Composição musical na prática

    Autor Mensagem
    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08


    Olá, eu fiz várias pesquisas aqui no fórum, achei algumas coisas boas mas até agora não consegui esclarecer algumas dúvidas, eu sei que na música não existem regras fixas, tudo é possível desde que sonramente fique bom, especificamente falando de power metal, heavy metal e progressive metal. Estou voltando depois de 110 anos parado com música, estudo por conta própria mas pretendo fazer aulas mais pra frente pra aprimorar, depois de já saber algumas coisas pra quando estiver fazendo aulas não ficar perdendo tempo e dinheiro com básico de exercícios e teoria.

    Em uma sequência de base em power chord A F G C D E D C A tom da música em Am, eu posso usar para fazer os solos, pentatônica de Am/C, escala menor harmônica Am, escala Am (eólio), uma dessas escalas durante toda a base ? Posso também usar uma escala específica para cada acorde da base pra tocar juntamente com ele? Também pode fazer o solo em forma de arpejo com as notas dos acordes da base? Existe algum "clichê" usado para o solo ficar em "harmonia" com a base ?

    Peço humildemente ajuda de quem puder me ajudar

    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Quer dizer 10 anos parado hehehehehehe

    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Alguém ?!
    Estou a horas fazendo pesquisas e ainda não achei algo convincente, uns falam que pode outros falam que não pode

    Desculpe se parece pergunta boba mas são dúvidas

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    KAEL METAL

    Desculpe a demora. E bem-vindo ao FCC!!!

    Quanto a criar solos, você pode sar a escala que quiser. Se você já tem uma base pré-definida, irá usar as notas daquela base e, no máximo, algumas notas de passagem e "blue notes".

    Dentro dessa base que você citou, use Lá menor, pentatônica ou natural. Eólio é um modo, para tocar de formamodal, você precisaria de apenas sustentar o Lá, no máximo junto com o Mi. Sustentaria essas duas notas em "pedal" o tempo todo e solaria em cima. É uma experiência maneira de fazer.

    Vocênã precisa de uma escala específica para cada acorde, mas naturalmente, dependendo da estrutura melódica do seu solo, algumas notas não irão encaixar com alguns acordes. Um fá dentro do acorde de C não rá ficar muito bem, a nã ser que na estrutura melódica você recorra frequentemente a retardos ou apojaturas harmônicas, em que imediatamente depois você cai em alguma nota do acorde. Quando houver a mudança para algum acorde, é normal que o solo caia na mudança com uma nota do acorde, mas não é obrigatório isso. Depende sempre da estrutura.

    Estrutura é o desenho de alturas que o seu solo faz. É comum que compositores, mesmo eruditos, façam um desenho dentro da escala, não necessariamente ela toda, e depois repitam o desenho começando de outra nota, mais grave ou aguca. É comum manter a "progressão" também. Se o desenho foi repetido uma nota acima, ele será repetido novamente mais uma nota acima, e assim por diante, com pequenas variações para "avisar" ou antecipar a resolução, o momento em que se volta para a tônica.

    Em geral, isso acontece depois de uma quadratura, isso é, depois de um tempo equilibrado matematicamente. Em geral, a quadratura tem quatro ou oito compassos. Começase o solo, e deopis de exatos sete compassos, ele termina no oitavo. Essa seria a idéia de quadratura. Claro que não é um limite, e você não precisa obedecer a essa quadratura, mas para começar, é legal testar e perceber essa idéia em vários solos e músicas em geral.

    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pardal

    Valeu pela explicação, elucidou muito as dúvidas.
    Só confirmando, quando estou fazendo na base o acorde de C, no solo se eu usar a nota F, esta nota não soaria muito bem porque não é uma nota pertencente ao acorde, correto ? Tudo também depende da sonoridade não é ? Ouvindo um solo em conjunto com uma base qualquer pode aparecer aquela nota que "não combina" com a base mesmo se esta nota fizer parte da escala utilizada, no caso da nota F durante o acorde de C, já que F faz parte da escala de Am e o acorde C também, já que power chord não tem definição de maior ou menor tendo apenas a tônica, quinta e/ou oitava (novamente a tônica) ?

