Dimarzio Super Distortion ou Dimarzio Tone Zone?

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


LeandroP

Com certeza, eu fiquei justamente na dúvida entre esses dois caps antes de optar pelo Tone Zone. Tenho certeza de que fiz a escolha certa, mas com certeza o Super Distortion me atenderia bem da mesma forma.

Michel Afram
Veterano
# mar/13
· votar


galera... então a melhor coisa seria perguntar pra alguém especializado pra saber como ficaria o som com cada um dos cap's?? é isso??

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Michel, no próprio site da DiMarzio você consegue escutar alguns samples. Agora, tem que ver também que os captadores respondem de acordo com a guitarra em que são instalados, considerando as madeiras, o tipo de ponte, o valor dos potenciômetros (250k, 500k) etc...

Então de um modo geral, o que você tem que ter em mente é: o Tone Zone (vou falar só dele porque é o que eu uso) é um captador que tem excelente peso e muita definição, tem agudos na medida pra não ficar muito apagados e nem muito estridentes. Um dos lances massa que eu acho desse captador é o fato de conseguir tocar umas linhas com Palm Mute e tirar um som bem percussivo (não sei se você vai captar o que estou tentando passar) porque ele é recheado de graves. Por outro lado, ele tem médios generosos, então se você quiser dar um boost de médios no amp, o Tone Zone te ajuda a empurrar os médios bastante.

Eu consigo tirar com o Tone Zone desde timbres como Guns até Metallica com esse cap. E com timbres limpos consigo tocar facilmente coisas como Be Yourself - Audioslave, Legião Urbana - Pais e Filhos, Vento no Litoral, etc... Agora o mais massa que eu acho desse cap, e que nem todos vão te oferecer muito, é você conseguir um boost de médios tão grande se precisar, pois inúmeros caps que pesquisei tem uma EQ baixa de médios. Por exemplo, quando eu dou um leve up nos médios no meu amp, consigo tirar um timbre próximo ao deste do Guthrie Govan.



O limite que eu vejo pra esse captador seria o timbre de Telecaster, que não dá pra chegar muito fácil e sons mais pesados, tipo Pantera pra mais pesado.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Michel Afram
galera... então a melhor coisa seria perguntar pra alguém especializado pra saber como ficaria o som com cada um dos cap's?? é isso??


O problema é que mesmo um "especialista" poderá te dar uma noção do que vai atingir. O "real" do timbre, só depois de instalado mesmo.

Pra você fazer a escolha do seu cap, sugiro que faça uma equação mais ou menos simples:

Pense nas madeiras da sua guitarra:

Corpo: cedro: puxado para graves e médios (pelo menos até onde eu sei, seria bom você pesquisar mais sobre esse tipo de madeira). Lembrando que Cedro e Cedro-Rosa são madeiras com características diferentes, então teria que considerar isto também.

Braço: maple (mais pro agudo), mogno (mais pro grave);

Escala: rosewood (timbre mais morno), maple (timbre mais estalado)

Então tente somar as variáveis.

Exemplo 1.: guitarra com corpo de mogno, braço de mogno e escala de rosewood = som bastante grave e fechado. Precisa de caps com um maior EQ de agudos pra rebater. O Tone Zone deve ficar muito grave.

Exemplo 2: guitarra com corpo de Alder, braço de maple com escala de maple: praticamente uma máquina de agudos. O Tone Zone deve rebater bem e atenuar os agudos, pois na sua EQ os agudos estão em minoria e sobram médios e graves.

Outro detalhe a considerar seria o tipo da ponte: ponte fixa = geralmente maior sustain e timbre mais aveludado (mas tem que considerar primeiro as madeiras, por ex. Telecaster tem ponte fixa e tem timbre bem agudo, devido às madeiras e o esquema do cap ser "inside bridge"). Ponte tremolo de strato: tendência ao mais agudo. Ponte Floyd: tendência ao mais agudo ainda e menos sustain.

Então tente pegar todas as características da sua guita e imaginar que tipo de som você quer obter e colocar tudo na balança.

Por exemplo, eu busco um timbre equilibrado, então jamais colocaria caps muito graves em uma Les Paul, porque Les Paul já tem uma tendência pra timbre mais fechado. Mas se a proposta fosse realmente timbrar bastante grave, aí eu poderia colocar um captador com uma EQ com mais graves e médios.

Te dou uma dica: informe pra gente todas as especificações da sua guitarra que dá pra te dar uma luz maior.

Abraço.

