falta de improviso?

    Autor Mensagem
    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: LuCas_Try_it_solo


    Bem pessoal,quero q v6 deem suas opinoes...
    é q eu parei de ter aulas de guitarra,falta de tempo($$)..,mas quando eu tinha aulas o meu professor me passou teorias,tipo escalas e etc..ele falou q isso seria bom na hora deu improvisar e talz..
    mas tipo, eu gosto de tocar música dos outros q eu já gosto tipo iron maiden,ac/dc e etc... e nessas músicas eu sinceramente não vejo uso dessas teorias,já q eu uso as tablaturas eu deixei um pouco a teoria de lado...
    Mas pra falar a verdade eu ainda uso os padroes de escalas q eu conheço só como exercício, pratico elas todos os dias,mas são uma espécie de "alongamento" pros dedos,Já q eu nunca tentei improvisar nada.O resto do que eu aprendi foi com minhas tablaturas e só.

    Megamedes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tá legal, e que opinião que você quer?

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    LuCas_Try_it_solo

    eu sinceramente não vejo uso dessas teorias,já q eu uso as tablaturas...

    Cara, por favor, não diga isso de novo...
    As bandas que você citou usam, abusam e usam mais um pouco dessas escalas, principalmente a pentatonica.
    Pegue um solo do AC/DC, por exemplo. Se você olhar pra esse solo e depois olhar pros padrões de pentatonica que estejam no tom do solo, você verá que está totalmente, ou quase totalmente dentro desses padrões...
    e é por esse padrões que você vai começar a fazer algo seu, em vez de tirar e imitar o solo do cara.
    Desculpe se falei algo ofensivo hehe...

    abraços

    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DsL-Hard Rock
    Não foi ofensivo não!! heheh
    eu sei q os compositores dessas músicas tiveram q usar teoria e talz...o grande problema é q eu sou preguiçoso e me conformo fácil..tocando oq os outros tocam tá bom demais pra min..por isso q eu disse q essa teorias são inúteis(pra min é claro...)

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    LuCas_Try_it_solo


    cara, essa "teoria" não é partituras e modos harmonicos aumentados com quinta e la vai pedrada...
    são só os shapes da escala...
    quando os caras compuseram essas musicas, eu tenho certeza que eles não usaram partituras ou teoria avançada pra chegar nas escalas. Pegaram elas prontas, como a maioria de nós fazemos.
    Você não precisa saber muitaa teoria pra conseguir improvisar, é óbvio que vai ajudar, e sem essas teorias você nunca teria os shapes prontos, mas basta pegar um shape de penta de lá, por exemplo, e ir tocando as notas, descobrindo e aprendendo licks com os solos dos seu idolos, e quando vc perceber, terá um vocabulário só seu...
    (não se prenda somente a penta)
    hehe, malz pelo texto gigante

    abraços

    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DsL-Hard Rock
    Valew pelo toque awe cara!
    e aproveitando..
    alguém poderia me passar alguns shapes de escala maior?....

    Raven_Heart
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    LuCas_Try_it_solo

    alguém poderia me passar alguns shapes de escala maior?....


    ESSE é um dos melhores tópicos da história do fórum, na minha opinião. Bons estudos.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    LuCas_Try_it_solo

    Isso aí se chama inexperiência, se vc acha que não usa escalas pra nada é porque ainda não começou a criar nada.

    Hoje pelo que vc disse, só está tirando música dos outros, a hora que começar a compor as suas vai ver que tudo tem que estar dentro de uma escala (quase tudo), aí a teoria faz mais sentido.

    GabrielJPA
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: GabrielJPA
    · votar


    Toco guitarra acho que a 1 ou 1 ano e meio ano, porem violão mais tempo, só que agora que resolvi me dedicar mais.

    O problema é que estou conseguindo pegar alguns solos que até amigos meus que ja tocam a bem mais tempo que eu tem dificuldade de pegar (juninho afram na maioria), no entanto eu simplesmente não consigo improvisar NADA, eu até tenho licks memorizados etc... só que eu não sei se sou meio timido ou critico, mais tudo que tento fazer parece errado... ai acabo não improvisando nada, fico com medo de sair tudo errado :/

    Isso é normal? Depois de 1 tempo vou melhorando meu improviso ou tem algum exercicio para isso?

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    GabrielJPA
    algumas ferramentas para improvisar vc ja falou q tem, entao a unica coisa na minha opinia q vc pode fazer e ligar uma bt e ficar tocando em cima, forçando mesmo e deixando de lado o senso critico , com certeza vai criando linhas de improviso (ate intuitivamente) se vc fizer isso todos os dias, no mais e so esperar q o tempo faz o resto,abraçao

    Shafik
    Membro
    # dez/13
    · votar


    LuCas_Try_it_solo

    Cara, você mesmo já disse: Você é acomodado e gosta de tirar apenas musicas dos outros.
    É claro que não te servirá pra nada essa teoria toda, porque você apenas reproduz o que terceiros criaram...
    Eu sou TOTALEMENTE o oposto de você, toco a dois anos, não sei tocar NADA de terceiros, estudo diariamente de 4 a 6 horas por dia, dou muito valor a improvisação, até pq é a única "maneira" que sei me expressar com o instrumento, e detesto pensar em reproduzir som de outras pessoas... posso sim ACOMPANHAR melodias e musicas de outras pessoas, porem não tenho a manha de fazer igual, sempre imprimo minha "pegada", meu vocabulário (atualmente pentatónico com ums paranaue ... pedacinho da maior, menor, umas tríade no caminho...).... eu realmente não sei seguir regras quando o assunto é musica, mas me garanto a tocar qualquer coisas com essa teoria que não te serve pra nada, e eu não sei ler partituras e tenho dificuldades com tablaturas (lerdo) pq não aprendi dessa maneira.. enfim, cada um tem uma área de conforto, você como já disse é acomodado... realmente teoria nenhuma te faz sentido.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: henriquelhrf2
    · votar


    Shafik

    Eu sou TOTALMENTE o oposto de você, toco a dois anos, não sei tocar NADA de terceiros, dou muito valor a improvisação, até pq é a única "maneira" que sei me expressar com o instrumento

    Eu idem. Menos nesse trecho, rs: estudo diariamente de 4 a 6 horas por dia

    GabrielJPA

    Comece improvisando sozinho, sem se preocupar com o resultado. Curta o momento, é mó relaxante... Quando começar a melhorar, passe a gravar pra analisar dps... Com o tempo vc fica bom nisso. Na vdd, eu nao fico a vontade pra improvisar na frente de desconhecidos, geralmente improviso sozinho ou com meu amigo fazendo a base.

    Gostaria que dessem uma conferida nos ultimos improvisos que postei aqui no forum.

    Valeu!

    Quando decidi ter uma Les Paul / Avaliação de improviso

    Teste de timbre: Giannini Supersonic + Amplitube

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a falta de improviso?