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Matheus xD Veterano |
# jan/09
Existem notas 'puras' e 'acidentadas'. Até aí tudo bem. O que eu preciso saber é se todas as sete notas 'puras' se acidentam, seja com sustenido ou bemol... Porque se for verdade, não existe escala maior de F#, nem maior ou menor de A#. Por favor, só opinem se souberem o que estão falando, porque essa minha vida de autodidata tá phod@, não piorem, please. Grato.
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Soulface Veterano |
# jan/09
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Se for oq eu entendi...
O que eu preciso saber é se todas as sete notas 'puras' se acidentam, seja com sustenido ou bemol... Não... Dá uma estudada direito nisso. Vc vai ver q não existe E# (Fb) e B# (Cb).
se for verdade, não existe escala maior de F#, nem maior ou menor de A#. Claro q existe! Vc está trocando as bolas.
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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É muita informação de lugares diferentes, cara, medá uma luz ! Toda a nota que pode levar sustenido pode levar bemol tbm ? Mas nem toda que leva bemol podelevar sustenido ? É isso ?
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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Sí e Mí só podem levar bemol ?
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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ou melhor, tem uma fonte boapraeu aprender isso definitivamente ? grato
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Soulface Veterano |
# jan/09
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Matheus xD Para tudo velho! Não sei de onde vc tá pegando material, mas pelo jeito isso tá te confundindo mais do q ensinando. No cifraclub mesmo tem alguns tutoriais. Vale dar uma olhada.
Quanto à sua pergunta... Digamos q sustenido e bemol são a mesma coisa. OQ muda, é a forma de interpretá-los. Qndo vc está subindo a escala (C, D, E, F...), se coloca o sustenido nos acidentes (C, C#, D, D#, E, F, F#...) Já qndo vc está descendo (B, A, G, F...), se coloca o bemol nos acidentes (B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb...)
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Headstock invertido Veterano |
# jan/09 · Editado por: Headstock invertido
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Matheus xD O que eu preciso saber é se todas as sete notas 'puras' se acidentam, seja com sustenido ou bemol. Não, o "E" não se acidenta para sustenido pq já seria um F e o "F" não se acidenta para o bemol, pq já seria um E...mas isso no quesito sonoro...
Legenda: "E" = Mi "F" = Fá
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JH Mayer Veterano |
# jan/09 · Editado por: JH Mayer
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Teem.. eu te ajudo
Uma escala maior é composta por uma oitava (8 notas, incluindo a repetição da tônica) Nessas 8 notas, há um intervalo fixo, que deve ser aplicado à qualquer escala MAIOR que quer ser encontrada.
Esse intervalo é: 1º para o 2º Grau: Tom 2º para o 3º Grau: Tom 3º Para o 4º Grau: Semi - Tom 4º para o 5º Grau: Tom 5º para o 6º Grau: Tom 6º para o 7º Grau: Tom 7º para o 8º Grau Semi - Tom
Pegando a escalinha de Dó maior, a gente vê isso direitinho (procura um tecladinho, vai ajudar) Dó Ré Mí Fá Sol Lá Sí Dó TOM, TOM, SEMI TOM, TOM, TOM, TOM, SEMI TOM ou seja: Dó pra Ré: Tom Ré pra Mi: Tom Mi pra Fá: semi tom (opaaa!) Fá pra Sol: Tom Sol pra lá: Tom Lá pra Sí: Tom Sí pra Dó: Semi Tom (opaaa!)
Ou seja... "não pode haver" (mais pra frente vc verá que pode, mas é um pouco mais avançado, depois se tiver interesse até te explico) Mi#, Fab, Sí#, Dób, pois essas notas já estão reduzidas a um Semi-tom, que é uma "parte pequena" (mas não a menor)
aí a gente aplica esse conceito a todas as escalas maiores, sempre matendo o intervalo aplicado e o conceito de que mi pra fá e sí pra dó já estão em seus "menores intervalos" (não são os menores, mas vamos chamar assim).
Vamos abrir uma escalinha?? Vamos veeer... a de Sol Maior... bem fácil SOL LÁ SÍ DÓ RÉ MÍ FÁ# SOL Aplicando o intervalo, vemos que está certinho, tom, tom, semi tom, tom, tom, tom, semi tom.
Agora uma mais complicada (pra você ver que o conceito se mantém): Si Maior SI DO# RÉ# MÍ FÁ# SOL# LÁ# SÍ.
Viu?? Posteriormente, entrarão outros conceitos que te confundirão (Si# é diferente de Dó e etc...) e outros que te ajudarão: (ordem dos bemóis e sustenidos na armadura de clave) Mas não se assuste, vc poderá ver Si#, Mi# e etc.... na própria ordem dos bemóis vc vai aprender, mas esse é um conceito mais futuro, acho que sua dúvida foi respondida, não foi? Qualquer coisa pergunta de novo que eu ajudo no que eu puder.
