Somos descriminados (desabafo)

Autor Mensagem
Rabbit
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL

Cara, a partir do momento que você sai do seu país pra morar, você o enxerga com outros olhos. Nem é tão bom com você pensava, nem é tão ruim como você pensava.

Lucas_fms
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL

Veja o estilo de vida maioria dos canadenses e veja o estilo de vida da maioria dos brasileiros ? É triste, vergonhoso e raivoso eu dizer isso mas é fato. As manifestações culturais inclusive o gosto está diretamente influenciado ao estilo de vida de cada um, aquele que consegue e tem condições de sair desse círculo e conhece outros ventos passa a sentir esses ventos, a história muda.


Cara, mas gosto é gosto. As manifestações culturais brasileiras são valiosissimas. O samba, o forró, a bossa nova, o choro são belissimos estilos musicais.

Eu acho que talvez você esteja precisando sentir esse "outros ventos" que você falou.

Raizen
Veterano
# fev/09
· votar


Estou tentando entender qual é o objetivo do tópico.
Alguém ajuda?

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Rabbit
Cara, a partir do momento que você sai do seu país pra morar, você o enxerga com outros olhos. Nem é tão bom com você pensava, nem é tão ruim como você pensava.

Cara tenho esta experiência, claro que temos saudades de casa, mas não de tudo, mas também não posso ignorar o que achei de bom.

O que falei gera muito "desconforto" ? Eu sei, a questão é complicada, envolve gosto, qualidade, filosofia, política, sociedade, etc, o que tenho de admitir é que nós somos um povo, apesar de tudo, alegre, esperançoso em sua maioria. Nem no primeiro mundo existe a perfeição mas muitas coisas são mais "humanas"

gucrispim
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas_fms
pô tem chorinho na Usp (RP) todo domingo de manhã de graça e tals, ao ar livre, MUITO MASSA! melhor do que 90% das manifestações musicais da minha cidade (Ribeirao Preto-SP) , eu faço questao de acordar cedo e levar a mulher e o filho pra curtir lah, muito bom, e dá gosto... uma pena que os 5 musicos que tocam la no geral são pobres, pé rapados e não tem algum reconhecimento de grande parte da cidade.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas_fms

Cara, mas gosto é gosto

Por isso disse, os gostos são reflexos do dia a dia que vivemos

Eu sei que o Samba (o verdadeiro), bossa nova, chorinho são estilos belíssimos, já disse nos outros posts mas não é o que vemos prevalecer entre o povo brasileiro, quem valoriza são pessoas com a mente mais aberta e não pessoas confinadas pela falta de conhecimento

Blackus
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Você vem falar em mente aberta? Tu acabou de dizer que forró é um aporcaria, cara...

Lucas_fms
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL

Mas cara, no mundo inteiro é assim.

Vou tentar dar uma forçada. Emo é um estilo de rock não? É ruim? É horroroso! E as bandas emo americanas, fazem sucesso? Fazem, pra caralho! Mas o rock, continua sendo rock Acontece a mesma coisa com o samba brasileiro, o forró e etc... Pagode é ruim? É! Mas o samba ainda é o samba.

Lucas_fms
Veterano
# fev/09
· votar


gucrispim

É cara, é foda. O samba e o choro, são estilos sofisticadíssimos. É necessário grande habilidade e conhecimento musical pra tocar bem o violão de sete cordas, por exemplo. E da gosto de ver. É bonito. É alegre, as pessoas se divertem. Aqui no Rio existem muitos bons lugares que tocam samba e choro. E são até bem frequentados. Mas sempre tem a parte "ignorante" do povo, que faz questão de não dar valor sem ao menos conhecer.

Raizen
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas_fms
Na verdade, se fomos nas raizes do rock, chegaremos a conclusão que emo não é rock.
/cara das antigas off

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Blackus
Você vem falar em mente aberta? Tu acabou de dizer que forró é um aporcaria, cara...

Pô cara, eu sei que você é inteligente
Não é porque uma pessoa tem a mente aberta que tem que aceitar como bom o que não é, pelo menos na questão de gosto, mas já falei que vai além do gosto.

Já falei, não que aceitar o que estou falando então analisa !

