Técnica: Aprenda a fazer sua guitarra segurar a afinação sem trocar nenhuma peça.

    Autor Mensagem
    lam777
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: lam777


    >>> Se possivel me escutem tocando antes e comentem:
    http://www.4shared.com/file/33387506/2a06f903/blues6x8.html

    => Introdução
    Existem vários fatores que alteram a afinação durante a execução de uma música.

    Uma técnica para evitar isso é chamada "beijar a guitarra", consiste em alguns processos simples que você deverá fazer enquanto afina a guitarra antes de começar a tocar.

    => A- Pré-requisitos
    a) Um afinador
    Se você não tem um afinador, poderá baixar gratuitamente na internet programas que fazem isso rasoavelmente mal, mas é melhor que não tê-los.
    b) Qualquer guitarra/baixo
    c) Guitarra plugada em equipamento ou programa de afinação que esteja funcionando adequadamente. Pode ser uma Zoom.

    => B- Colocando as cordas
    1- Começe a colocar da corda mais fina pela mais grossa
    2- Tente enrolar o máximo possivel cada corda.
    3- Nunca deixe a corda enrolar embaraçada(subindo uma por cima da outra), se isso acontecer, desenrole e enrole menos até que a corda fique enrolada normalmente.

    =>C- Afinando a guitarra
    1- Afine como de costume, mas começando pelas cordas mais finas.

    =>D- Beijando a guitarra
    1- Comece pela corda mais fina, com a mão direita esticando(puxando) com força rasoavel as cordas na direção contrária aos captadores, mas não solte de forma brusca!
    O objetivo é não deixar as cordas produzirem som, relaxe-as lentamente e tire a mão sem deixar que produzam nenhum som.
    2-Faça isso em todas as cordas. Segurando em torno de 5 segundos.
    3- De olho afinador, começe a afinar novamente todas as cordas mas com cuidado pois você não poderá solta-las apenas aperta-las, ou o processo não terá efeito sobre a corda.
    4- Caso aconteca de você passar do ponto certo enquanto esteja afinando e seja obrigado a solta-la, solte-a 2 tons, e recomeçe o processo do inicio para a corda.
    5- Repita o processo todo, perceba que algumas cordas começam a parar de perder a afinação, e já não precisam mais ser beijadas.

    Quando todas as cordas estiverem estáveis sua guitarra esta pronta para ser tocada.

    Ela ficará afinada durante o show inteiro!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    lam777

    vou testar hehe

    eu antes tocava a corda bem forte e fazia uns bend nela, ms esse processo ae nunca testei , nem tenho tanta coragem haha, vo faze na frente do vendedor

    abraço

    lam777
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: lam777
    · votar


    O seu processo tem efeito similar, mas não é tão eficaz quanto esse.

    Tem uma banda grande de metal classico na minha cidade chamada Mafia, e eles tinham um Luthier só para fazer isso, eu conversei com o Luthier enquanto ele estava fazendo antes do Show começar, e trocamos umas idéias, pois a banda tinha 3 guitarras fenders, 1 baixo fender, cubos fender, 1 guitarra de segunda linha, não me lembro da bateria.

    Ele disse que mesmo a guitarra de segunda linha ficaria afinada até o fim do show.

    Tenho sempre que tocar com muita intensidade minha guitarra, pois ela tem a captação fraca, e se não fizer isso ela perde afinação muito rapidamente com a minha pegada.

    NA verdade porque eu gosto de guitarra assim, que exige mesmo do kra, pq parece as guitarras bem antigonas 1940 e pokos que é a época do estilo que eu toco.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    lam777
    eu tenho uma t-zero antiga, ponte original dela msm
    qndo ela tava regulada direitinho eu usava e abusava da alavanca, tokei por 3 horas todo solo descendo a alavanca toda e ela desafinou so meio tom xD

    vc ja testou esse metodo ae?

    funciona mesmo?

    3 guitarras fenders,

    lembrando que eu uso floyd...

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    lam777

    discordo que vc deva enrrolar as cordas ao máximo, se é que eu entendi certo o q vc quis dizer. Acho que é justamente o contrário. quanto ao método de "puxar" as cordas creio que é adequado para cordas de nylon (há quem não concorde), para cordas de aço de boa qualidade não vejo necessidade disso, creio que até diminua a vida útil delas.

    lam777
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: lam777
    · votar


    Isso varia de guitarra para guitarra.

    lam777
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Escutem please:

    http://www.4shared.com/file/33387506/2a06f903/blues6x8.html

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    lam777
    Ótimo tópico!

    Só não entendi uma coisa:
    3- De olho afinador, começe a afinar novamente todas as cordas mas com cuidado pois você não poderá solta-las apenas aperta-las, ou o processo não terá efeito sobre a corda.
    Não entendi essa parte em negrito.
    Como vou afinar a corda sem ela estar solta? Como assim?

    Ant--
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu também não concordei com a parte "enrolar o máximo possível cada corda". Sabe-se que quanto menos voltas ficarem na tarracha, melhor a corda segurará a afinação. O ideal é 2 vezes para as cordas mais grossas, aumentando um mínimo para as mais finas (por exemplo, umas 5 voltas para a mizinha).
    No resto eu concordo com tudo, entendo o método e é assim mesmo que eu faço quando troco as cordas.

    diego gr

    Ele quer dizer que vc não deverá voltar a tarracha, caso passe do ponto de afinação. O ideal é ir subindo até a nota estar afinada e parar. Caso passe do ponto, precisa voltar (afrouxar a corda) um pouco (ele sugere uns 2 tons), dar uma massageadinha e ir subindo novamente até chegar na afinação.

    Ant

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ant--
    Agora sim hahahaa
    Na verdade eu já fazia isso, mas eu faço assim: vou subindo a afinação até cheagr na nota, mas sempre deixo um pouco acima (uso afinador digital do amp)
    Notei que quando deixo esse "um pouco acima" a afinação dura mais tempo

    Aisse
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu sempre puxo as cordas quando afino... eh realmente funciona realmente. Só não concordo com a parte "2- Tente enrolar o máximo possivel cada corda."

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # out/09
    · votar


    desculpe ressuscitar o tópico, mas tem também outro jeito: coloque a corda pelo buraco da tarraxa. de a volta por ele e enrole a corda em si mesma. Depois disso, afine. Segura mesmo se misturar tudo que tá escrito aqui mais isso que falei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica: Aprenda a fazer sua guitarra segurar a afinação sem trocar nenhuma peça.