Diferenças entre Les Paul e PRS

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao


    E aí pessoal!

    Está nos meus planos adquirir uma segunda guitarra para complementar os timbres que consigo com a minha Cort X6. Procuro uma guitarra que ofereça um bom sustain (provavelmente vindo de uma construção com braço colado e corpo em mogno ou similares) e com ponte fixa para brincar com afinações alternativas.

    Dentro destes requisitos se encaixam muitos modelos Les Paul (Golden GLD, Golden GGS, Shelter Nashville, SX GG1, Condor CLP2-S, etc) e também alguns modelo tipo PRS (Cort M520, Cort M600, Strinberg CLG90, Condor CPR, etc).

    Gostaria de saber de quem já teve experiências com estes dois modelos de guitarra quais são as diferenças mais significativas, as vantagens e as desvantagens de cada uma.

    wend
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    a "marca" PRS é boa pra caramba na maioria dos modelos...
    vai sem medo ^^

    sério velho, q som q voce toca?

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, vou te falar do que eu sei de diferença entre as duas: teoricamente, a Les Paul tem um timbre mais grave e encorporado que a PRS, isso dá pelo fato da massa da Les Paul ser maior que das PRS. Mas o timbre é similar devido as madeiras e modo de construção. A PRS tende a ser mais confortável de tocar e com um melhor acesso às últimas casas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só pra ajudar a ficar claro, quando eu digo "tipo PRS", me refiro ao formato de corpo semelhante aos modelos double cut da PRS

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    wend
    A idéia é usar esta segunda guitarra para sons mais Classic Rock (anos 60, 70, 80) e timbres mais encorpados. Com a minha X6 dá pra fazer uns sons mais Hard Rock, Metal Farofa, sons mais "strateiros"...

    Van_Lorien
    O lance do acesso às últimas casas eu já percebi nas les pauls, é bem chatinho. E tem algunn modelos PRS por aí que têm 24 casas.

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Pois é, tem isso também. E tem alguns modelos PRS com tremolo que te dá mais versatilidade e mesmo assim não impede a mudança de afinação, pelo menos não tanto quando uma floyd rose.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Van_Lorien
    Mesmo as pontes tremolos "levantam" se você subir a afinação, certo? Isso pra mim já é um inconveniente. Já tenho a Cort X6 com Floyd para shredear!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Ah sim, se aumentar a tensão a ponte vai subir, aí tem que apertar as molas. Mas já que tens uma guitarra com ponte flutuante, uma com ponte fixa é mais negócio, fora a praticidade e o sustain.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu particularmente acho o "design" da PRS muito mais eficiente. Lógico que as Gibsons tem o som maravilhoso, mas não adianta, não consigo gostar de tocar nessas guitarras, acho o acesso as agudas ruim e principalmente, a guitarra é bem desequilibrada pra tocar em pé.

    A strato é o oposto... me acostumei a tocar em stratos e superstratos, com bom equilíbrio e fácil acesso as casas agudas. Acho que as estilo PRS são boas nisso tb e me adaptei bem a elas. Acho que pra mim, fica difícil gostar de tocar em Lespa mesmo...

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só pra constar, algumas guitarras estilo PRS:
    - Strinberg CLG90 (essa tem o single no meio)
    - Strinberg CLG85 (essa é semi-acústica)
    - Condor CPR EMG
    - Condor CPR e Condor CPR Pro II
    - Corts: M200, M520, M600 e M900

    monty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Se decidir ir de PRS, pegue a Condor CPR ou a Cort M600 e seja feliz. São guitarras maravilhosas pelo preço. Tenho uma M600 e todos os luthiers pra quem mostrei a guitarra ficaram impressionados. Mais de um me disse que ela dá de 10 a zero em Epiphone que custa o dobro.

    Se for de LP, a Condor CLP 2 é muito boa, custo/benefício incrível.

    Um abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    monty
    A M600 deve seu uns R$1400 ou mais. A M520 deve ser da faixa dos R$1100, que é o que eu planejo gastar no máximo.

    Eu acabo pendendo mais para as les pauls, por causa do visual e porque eu não preciso da versatilidade que as PRS fornecem - a M520 com coil tap me deixaria confuso!!! HUAHUAHHUUA!!

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Só pra constar, algumas guitarras estilo PRS:
    Todas são lindas menos as.... bom, melhor ficar queto, senão vai vir gente falando que não sou nacionalista bla bla bla bla....
    Mas um recado pra empresa: vc são distribuidores da marca no BR, e nese caso, mais do que nunca, se for pra copiar, copia direito p*rra
    E outra, será que brasileiro só sabe tirar foto bem se for pra site/revista de sacanagem?

    monty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Eu acabo pendendo mais para as les pauls, por causa do visual e porque eu não preciso da versatilidade que as PRS fornecem - a M520 com coil tap me deixaria confuso!!! HUAHUAHHUUA!!

    Então é CLP2 na cabeça. As guitarras mais top de linha da Condor são impecáveis (levando em conta o preço, lógico). Acabei de comprar uma GX50 (strato) que é ótima: acabamento, construção, timbre, tudo muito caprichado. Só vou trocar os caps, que são cerâmicos, por um set de Screaming Blues da Cabrera e pronto, vai ficar uma strato à la SRV por menos de 1.000,00. O importante é tocar e curtir o instrumento.

