Tecnica para trocar as cordas?

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


jlrocha
Agora tava eu penso aqui se com floyd tem que ser 1 por 1... geral com braço sujo ai heim... num da pra fazer uma limpezinha rsrsrsrs
hauehuaheuhauehuhaeuhaehuhuaea!!!
Mas não necessariamente tb.
O cara pode travar a ponte e tirar todas as cordas. ou então tirar todas sem travar mesmo. Depois é só regular.

Paul Young
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
Tirorox
Fica bala o braço.. Lisinho, pra slides perfeito, pra bends uma merd* heuhauheu, eu n consigu fazer bends decentes com cordas novas... Argh, escorrega mto...


Ah para! Bend sai melhor em corda nova do que em velha, na velha tem que afundar o dedo na corda pra sair o som, mas H.A. tem que dar uma forçada.

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


Acho que posso dar uma pequena contribuição..

Sou strateiro. Dependendo do humor do dia eu tiro todas e dou uma limpada ou troco uma por uma. Não fico com medo do braço empenar nessa troca não. Acho que isso já é neura demais. Eu tive uma neura assim outro dia:

Recentemente troquei as cordas de 0.09 pra 0.10 e tava trastejando e talz. Aí eu fiquei com medo de braço empenado, essas coisas e levei num luthier. Mas ele me disse que nem precisava de ajuste de tensor não. Era só aumentar a altura dos carrinhos. Depois eu levei a guitarra pra casa, aumentei os carrinhos e fiquei feliz da vida. Acho que ajuste de tensor é só pra casos extremos e em último caso. Ajuste de altura depende da pegada do cara tb.

Outra dúvida que pode surgir é na hora de enrolar a corda. Eu nunca gostei daquele bolo de corda nas tarraxas. Mas também não dava pra simplesmente esticar a corda passando pela tarraxa e girar-la. Aí não sobra corda nenhuma e corre o risco de deslizar, sair etc.

Então eu vi uma materia em revista, site, não lembro mais onde era, mas é uma solução que me agradou muito. A tal da técnica era esticar a corda toda passando por dentro da tarraxa e colocar o dedo em cima da corda na altura do nut, capotraste. Aí você puxa a corda com o dedo em cima até o primeiro traste. Depois é só entortar a corda na tarraxa e enrolar normalmente. Esse comprimento de corda puxado do nut ao primeiro traste é a corda que vai ficar enrolada na tarraxa. E corta o excesso de corda no final.

Não sei se dá pra entender com essa explicação.

Pode ser que muita gente já faça assim, mas deve ter gente que não conhece essa forma também.

Tirorox
Veterano
# jan/09
· votar


Lord Cachaça

Não sei se dá pra entender com essa explicação.


nao mesmo ehuheu

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


Eu vou ver se eu acho de novo o site onde eu vi isso que lá tem umas fotos mostrando como é. Se achar, boto o link aqui.

Acoustico
Veterano
# jan/09
· votar


Lord Cachaça

Não sei se dá pra entender com essa explicação.


nao mesmo ehuheu
[2]

Vlw cara se tu acha o site q tem as fotos posta aki vai ser mto util msm!
vlw cara!

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Lord Cachaça
Bom, eu não faço exatamente dessa forma, mas a teoria é a mesma.
Primeiro eu passo a corda pela tarraxa e estico. Depois, eu seguro a corda um pouco depois da próxima tarraxa (mais ou menos na distância de uma tarraxa e meia), volto a corda e começo a afinar.

Com a corda esticada, eu seguro neste ponto, volto até a tarraxa e enrolo.
No final, fica mais ou menos assim.

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
Kamus23
Deixa eu desenhar...

Eu só mostrei o tópico criado por você, pra mostrar q todo iniciante tem dúvidas bobas. Afinal de contas, é inexperiente.
E não é só porque você adquiriu conhecimento com o tempo, que você vai ficar tirando onda com os iniciantes pensando que todos vão te achar engraçadinho.
E mais uma vez, leia o tópico para ver que você falou merda.

Pra mim quem vive de passado é museu...
Prefiro ter meu passado, experiência e boas histórias para contar do que ser um cavalo com cabresto que só sabe olhar para um único sentido.


Kamus23

Gen-ta-lha, gen-ta-lha, plururururururururu!!!

( "plururururururururu" òÔ ? )...

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface

Parece que a teoria é a mesma. Não sei se as fotos foram tiradas por ti ou se tu usou-as só pra demonstração mesmo, mas eu não gostei do resultado da corda enrolada na última foto. Ficou um bolão todo doido. Há quem não ligue, mas pra mim não custa nada deixa bonitinho alem de ter menos risco da corda se rearranjar nesse bolo e mudar a afinação.

Eu vou colocar umas fotos mostrando como eu faço.

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Lord Cachaça
Esse "bolo" q vc se refere é o fato de eu dar a primeira volta na tarraxa por cima da corda, e depois dar as demais voltas por baixo.
Na verdade, esse é um método de se obter mais estabilidade em tarraxas sem trava.

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


Aí vai o micro tutorial:

1- Esticar a corda toda passando por dentro da tarraxa e colocar o dedo em cima da corda na altura do nut, capotraste.
Imagem 1

2- Puxar a corda até o primeiro traste.
Imagem 2

3- Entortar a corda na tarraxa e enrolar normalmente.
Imagem 3

4- E corta o excesso de corda no final.
Imagem 4

5- Pronto! Como fica:
Aspecto
De lado

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


Dessa forma você tem estabilidade sem métodos pra criar bolo de cordas nas tarraxas.

Acoustico
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
Lord Cachaça

Os dois metodos são mto bons, mas acho melhor o metodo que passa a corda por baixo e depois por cima pq trava melhor a corda, eu fiz isso na minha guita, ela nem precisa dar tantas voltas pra afinar...
vlw pros dois!!!

BurnTKD
Veterano
# jan/09
· votar


Se você for bom, troque as cordas com os dentes.

Parabéns pelo post Lord Cachaça !

Lord Cachaça
Veterano
# fev/09
· votar


Essa semana eu vi um amigo meu que colocava as cordas um pouco diferente.

Essa técnica é igual pros bordões, só muda nas primas. Depois de passar a corda por dentro da tarraxa como na primeira foto, você passa a corda de novo por dentro da tarraxa e faz o resto como descrito.

Pra quem não tem tarraxa com trava também é uma boa opção.

Vivendo e aprendendo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnica para trocar as cordas?