Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido
Sim, sim, mas vamos explicar da forma mais simples para o cara aí, não existe E# pq se acidentar ele um semitom acima já é F e não existe Fb pq se acidentar ele um semitom abaixo já é E
Não mesmo. Dependendo da tonalidade, é mais prático usar o E#, B#, Cb e Fb do que os enarmônicos equivalentes(dei um exemplo em um post anterior). C# maior é uma tonalidade de exemplo óbvio em cima disso. Portanto, eles existem na teoria E NA PRÁTICA. Tenho muitas partituras aqui em casa em que eles aparecem correntemente. Essa prática é corrente na música erudita.
o C# e o Db são tudo a mesma porra...assim como o D# e o Eb, a única diferença é a grafia...
Não necessariamente. Em temperamento desigual, eles são diferentes(ouça gravações de música barroca com instrumentos autênticos que observará a diferença). A grafia musical é anterior ao sistema de temperamento igual, e serve para notar música também de temperamento desigual, portanto, NEM SEMPRE eles serão a mesma coisa. Apesar, que na música popular, podemos realmente afirmar que são a mesma coisa.
|
TG Aoshi Veterano |
# jan/09
· votar
makumbator Tenho muitas partituras aqui em casa em que eles aparecem correntemente. Essa prática é corrente na música erudita.
Só pra reforçar esse quote do makumbator, também tenho muitas partituras com esse tipo de tonalidade, e, inclusive, quase todas são de música popular.
|
Headstock invertido Veterano |
# jan/09
· votar
The Root Of All Evil Isso não é a forma mais simples, é a forma errada. Tudo bem que pode existir formas mais complexas, mas errada não está garoto..."E#" = Fá e "B#"=C O que eu quis dizer é que não é normal se escrever E# ou B# e sim F e C...
|
# jan/09
· votar
makumbator Tenho muitas partituras aqui em casa em que eles aparecem correntemente. Essa prática é corrente na música erudita. Em temperamento desigual, eles são diferentes
Eu sou apenas um rapaz, latino-americano que aprendeu algo em apostilas simples e o resto na prática, me desculpe se feri seus conhecimentos...mas é a vida, viveno e aprendendo...
|
TG Aoshi Veterano |
# jan/09
· votar
Headstock invertido O que eu quis dizer é que não é normal se escrever E# ou B# e sim F e C...
Pois você está enganado...
|
# jan/09
· votar
makumbator ouça gravações de música barroca com instrumentos autênticos que observará a diferença Saquei, mas aqui é um fórum de guitarra, a guitarra não é um instrumento perfeito, e todos nós sabemos disso.
|
# jan/09
· votar
TG Aoshi Até agora, nesse topico, eu nunca tinha visto e nem ouvido algém falar em E# e B#, porém, já ouvi falar muito em F e C...mas se vcs não me entendem, continuem aí com o supra-sumo da teoria musical, pq sou um mero leigo autodidata... Abraço pra vcs...
|
makumbator Moderador
|
# jan/09
· votar
TG Aoshi Só pra reforçar esse quote do makumbator, também tenho muitas partituras com esse tipo de tonalidade, e, inclusive, quase todas são de música popular
Pois é. Choro tem direto também, pois não ficam sempre nas mesmas tonalidades mais "fáceis"
Headstock invertido Eu sou apenas um rapaz, latino-americano que aprendeu algo em apostilas simples e o resto na prática, me desculpe se feri seus conhecimentos...mas é a vida, viveno e aprendendo...
hehehe, que nada, até parece que eu sei tanto assim...mas eu acho que é bom sempre mostrar para o cara que está aprendendo que isso existe e é usado. Senão, para "simplificar" dizemos que não existe, e daqui uns anos ele vai ter que "reaprender", pois irá se deparar com um E# por aí!
|
# jan/09
· votar
makumbator cara, mas eu tava falando no sentido "sonoro", basta ele saber que um E# é um simples F e pronto...eu não sabia disso de aparecer as vezes E#, mas se me deparasse com um, na mesma hora eu faria um F normalmente...
|
makumbator Moderador
|
# jan/09 · Editado por: makumbator
· votar
Headstock invertido Saquei, mas aqui é um fórum de guitarra, a guitarra não é um instrumento perfeito, e todos nós sabemos disso.
sim, mas guitarra está relacionada à música, não é mesmo? No fundo é tudo música, não importa se é guitarra, piano, cello, etc....
E não tem isso de instrumento perfeito, até porque, esse assunto transcende qualquer instrumento.
|
makumbator Moderador
|
# jan/09 · Editado por: makumbator
· votar
Headstock invertido cara, mas eu tava falando no sentido "sonoro", basta ele saber que um E# é um simples F e pronto...eu não sabia disso de aparecer as vezes E#, mas se me deparasse com um, na mesma hora eu faria um F normalmente...
Eu sei disso, mas como eles aparecem na escrita musical, temos que informar ao cidadão do tópico que existe, independente do som ser o mesmo ou não. Pois e quando ele ver um B# em uma partitura? Ele vai se perguntar: Ué, mas não falaram que não existia e coisa e tal?