Edit: Lembra sempre que isso só se aplica às escalas maiores (esse é o motivo dos grifos), outros tipos de escalas possuem outros intervalos (não sei se ocorre de alguma não ter um intervalo fixo, mas acho que não)
Abraçosss, espero que tenha ajudado!
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The Root Of All Evil Veterano
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# jan/09
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Não, o "E" não se acidenta para sustenido e o "F" não se acidenta para o bemol.
Não é verdade.
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Diego Vermelho Veterano |
# jan/09
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o "E" não se acidenta para sustenido e o "F" não se acidenta para o bemol
na pratica não, mas na teoria....
Matheus xD presta mta atenção no material q vc ta estudando as vezes pode ser confuso ou mal explicado como o Soulface disse, aqui no Cifraclub tem mto material bom
a ordem na pratica é a seguinte:
sustenidos: C C# D D# E F F# G G# A A# B C bemois: C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B C
a principil pode-se dizer q não existem E#, B#, Cb e Fb mas eles existem, é uma questão de intervalo mas isso já é uma outra historia...
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JH Mayer Veterano |
# jan/09 · Editado por: JH Mayer
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não existe escala maior de F#, nem maior ou menor de A#.
Ó, tá aqui:
FÁ# SOL# LÁ# SÍ DÓ# RÉ# MÍ# FÁ (Escala de F# maior)
Bb DÓ RÉ MÍb FÁ SOL LÁ SÍb (Escala de Bb maior, a de A# realmente vc não consegue aplicar, a de Bb é a mais próxima, creio eu)
Escala menor eu não lembro, mas deve ter alguma coisa relacionada, dá uma pesquisada que vc acha.
Com essas escalas maiores (do meu post anterior) dá até pra vc ter uma boa noção de formação de acordes já!
Abraçoss
Edit (pra não fazer post duplo): a ordem na pratica é a seguinte:
Depende do que você quer dizer com "ordem na prática" se vc for pegar teoria, vc colocou aí a escala cromática, se vc for pegar ordem mesmo é essa:
Fá Dó Sol Ré Lá Mi Si (Sustenidos)
Si Mi Lá Ré Sol Dó Fá (Bemóis)
Mas aí já entra uma outra questão de tonalidade e armadura de clave, é bem diferente.
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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a ordem na pratica é a seguinte:
sustenidos: C C# D D# E F F# G G# A A# B C bemois: C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B C
Acho que é aí que me enrolo... Acho/achava que a sequência era uma só... Mas se fosse, o braço da guitarra teria que tero dobro do tamanho ;s hihi
Mais uma coisinha: na mesma escala podem aparecer sustenidos e bemóis, simultâneamente ? Ou eu tenho que, sempre, respeitar essas duas ordens de notas ?
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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Acho que não né, porque Db = C#... Ah, me liguei agora. Os céus se abriram e eu entendi toda essa parada ! A ordem 'real' é essa então ?:
" A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab "
É isso ? Parece estar certo, doze notas, bem coerente... Estou certo ?
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JH Mayer Veterano |
# jan/09
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Acho que é aí que me enrolo... Acho/achava que a sequência era uma só... Mas se fosse, o braço da guitarra teria que tero dobro do tamanho ;s hihi
Como assim?? A seqüência é uma só, Db = C# e etc... Não entendi muito bem essa sua pergunta!
Mais uma coisinha: na mesma escala podem aparecer sustenidos e bemóis, simultâneamente ? Ou eu tenho que, sempre, respeitar essas duas ordens de notas ?
Acredito eu que não pode-se misturar os dois (só se vc considerar as enarmônicas, que são as mesmas notas com grafias diferentes Db, C# e etc...), Mas para escrever, não se pode misturar (não tenho certeza, eu acho que é isso, espera os outros confirmarem).
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JH Mayer Veterano |
# jan/09
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Certíssimo... mas pq vc começou do A (lá)? hauhahauha
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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JH Mayer O que eu escrevi acima confere ?
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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JH Mayer Sei lá.. Ordem alfabética ? Não pode ? Tem que ser à partir do Dó ?
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TG Aoshi Veterano |
# jan/09
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Matheus xD " A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab "
É isso ? Parece estar certo, doze notas, bem coerente... Estou certo ?
Isso mesmo!
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TG Aoshi Veterano |
# jan/09 · Editado por: TG Aoshi
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Matheus xD Tem que ser à partir do Dó ?
Não, mas o normal é começarem pelo dó...
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JH Mayer Veterano |
# jan/09 · Editado por: JH Mayer
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neem, tá certo, só achei curiosoo o fato! huahuahua
Tá certo mesmo, parabéns... perfeito
Meus posts te ajudaram (serviram de alguma coisa pelo menos)???
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makumbator Moderador
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# jan/09
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Soulface Não... Dá uma estudada direito nisso. Vc vai ver q não existe E# (Fb) e B# (Cb).
Existe sim senhor! Na música erudita, por exemplo, a gente toca peças em tonalidades com muitos acidentes com bastante frequência. A tonalidade de C# maior por exemplo, tem TODAS as sete notas da armadura sustenizadas(incluindo o E e o B).
