Com R$ 3.000: Fender Mexicana ou Tagima JA1 Juninho Afram?

Autor Mensagem
Augussilva
Membro Novato
# jul/16
· votar


Boa tarde pessoal!

Então, após vários anos lendo tópicos aki no fórum decidir fazer meu cadastro pra trocar uma ideia a respeito deste lance de marcas. Tenho uma Gibson 60´s Tribute que dispensa comentários e um Vox AC30 vr , porém, como toco em igrejas sentia falta de um pouco de versatilidade e por isso fui procurar um outro instrumento que me entregasse este quesito. Testei Fender (mexicana), Ibanez (Indonésia se não me falha a memória) e a Tagima JA1, e me desculpem os que são fanáticos por marcas, mas a JA1 pro meu gosto, ficou anos luz a frente da Fender Mexicana que experimentei e a da Ibanez não posso usar como parâmetro. Comprei a mesma sem pestanejar e estou com ela a pouco mais de 15 dias sendo que não paro de me surpreender. Instrumento galera definitivamente é gosto ou para um fim específico que um outro não lhe ofereça. Confesso que quando me falavam de Tagima eu tinha um terror e até nojo, paguei língua legal pois a guitarra é excelente! Por isso, gostaria de concluir que a "Old Lady" foi construída pelo Brian May e é um instrumento considerado único no mundo da música, se ele tivesse lido a opinião de alguns radicais pelos fóruns deste mundo a fora teria comprado as Fender mexicanas, Ibanez que nunca viram o Japão e etc... e a "Old Lady" não teria sido a "Old Lady". Testem sem preconceitos pois tenho certeza que temos muitos instrumentos raríssimos que deixamos de comprar por causa de um nome impresso no headstock!

Israel Harder
Membro Novato
# jul/16
· votar


Dou meu braço a torcer que a guita do juninho afram é a mesma que é vendida nas lojas.

Insomniac_
Veterano
# jul/16
· votar


Augussilva
De fato. Isso é gosto. Se prender a marcas é a pior coisa que se pode fazer.

Israel Harder
Não é a mesma, mas não quer dizer que a vendida nas lojas não seja de qualidade. :)

Migs Kriston
Membro Novato
# jul/16
· votar


Augussilva
Tenho uma Tagima E2 desde o final de 2013 e essa guitarra me surpreende até hoje kkkk, tá tudo original, não troquei pickups e nem nada por enquanto (mas meus planos é colocar uns malagoli)

https://www.youtube.com/watch?v=12xJx9gib1I

O timbre da guitarra é demais, a ponte funciona muito bem e não desafina mesmo com alavancadas "cavalas".

eric bluesman
Veterano
# jul/16
· votar


Augussilva

concordo com vc em alguns aspectos , somente acredito que pra uns comprar uma guitarra de um artista não é interessante , pois a tagima mesmo no brasil coloca um valor inestimavelmente alto em suas guitarras signature , sendo que elas não tem o mesmo padrão que a guitarra que o autor dela usa , pode conferir que captação e afins não são os mesmos , fora que vc fica vinculado a um cara por causa da guitarra , não que isso seja um problema , mas alguns não querem isso .

tem tb a diferença entre as guitarras , as tagimas tem madeiras diferentes , cedro em suma maioria , fender tem alder e captação single as tradicionais , essas tagimas tem configuração geralmente SSH ou HSH que muda muito a timbragem , formatos e shapes de braços tb são bem diferentes , enfim nem da pra comparar as guitarras pq são diferentes , eu ja tive as duas , antes tinha uma tagima 735 e hoje uma fender .

não to com isso querendo dizer nada , ah a tagima não presta ou a fender é maravilhosa , mas digo que são propostas diferentes , o resultado é vc quem define o que curte mais .

Insomniac_
Veterano
# jul/16
· votar


eric bluesman
concordo com vc em alguns aspectos , somente acredito que pra uns comprar uma guitarra de um artista não é interessante , pois a tagima mesmo no brasil coloca um valor inestimavelmente alto em suas guitarras signature , sendo que elas não tem o mesmo padrão que a guitarra que o autor dela usa , pode conferir que captação e afins não são os mesmos(...)
Isso é relativo. Vamos tomar como exemplo a tagima do Juninho Afram, JA-1. Esse modelo está custando entre r$5.000 e r$6.000. Olhando assim é de fato caro (eu pelo menos compraria uma guitarra custom por esse preço, nunca uma de alguma marca específica). Mas tendo em mente o que ela oferece:

Captadores:
'59 Braço - r$600
SSL7 Meio - r$400
Parallel Axis (ponte) - r$700

Logo de cara, temos três captadores high end que somados custam r$1700. Só eles. Vamos em frente:

Ponte: Cromada da Gotoh: r$1000
Tarraxas da Gotoh: r$400

Então de ponte e tarraxas temos mais r$1400. Somando só captadores, pontes e tarraxas high end que acompanham esse modelo, já temos r$3100. Esse modelo também acompanha um case sensacional que custa na faixa de r$300. Logo, r$3400 apenas com os componentes que acompanham a guitarra. Não contamos a produção, madeiras e etc.

tem tb a diferença entre as guitarras , as tagimas tem madeiras diferentes , cedro em suma maioria , fender tem alder e captação single as tradicionais , essas tagimas tem configuração geralmente SSH ou HSH que muda muito a timbragem , formatos e shapes de braços tb são bem diferentes , enfim nem da pra comparar as guitarras pq são diferentes , eu ja tive as duas , antes tinha uma tagima 735 e hoje uma fender .
Pois é. Isso é uma questão de escolha totalmente individual. Concordo com você nesse ponto. Porém discordo da galera que joga pra baixo só porque é a tagima.

Augussilva
Membro Novato
# jul/16
· votar


Boa tarde!

eric bluesman
concordo com vc em alguns aspectos , somente acredito que pra uns comprar uma guitarra de um artista não é interessante , pois a tagima mesmo no brasil coloca um valor inestimavelmente alto em suas guitarras signature , sendo que elas não tem o mesmo padrão que a guitarra que o autor dela usa , pode conferir que captação e afins não são os mesmos(...)

Concordo com o que disse em relação de comprar um instrumento apenas pela assinatura, penso também que não deva ser o norteador numa decisão de escolha de seu instrumento, mas se vc testou e gostou vá em frente, independentemente do que esteja escrito no headstock. Como eu disse, tenho uma Gibson que é fantástica e esta Tagima JA1 que me surpreendeu demais graças a versatilidade e qualidade do instrumento, que na minha opinião, é muito superior a Fender mexicana que testei, veja bem, não estou dizendo que toda Fender mexicana seja ruim, mas a que eu testei sinceramente não me chamou atenção em nada, claro que uma americana está em outro patamar, mas ainda assim creio que JA-1 é um instrumento incrível e que se viesse com o nome Fender no headstock olha lá se muitos não pagariam entre R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 nela. Mas como eu disse é lance de gosto, fui com preconceito pra testá-la e quebrei a minha cara pela qualidade e versatilidade que ela me entregou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com R$ 3.000: Fender Mexicana ou Tagima JA1 Juninho Afram?