    Agora, não sei se tem a ver, mas as melhores da Condor e da Cort são feitas na Coréia, como a M600 e a GX50. A M520 (Indonésia) e as Condor chinesas são legais tb, mas não tão boas, andei comparando bastante.

    Até mais.

    Zandor
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só por curiosidade esse sustain maluco dessa PRS é de verdade ou é só microfonia?



    Tordenskall
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, dá uma olhada nesse vídeo e depois veja as outras partes dele!



    O carinha até que explica bem...

    Zandor

    Só por curiosidade esse sustain maluco dessa PRS é de verdade ou é só microfonia?

    É verdade sim cara, mas não são todas a PRS que tem todo esse sustain, acho que essa é um 513 tbm alguns modelos da PRS tem essa ênfase com sustain e para isso são confeccionadas de forma diferente, possuem hardware diferente e como não poderia deixar de ser, o preço diferente...XD

    []'s

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tordenskall
    Achei este vídeo aqui:


    Este vídeo é bom pois ele toca as mesmas coisas com as duas guitarras.

    Trocando em miúdos, a diferença fica bem mais aparente no som limpo: a Gibson tem um som mais fechadão, enquanto a PRS tem um som mais médio-agudo. No som sujo, só deu pra perceber a diferença quando ele faz uns tappings na mizinha e na sizinha (a PRS soa mais brilhosa, e a Gibson mais fechadona), de resto elas são muito semelhantes com som sujo.

    É, acho que finalizo minha dúvida. Pra mim vale mais a pena uma les paul. Procuro o som gordão mesmo, que sirva até para casos de imitar o timbre de umas semi-acústicas.

    Tordenskall
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Que bom que vc resolveu cara!

    ^^

    Não sou muito fã de PRS apesar de estar de olho na Paul Allender Signature, enfim depois que vc comprar posta algo aí pra o pessoal do fórum!

    []'s

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tordenskall
    Apenas decidi pelo modelo. Mas há muitos testes pela frente:
    - Golden GGS (maple top)
    - Golden GLD (sem maple top)
    - Condor CLP2-S
    - RMV Les Paul Custom
    - Shelter Nashville

    Tordenskall
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Go go go to the Les Paul Quest!

    XD

    []'s

    Ally_Slash
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Eu iria de Condor Cpl2-s

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ally_Slash
    O preço dela começou a desanimar. Dá muita dó pagar mais de R$1000 numa les paul. É muito mais razoável gastar uma grana destas numa guitarra com Floyd Rose (que no caso eu já tenho, e por sinal foi bem mais barata).

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Ah, isso é questão de gosto gastar R$1000,00 numa guitarra com floyd rose. Eu, por exemplo, não pagaria. Agora numa stratocaster, claro que pagaria. Dessas que tu citou eu ficava com a Shelter Nashville. Ou então tenta conseguir alguma SX GG1 Standard que é de mogno, tem braço colado, vem com case de luxo e custa menos de mil.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Van_Lorien
    Apareceu umas SX GG1 no ML por R$1100. Eu pegaria, venderia o case e compraria um bag. Faria isso pois não tenho onde guardar uma guitarra com case aqui em casa (o espaço está acabando), e também não tenho necessidade. Tenho mais necessidade de comprar uma pá de encordamentos Elixir pra todos os brinquedos (guitarras, baixo, violões...).

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Achei mais uma para a lista: Strinberg CLG85. O foda é que é semi-acústica, tenho muito receio de dar microfonia com distorções mais hi-gain. Fora que também diz-se que é mais foda de se fazer upgrades (no caso, trocar os captadores).

    DENNYS_GJA
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu tenho uma cort m600 e acho ela muito foda, em conforto, timbre e etc. eu só toquei uma vez com uma les paul q era uma golden das antigas, e não dessa série nova, mais eu não achei tão desconfortável o acesso as últimas casas como o pessoal geralmete fala. provavelmente minha próxima guitarra será uma les paul

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    É uma boa, essa GG1 é show. A que tá no Mercado Livre é a Standard? Quanto ao case, é decisão tua. Num outro fórum que eu participo tem um cara vendendo o que vem com as Les Pauls da SX por R$200,00.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Van_Lorien
    Tem uma Standard a R$1100 e uma Custom a R$1400. Eu iria de Standard, mas nos últimos dias eu sofri uma baixa de orçamento para este ano, não sei se vai rolar uma SX ou uma CLP2-S.

    MMI
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Só para te alertar, no video o cara compara uma Gibson Custom com uma PRS custom 24. As Les Paul Custom tem escala em ébano e tem um som bem "fechadão, gordão", como vc diz. Esse som não é o de uma Les Paul Standard normal. Detalhes de construção, madeiras fazem diferença... Pode ter certeza que uma PRS de construção diferente daquela do video pode inverter sua impressão. O jeito é você mesmo comparar e ver o mais conveniente para você.

    Luiz Sampaio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMI
    Concerteza,o melhor jeito ainda é comparar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferenças entre Les Paul e PRS