Notas Evitadas nos Modos e algumas pentas AQUI!

    Autor Mensagem
    Silas Hammett
    Veterano
    # dez/06


    Bom pessoal...
    Teve um colega aqi do forum que criou um topico esses dias pedindo ajuda neste assunto(notas evitadas).
    Decidi nao dar um UP no topico pois achei q com o topico indo direto ao assunto...espero que os moderadores nao grilem.
    Bom vamos ao q intereça.

    Legenda:
    Avoid é a nome q si da a nota deve ser evitada

    Escalas Maiores

    Jônica
    Esta escala,alem de ser a primeira das escalas modais, é a base de toda a musica ocidental e referencia primaria para o entendimento da harmonia.O quarto grau desta escala é uma nota avoide (nota que si deve ser evitada como repouso,ou seja,que nao da para parar nela nem colocá-la no acorde)

    Lidia
    Embora a quarta aumentada tenha um certo ''sabor'' dissonante,esta escala nao tem nota avoid,ou seja que a melodia pode repousar (parar) em qualquer um dos graus desta escala.

    Escalas Menores

    Eolia
    Escala derivado do sexto grau natural(ou jonica),é uma das sete escalas modais e a mais importante das escalas menores.
    Mas atençao em todo acorde menor a sexta menor é uma nota avoid,o que significa que a melodia pode passar por esse intervalo,mas nao parar nele.

    Dorica
    Embora a sexta maior seja um pouco dissonante,esta escala nao tem nota Avoid

    Frigia
    Esta escala modal deriva do terceiro grau da Jônica.Ela é uma escala ''fechada'' pois tem duas notas Avoid,a segunda menor (b9 no acorde) e a sexta menor.

    Locria
    Devido a presença da nona menor-que é a nota Avoid ela nao pode ser ultilizada sobre acordes Xm7 (b5) (9)

    Harmônica
    Repare na presença da sexta menor e da sétima maior.Esta escala pode ser ultilizada sobre acordes XmMaj7 que,pelo contexto harmônico,exijam sexta menor.
    Lembre-se,porém,que nos acordes menores a sexta menor é nota Avoid

    Pentatonica Maior e Menor
    Nem uma nota Avoid

    Penta Blues Menor
    Embora nao tenha nota Avoid,é necessario ter cuidado com o uso da quarta aumentada pois ela tem uma sonoridade algo dissonante.

    Diminuta
    Escala aplicada nos acordes diminutos e nao tem nota Avoid

    Bom pessoal,é isso ai,espero que aproveitem.

    FONTE:Trecho retirado do livro Fundamentos da Improvisação Vol:1

    John Elf
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Muito interessante. Mas isso é muito relativo. Pode ser possível usar notas avoids como nota de repouso para se conseguir certo efeito musical. Eu acho que em arte nunca pode-se dizer "tal coisa é proibida".

    emiliomiguel
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: emiliomiguel
    · votar


    e o mixolídio?

    Penta Blues Menor
    Embora nao tenha nota Avoid,é necessario ter cuidado com o uso da quarta aumentada pois ela tem uma sonoridade algo dissonante.


    mais num é exatamente isso que caracteriza a penta blues?

    Silas Hammett
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    John Elf
    Isso msm...nao existe ''Á regra'',vc usa o q achar melhor na sua musica.
    Isso é como si fosse um caminho...vc segue si quiser.

    Bno888
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Blz!
    Eu que tinha perguntado. era isso mesmo que eu queria saber.

    Claro, pode-se até chamar isso de regra, mas claro que em musica tem que quebrar algumas regras, por exemplo mesmo essas sendo notas avoid como ele disse, eu sempre gosto de colocar uma nota avoid como a que gera tensão antes de estabilizar.
    Mas valew]u, mesmo..e o mixolodio??tbm não tem evitada??essa eu tbm não lembro..

    Thio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bno888
    acho que não. no acorde de 7a menor, me parece que qualquer nota do mixolídio pode servir como repouso... não repouso final. Mas tudo depende da música, mesmo.

    Bno888
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    blz..mas to em dúvida ainda....

    remotamente me lembro que tinham me falado de uma nota..nao sei se é a quarta justa tbm.... mas não tenho certeza

    Thio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bno888
    não sei. pra mim, num acorde com 7a menor, tocando o modo mixolídio, dependendo de quando for, e não por muito tempo, para numa 4a dá um som bem legal pra música... como que uma suspensão sem tensão, algo assim.

    Thio
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Thio
    · votar


    ::

    Silas Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    UP pra qem nao viu caralho!!!

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Frigia
    Esta escala modal deriva do terceiro grau da Jônica.Ela é uma escala ''fechada'' pois tem duas notas Avoid,a segunda menor (b9 no acorde) e a sexta menor.


    ae cara, eu particulamente axo interessante a sonoridade qnd eu repouso na 9b no frigio, e costumo usar, alem de que esse repouso talvez seja a sonoridade mais facil de se indentificar um modo, e bem diferente, me lembra os tempos de rock progressivo, bem viagem... mas é a minha opiniao claro!! mas mt bom o topico. Abraço.

    ROo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu acho que em arte nunca pode-se dizer "tal coisa é proibida"(2).

    Silas Hammett
    Excelente topico! Valew cara \o\

    Silas Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ROo
    Ibanez GSA 270dx
    VLW!!

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    que tal um stick!!

    se alguem quiser acrescenta algo...

    Silas Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    que tal um stick!!
    Tem q ver com algum moderador si ele tiver afim d colocar...

    se alguem quiser acrescenta algo...
    Claro,si alguem tiver mais alguma coisa pode colocar ai

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas Evitadas nos Modos e algumas pentas AQUI!