Quantas pessoas cultas, bem instruídas, com uma vida ativa e não passiva (sem pensar besteira) gostam de forró, axé e pagodinho ?

Isso é para todos
Faz a análise e se não quiser, não posso fazer nada !

Jamais queria passar uma imagem de que sou "metido, cheio de si, mestre dos mestres" não sou nada disso, em alguns assuntos sou ignorante e procuro melhorar aprendendo mais, sou apenas eu, agora o que eu falo não é o que eu acho é o resultado de análises e vivência própria. Assim como não somos conhecedores de toda a sabedoria universal, com certeza estou longe disso, todos temos os nossos conhecimentos que adquirimos.

Phedoo
Veterano
# fev/09
· votar


Tem gente ae discutindo sobre gostar ou nao de tal estilo, quando o que deveria ser pensado é o respeito por tais estilos de musica.

Gosto de rock e metal, mas nao é por isso que vou discriminar samba, forro, choro, blues, funk, hip-hop, erudito e mpb. Eu respeito o que é bom, e nao é por isso que gosto de td que é bom.

Vcs falam de quantas pessoas cultas gostam de estilos "povão" como forro e axé...gosto é pessoal, nao da pra avaliar nada com isso.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Sempre tem um que não lê direito os posts e vem distorcer as palavras

atari
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL



voce trabalha em metalúrgica?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


Blackus


Veja, se eles se preocupam tanto com educação e cultura, por que não acabam com esses impostos? É só parar de roubar um pouco.

TFHG
Veterano
# fev/09 · Editado por: TFHG
· votar


Bem..., tal como o título do tópico, "generalizar" é um perigo!

Ninguém é obrigado a gostar disso ou daquilo. Mas dai, por que não gosta, dizer que não presta vai uma grande distância. Por exemplo: Forró/Baião do Luiz Gonzaga, ruim? Definitivamente não.

E Zé Coco do Riachão, Chico Lobo, Renato Andrade, Marcus Biancardini, Almir Sater, Ivan Vilela...? Já viram o que esses caras fazem (alguns faziam, pois já se foram...) com uma viola caipira?

E Baden Powel, Tom Jobim, Toquinho, Vinicius de Moraes, Nelson Freire (pianista)....?

O Nando Lauria, por exemplo, teve muito mais reconhecimento "lá fora" do que aqui no "quintal".... O cara toca com Pat Metheny, dai da pra imaginar o nível dele....

O problema é, então, rotular. Generalizar é sempre um erro, pois comete-se muita injustiça dessa maneira. O Brasil, em especial seu campo musical, vai além do forró universitário, axé e Funk carioca. Da mesma forma, existem coisas boas além do metal...

Abraços

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
(forró) é um ritmo, digamos, de baixo escalão, letras ridículas, instrumental fraco

(na frase seguinte)

Isso é preconceito

Hehehhe, po, isso foi meio irônico. Primeiro o cara emite uma opinião preconceituosa, para logo em seguida reclamar do preconceito alheio. :)

Mas na boa, não sei do que você está reclamando exatamente. Fala algo sobre estilo de vida e primeiro mundo, como alguém que pensa "ah, na gringolândia é que sabem apreciar boa música", como se a Britney Spears não vendesse um monte. Fala como se houvesse preconceito com "os brasileiros", como se os guitarristas do Curdistão, e a música boa da Indonésia fossem bem conhecidos no Brasil. Enfim, acho que ainda não entendi direito do que você está reclamando... :-S

Gambá do Rock
Veterano
# fev/09
· votar


atari
depois que guitarristas como o do nx zero faz tour pelo mundo levando o nome do brasil. é isso que dá...


quantas vezes aquele carinha do hateen já nao foi eleito o melhor pela "MTV"....







PUTA QUE PARIU!!!!! FALOU TUDO, BROTHER!!!

Blackus
Veterano
# fev/09
· votar


Aliás, uma prova de que o músico brasileiro é bem valorizado por lá é o Airto Moreira, o cara já tocou com Jaco Pastorius, Miles Davis, Chick Corea, só pra falar os mais fodões...

