Volume Knob na Guitarra - artigo

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/09


Vi esse artigo e achei interessante ...


Volume Knob na Guitarra

Esse simples controle que temos literalmente a centímetros de nossas mãos, quando estamos tocando guitarra, é simples na concepção, mas poderoso se bem utilizado.

Vários guitarristas ignoram o uso desse controle ou não pararam ainda para explorá-lo. Diversos 'fritadores' brasileiros mal precisam dele, e acham que em seu lugar uma chave de ligar e desligar a guitarra seria melhor.

Nada contra quem mal utiliza o volume knob, mas o fato é que quem não o faz perde muitas possibilidades.

Alterar a posição desse volume faz com que o som mude muito, que o timbre apresente um sem número de texturas extremamente diferentes.
De mais limpo a mais distorcido, de aveludado a mais brilhante, de mais a menos sustain, de maior a menor output, etc. E, uma vez que é um controle contínuo, as possibilidades de variações são imensas.

Um amigo, Morphine, guitarrista da banda União (www.uniao-online.com), fez uma frase sobre isso que achei sensacional: "se você liga e desliga um pedal de overdrive, você tem dois sons apenas, mas se você utiliza o volume knob da guitarra em combinação com seu pedal, a sua gama de timbres se multiplica".

Isso tudo fica ainda melhor se você estiver utilizando um bom amplificador valvulado, de preferência em situação próxima ao break-up point, onde se passa com facilidade de som limpo a sujo.

A função de volume, a qual dá o nome a esse controle - volume knob - passou a ser até secundária.

Um mestre em texturas é sem dúvida Joe Satriani, e ele utiliza muito, como ninguém, seu volume knob. A riqueza e a variação de timbres que ele obtém são impressionantes. Ouçam, por exemplo, "New Blues" ou "Cool #9" pra citar algumas. Muita nuance diferente, muito timbre diferente, e bastante disso vindo do uso consciente do botão de volume.

Destacam-se também pela sua utilização de forma brilhante Andy Timmons, Van Halen e Scott Henderson entre outros.

É provável que tenhamos herdado essa utilização do pessoal de blues e blues rock, que trabalha com esse recurso desde sempre, alcançando muita expressividade na guitarra.

Fonte: http://territorio.terra.com.br/canais/vitrine/colunas/materia.asp?codA rea=8&materiaID=277

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Fernando de almeida
Muito interessante.
Te digo q já tinha reparado nisso.
Vejo q há realmente uma gama de sonoridades a se obter, quando o knob é usado de forma consciente.
Mais uma vez parabéns por mais um excelente tópico com o selo FCC, hushaushu.
Flws

gucrispim
Veterano
# mar/09
· votar


pô, so mais usar o potenciometro de volume.... pra mim o knob eh um mero enfeite...

Ant--
Veterano
# mar/09
· votar


gucrispim
pô, so mais usar o potenciometro de volume.... pra mim o knob eh um mero enfeite...

É, o knob voce não usa né? É melhor enfiar a mão por trás da guitarra e girar o potenciômetro - hahahaha - pffssss!

Zueira ;-P

O pessoal entendeu, e acho a dica do Fernando válida. Muita gente não sabe que o volume age como um forte ingrediente ao determinar um timbre.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Pode crer...o que eu gosto de fazer é "controlar" o nível do drive pelo volume...quebra um galhão pra bases...

Ah, aproveitando, o potênciometro tá "raspando"...acho que tá meio oxidado. Dá pra aplicar aquele produto pra limpar em casa mesmo ou é muito complicado???
Eu até manjo fuçar bem, fazer as regulagens, mas nunca mexi com essa parte elétrica... :(
Valeu!!!

.DuFF.
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho que aprender a usar bem esse knob... atualmente só deixo o captador da ponte no talo, captador do braço em 60% (da um clean bem legal) + ou - e tonalidade no talo rsrs

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


Só digo que aprendi isso e uso bastante, tanto volume quanto o tone, e o resultado nmho é sempre bom, limpa a distorção, compensa alguma eq meio genérica.

r2s2
Veterano
# mar/09
· votar


Eu uso muito os dois knobs.

O de tone eu deixo no 6 a 8 para as bases com o captador da ponte, para não ficar com som cortante, e nos solos eu coloco no 10, justamente para retomar o cortante, principalmente nos bends agressivos. E nas notas finais, dar uma zerada nele fica legal, quando gira do 2 ao zero dá uma sonoridade bem legal.

Já com o captador do braço é sempre tone no 10.

Já o de volume, aí uso para regular o drive tb, só pra isso, pq não consigo fazer aquela parada que o VH faz. Não tenho a menor coordenação motora.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Eu uso raramente pra fazer aqueles lances tipo pedal de expressão...o tone nem mexo muito...

Na minha Squier California nem tem tone...só o volume mesmo com push-pull...hehehehe...tb só tem um cap mesmo!!!

two
Veterano
# mar/09
· votar


Fernando de almeida
Estou fazendo uma experiência para aprender a usar o knob volume mais do que simplesmente um "chave" de liga e desliga.
Tenho me forçado a tocar só com o pickup da ponte com com o pedal de distorção (Jackhammer) ligado direto, e quando quero o som limpo, reduzo o volume da guitarra e modifico a intensidade da palhetada etc, tenho conseguido sons muito legais. Depois que aprender, aprender mesmo no pickup da ponte, passo para o do braço. Mas troquei o modelo do pot, era log e mudei para linear.

