Note Stickers - Adesivos para a prática musical?

Autor Mensagem
Rua Torta
Membro Novato
# jul/16


Bom, navegando nas profundezas da internet eu encontrei isso:
Note Stickers
Aparentemente, adesivos de colar na guitarra, você decora as escalas, as notas. Achei interessante, porque na época que eu estudava isso, sonhava com algo me mostrando as notas no braço.
E o que vocês acham?

Delson
Veterano
# jul/16
· votar


Eu nem precisei navegar "nas profundezas da internet". Bastou eu olhar os ads do FCC, kkkkkkkkkkkkk

6Strings
Membro Novato
# jul/16
· votar


Rua Torta

Na minha opinião esses adesivos devem mais confundir que ajudar, além de deixar o aluno dependente dessa "cola".

E acho uma puta gambiarra colar adesivos no braço da guitarra.

Lelo Mig
Membro
# jul/16
· votar


Rua Torta

Fazendo um esforço de memória e relembrando meus tempos no início, quando comecei a tocar, nunca senti necessidade de "ver" as notas no braço.... isso foi uma das coisas mais fáceis em meu aprendizado.

Prá mim esses adesivos não fariam a miníma diferença.

marcelosz
Membro Novato
# jul/16
· votar


Delson
Eu nem precisei navegar "nas profundezas da internet". Bastou eu olhar os ads do FCC, kkkkkkkkkkkkk
Hahahhaha .... Pra mim é o único AD que aparece no rodapé do FCC kkkk

Rua Torta
Membro Novato
# jul/16
· votar


Delson
KKK bem isso rapaiz
6Strings
eh, pra tocar em outra guitarra ja nn daria, ficaria dependente dos ''adesivo''

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


Tb não gosto deste método tupiniquim não.

se for pra ter algo do tipo prefiro a ideia original de onde isto foi copiado, que é o fretlight.

flora_
Veterano
# jul/16
· votar


Eu achei uns adesivos bem menos fancy que esses aí por uns 10 reais. Comprei e botei na minha guitarra para experimentar. É legal pra observar as coisas que você toca sem saber exatamente que nota é, e solfejar junto. Mas na prática quase não vejo, até por que no ângulo em que seguro a guitarra não dá pra ver a escala a ponto de ler.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Na moral... Isso é mais limitante que usar coleira, acorrentada no centro do quarto...

Tem vários momentos que precisa fazer sentido que não é mais nota X da corda Y na casa Z... Porque baixou a afinação, porque é uma música transposta, entrou um capo na jogada, entra uma guitarra com quantia diferente de cordas...

Acho que há certo sentido no caso de instrumentos fretless, como o violino, onde a memória muscular, precisa ser desenvolvida para a entonação perfeita. Como quem começa a fazer aulas ante de tudo quer TOCAR, é uma muleta interessante para um iniciante se sentir incentivado.

renatocaster
Moderador
# jul/16
· votar


Não vejo muita utilidade, acho que existem outros métodos mais eficazes para memorizar as notas no braço da guitarra, já que o objetivo é esse.

Ismah

Concordo contigo!

Rua Torta
Membro Novato
# jul/16
· votar


realmente, isso vai desevoluir o guitarrista iniciante.

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


O anunciante não curtiu os comentários.

Rua Torta
Membro Novato
# jul/16
· votar


JJJ
kkk, ele que colocou o anuncio no forum, provavelmente vai ler isso.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


Se ajudar o novato a decorar as notas no braço, acho válido. Não vejo como muleta não: penso que depois de um tempo se tornariam automaticamente desnecessários.

Mas deveriam ser mais discretos, algo com o fundo da mesma cor do braço do instrumento, em plástico transparente, etc. Do jeito que mostra na foto é horroroso.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu comprei pra testar, acho que tudo que possa ajudar é valido. ainda to testando pra dizer se gosto ou não, eu comprei o que vem com os desenhos da penta maior e menor.


Felipe Stathopoulos

o adesivo é transparente, só não é discreto por que da pra ver bem as letras.

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Pra min isto iria atrapalhar mais do que ajudar

archersunter18
Membro Novato
# jul/16
· votar


parece uma bobagem.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Felipe Stathopoulos
penso que depois de um tempo se tornariam automaticamente desnecessários.

E que é uma muleta, se não o que te auxilia a andar? rs
O problema é que tu fica preso a coisas... Raramente quem toca por partitura, decora a música, e quem decora a música normalmente se atrapalha com partitura...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah

"O problema é que tu fica preso a coisas... Raramente quem toca por partitura, decora a música, e quem decora a música normalmente se atrapalha com partitura..."


Pois é, mas você veja como são as coisas: a partitura é amplamente aceita por quase todos os músicos como o melhor meio de se ter acesso rápido e fácil às músicas, sem precisar torrar a memória. Da mesma forma as letras cifradas: conheço gente que se tirar a pastinha com cifras impressas (ou o tablet) não sabe tocar nem "parabéns a você"...

Acho que rola também um pouco de pré-conceito com tais novidades, por parte da galera que (como eu) aprendeu a visualizar as coisas mais "na raça"...

Eu mesmo como "ex-contrabaixista" (se é que isso existe, rs) tenho certa dificuldade em visualizar as notas nas primeiras duas cordas da guitarrra. Acho que vou acabar testando o tal "note stickers", hehehe...

Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/16
· votar


Bom, eu não usaria, mas se o Mozart Mello e o Moghrabi recomendam deve ter algum valor didático.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/16
· votar


As pessoas são muito fechadas as novidades, se pode te ajudar porque não? vai dizer que todo mundo aqui tira musica de ouvido e usa songbook ainda. vcs não usam youtube, guitar pro e tantas outras ferramentas, isso é só mais uma ferramenta que pode auxiliar a decorar as notas, para pessoas como eu que não são musicos, que tocam quando tem aquele tempinho sobrando e que as vezes ficam dias sem poder pegar a guitarra.

marcioguita
Veterano
# jul/16
· votar


Evite olhar p braço da guitarra
Enquanto pratica.
Abcs

12string
Membro Novato
# ago/16
· votar


Galera, muito diferente do que muitos estão falando aqui sem sequer terem conhecido o produto, eu falo porque estou usando! Os Notestickers ajudam e muito no aprendizado musical! Longe de apenas ser uma "muleta" para o aprendiz, os adesivos estampam toda a estrutura intervalar das escalas evidenciando o sistema CAGED! Uma vez familiarizados com tais preceitos, você estará apto a tocar a escala em qualquer região ou tonalidade! Não adianta querer tocar em Si bemol se você não aprendeu a formula das escalas e seus padrões de digitação nas 5 regiões! E isto é óootimmoo para gerar tal conhecimento fundamental! É para usar durante um show ou resto da vida? Claro que não, isto é para se estudar em casa! Se você já aprendeu e se acha confortável com seu conhecimento, há muitos que tem dificuldades como eu e estão me ajudando muito!
Os adesivos são transparentes, não deixam cola e fico surpreso de ver pessoas protestando contra empresas como está que buscam desenvolver produtos que facilitam o aprendizado, ao invés de apoiá-las! Aliás, não precisa dizer que nosso cultura musical já é um lixo em comparação a outros países, mas através de opiniões como algumas acima é que conseguimos de fato entender a mentalidade do brasilieiro e a situação em qual estamos!

12string
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: 12string
· votar


Sou amigo pessoal do Mozart Mello e o mesmo garantiu a validade didática do produto! O que se busca com o produto, não é colar os adesivos e sair tocando sobre os fundos musicais, como se fosse guitar hero! Isto é para estudar! Facilitar o seu estudo incluindo a comunicação e memória visual no processo!

Os adesivos associam os shapes das escalas com sua fórmula de intervalos! Além de capacitá-lo a tocar as escalas com consciência de sua fórmula, gera uma familiarização mais do que fundamental sobre as localizações de cada tipo de intervalo! Ainda marca com notas coloridas a tríade fundamental para ficar fácil a assimilação do SISTEMA CAGED - que é a associação de cada padrão de digitação com um tipo de acorde familiar (Do, Lá, Sol,Mi e Ré) E isso funciona para todas as escalas!!

Da onde tirei isso tudo? dos próprios manuais que vem junto com os adesivos!

O preconceito de quem já sabe ou quer demonstrar que sabe criticando a chegada desses novos recursos é previsível, mas o fato é que para quem esta aprendendo ou quer evoluir no domínio das escalas isto é SUPER recomendado! Alguém aqui lê Guitar Playes ou Total Guitar?!? A aprovação de quem entende de ensino parece que é nesse mesmo sentido!

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


12string
Mozart Mello é um grande nome. Talvez seja jogada de marketing, talvez não. Tipo dar um tênis de luzinha pro Neymar usar, sabe?

Enfim, o método já existe, e funciona. O sticker é um acessório, um adendo, se ajuda ou não é outra história. Acho que é desnecessário e por isso EU não usaria, mas não condeno quem usa, a neurociência vem dizendo por aí que tem gente que assimila as coisas muito melhor quando literalmente vê elas acontecendo, então acho que pode ser conveniente para alguams pessoas.

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/16
· votar


Eu uso, mas tive pouco tempo ainda pra "testar" e usaria qualquer coisa que venha ajudar no aprendizado. Quem ja sabe tocar e sabe teoria não tem porque usar mesmo, mas hoje em dia o pessoal ta muito cheio de mimimi, ta igual motoqueiro da antiga que diz que moto de verdade não usa partida eletrica tem que ser no kick. ah vá...

12string
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: 12string
· votar


Também concordo com seus comentários acabaramosnicks e bruno_novatorj!
A minha indignação é de comentários puramente preconceituosos de quem nem testou ou viu direito o produto, e já ir falando mal!

flora_
Veterano
# ago/16
· votar


Nossa cara, essa empresa devia te pagar por esses comentários!

ah, pera...

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Eu como iniciante, acho a proposta desses adesivos bem válida...bem didática. O lance é não ficar preso a eles. Depois de um tempo, temos que nos desfazer. Pois o objetivo é aliar a memorização das notas e escalas pelos sons, e pelo campo visual.

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Eu nunca colei adesivo na guitarra ou no violão pra estudar. Mas isso porque não tinha esse tipo de adesivo na época em que iniciei meus "estudos". Eu só fui saber da existência de uma escala pentatônica (e de brinde a penta-blues) num poster de revista de uma Jackson Randy Rhoads. Então, sendo um eu um iniciante e sem uma orientação musical, vejo como mais um meio que pode vir a facilitar o meu aprendizado. Como citou o colega Edrocker: O lance é não ficar preso a eles. .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Note Stickers - Adesivos para a prática musical?