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


O brasileiro, se já tiver um passado conhecido é bem recebido lá fora, o problema é o brasileiro desconhecido, mas também depende do lugar que ele vai.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Só pra explicar umas coisas

É difícil falar de cultura porque mexe diretamante com os nossos EGOS.

Quando falei "mal" de algum estilo não falei por questão de gosto e sim de qualidade. É claro que lá fora tem as Britney Spears da vida, mas em muitos lugares eles também valorizam o que é bom de qualidade e inteligente.

Aqui no Brasil tenta fazer um festival de música erudita ao céu aberto e vê a reação do público (não muito grande), a maioria que fica assistindo fica admirada porque não sabiam que tinha músicas tão boas no mundo. compara com o festival anual do Central Park (EUA), o público(geralmente acima de 60 mil) em sua maioria não fica admirado, fica apreciando algo que já gosta. Eu sei, eu já fui.

Agora, as coisas que disse não são meras palavras, participei de um estudo sócio cultural econômico juntamente com psicólogos e um filósofo além de representantes de comunidades.

Sabem porque a maioria dos "estudados" não gostavam de música erudita e sim de forró, samba, axé e cia ?
Porque eles não entendiam a música erudita, estava além do ouvido deles e os ritmos citados acima eram mais simples, engraçados, músicas que falam de suas vidas amorosas tristes, e complexo de inferioridade, porque muitos diziam "isso é música de granfino" (sobre música erudita).

Por isso disse que com o aumento da educação os gostos evoluem de acordo com o nível de cada um.
O que é gosto ?
É a preferência por algo que se assemelha a personalidade e estilo e vida de um indivíduo.

Rabbit
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Quando falei "mal" de algum estilo não falei por questão de gosto e sim de qualidade.

Então cara, gostaria de saber onde que você risca essa linha de qualidade. Onde está essa linha, onde abaixo dela tudo é de baixa qualidade, e acima dela tudo é de boa qualidade? Qualidade musical pra você é o que pessoas cultas gostam de ouvir?

O que faz a música ser de qualidade? Harmonia, melodia, ritmo. Se sim, com que base posso analisar, excluindo meu gosto pessoal, se uma música é de qualidade ou não?

Você associa qualidade musical com status social.

Bog
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bog
· votar


KAEL METAL

Você aí já está caindo em um pecadilho básico: acredita que há uma forma objetiva de quantificar qualidade musical.

Se você conhece esta forma, peço que descreva a mesma aqui. Se for uma medida realmente objetiva, com fundamento científico, você pode escrever artigos em revistas de pesquisa, e ir preparando o bolso para arrecadar alguns milhões com consultorias e projetos de analisadores automáticos de qualidade musical.

Se, do contrário, você desconhecer qualquer forma objetiva de quantificar qualidade musical, sugiro que não fale como se fosse possível distinguir entre música 'boa' e 'ruim'. Infelizmente, até que se conheça tal medida objetiva, a única que teremos é a subjetiva, totalmente sujeita ao viés do observador e suas experiências pessoais. Em outras palavras: até onde eu sei, a única medida que diz se uma música é 'boa' ou 'ruim' é o ouvido de cada um.

Ainda me lembro de um certo maestro que odiava todo tipo de rock. Na medida SUBJETIVA de qualidade musical dele, o teu metalzão preferido tinha o mesmo mérito do teu forró mais detestado. Também sei de certos tiozões que acham que todo rock está muitos degraus abaixo de qualquer jazz. Para eles, o teu metalzão predileto também está no mesmo degrau do forró que você odeia. Ainda bem que, assim como você, eles não tinham medidas objetivas que provassem que este ou aquele tipo de música é realmente "inferior" a outro.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Rabbit

Só uma pequena comparação, compara só a letra de um forró atual com a letra do Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Adoniram Barbosa, pixinguinha, etc !

Falando somente de música brasileira ! Porque aqui tem muita coisa boa, mas não na boca da massa.

Você associa qualidade musical com status social
Status social não, status de Quociente de inteligência, quanto mais estudos uma pessoa tem mais ela aprecia o que é melhor, não é uma regra geral mas muito relevante.