Michel Afram
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Cara... minha guitarra é uma Tagima ja2. Segue abaixo as especificações

Corpo / Cedro
Braço / Marfim
Escala / Marfim com 22 trastes e marcações em abalone
Lock Nut (trava) / 43mm
Captadores / 2 Humbucker Modelo Hot Bucker, 1 Single T-Standard Tagima
Controles / Chave de 5 posições, 1 controle de volume, 1 de tonalidade
Ponte / Floyd Rose System cromada
Tarraxas / Cromadas e blindadas
Cores / Vermelho Craquelado
Escudo / Preto
http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/ja2-juninho-afram/

Vc que entende muito mais do que eu... será que com essas informações tem como ter uma "Noção" do timbre com o TZ e o Paf Pro??

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Michel Afram


será que com essas informações tem como ter uma "Noção" do timbre com o TZ e o Paf Pro??

Cara, de acordo com as configurações da sua guitarra o TZ tem tudo para oferecer mais peso e punch, sem perder muito nos agudos. O Paf tem uma configuração quase flat com um leve destaque nos agudos (graves e médios em 5 e agudos em 6).

Na minha cabeça ficaria assim:

Corpo Cedro (semelhante ao mogno só que com timbre um pouco mais aberto) braço em marfim (timbre próximo ao maple), ponte Floyd Rose (menos sustain, mais puxado pra timbres metálicos, menos aveludados).

Minha dedução: uma guitarra com boa capacidade sonora para peso, porém com timbre mais puxado para os médio-agudos.

Sua guita com TZ: você ganharia em peso e punch e teria agudos menos evidentes, porém bem presentes. Teria também um captador de ganho mais alto.

Sua guita com DiMarzio Paf Pro: você perderia um pouco em peso e teria agudos mais evidentes. Ainda teria peso e ganho, mas um pouco menos do que com o TZ.

Detalhe importante, como sua guitarra tem um captador single no meio (que eu particularmente dispensaria em uma guitarra dessas) o Tone Zone pode ficar muito violento e apagar esse captador. Já o Paf Pro vai aliviar um pouco mais a barra desse single (em termos de ganho). O Super Distortion então, poderia matar seu captador do meio, visto que é o mais high-gain dos três.

São dois captadores com propostas diferentes, mas no meu modo de ver as coisas, qualquer um deles deve se encaixar bem na sua guitarra. Você precisa fazer uma escolha entre: mais peso e punch (TZ), ou timbre mais brilhante (PAF).

Minha opinião. Se fosse eu ficaria com o TZ para ponte. Para braço, o Paf Pro seria uma excelente aquisição pra combinar com o TZ. O captador do meio eu particularmente dispensaria. Se você achar que não pode dispensá-lo, reconsidere instalar o TZ, ou poderá ter que futuramente trocar seu cap do meio por um de saída mais alta.

OBS.: meu critério de escolha baseia-se mais em punch e peso do que num timbre muito brilhante.

Considerações:

Seguem abaixo minhas traduções livres da descrição dos dois captadores, segundo o site da Dimarzio:

PAF PRO:
Este é um grande captador "pau pra toda obra", porque é eficaz em várias situações diferentes. Experimente na posição de braço junto com um captador de ponte mais quente (saída mais alta) — qualquer captador desde um Norton® até um X2N® criará com o Paf Pro uma ótima combinação de humbuckers. Como captador de ponte, ele é realmente eficaz combinado com single-coils, porque não vai ofuscá-los com muito poder e é brilhante o suficiente para mesclar bem no timbre.

The Tone Zone:

The Tone Zone® quente o bastante para ser qualificado como captador de alta saída, mas tem uma gama mais ampla de dinâmica — palhetadas agressivas irão produzir mais punch, e palhetadas mais suaves serão muito mais limpas e quietas. Vários modelos podem ser aliados ao Tone Zone na posição de braço, do Air Classic™ ao Air Zone™; o PAF Pro® e o the FRED® também são grandes escolhas. A instalação de Single-coils de alto ganho como o The Cruiser® e Fast Track 1™ também são recomendadas junto com o Tone Zone.

Abraços.

rcorts
Veterano
# mar/13 · Editado por: rcorts
· votar


Michel Afram

Cara, se interessar também, no review abaixo eu falo sobre os captadores Tone Zone e The Chopper, que tenho instalados na minha strato.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301679/#8661934

Abraços.

