Tecnica para trocar as cordas?

Autor Mensagem
Acoustico
Veterano
# jan/09


Iae galera blz?
Entom eu to sempre ouvindo negocio de ahhh tem q troca as cordas uma por uma, ou nããão tem q trocar todas de uma veiz...
Então? qual é o certo para trocar as cordas?
Uma por uma?
Todas de uma veiz?
E aquele negocio de puxar a mizinha pra num estora alguma coisa assim?
vlw!

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Fale com o marcio_zav, eu falaria :] ...

Slash_1989
Veterano
# jan/09
· votar


vc tem um braço com 6 cordas exercendo certa tensão... se vc tira todas de uma vez a tensão cai pra 0, ae vc poe mais 6 cordas novas e aumenta consideravelmente a tensão... esse vai e vem prejudica o braço
o ideal eh troca uma por uma sim, e eh bom tb assim q trocar as cordas puxar elas um pouco pra dar uma "amaciada" e evitar um poucos as desafinações iniciais!

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09 · Editado por: BulletForMyValentine
· votar


Acoustico

É impossível trocar todas de uma vez.

Bem, pode até ser possível, mas imagina 6 pessoas "trabalhando" ao mesmo tempo, na mesma guitarra! Ou você precisaria levá-la à um polvo...

No mais, quer saber o jeito mais fácil de trocar as cordas?

Tira uma e coloca outra. =P

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Acoustico

Mas falando sério: Esse treco de trocar uma por vez é para pontes flutuantes, tipo Floyd Rose...

Mesmo assim eu sempre tiro todas. Coloco alguma coisa embaixo da ponte para ela ficar no lugar, o que nunca dá certo. Só sei que eu sempre vou afiando e vai ficando legal...

haushaushuashuashsauhuh

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Slash_1989
vc tem um braço com 6 cordas exercendo certa tensão... se vc tira todas de uma vez a tensão cai pra 0, ae vc poe mais 6 cordas novas e aumenta consideravelmente a tensão... esse vai e vem prejudica o braço

Pô, mas isso é um tempo mínimo da vida do instrumento. Se o cara fosse guardar a guitarra por um ano sem cordas, aí tudo bem, admito que deva empenar, mas 5 minutos. Sei lá...

Acoustico
Veterano
# jan/09
· votar


Slash_1989
Eh ta certo neh!
vlw!
james_the_bronson
ah num eh por ai tb neh todas de uma veiz pode empena o braço como o slash falou!
vlw!
james_the_bronson
ah sei la...
proxima veiz vo troca 1 por uma...

E otra, e o negocio la da mizinha estora de primeira q tem q puxa sei la?
E tipo, alguem sabe como regula uma guita que por ex... usa corda 09 e passar a usar 010?
vlw galera!!!

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


james_the_bronson
Acoustico

Hoje mesmo tav trocando as cordas da minha LP... tirei todas cordas e coloquei todas depois.

Quando coloquei ficou trastejando um pouco (deixo ação bem baixa), o que ela não fazia antes.

Nada que uma leve giradinha no tensor não resolveu... Mas tive o trabalho de tirar as cordas e colocar de novo por isso...

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Slash_1989
Tua guitarra tem braço de borracha???

Acoustico
Tanto faz!
Vc pode trocar uma de cada vez, duas de cada vez, três de cada vez...
OQ acontece, como já foi citado, é q em guitarras com ponte Floyd, pode acontecer de a ponte desregular devido à troca. Então, se for trocar todas de uma vez só, coloque alguma coisa embaixo da ponte para fixá-la.

No mais, eu recomendo tirar todas as cordas qndo for trocar. E antes de colocar as cordas novas, dar uma limpada na escala, nos trastes e na ponte.

Soul Wyx
Veterano
# jan/09
· votar


Hoje eu fiquei feliz com a desregulagem da minha floyd, eu disse que na proxima caída que ela tivesse, eu iria travar, travei e fiquei bem mais feliz, toquei e não desafinou nem um pouco... ta mara!

Acoustico
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
auhuhsuhsa
boa ideia!
antes de trocar as cordas, limpa a guita!
vlw!
Soul Wyx
a minha ponte eh tremolo normal mais so por curiosidade como assim vc "travou" a floyd?
colocou alguma coisa em baixo pra ela num desregula, bom dai num da alavancada pra trais neh =x
vlw galera!!!

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Acoustico

resumindo:

Floyd Rose: De uma por uma é melhor...
Ponte tremolo normal (tipo strato): tanto faz
Ponte fixa: tira logo tudo de vez...

A paradinha de puxar as cordas é para elas "acostumarem" logo com a tensão, evitando que vc fique afinando muito assim que coloca as cordas...mas se não fizer isso, pode deixar que depois de algumas horas ou minutos ela estará em ponto de bala...eu mesmo nunca faço isso.

Soulface
Veterano
# jan/09 · Editado por: Soulface
· votar


Acho besteira esse negócio de puxar as cordas.
Primeiro q, por mais q vc puxe, nunca vai conseguir puxar com uma força que chegue perto da tensão da corda afinada.
Ou seja, não "estica" porcaria nenhuma.

E depois, é só perda de tempo.
Afine 2 ou 3 vezes as cordas q já estabiliza legal.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
No mais, eu recomendo tirar todas as cordas qndo for trocar. E antes de colocar as cordas novas, dar uma limpada na escala, nos trastes e na ponte.

