Certamente utilizarei esta frase no próximo ensaio.. e daqui pra frente em todos os outros ensaios mal sucedidos rsrs

frase simples e poderosa! mandou bem!

Cara, foi tão difícil achar uma banda pra tocar dia de semana a noite, e a galera no gás pra fazer um som que dá até medo de arrumar atrito kkk

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Quando minha banda estava na ativa, agente funcionava sob pressão de objetivos. A montagem do repertório básico foi feita aos poucos e espontaneamente, só com duas guitarras e bateria. Quando entrou a vocalista e o baixista, o primeiro objetivo foi passar as músicas pra eles.

Logo quando começamos a ensaiar juntos, pintaram dois shows, então nos focamos nestes dois shows. Eram ensaios de 15 em 15 dias com duração de umas 4 horas, em alguma casa de algum integrante. Agente se baseava também na "lição de casa" de cada um, mas na prática era o guitarrista "solo" que tirava a música e acabava passando para o baixista e para o vocalista.

Depois de estabelecida a formação, de tempos em tempo (coisa de 2 meses) nós escolhíamos mais três músicas e trabalhávamos nelas, fora as antigas que já estavam no repertório.

Acho que a melhor coisa é ensaiar em estúdio, de preferência umas 3 ou 4 horinhas, uma vez por semana está ótimo.

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

eu acho que esta havendo uma diferença de propositos na sua banda, pareci que um quer se mostrar, o outro só participar pra dizer tenho uma banda, e o outro só o boteco no final...

mas com o tempo ou a banda acaba, ou troca integrantes e quem sabe todos passem a levar a serio...

só o tempo dirá, mas vc treinando as musicas não perdi nada, só ganha...

ignacho
Veterano
# abr/09
· votar


desculpem a ignorância, mas quanto custa para ensaiar em um estúdio?

ps: sou iniciante, é só por curiosidade...

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, foi tão difícil achar uma banda pra tocar dia de semana a noite, e a galera no gás pra fazer um som que dá até medo de arrumar atrito kkk
pois é cara, o negócio é q vc tem q saber se valorizar.. se tem um cancer na banda, tem de removê-lo (oO)



esse lance da amizade faz parte tb..

Tive uma banda de 1 ano com uns amigos de infância, quando começo a dar merda e brigas e tal, saí mesmo, sem dó.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


ignacho
10, 20, 35.. depende da qualidade..

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


Nerferus

kkk imagino uma banda de trash e tú mandando só a distorção do bandit no talo kkk (eu tive um Bandit também)...

a velha tática do bandit de rancar os médios, socar grave e agudo e imitar o Van Halen deve ter te afetado também kkk (e por consequencia atrapalhado muitos ensaios )

a um ano atrás eu estava tocando numa banda que ensaiava aos sábados... daí era fd... Um não podia pq tinha o casamento da prima da tia do cunhado da irmã... O outro tinha q sair com a namorada... e aí vai..dai qndo coincidia de todos poderem participar dos ensaios, ia todo mundo "com sede ao pote" e daí que as passagens de som viravam mais um festival de licks mal feitos e brincadeiras barulhentas...

já hoje, pelo estúdio ser pago e ficar agendado com antecedencia, a galera dá mais importancia.. rsrs Mas continua com as passagens tumultuadas rsrs

Nerferus
Veterano
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o bandit foi ate bacana
a distorção dele não tava ruim
axo que ele tava "mexido" saca
mas se bem que o meteoro quase tapa meu volume
eu só me escutava bacana porque eu tava na frente da peavey
quase fiquei surdo!
hsuahsuahsuahs
mas tirando isso o ensaio foi massa
ps: nesse dia nada era meu
nem a guitarra q eu tava usando, nem o cabo
só a palheta q a guitarra comeu por sinal
shuashuashauhsauhs

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

É verdade... A dinâmica é difícil de acertar. As músicas as vezes são bem simples, mas se perdem na dinâmica. Por isso que gosto de ensaiar em volume baixo, porque só assim pra perceber esses detalhes... Senão sai tudo reto, quadrado.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
É verdade... A dinâmica é difícil de acertar. As músicas as vezes são bem simples, mas se perdem na dinâmica.

É só chamar um maestro pra banda.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn

eu to achando que todos tem o mesmo objetivo.. nem rola esse lance de "se mostrar" tanto assim, até pq ninguém é músico profissional e tudo mais.. os caras são humildade total, quanto a isso tá show de bola

acho que a dificuldade maior é com quem leva mais a sério e outros que levam mais na brincadeira mesmo... por isso q eu levantei este tópico.. talvez com algum método diferenciado ou com mais tempo, ou com o próprio tempo, as coisas comecem a se encaixar melhor...

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

hehaheuaheuahehe Tem que ser um cara batuta

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci

é cara, a questão do volume é um caso a parte... já melhoramos muito... estamos tocando mais baixo mas mesmo assim acho que não acertamos 100%

Outra coisa q estamos tendo dificuldade...

No estúdio temos 1 amp Marshall JCM900 e um Fender Deville 4x10
Eu toco no Deville com uma Strato
O outro guitarrista toca com uma Jackson no JCM

pra casar esses 2 setups é o car****

nas músicas mais leves até que conseguimos... nas mais pesadas tá muito fd!!! fica muito difícil mesmo...

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, 2hrs por semana não é pouco!!! Minha banda após algumas adaptações, ficou resolvida em vocal, batera (muito fera), baixista (muito fera) e eu na guitarra. Ensaiamos apenas 1hr por semana (MUITO POUCO) e passamos em torno de 6 musicas novas por semana e 2 musicas ja de repertorio, e deixamos as musicas redondinhas, gravo todos os ensaios e tiro minhas conclusoes das gravações.
O lance vai de comprometimento de cada integrante e acordo comum da banda, se o lance eh chegar no estudio pra tirar a musica, eh melhor pagar 1 hr de ensaio e deixar a outra hora pra tirar as musicas em casa, estudio eh lugar de chegar plugar instrumento já afinado e regulado e mandar brasa, aí sim vai render.
Cara, se eu pagasse 10 conto (40conto por 2 hrs de ensaio dividido em 4 integrantes) pra ensaiar 2 musicas e ficar mais ou menos eu saía fora na hora.

Ah, e não adianta galera se encontrar no ensaio, tocar certinho, deixar as musicas redondinhas, dar tchau e até o proximo ensaio. Uma banda se forma mesmo com ensaios e mesa de bar. Se um ou sem outro não rola liga.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

caramba cara então vcs chegaram a perfeição no ensaio.. pq estamos muuuuito distantes de passar 6 musicas e deixar redondas em apenas 1 hora

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn
eu acho que esta havendo uma diferença de propositos na sua banda, pareci que um quer se mostrar, o outro só participar pra dizer tenho uma banda, e o outro só o boteco no final...

mas com o tempo ou a banda acaba, ou troca integrantes e quem sabe todos passem a levar a serio...

(2)
e até os integrantes com objetivos inconvenientes se tocarem q tão fazendo os outros perder tempo, haaaajaaa grana pra bancar a brincadeira q nao vai levar a nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensaios Produtivos Menos Stress Time is Money!