Michel Afram
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Brother, obrigado mesmo! vc está me ajudando muito, mais eu acho que vc entendeu um pouco errado. AGORA eu só vou trocar o cap da ponte, e futuramente trocarei o do braço, então por isso que eu estou pensando no TZ (ponte) Paf pro (braço), reforçando que minha proposta é poder tocar um timbre com peso mais tbm um som bem leve, tipo um chorus, acho que vc pensou que eu tava tentando escolher um desses cap's pra por na ponte, não foi?? desculpe a ingnorância brother, rsrs

rcorts
Veterano
# mar/13 · Editado por: rcorts
· votar


Michel Afram

rcorts
acho que vc pensou que eu tava tentando escolher um desses cap's pra por na ponte, não foi??

Exatamente. EDIT: foi exatamente isso que eu tinha entendido. Se você puder comprar um agora e o outro depois, com certeza será uma excelente dupla. E DiMarzio em termos de qualidade é porrada mesmo.

Dá uma olhada no site do Alex Guitar Shop. Digita isso no google. Eu comprei meus caps com ele, bem mais barato do que em lojas aqui na minha cidade e bem mais em conta do que no ML. Tentei também comprar pelo eBay, mas tava difícil conseguir vendedores lá que enviassem DiMarzio pro Brasil. Agora Seymour Duncan é mais fácil, inclusive meu JB Jr. (do qual já me desfiz) foi comprado no eBay.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Michel Afram

Meu, no site do Alex Guitar Shop o TZ e o Paf Pro estão R$ 269,00 cada. O cara é realmente confiável.

Você tem também que checar pra sua guitarra, tem que ficar esperto pois existe o Std spaced (que se eu não estou equivocado seria o pra usar em Les Pauls, SGs, etc...) e o F-Spaced (pra Fender).

Esse F-Spaced é o que se adapta melhor pra pontes de modelos Stratocaster e com Floyd Rose. Mas manda uma pergunta pra ele pra checar essa informação. Não custa nada e o cara vai te passar uma informação mais precisa.

Abs.

Michel Afram
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Realmente os preços estão ótimos nesse site, dei uma pesquisada sobre ele e vi a galera falando muito bem desse site. Os produtos dele são original mesmo?? vem com nota fiscal?? eu nunca comprei pela net, por isso fico meio descofiado...

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Nota Fiscal não velhinho. Mas são originais mesmo. Abs.

Michel Afram
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Brother... vc sabe pq ele não dá as notas fiscal irmão??

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Simples meu, porque se ele fosse dar nota fiscal o produto dele custaria 2 vezes o que custa.

Ninguém está enganando ninguém, compra quem quer e vende quem tem peito pra encarar possíveis consequências. Não se esqueça de que o Brasil é o país dos impostos, mas infelizmente não é o país do retorno dos impostos para a população.

Eu já comprei dois caps com ele (DiMarzio Tone Zone e The Chopper) e um pedal MXR GT-OD OVerdrive, além de uns cabos e chegou tudo numa boa, na caixinha, com manuais e tudo mais.

Abraço.

Shadoow
Veterano
# mar/14
· votar


Sobre essa parada de nota fiscal, a chance de dar merda é muito significante? Não sei muito sobre a lei e talz, mas eu poderia ficar sem um pedal por causa disso ou quem assume as consequencias é o responsavel pelo site?

rcorts
Veterano
# mar/14
· votar


Shadoow


Quando se compra sem nota fiscal, o comprador está assumindo totalmente, integralmente o risco. Apesar de quê, de certa forma o vendedor também assume um risco, que é o de ser indiciado legalmente como contraventor (se eu não me engano sonegação é contravenção mesmo).

Essa prática (sonegação) não ocorre somente no Brasil, mas por aqui a coisa é mais comum e meio que moralmente aceita por conta das nossas leis tributárias e cultura política do governo de extorquir os bolsos dos seus cidadãos. Isso penaliza não somente os consumidores finais (eu, você, etc...) mas também os comerciantes. Então no final das contas, vender sem nota é meio que aceito cultural e moralmente.

Eu não tenho vergonha de dizer que já comprei bastante coisa sem nota. E de forma geral, nem por isso os vendedores me deram o cano. Já teve cara que trocou o produto de boa por defeito de fabricação (mesmo não tendo nota fiscal).

Enfim, se tem uma dica boa é: só compre sem nota se confia bastante no vendedor, caso contrário nem pense nisso. Se não conhece o vendedor, pesquise bastante antes de comprar.

Hoje a internet disponibiliza excelentes canais de informação e comunicação (fóruns, por exemplo), onde é possível saber sobre a reputação do vendedor e ler depoimentos da experiência de outros consumidores. A gente tem que saber tirar proveito disso.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dimarzio Super Distortion ou Dimarzio Tone Zone?