Review Captadores Dimarzio The Tone Zone e The Chopper

    Autor Mensagem
    rcorts
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: rcorts


    Fala galerinha do Cifraclub.

    Vou tentar usar poucas palavras (se for possível) para descrever minha experiência de mais de 01 ano com os captadores Dimarzio The Tone Zone e The Chopper. Antes de mais nada, vou passar os dados técnicos da guitarra, circuito elétrico, madeiras e encordoamento pra que o review possa ficar o máximo coerente. De repente, alguma dúvida que iria surgir já se responde automaticamente.

    Guitarra: Fender Stratocaster Mexicana, ano 96
    Madeiras: corpo> alder; braço original> inteiriço de maple; braço atual> birdseye maple com escala em ébano.

    * esse braço atual é um Mighty Mite (licensiado da Fender);
    Circuito: original da Fender México;

    Considerações Iniciais:

    Gostaria de deixar claro que meus objetivos iniciais eram aumentar o ganho e dar uma encorpada no timbre do captador da ponte. A princípio tentei fazer isso com um Seymour Duncan JB jr. Ficou melhor do que com o captador da ponte original, mas ainda não chegava na massa sonora que eu gostaria de obter do som distorcido. Por isso, surgiu a idéia do Tone Zone, o que foi uma ótima escolha. A escolha do The Chopper deu-se pelo som grave e aveludado que eu esperava obter na posição de captador de braço. Além disso, no som limpo, consegui um captador que se demonstrou excelente para blues, pois soa quente, e apesar de aveludado ainda preserva parte do estalado original da strato. Não tanto quanto se fosse um captador Fender, mas ainda dá pra tocar uns blues com um timbre interessante.

    Dimarzio Tone Zone - DP189:


    De acordo com a página da Dimarzio, a equalização e saída desse captador são:
    Agudo: 4.5
    Médio: 8.5
    Grave: 8.0
    Saída: 300

    Trata-se de um captador de alto ganho com boa atenuação de agudos e sobra de médios e graves, o que representa maior definição e massa sonora.

    Em termos de timbre, o que eu consegui foi exatamente isso, um captador que timbra pesado com distorção, encorpado e com uma taxa de agudos bastante atenuada. Aliás, o que casou perfeitamente para a posição de ponte da minha strato. Antes desse captador, minha guitarra apresentava agudos excessivos e agora, às vezes até sinto falta deles e preciso dar um up nos agudos no pré-amp ou nos pedais pra equilibrar melhor o som.

    Enfim, utilizo bastante para tocar na minha banda coisas como Alice in Chains, Pearl Jam, Creed, System of a Down e um pouco de Rock Clássico e está me atendendo muito bem.

    [b]Performance: tocar x gravar:
    [/b]
    Em estúdio, e enquanto estou estudando no quarto, o pickup apresenta uma incrível definição de notas, devido à alta nos médios. Em gravações (em linha), já percebi que isso pode atrapalhar um pouco nas levadas, sendo necessário na mixagem realizar um corte na região de médios pra manter uma distorção mais áspera.

    Eu recomendaria este captador:

    Para posição de ponte em guitarras de timbragem aguda, tipo strato e telecaster em que se deseje ter mais ganho e peso. Talvez em guitarras com corpo de basswood e braço de madeiras mais agudas como maple.

    Não recomendaria:

    Para guitarras mais graves, principalmente com corpo de mogno. Para estilos mais pesados, como Death ou Trash Metal.

    _________________________________

    Dimarzio The Chopper - DP184:


    De acordo com a página da Dimarzio, a equalização e saída desse captador são:
    Agudo: 7
    Médio: 6
    Grave: 6
    Saída: 260

    Trata-se de um captador de ganho moderado com boa taxa de agudos e médios e graves levemente atenuados, o que representa uma boa definição e grande massa sonora em timbres distorcidos, mas sem se tornar demasiadamente fechado. Em timbres limpos esse captador soa algo familiar com um captador de ponte de Les Paul, mas ainda preserva de leve uma parte da característica própria do timbre "estalado" da minha strato.

    Costumo utilizar este captador em bases com afinação em Drop C ou D, para ganhar corpo e peso. Em termos de timbre, é um captador mais aveludado e fechado tanto com distorção quanto no clean. Como o Tone Zone me permite deixar os agudos levemente sobressalentes na equalização do amplificador, automaticamente isso acaba ajudando o The Chopper a abrir seu timbre levemente, ficando mais equilibrado.

    Assim como o Tone Zone, utilizo bastante o The Chopper para tocar na minha banda coisas como Alice in Chains, Pearl Jam, Creed, System of a Down e um pouco de Rock Clássico e está me atendendo muito bem. Especialmente nas músicas do System of a Down estou utilizando preferencialmente o The Chopper nas partes distorcidas e o Tone Zone nas partes clean.