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    KAEL METAL

    Só confirmando, quando estou fazendo na base o acorde de C, no solo se eu usar a nota F, esta nota não soaria muito bem porque não é uma nota pertencente ao acorde, correto ?

    Isso quando entrar o acorde. Se ao entrar o acorde de C, se você suar qualquer nota fora do acorde, pode soar estranho. Mas durante o acorde não, não tem problema nenhum. O fá servirá de nota de passaem entre o mi e o sol, por exemplo, e nãot haverá problema em usá-lo durante o acorde. Mas na entrada, fica mal.

    Tudo também depende da sonoridade não é ?

    Que o diga Frank Zappa \o/

    Ouvindo um solo em conjunto com uma base qualquer pode aparecer aquela nota que "não combina" com a base mesmo se esta nota fizer parte da escala utilizada, no caso da nota F durante o acorde de C, já que F faz parte da escala de Am e o acorde C também, já que power chord não tem definição de maior ou menor tendo apenas a tônica, quinta e/ou oitava (novamente a tônica) ?

    Como eu disse acima, no solo, qualquer nota vale. Quando for tocar uma nota do solo ao mesmo tempo em que um acorde está entrando é que não vale a pena por uma nota fora do acorde. Usei o exemplo de fá, mas qualquer nota que não dó, mi ou sol teria um efeito semelhante.

    Claro que notas adicionadas soam até legais em alguns solos, tipo quando entra o C você faz um si, ou á, e fica bem interessante. Mas não é comum.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    KAEL METAL

    Hey cara! Entao, o F é nota evitada na escala maior de C, pois é o quarto grau. Lembre-se disso, a nota evitada em escalas maiores é o quarto grau. Numa penta por exemplo nao tem nota evitada, já que na penta nao tem o quarto grau, neh!
    Mas que nem o Pardal falou , durante o solo, de passagem, nao tem problema usar essa nota. Agora, cuidado pra nao usar essa nota evitada para começar um solo ou como nota de repouso, pq ai GERALMENTE nao soa bem. Mas, se vc estiver fazendo um solo, e a nota ficar legal ali no começo...no repouso...dane-se, pode usar! Nao se prenda, as vezes a nota encaixa perfeitamente para a intençao que v esta querendo passar na musica, fique tranquilo =)))

    veja este topico que tem mais material ainda sobre nota evitada

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/152501/


    abraço!

    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pardal

    Entendi, valeu pela ajuda ! Estou estudando pra montar novamente uma banda, desta vez sabendo o que fazer ! hehehehehe como quero fazer um progressive power metal tendo teclado (sintetizador) acho que com duas guitarras o som ficará meio forçado, soando mais pesado do que deveria mas esta idéia de base e solo serve pra solos com qualquer outro instrumento, por exemplo teclado e baixo.

    Pardal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    KAEL METAL

    Quer uma dica legal?

    Solar com uma base modal é o que há. Sabia que dá pra fazer música sem acorde?

    Deixe soar um Lá e um Ré, nas cordas da sua guitarra. Bata nelas de vez em quando, num ritmo constante. Acostume-se com isso.

    Agora, sole! Use o modo dórico (que é o de Ré, com si bequadro), viaje um pouquinho (pois a progressão melódica pode acontecer livremente). Monte umas melodias durante o processo, enquanto improvisa sobre elas... Você vai se divertir muito e, "sem querer querendo" vai aprender também um bando de coisas sobre estruturação melódica. De novo: depois de uma improvisação inicial, começe a fixar as bases do solo, deixando-se livre pra improvisar a partir dessa estrutura ou mesmo criar outras estruturas para uma seqüência.

    KAEL METAL
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Valeu, já imprimi aquele tópico que você indicou

    Pardal

    Também estou imprimindo este tópico porque me ajudou bastante, já entendi mas pra ter guardado é bom

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Composição musical na prática