Usa-se normalmente o B#, E#, Cb e Fb. Não é muito comum na música popular, mas existem tanto na teoria quanto na prática.
Além do que, em sistemas de temperamento desigual, o C# será sonoramente diferente do Db(assim como em todos os "enarmônicos"). Apenas no temperamento igual é que eles são "a mesma coisa".
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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JH Mayer Serviram e muito ! Não só os teus, mas todos, eu tinha a resposta o tempo todo, vocês tiraram ela de mim ! Ah, e quanto a começar pelo Lá, é pura mania, e já que não está errado, vou continuar fazendo ;s
Cara, isso tava me rachando a cuca no ônibus hoje véio... Nem sabe, vou durmir tranquilo :D Valeu a TODOS ! thanks, e add no msn quem quiser: matheus.knispel@hotmail.com
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Matheus xD Veterano |
# jan/09
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makumbator Interessante esse assunto, vo uestudar isso, com certeza. Mas se fizer isso agora, vou acabar desistindo. Abraço !
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JH Mayer Veterano |
# jan/09
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makumbator
+1 por ter explicado o que eu tava morrendo de preguiça de digitar!
ahuhuauhauha
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JH Mayer Veterano |
# jan/09 · Editado por: JH Mayer
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Aaaa, que bom que serviram, Matheus xD =D
Qq dúvida pergunta aew! e é interessante essa história dos bemóis e sustenidos mesmo, eu toco trompete (não-temperado) e tem certas músicas que vc tem que subir um pouco a nota, pq é um B# e não um C! (B# é um pouco acima do Do) e ela soa diferente, harmonicamente falando. É coisa de louco, mas é muito loucoo!!! auhahuahhua
Por isso também que eu falei daquela ordem de Bemóis e sustenidos
Fa do sol ré lá mi si (Sustenidos na clave) e Si mi lá ré sol do fá (Bemóis na clave)
Indicam a tonalidade e os acidentes a serem tocados... Se vc observar bem, vai ver o Si (sustenido) o Fá (bemol) o mi (sustenido) e etc... É bem legal estudar isso (vai contra um monte de coisa que vc já aprendeu), vc viaaaja, aí vc chega em Bach então e delira! Mas isso é mais pra frente... auhuahhuahua
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Matheus xD Veterano |
# jan/09 · Editado por: Matheus xD
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Bá, e bota interessante nisso, JH Mayer.. Quero desbravar tudo em escalas pra avançar nos meus estudos na guitarra, isso tava me encucando, mas agora posso seguir. Mas como isso aqui não é um chat, se quiser falamos no msn, cara. Abraço e valeu, fui dormii
VALEU MESMOO :D
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makumbator Moderador
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# jan/09 · Editado por: makumbator
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JH Mayer
Exato. Não existe nenhuma razão para não se usar um Cb ou um B#. São notas como as demais e podem receber sustenido, bemol, bequadro, dobrado sustenido e dobrado bemol como todas as outras.
O pessoal esquece que é mais prático na escrita usar assim. Por exemplo, caso tenhamos algo escrito em Eb menor (6 bemóis, com dó bemolizado inclusive), e exista dentro do compasso uma sequência de várias notas Bb e Cb. Pois bem, se seguirmos a idéia(errada)de que não há dó bemol(apesar de aparecer na armadura...), eu teria que escrever o bemol para cada si bemol, e depois bequadro em cada si natural(dó bemol). Isso é pouco prático, e "suja" a partitura com informação inútil e excesso de acidentes. Mas se por outro lado, usarmos o Bb e o Cb, não haverá acidentes ocorrentes nas duas notas no compasso(apenas as alterações de bemóis da própria armadura), deixando tudo mais legível e lógico.
Sem contar a questão que comentei, e vc arrematou, sobre a diferença sonora do B# e C(por exemplo) em afinações de temperamento desigual(comuns no Barroco para trás).
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Headstock invertido Veterano |
# jan/09
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Sim, sim, mas vamos explicar da forma mais simples para o cara aí, não existe E# pq se acidentar ele um semitom acima já é F e não existe Fb pq se acidentar ele um semitom abaixo já é E.
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Headstock invertido Veterano |
# jan/09 · Editado por: Headstock invertido
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Matheus xD
Acho que é aí que me enrolo... Acho/achava que a sequência era uma só... Mas se fosse, o braço da guitarra teria que tero dobro do tamanho ;s hihi
Já sei o q vc não entendeu... olha:
C | C# | D | D# C | Db | D | Eb
o C# e o Db são tudo a mesma porra...assim como o D# e o Eb, a única diferença é a grafia...
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The Root Of All Evil Veterano
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# jan/09
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Sim, sim, mas vamos explicar da forma mais simples para o cara aí, não existe E# pq se acidentar ele um semitom acima já é F e não existe Fb pq se acidentar ele um semitom abaixo já é E.
Isso não é a forma mais simples, é a forma errada.
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