Gugametal
Veterano
# fev/09
· votar


kael vc trabalha em q?(/curiosidade)

layon_virtousy
Veterano
# fev/09
· votar


Status social não, status de Quociente de inteligência, quanto mais estudos uma pessoa tem mais ela aprecia o que é melhor, não é uma regra geral mas muito relevante.

axo que o gosto musical eh de cada um....agora eu acho que foi uma colocao erronea ,em relacao ao gosto musical e ao nivel de estudo do elemento....conheco(teclado desconfigurado) gente que eh advogado que gosta de forro,sertanejo...estilos musicais considerados inferiores para alguns...
eh so uma opiniao..

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
Ainda me lembro de um certo maestro que odiava todo tipo de rock. Na medida SUBJETIVA de qualidade musical dele, o teu metalzão preferido tinha o mesmo mérito do teu forró mais detestado

Muito simples, confunde gosto com qualidade !
É claro que música erudita tem mais qualidade que um metal, é obvio ! Agora vá descendo a escada até o primeiro degrau

QUALIDADE [Do lat. qualitate.] Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza. Numa escala de valores, qualidade que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar, qualquer coisa. ...

Escala de valores entre ERUDITO FORRÓ ROCK (não somente técnica mas também desenvolvimento dos elementos utilizados para o trabalho apurados por quem tem conhecimento para tal)

Considerando somente estes três estilos

1 ERUDITO
2 ROCK
3 FORRÓ

Não sou hipócrita de dizer que só gosto do que é melhor, a diferença é que valorizo o que é bom.

Eu gosto de ramones ! Pouca variação dentro da música, técnicamente falando é básico dos básicos, etc

Eu odeio pagodinho, mas gosto de alguns sambas enredos !

Rabbit
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Só uma pequena comparação, compara só a letra de um forró atual com a letra do Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Adoniram Barbosa, pixinguinha, etc !

Falando somente de música brasileira ! Porque aqui tem muita coisa boa, mas não na boca da massa.


Então qual a diferença do Brasil pro resto do mundo? Não era esse o assunto do tópico? Se o Brasil tem artistas consagrados, respeitados no que fazem.

Ainda estou sem saber em que discutir aqui. Você queria que os brasileiro se comportassem como novaiorquinos?

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


No mais encerro minha participação neste tópico, envolve questões de sociedade e ser humano, que não deveria ter exposto, alguns entendem mas alguns ainda não estão preparados para entender assuntos complexos de anos de estudos e análises chegando ao ponto de ridicularizar por falta de entendimento do assunto.

HAVE A NICE DAY

jimmy vandrake
Veterano
# fev/09
· votar


Acho que existe sim uma confusão entre guitarristas músicos e guitarristas performaticos.
Pode-se falar qto quiser quanto a simplicidade e até limitação dos guitarristas do NX e CPM, mas não se pode negar que produzem música, que eventualmente não agrada a todos, assim como nos quatro outros cantos do planeta está repleto de guitarristas limitados produzindo musica pouco interessante.
De outro lado se há uma expectativa de guitarrista performatico, cheio de técnica, velocidade e efeitos, o mundo também produz aos montes estas feras na guitarra, que da mesma maneira são tão desinteressantes quanto qualquer guitarrista de outra nacionalidade. Para quem não pertence ao universo da música e é apenas consumidor, não se vê resultado em guitarista algum depois de Satriani, Vai, Malmsteen enfim os atuais virtuosos.
Para quem espera ouvir musica elaborada com vocais inovadores, bateristas habilidosos, guitarristas harmoniosos, baixistas e tecladistas criativos, o momento atual deixa a desejar em todos os cantos.
Acho que é um momento difícil da música, há uma expectativa e necessidade de inovação, e quem não entender isto pode tirar 500 notas por segundo e continuar sem impressionar, ou continuar seu trabalho autoral que lembra um monte de bandas e não traz novidade alguma. Enquanto isto, algumas bandas continuarão produzindo música atendendo a promoção da mídia e indo ao encontro da expectativa de alguns adolescentes que estão pré dispostos a consumir moda, com uma trilha sonora rápida e passageira.
Este efeito NX, CPM e etc. . . existe há muito tempo, e sempre foi o divisor entre amantes de musica e o povo da curtição. Não é agora que irá acabar, para lamentos de muitos, inclusive eu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Somos descriminados (desabafo)