Comprar agora ou depois? preços alterando

Autor Mensagem
Mr Supremo
Veterano
# jan/09


Galera to pra comprar uma guitarra nova faz um tempo já.
Mas acontece que começo d ano tem muita conta pra pagar e acaba ficando dificil.

Percebi que a maiorias das novas encomendas tão vindo tudo mais caro. Por exemplo, Epiphone LP q antes tava por uns 1.900, agora ta uns 2.300.

Sera q a tendencia é os preços continuarem assim esse ano todo?

Pq to pensando seriamente em gastar minhas economias e comprar a guitarra agora msm. Sei que ainda tem algumas com preços antigos e tals.

Abrazz

DsL-Hard Rock
Veterano
# jan/09
· votar


Mr Supremo

Bom cara, eu não sei, acho que depende um pouco do dólar. Se continuar subindo desse jeito... eu acho mais jogo não se afobar e esperar um pouco, mas não vá pelas minhas opiniões, são meio furadas hehe

Abraços

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Mr Supremo

O consenso do mercado é um dolar médio de 2,25 em 2009.

Pode tentar esperar o resultado trimestral de dezembro das empresas sair para ver no que vai dar, ou esperar mais ainda e ver o resultado do 1T09 e ver no que vai dar.

Se você tiver que comprar alguma coisa, você vai comprar quer esteja caro ou não.

CrenteLouco
Veterano
# jan/09
· votar


Cara, acho que o que um membro falou aqui há algum tempo se encaixa neste caso.
Os produtos sempre tendem a aumentar o preço.
Numa mercearia, há alguns anos, a coca cola era vendida por R$1,50, foi subindo, subindo, subindo, e hoje tá R$3,50 (aqui na cidade), e vai continuar sempre aumentando, é a tendência.
E acho que o mesmo acontece com instrumentos, com essa crise, os preços subiram, e acredito que não irão abaixar depois que a crise passar. A não ser por alguma eventual promoção do vendedor. A fábrica nunca exportará o produto mais baixo do que em determinada época por causa do valor do dollar.
Assim eu acredito. Se eu estiver errado, por favor corrijam.

Zuricow
Veterano
# jan/09
· votar


CrenteLouco
Talvez ate seja assim cara, mas desse jeito eh como se os comerciantes aproveitassem a onda para subir os preços permanentemente. Parece até o preço da passagem de metro aqui no rio. Talvez eles usem de desculpa sim.

Mr Supremo
Se tivese na sua pele agora, sem ter guita pra tocar e com o dinheiro na mão eu compraria por necessidade, embora fosse a procura de uma melhor mais barata, ou usada ou do exterior.
Agora, se vc ja tem uma guita que quebre o galho e não tem uma necessidade maior de tocar em shows e outras coisas, so pra estudo msm. Acho que deve esperar.

pacificpoker
Veterano
# jan/09
· votar


mas é estranho.. isso... comprei minha guitarra quando o dolar tava naquele pico... uns 3 reais quase 4... (estou exagerando um pouco)... ai o dolar ficou em 1 e 40, 1 e 50... e os preços se mantiveram os mesmos... agora que o dolar sobe os caras sobem os preços... o que me faz pensar de que qualquer maneira os caras vão aumentar o preço ou se manter iguais... diminuir nunca...
mas acho que vão ter uma hora que ngm vai mais aguentar...

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Mr Supremo
Estou suspeitando que os preços estão mais altos nas lojas, digamos, mais famosas, nos grande centros do RJ, SP, MG, ...

Sabe o que eu faria hoje? Cataria lojas fora dos grandes centros... Via telefone mesmo.

Abs

Manubio
Veterano
# jan/09
· votar


comprei minha epiphone LP no meio de dezembro, o dolár já estava alto, e paguei 1700, sim, um super preço, a vista, mas nesta época, a mesma guitarra na made in brazil já saia por 2700 a vista, um claro exemplo de roubo. a tendencia é sim aumentar, mas existe a possibilidade do preço abaixar sim.
a dois anos atrás a epi LP tava 2100, contra 1900 com o dolar baixo ano passado, e agora com o dólar alto de novo tava na média de 2400.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Mr Supremo
Sera q a tendencia é os preços continuarem assim esse ano todo?