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido não existe E# pq se acidentar ele um semitom acima já é F
Isso está errado SIM.
|
# jan/09
· votar
The Root Of All Evil
cara, um semitom acima do E é o q então?
|
BulletForMyValentine Veterano |
# jan/09
· votar
makumbator Pois e quando ele ver um B# em uma partitura? Ele vai se perguntar: Ué, mas não falaram que não existia e coisa e tal?
Só se for muito antinha... mas realmente pra alguns tem que desenhar se nãão num rola...
|
# jan/09
· votar
makumbator Eu sei disso, mas como eles aparecem na escrita musical, temos que informar ao cidadão do tópico que existe, independente do som ser o mesmo ou não. Pois e quando ele ver um B# em uma partitura? Ele vai se perguntar: Ué, mas não falaram que não existia e coisa e tal?
vc tem razão, no meu primeiro post esqueci de citar a relação básica E#=F B#=C (sonoricamente)
|
Soulface Veterano |
# jan/09
· votar
The Root Of All Evil Velho... não complica. Vc não está errado. Mas não complica.
|
# jan/09
· votar
BulletForMyValentine Só se for muito antinha... mas realmente pra alguns tem que desenhar se nãão num rola...
Foi isso que eu disse logo acima, se eu me deparasse com um E#, faria um F automaticamente...
|
# jan/09
· votar
The Root Of All Evil
Se E# não for igual F, me enganaram e minhas guitarras vieram com nota a menos!!!
|
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido cara, um semitom acima do E é o q então?
Depende.
Mas tudo bem cara, já explicaram ai a existência do E#, Fb e anything else.
Vou seguir o conselho do Soulface.
See ya o/
|
# jan/09
· votar
BulletForMyValentine é isso que eu to tentando entender do The Root ali, o que porra então vem um semitom acima do E? se for outra coisa a não ser um F, fui enganado e todo mundo que eu conheço também.
|
TG Aoshi Veterano |
# jan/09
· votar
Headstock invertido Se eu estivesse perto do supra-sumo da teoria musical, seria uma puta duma mão na roda! <o>
Mas enfim, quando você tá falando com alguém, ou quando não está se referindo a alguma tonalidade específica, é mais do que normal escrever F ao invés de E#. Agora, é como já disseram, quando você pega uma partitura, por exemplo, em C# maior, vai acabar encontrando E#, B#. E não é só por causa da tonalidade que esse tipo de coisa vai aparecer.
|
# jan/09
· votar
The Root Of All Evil Depende. Não, depende de q? Quando q um semitom acima do E vai vir outra nota a não ser um F?
|
|
# jan/09
· votar
BulletForMyValentine Se E# não for igual F, me enganaram e minhas guitarras vieram com nota a menos!!!
Leia o tópico novamente ae.
|
makumbator Moderador
|
# jan/09
· votar
BulletForMyValentine Só se for muito antinha... mas realmente pra alguns tem que desenhar se nãão num rola...
ashsahas, pois então, tem nego que vai pirar depois com isso!Heheheh. Vão vir fazer tópico perguntando sobre porque uns falam que existem e outros falam que não...
Soulface Velho... não complica. Vc não está errado. Mas não complica.
Complicar é uma nobre arte! Mas sinceramente, não sei como não observam que na verdade é até mais fácil pensar no E# e no F, assim como pensamos no C# e no Db. Até a construção das escalas fica mais fácil em termos de nomenclatura.
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido
Pode até ter nomenclaturas diferentes... mas é a mesma nota...
|
# jan/09
· votar
TG Aoshi Tá bom, cara, isso da grafia eu já entendi ha tempos, quero entender em qual caso vai existir outra nota a não ser um F um semitom acima do E...
|
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido Não, depende de q? Quando q um semitom acima do E vai vir outra nota a não ser um F?
Eita, você não leu os posts do Makumbator ou você não entendeu?
Por exemplo, caso tenhamos algo escrito em Eb menor (6 bemóis, com dó bemolizado inclusive), e exista dentro do compasso uma sequência de várias notas Bb e Cb. Pois bem, se seguirmos a idéia(errada)de que não há dó bemol(apesar de aparecer na armadura...), eu teria que escrever o bemol para cada si bemol, e depois bequadro em cada si natural(dó bemol). Isso é pouco prático, e "suja" a partitura com informação inútil e excesso de acidentes. Mas se por outro lado, usarmos o Bb e o Cb, não haverá acidentes ocorrentes nas duas notas no compasso(apenas as alterações de bemóis da própria armadura), deixando tudo mais legível e lógico.
|
|
# jan/09
· votar
Headstock invertido Tá bom, cara, isso da grafia eu já entendi ha tempos, quero entender em qual caso vai existir outra nota a não ser um F um semitom acima do E...
Mas é da grafia que eu to falando...........
|
# jan/09
· votar
BulletForMyValentine Pode até ter nomenclaturas diferentes... mas é a mesma nota... Sim, lembrando que há tempos estou falando sonoricamente.
|
# jan/09
· votar
makumbator Mas sinceramente, não sei como não observam que na verdade é até mais fácil pensar no E# e no F, assim como pensamos no C# e no Db
É o que eu falei... nomes diferentes, mesma nota...
|