    [b]Performance: tocar x gravar:
    [/b]
    Tanto para tocar quanto para gravar (costumo gravar em linha) o The Chopper tem se mostrado bastante homogêneo. Uma aplicação excelente desse captador é para executar sweep pickin' e palhetada alternada. O Tone Zone nesses momentos é mais agressivo, mas com distorções de ganho muito alto começa a embolar e o The Chopper permanece mais definido. Na gravação costumo realizar um leve corte nos graves que se mostram bem sobressalentes.

    Eu recomendaria este captador:

    Para posição de braço em guitarras de timbragem aguda, tipo strato e telecaster em que se deseje ter mais ganho e peso. Talvez em guitarras com corpo de basswood e braço de madeiras mais agudas como maple.

    Para tocar estilos mais pesados em Drop D ou Drop C esse captador se demonstrou excelente.

    Não recomendaria: para guitarras mais graves, principalmente com corpo de mogno, porque acredito que faltaria bastante em agudos.


    Considerações finais.


    Os dois captadores se encontraram muito bem juntos. O Tone Zone soa mais aberto e agressivo, além de ter mais ganho e o The Chopper timbra mais aveludado e fechado, apesar de abrir facilmente com uma simples regulagem de EQ do amp.

    Ambos captadores tem uma boa definição das notas e soam bastante encorpados, sendo que para passagens com mais notas e mais rápidas o The Chopper é bem mais definido do que o Tone Zone.

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Corrigindo, saída correta é 375mV. Captador de saída alta.

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # out/13
    · votar


    rcorts

    Esse Tone Zone que você fez review (muito bom por sinal, parabéns) é o Tone Zone S né? Aquele em formato single, certo?

    Você acha q ele ficaria bacana com um SD Duckbucker no meio e um SD Little 59 no braço?

    Valeu!

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    EDER R SANCHES


    Oi Eder, não, essa versão que eu instalei é em tamanho normal de humbucker mesmo. Mas é o F-Spaced. Tem o mesmo modelo, que também é em tamanho normal de humbucker, mas que não é F-Spaced e mais indicado para guitarras Les Paul, SG ou similares.

    Eu não conheço muito bem esse Duckbucker, mas pelo que vi no site da SD ele tem uma saída moderada. Você teria uma redução significativa de volume ao mudar da posição 1 para as posições 2 e 3 da chave seletora (considerando o padrão de strato), pois o Tone Zone é bem alto mesmo.

    Entre o Tone Zone e o The Chopper a diferença de volume ainda existe, mas é bem pequena e fácil de lidar, mas com o Duckbucker acho que a diferença de volume poderia incomodar muito.

    Quanto ao Lil' 59, no tone chart do site da Seymour Duncan tem dois modelos desse captador. Um para telecaster (ST59-1B), com maior saída, e outro para strato (SL59-1), com menor saída.

    O de menor saída, ou seja, o de strato, tem saída até um pouco mais alta do que o The Chopper, que eu estou usando no braço da minha strato agora. Então, acho que não teria muito problema de volume.

    Um SD stack plus (STK-S4) seria uma boa alternativa para a posição de meio em combinação com o TZ na ponte, pois tem saída mais alta do que o Duckbucker, só que diferentemente do Duckbucker o Stack Plus é um humbucker, aí não sei se você iria querer assim mesmo, ou se faz questão de um single coil na posição do meio.

    Bom, boa sorte.

    renatocaster
    Moderador
    # out/13
    · votar


    rcorts

    Excelente review, ótima contribuição. Tem alguns sons?

    Parabéns!

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    renatocaster

    Obrigado Renato. Fiquei devendo mesmo uns samples aqui neste review. Putz! mancada feia. Mas tem uma postagem que fiz no meu blog em que falo da customização da minha guitarra e nela tem alguns samples dos dois captadores.

    Sampleshttp://guitarraemfoco.blogspot.com.br/2012/10/customizacao-da-m inha-fender-mexicana.html

    Quando eu tiver um tempinho posto uns samples mais da hora pra galera poder conferir aqui.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # out/13
    · votar


    rcorts

    Blz, vou dar uma ouvida nesses samplers.

    Abraço.

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # out/13
    · votar


    rcorts

    Opa, blza. Muito obrigado pelas informações. E mais uma vez parabéns pelo review e pela ajuda.

    Abraço!

    Drinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu gosto do tone zone....

    Ele é perfeito pros odiadores do JB hehehehe

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drinho

    Ele é perfeito pros odiadores do JB hehehehe

    He he, isso é meio que verdade mesmo. Mas na verdade eu não sou propriamente um odiador do JB. Eu até estava com um JB Jr. na posição de ponte da minha strato antes, mas escolhi o Tone Zone porque se adequava mais a minha proposta de um som mais encorpado e pesado.

    Mas se fosse pra tocar um indie, pop e até um bom blues o JB cairia como uma luva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Captadores Dimarzio The Tone Zone e The Chopper