Claro que não! A tendência é aumentarem...

Marcio Zima
Veterano
# jan/09
· votar


entendo q os preços tendem a aumentar, mas alguns lugares o aumento me parece abusivo...

eu quase comprei uma Cort Kx Custom em novembro do ano passado, tava custando 1.900
liguei esses dias na mesma loja e a guitarra ta 2.600
tomei um tremendo susto
por isso imaginei q era por causa dessa crise economica e q talvez daqui um tempo os preços melhorassem...

mas acho q num tem jeito msm... vou fazer uma pesquisa e comprar com essa dor no bolso... =/

Randy78
Veterano
# jan/09
· votar


Sou comerciante e com relação a preços, depende muito da marca, algumas importadoras fizeram uma média assim que começou a subir o dolar, ou seja, mesmo tendo estoque com preço antigo eles reajustaram um pouco, e já percebo que essas hj tão com um dolar um pouco abaixo do valor do dolar atual, outras que demoraram pra reajustar hj tão com dolar normal, ou seja, na melhor situação, o preço ta cerca de 25% acima do que tava, chegando estar em algumas marcas 50% +/- acima do que tava em agosto.

Dolar a 1.61 como chegou a estar um dia é muito difícil nos próximos meses, alias, não creio em dolar abaixo de 1.90 pra 2009 até pq muitos dizem que a crise no Brasil ainda ta pra chegar (desemprego). Eu creio que assim como muitas empresas já mandaram embora, dentro de alguns meses isso começa a reverter, mas o dolar a 1.61 tava baixo de mais até.

No meu caso fiz muita compra em setembro com dolar antigo, aproveitando a expomusic e to me virando com o estoque antigo mantendo preço velho, poderia tar fazendo média, no meu caso em relação a importados vou dar uma segurada até o dolar ficar nos 2.10 a 2.20 que vai ser um valor mais real pra 2009

Um exemplo:

um cliente comprou em agosto um ampli valvulado de 50W, pagou 2.500,00, hj o ampli dele com o dolar atual ta +/- 3700,00, não sei como ele fez pra pagar a vista, mas supondo que ele pegou um empréstimo, ele deve ter pago de juros uns 400,00 pra um empréstimo de 10 meses em um banco, ou seja, economia de +/- 800,00

quem fica juntando dinheiro pra pegar a vista, melhor coisa é tentar um empréstimo pra pegar o que tiver com preço velho pq nenhum juros de empréstimo ou mesmo rendimento de aplicação ta tão alto como o o dolar de agosto pra cá.

Randy78
Veterano
# jan/09
· votar


mais um detalhe, os produtos na maioria das importadoras o preço de compra ta em dolar, ou seja varia a cada dia.

teve cliente que no começo de outubro quando tava 2.10 o dolar +/- falou que iria esperar para encomendar a guitarra quando o dolar voltasse para os 1.60 em dezembro, juros que sabia tudo de economia e que o dolar iria despencar em dezembro com o natal, chegou dezembro tava 2.40 o dolar.

realidade agora é essa, produtos em média 40% mais caros

o lado bom, se vc tinha uma pedaleira que usada valia 1000,00 pode conseguir vender por uns 1300,00 agora.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


CrenteLouco

O problema, como disse o Randy78 está na importadora e na loja. Mesmo tendo estoque, a maioria reajusta o preço pra ganhar em cima.

Mr Supremo

Se eu fosse vc, procurava algum lugar que tenha o preço antigo ainda e comprava. Não espere o dolar abaixar, pq a tendencia não é essa (como já foi explicado acima).

Randy78

Bom raciocínio! Realmente compensa mais pagar a taxa de juros do que o aumento do dolar!!

Abraços!

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


CrenteLouco
Os preços aumentam sim. Mas os salários aumentam também, o que em termos reais não faz diferença nenhuma.



Normalmente os importadores (os espertos) fazem pouscas encomendas durante o ano e se PROTEGEM de flutuações do dolar, travando o dolar em um certo patamar interessante para eles.

O que acontece é que no Brasil faltam importadores espertos, nesse caso os lojistas precisam se virar pagando financiamentos flutuantes e fazendo várias encomendas no ano.