Tá aí um bom conselho.. faço isso sempre!

cadojapan
Veterano
# jan/09 · Editado por: cadojapan
· votar


Soulface

Pra vc Soulface... O james_the_bronson disse q se a guita ficar guardada por muito tempo sem corda pode ter problema na hora de coloca-las de novo...isso procede ou uma ida a um luthier resolve...no meu caso tenho duas guitas q estao paradas a quase 3 anos sem as corda (tirei pra naum enferrujar ponte, etc...) Daki uns meses toh voltando pra mandar bala nelas de novo...Valeu

.DuFF.
Veterano
# jan/09
· votar


cadojapan
Pra vc Soulface... O james_the_bronson disse q se a guita ficar guardada por muito tempo sem corda pode ter problema na hora de coloca-las de novo...isso procede ou uma ida a um luthier resolve...no meu caso tenho duas guitas q estao paradas a quase 3 anos sem as corda (tirei pra naum enferrujar ponte, etc...) Daki uns meses toh voltando pra mandar bala nelas de novo...Valeu

Cara só o fato das guitarras estarem paradas esse tempo todo ja justifica a levada num Luthier pra uma "geral". Uma limpeza geral, um polimento no corpo (fica mto show), uma regulagem completa (ponte, tensor, etc.), pede pra dar uma olhada nos trastes tbm... vc vai gastar uns 100 conto em cada uma mas te garanto que vale MUITO a pena!

cadojapan
Veterano
# jan/09
· votar


.DuFF.

Krai veio....100 conto eh muuito..
Prefiro eu mesmo fazer a limpeze e dexar soh a regulagem pro luthier...

Soul Metalero
Veterano
# jan/09
· votar


kra nem troke as corda
auheuehuehe toka as veiona q nao sai som nenhum
ai eh rox tu finge q eh um astro d rock :D

Tirorox
Veterano
# jan/09
· votar


Eu tenho uma SG, ponte fixa...

Tiro todas as cordas, ai eu limpo com alcool isopropilico, seco bem, e passo peroba na escala...

Esfrego bem com uma flanela, esfrego bem os trastes, tento tirar toda a sujeira... Ai passo um outro pano de algodao pra tirar as penugens da flanela...

Ai eu coloco assim: e, B, G. E, A, D

Fica bala o braço.. Lisinho, pra slides perfeito, pra bends uma merd* heuhauheu, eu n consigu fazer bends decentes com cordas novas... Argh, escorrega mto...


(Cordas velhas rulez!)

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


cadojapan
O Duff tem razão.
Por estarem paradas á muito tempo, o ideal seria levar ela à um profissional para ele avaliar o estado e fazer os ajustes necessários.
Lógico q vc poderia colocar as cordas nelas, fazer pequenos ajustes e ir empurrando com a barriga. mas eu não recomendo.

Kamus23
Veterano
# jan/09
· votar


Acoustico

Tecnica para trocar as cordas?

Cara, essa tecnica é foda, você tem que treinar muito, são poucos guitarristas que conseguem fazer isso :\

Fala serio, é só trocar as cordas...

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Fala serio, é só trocar as cordas...
Putz! Como deve ser bom nascer sabendo as coisas...

Acoustico
Veterano
# jan/09
· votar


Kamus23
Leia o post meu amigo ;D

Para todo o pessoasl que me ajudou:
MUITO OBRIGADO!!!
VALEEEUZ!!!

Kamus23
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface

Cara, eu acho que antes de sair tocando, a pessoa deve conhecer guitarra, a anatomia dela...

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Kamus23
Ahhh, sério?!

Não cospe pra cima não velho.
Além do mais, vc nem leu o tópico q já tá criticando.

Kamus23
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface

Pra mim quem vive de passado é museu...

Mas cada um com a sua ideologia

Outra, isso faz mais de 1 ano, e teve resposta que afirmou o que eu estava perguntando...

Você é moderador e tudo, mas na boa, larga do meu pé

seantlb
Veterano
# jan/09
· votar


Eu troco todas de uma vez, e não "puxo" as cordas...Faço alguns bends depois de afinada pras cordas "acostumarem"!

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Kamus23
Deixa eu desenhar...

Eu só mostrei o tópico criado por você, pra mostrar q todo iniciante tem dúvidas bobas. Afinal de contas, é inexperiente.
E não é só porque você adquiriu conhecimento com o tempo, que você vai ficar tirando onda com os iniciantes pensando que todos vão te achar engraçadinho.
E mais uma vez, leia o tópico para ver que você falou merda.

Pra mim quem vive de passado é museu...
Prefiro ter meu passado, experiência e boas histórias para contar do que ser um cavalo com cabresto que só sabe olhar para um único sentido.

seantlb
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
Kamus23

Não generalizem!

jlrocha
Veterano
# jan/09
· votar



Kamus23
Ahhh, sério?!

Não cospe pra cima não velho.
Além do mais, vc nem leu o tópico q já tá criticando.


Na boa depois dessa eu nem postava mais...
foi fatalite isso...

Bom voltando ao topico interessante como uma coisa simples como essa pode ser tão complexa para alguns e besta para outros...
Eu já tinha pensando sobre o assunto mais pensei bem oq o Soulface falou... a madeira num é uma borracha tambem pra empenar em 5 minutos.... eu troco tudo de uma vez e faço uma bela limpeza...
Agora tava eu penso aqui se com floyd tem que ser 1 por 1... geral com braço sujo ai heim... num da pra fazer uma limpezinha rsrsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecnica para trocar as cordas?