Dúvida sobre o básico de escalas e notas

    Autor Mensagem
    Mall
    Veterano
    # ago/12


    Primeiramente, gostaria de dizer que também sou administrador de um fórum de nicho, e por isso sei da importância de elaborar com clareza os títulos dos posts, mas aqui sempre fica amplo, pois às vezes não sei nem o que procuro ^^

    Tentei localizar várias apostilas e as que rodam na internet são muito superficiais e/ou desorganizadas para iniciantes.

    Como já mencionei em outro tópico, acabo de tirar minha primeira música Iron Man no Cifraclub TV: http://www.cifraclub.com.br/black-sabbath/iron-man/

    Dominada toda a música, na parte do solo, faceiro por já estar terminando a primeirona, o professor falou que ensinaria as “melhores escalas” para solar naquela música.

    Mas onde está a TAB do solo?

    Deduzi que o solo será sempre improvisado?!

    Fui a cata de escalas e cai nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/539/

    Mas minha dúvida reside na variação dos tons. Depois que eu aprendi uma escala, por exemplo para iron man que está na TAB em tom de B (NÃO SEI O QUE ISSO SIGNIFICA), como posicionarei a escala no braço da guitarra, em que casas??

    Fui meio longo no post mas espero ter conseguido expressar onde estou empacado. Acredito que resolvendo esta parte meus estudos irão deslanchar. Se puderem me dar dicas ou indicar tutoriais e apostilas.

    Ficaria muito grato.

    Metallover1000
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    B = Si, se o tom esta em si, voce usa a criatividade e improvisa em si.
    Abraços

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A minha duvida não é esta, isso foi um exemplo, ademais não sei improvisar em SI ^^

    Vinicius_gtpro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mas minha dúvida reside na variação dos tons. Depois que eu aprendi uma escala, por exemplo para iron man que está na TAB em tom de B (NÃO SEI O QUE ISSO SIGNIFICA), como posicionarei a escala no braço da guitarra, em que casas??

    Só olhar o shape da escala, oras. EX:

    condor guitar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/270615/

    Renato F
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mall
    Cara, na moral, é melhor você estudar um pouco mais de teoria musical.

    Não adianta tocar uma música se não sabe o que está fazendo.

    está na TAB em tom de B (NÃO SEI O QUE ISSO SIGNIFICA)
    se quiser tocar bem, é melhor aprender.

    como posicionarei a escala no braço da guitarra, em que casas??
    isso é o básico que um músico deve saber; onde estão as notas em seu instrumento.

    Abraço!

    Jcra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mall
    Estude primeiramente o campo harmonico de cada nota(sugestao começar por C=DÓ) e por ai você vai pegando as escalas diatonicas maiores(C,D,E,F,G,A,B).Sucesso!

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    não sou muito bom com essas coisas, mas vou tentar ajudar.

    Se a música ta em Tom de B, vc olha se ela é Maior ou Menor, deve estar escrito tb, ou se o B está maiusculo sozinho pode signifacr que é tom mair tb.
    Aí vc pega as escala em tom maior, pode ser a escala maior, mas eu gosto da pentatonica maior que tira 2 notas da maior, acho melhor assim. As escalas são as msm para a maior e para a menor. Porem repara na 'tônica' da escala. São dierentes da Maior para a menor, pq o acorde do shape da escala é diferente. Bom, sabemos que essa música está em B Maior, eu ahco, pelo menos. Então pegue os shapes da escala Maior, e procure a tônica. Isso vc enontra fácil na net. Agora basta 'encaixar' o shape da escala no lugar do braço de forma que a tônica da escala maior fique encima do Si no braço da guitarra. Simples assim! Entendeu?

    Mall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    [bVinicius_gtpro][/b]
    Não ajudou muito bruxo.

    condor guitar
    Era isso mesmo, essas que tu colocou estão em Inglês, mas dá pra ter uma noção, através do conteudo delas pesquisarei o que preciso. Muito obrigado!!!

    Renato F
    Seguirei seu conselho Renato. Não pretendo ser um músico no sentido do termo. Pretendo apenas como Hobby mesmo, porém tenho consciencia de que tenho que estudar, só estou perdido de por onde começar mesmo.

    Jcra
    Ótimo ponto de partida, pesquisarei tudo sobre a C, que nessa altura que já sei que é DÓ e pode ser Dó maior ou menor ^^, mas meu conhecimento para por ae.

    juninholiveira
    Valew a ajuda também brow. Tentarei compreender isso tudo ^^

    Tenho certeza que poderei aprofundar meus estudos por aqui no FCC.

    Obrigado a todos, e podem continuar me mandando mais dicas de por onde começar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre o básico de escalas e notas