No final da história todo mundo se ferra; importador, lojista e consumidor.

Randy78
Veterano
# jan/09
· votar


uma tagima signature que em 2007 era uns 3 mil, continua nessa faixa, tem opções boas no mercado nacional tbem

Leonardo Mencarini
Veterano
# jan/09 · Editado por: Leonardo Mencarini
· votar


mas e o lance da oferta e procura? se ninguém tá comprando, o preço "tem" q cair pra gerar alguma procura... procede?

Mr Supremo
eu acho, se vc tá precisando mesmo de uma guitarra, anda em todas as lojas conhecidas e desconhecidas, chora... faz uma pesquisa de mercado mesmo... usa a net, telefone e tenta comprar, pq acho tbm q os preços ñ vão baixar... mas pode ser q alguém faça uma promoção maluca!!

Abç

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen

Os preços aumentam sim. Mas os salários aumentam também, o que em termos reais não faz diferença nenhuma.


Aonde vc mora???????? no Brasil????????

nos últimos 5 anos o salário médio brasileiro cresceu 22,36%, enquanto a cesta básica aumentou SÓ em 2008 até 30%!!

quer repensar sua frase?

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

O aumento no preço dos alimentos ocorreu (um dos fatores) via negociações na BM&F (medo). Esses preços já estão se reajustando. Commodity é um assunto complicado (nem eu entendo).

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Leonardo Mencarini

mas e o lance da oferta e procura? se ninguém tá comprando, o preço "tem" q cair pra gerar alguma procura... procede?

Eu não entendo muito da parte prática da venda de instrumentos musicais (o Randy78 podia dar uma luz nisso), acredito que seja a questão de "não perder".

Vamos supor que o lojista tenha pago R$100.000 no estoque dele. Pra ele ter lucro, ele precisa ganhar mais de R$100.000 nesse estoque, então se a procura ta baixa, acho q ele prefere segurar o estoque até passar a crise do que vender mais barato...

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Leonardo Mencarini
mas e o lance da oferta e procura? se ninguém tá comprando, o preço "tem" q cair pra gerar alguma procura... procede?

Explicar fica mais complicado.
O lance existe só que aí via depender se a análise for de equilíbrio geral ou parcial. EXPLICANDO. numa análise mais simples você pode assumir que os preços já estão dados (os importadores já fizeram as encomendas e tudo que acontecer depois num vai importar).

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminnov08.xml

Dá uma olhada nesse link q vc vai entender como o salário cresce desproporcionalmente ao custo de vida.
É absurdamente desproporcional!

Se fosse como vc diz (salario aumenta proporcional aos preços) seu salario deveria aumentar todo mês, entende?

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD
Aí tem uma comparação com o salário justo previsto na constituição. Num é a isso que me refiro.

Se fosse como vc diz (salario aumenta proporcional aos preços) seu salario deveria aumentar todo mês, entende?

Ou todo ano, depende como as firmas renegociam salários. Estatisticamente dá na mesma.

Pra fazer essa análise que vc quer num basta olhar pro salário mínimo e sei lá...pro nível de preços.

Tu precisa fazer um estudo ao longo do tempo verificando o comportamento, por exemplo, da média do salário real (salário divido por nível de preços, por exemplo, aí nesse caso vc tem uma medida de poder de compra) como ela se comporta, se está em queda, em alta ou se está na mesma.

Se tu olhar só pra salário e preço da cesta básica é bem provável que a conslusão seja que o consumidor perdeu poder de compra. Porém, se você abrir a análise e inserir que esse consumidor tinha as oportunidades X de investimento (ouro, dolar), e além disso ele consumia outros bens os quais tiveram queda nos preços (carne, soja, milho) pode chegar na conclusão que o cara está melhor ou igual, mas duvido que esteja pior.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen

A comparação é entre o salário mínimo real e o salário mínimo necessário capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim

Veja como o salário minimo necessário aumenta muito mais do que o mínimo real. Esse é o ponto.

se você abrir a análise e inserir que esse consumidor tinha as oportunidades X de investimento (ouro, dolar), e além disso ele consumia outros bens os quais tiveram queda nos preços (carne, soja, milho) pode chegar na conclusão que o cara está melhor ou igual, mas duvido que esteja pior.

ahn? Não é questão de oportunidade, e sim de direito garantido. Vc não trabalha pra ter que aproveitar oportunidades para investir seu salário, vc trabalha pra receber um salário que supra suas necessidades.