O que me atraiu à isso, foi o som que o Eddie Van Halen tirava nos primeiros anos de sua carreira, com uma strato e um humbucker e o knob volume.

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu não gosto da minha Strato "no 10"... 90% das vezes está no volume 8 ou 9. Acho que o som fica mais limpo.

Slave of hell
Veterano
# mar/09
· votar


malmsteen numa video aula antiga,usa o volume bembaixo para exeplificar as frases,e ponhe no talo para tocar com playback...o som muda d+ mesmo..isso num é novidade p mim..qndo quero um som mais limpo,,,eu reduzo ele...e qndo quero evivenciar algum bend ou masi sustain aumento ....porém...a mairia das vzs ele fica no talo mesmo

Drifter
Veterano
# mar/09
· votar


two
era log e mudei para linear.

Isso tbm ajuda muito. Digo pois, não me lembro se é o Linear ou Log, que a mudança é mais nas pontas e que em alguns casos não é muito interessante.

Abçs,

edalko
Veterano
# mar/09
· votar


Meu som hj resume-se basicamente no uso do pot de volume da guita, variando entre limpo/crunch/distorção usando todo o potencial da guita e amp valvulado.

Pedal de drive agora, só para boost mesmo...

edalko
Veterano
# mar/09 · Editado por: edalko
· votar


post duplo

two
Veterano
# mar/09
· votar


Drifter
Na minha opinião, apesar da maioria das guitarras vir com pot log no volume, eu acho mais controlável o linear, pois o log fazia diferença no inicio e depois eu não percebia muito diferença, já no linear a redução de volume é igual em todo curso do pot.

alfacorrea
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho obtidos resultados interessantes com o pot de volume no 8 ou no 9. Na minha guitarra acontece uma leve "raspada" nos agudos e isso me agrada bastante.

Abraço.

Thyagw
Veterano
# mar/09
· votar


Eu uso quando quero manter o som mais limpo, ai abaixo o volume e aumento o amp
Mas eu uso mais mesmo como tremolo, da um efeito bem legal em solos

JH Mayer
Veterano
# mar/09
· votar


Eu uso muito o Tone, o Volume eu nunca parei pra prestar atenção nas variações, pra mim ele aumentava e abaixava o volume, e tirava o chiado chato do amplificador (quando eu colocava no 0).

JC_Junior
Veterano
# mar/09
· votar


eu comecei a me interessar recentemente por essa variação no timbre com o knob de volume.... antes eu o deixava no 10, agora eu o deixo no 8 ou 9, reduz um poucos os harmônicos, deixa o som menos "cortante".... já o tone no captador do braço eu deixo sempre menos que 5 pra solos, geralmente 1 ou 2 (sou fanático pelo woman-tone!!) já pra bases eu deixo um pouco mais aberto, variando de 5 a 7....
com o captador da ponte o volume fica a mesma coisa que o do braço já o tone eu deixo ao redor do 5, variando de 4 a 6, tanto pra bases e pra solos, na hora dos solos com a mudança dos captadores (do braço pra ponte) dá um efeito bastante legal!!

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


A coisa toda acontece porque todo o guitarrista, ou quase todos, acham que tem que tocar alto, no talo...

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


Luiz Almeida

Boa, velho. Essa "dica" é muito boa. Nao sei se é regra mais acho que é fundamental ter um bom instrumento ( caps e pots de qualidade) e um bom amp pra realmente sentir essas nuances. Digo isso pois só (experiencia propria) agora depois de quase 10 anos de guitarra ( sempre de guitaras mais "simples") nunca senti "essas" variaçoes. Porem agora tenho um equipo bacana e vejo que realmete é bacana o uso do volume.

Estou começando a usa-lo com mais frequencia.

Abço.

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Acho que você queria se referir ao "Fernando de almeida" e não a mim "Luiz Almeida", mas creio que o Fernando entendeu.
Boa sorte.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


é, então...depois de uns 12 anos de guitarra que eu saquei esse lance...agora com 16 anos de "carreira" (rs) tô usando mais!!! E a tendência é "piorar"!!! hahahahahaha

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


Luiz Almeida

Foi sim, desculpe, mas no fim ficou tudo em familia...

Hehehe.

Abço.

leolmx
Veterano
# mar/09
· votar


malmsteen numa video aula antiga,usa o volume bembaixo para exeplificar as frases,e ponhe no talo para tocar com playback...o som muda d+ mesmo..isso num é novidade p mim..qndo quero um som mais limpo,,,eu reduzo ele...e qndo quero evivenciar algum bend ou masi sustain aumento ....porém...a mairia das vzs ele fica no talo mesmo

Paul Gilbert também faz isso nas suas video aulas espalhadas no YouTube

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Santana abusa disso pra dar aquele sustaaaaaaaaaaaaain...Angus Young tb...

Humans Being
Veterano
# mar/09
· votar


two
Drifter

sobre os pots linear e log.

eu tinha um log na minha guita e sempre usei esse lance e achava muito eficiente. Tive q trocar o pot e coloquei um linear não to gostando do resultado ... vou mudar novamente pro log ...

Konrad
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia

Eu não gosto da minha Strato "no 10"... 90% das vezes está no volume 8 ou 9. Acho que o som fica mais limpo.

Concordo plenamente com você.

Abraço

two
Veterano
# mar/09
· votar


Humans Being
Pois eh, eu já prefiro os Lineares.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Volume Knob na Guitarra - artigo