Mas enfim, estamos desvirtuando o tópico!! heuheuhe

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Desvirtuar faz parte.

Veja como o salário minimo necessário aumenta muito mais do que o mínimo real. Esse é o ponto.

Aí a culpa é do governo (bolsa esmola, PAC mal feito, sustentar 500 milhões de vereadores, aumentos nos salários dos servidores públicos, etc etc)

ahn? Não é questão de oportunidade, e sim de direito garantido. Vc não trabalha pra ter que aproveitar oportunidades para investir seu salário, vc trabalha pra receber um salário que supra suas necessidades.

Na verdade não.
Vamos fazer uma análise bem simples. Imagine que você vive apenas dois períodos...O presente e o futuro. Depois do futuro vc morre. No período presente você pode escolher entre consumir, poupar ou pegar emprestado.

É tudo uma questão de trocas...se tu consumir pra caramba no período presente vai consumir menos no futuro. Se tu poupar hoje, consome menos hoje mas no futuro ganha mais e se tu pegar emprestado vai consumir mais hoje e menos no futuro.

É tudo uma questão de incentivos. O que move o consumidor a pegar emprestado e pagar juros? Uma resposta seria uma miopia para com o futuro. Ele quer tudo agora e não se importa de pagar um alto preço no futuro...

Com o salário tu escolhe consumir, poupar ou pegar emprestado e vive vários períodos na sua vida.

wppereira
Veterano
# jan/09 · Editado por: wppereira
· votar


Mr Supremo
Amigo, se puder comprar agora, não pense 2 vezes por 2 motivos:

1-O dólar vai continuar oscilando entre 2,20 e 2,40 durante o ano todo. Não existe previsão de baixa acentuada do dólar até o final de 2010.

2-Os principais fabricantes estão, no começo de 2009, reajustando os preços de seus instrumentos. Ao que parece, a Fender já anunciou um aumento da ordem de 25% em seus instrumentos a partir de Fevereiro. Uma Strato Am. Std vai passar de USD999 para USD1250... O_O

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen

Aí a culpa é do governo (bolsa esmola, PAC mal feito, sustentar 500 milhões de vereadores, aumentos nos salários dos servidores públicos, etc etc)

Não estou buscando culpados, estou contrariando a frase "Os preços aumentam sim. Mas os salários aumentam também, o que em termos reais não faz diferença nenhuma."

Com o salário tu escolhe consumir, poupar ou pegar emprestado e vive vários períodos na sua vida.

Sim, porém não é tão simples assim. Mas não vamos discutir política econômica aki, senão daqui a pouco vão suspender agente!!

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Só podem suspender a gente se suspenderem todo mundo que postou no tópico da Brasfrete e em outros recentes.

=D

Ren44
Veterano
# jan/09
· votar


Por exemplo, Epiphone LP q antes tava por uns 1.900, agora ta uns 2.300.

vc tem razão eu comprei nesse final de ano numa loja essa mesma guitarra por 1700 contos

Leonardo Mencarini
Veterano
# jan/09
· votar


Ren44
zerada cara!?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Randy78

Cara, me confirme uma coisa por favor. Falei com uma vendedora de uma loja aki d ctba (nao eh na sua loja nao hehe), ai ela me falou que antes qndo o dolar tava 1,60 as importadoras faziam umas falcatruas e passavam os preços em REAL. Ae agora com esse aumento do dolar, as importadoras estao cobrando em Dolar. Isso ta acontecendo ainda? Sempre foi assim, tipo, variando de acordo com a cotaçao do dolar?

E isso que vc falou eh real, tem mta coisa legal de produto nacional que nao sofreu aumento absurdo de preço. Hj mesmo eu fui ai na tua loja dar uma entrada num kit de Cabrera hehe.
\o/

*cara, to babando dmais nakela Schecter da RAF lah no site de vcs hahahah*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprar agora ou depois? preços alterando