Escalopando - Na Prática!

    Autor Mensagem
    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07


    Bom dia galera, estou pensando em escalopar minha guitarra que vai chegar agora esse mês de junho, uma SX SST62.

    Seguinte, vou comprar as ferramentas necessárias pra fazer, peguei umas dicas no site do Edmar Luighi, que explica mto bem e tem fotos.

    Sei que por medida de segurança, não se deve cavar a escala mais de 3mm, mas é bem verdade que devem haver outros cuidados...

    Pelo artigo, não achei nada de outro mundo. Claro que pretendo pegar um pedaço de madeira antes e ficar treinando, antes de fazer na guitarra.

    Bertola, quais os principais cuidados que devo ter quando for colocar a MÃO NA MASSA?!

    Obrigado pela ajuda!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Em 1º lugar treino, em 2º lugar proteção do braço e dos trastes, 3º lugar medição e marcação da profundidade da "escavação", 4º lugar, capricho e cuidado.
    Tenha a certeza de que vc quer fazer isso, pois o processo é irreversível (a não ser se se trocar a escala). Lembre-se de que 90% das músicas e dos músicos que ouvimos NÃO usam guitarras com escalas escalopadas.
    Abç

    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Icaro Camelo
    · votar


    Entendi... Fazendo aquele procedimento do site do Edmar Luighi, medindo e marcando com o lápis a profundidade de escavação da escala, acredito que não tem como dar errado, lógico, fazendo com mto esmero e capricho.

    Os guitarristas que eu mais gosto usam escalopadas..
    Vide Malmsteen, Juninho Afram, Edu Ardanuy, etc...


    Vlw!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Não tenho MSN.
    Abç

    guilhermerizzo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Vi num site outro dia, fuçando de madrugada, uma técnica inovadora para escalopar o braço.
    Na verdade a cavidade não fica com o formato de um "U" simétrico. Ela fica mais profunda junto ao traste posterior e mais rasa junto ao traste anterior. Parece que isso diminui as variações de afinação da nota e aumenta a definição da mesma.
    Já que você está para fazer isso na sua guita, acho que vale a pena olhar. Não me lembro do site agora, mas vou tantar achar e postar aqui mais tarde.

    Eric 146
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu paguei 100 pila pra escalopar a minha guitarra e ficou perfeito

    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    guilhermerizzo
    Inovadora?! Dps posta que eu quero ver!
    Vlw!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eric 146
    Tem um camarada aqui em Fortaleza que cobra 60 reais.. Mas fico com o pé atrás pq o cara não é luthier de fato, é um vendedor de loja de instrumentos. Até já vi uma guitarra escalopada por ele, mas ñ lembro se ficou mto bom. Fora q ele tem cara de picareta! =/
    Daew não vou colocar minha guitarra nova nas mãos de um cara desses!

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nossa, aqui em campinas fui em dois luthier e os camaradas cobraram 300 um e 400 o outro !!! puta absurdo por isso resolvi escalopa a minha e fico excelente !!!

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Treine bastante anes de meter o ferro na escala da sua guitarra cara.
    Ms mesmo assim vc vai encontrar algumas dificuldades q vc tem q tomar muito cuidado.
    1- Provavelmente a madeira da escala é mais dura do q a madeira q vc vai treinar.
    Consequentemente, vc vai qrer colocar mais força. E é aí q está o perigo.
    Faça com calma. Nõa coloque muita força pra não acabar ferrando tudo. Faça aos poucos.
    2- As últimas casas são bem estreitas. Vc vai precisa de muito cuidado pra fazer, deixar certinho e não danificar os trastes.

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    é verdade, treine bem antes de faze na guita, ache um pedaço de madeira quadrado pra pratica assim como eu fiz, proteja bem os trantes, marque bem o nivel q vc vai escalopa todas as escalas pra q fiquem todos iguais, na mesma profundidade pra qnd vc olhar o braço de uma ponta a outra as escalas estejam com profudidade iguas, se vc pretende escavar por exemplo 2mm entao escave primeiro 1mm pra fazer a curvatura e depois os 1mm final sera gasto no acabamento, foi assimq eu fiz, para proteger os trastes peguei 2 placas fina de metal na larguda do braço e fiz uma dobra na ponta das duas e coloquei sobre o traste deixando apenas a escala a ser trabalhada livre, assim o traste fia bem protegido !!!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Icaro Camelo
    · votar


    Tenho outras 2 dúvidas..

    E quanto as marcações, no caso da minha guitarra, bolinha. Quando eu começar a escavar, logicamente, vai sair a marcação. Como faço pra tirá-la e colocá-la novamente?

    Dps de escalopar, é bom dar uma nivelada nos trastes?!

    Vlw!

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Icaro Camelo
    a marcação nao vai sair, pode escalopa tranquilamente que ela nao sai, ela nao é fininha assim pra sai qnd escalopa (o braço da guita é em maple ou rosewood?) a marcação é em madre-pérola ? o maximo que vai acontecer com a marcação é que vai fica um pouco aranhada, mas isso se corrigi com o acabamento final lixando a escala pra fica lisinha, no caso da minha a marcação é dente-de-tubarão e nao é em madre, é daquela cor meio prata, acizentada, entao o q aconteceu é q na parte de cima da marcação foi desgastando a cor prata e apareceu preto por baixo, no caso da sua por ser de bolinha nao da nada (eu acho!!) se caso o braço da sua for em maple só tome cuidado qnd for fazer o acabamento final (lixando e polindo) ois qnd escalopei a tagima q era de braço claro e marcaçao preta, corforme eu ia lixando o pó preto da marcação ia manchando e empregnando na escala, entao tive que lixar de uma forma q nao ficasse manchas na escala, pois braço em maple vc manda polir pra fica como tava ou manda envernizar !!! eu prefiro envernizado, assim protege mais o braço de embolorar a madeira com o tempo por causa do suor da mão.

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    no caso dos trastes nao tem necessidade de nivelar eles, pois eles nem serao mechidos com esse trampo, a nao ser que derrepente vc nao os proteja bem e arranha algum, se isso acontecer lixe ele com uma lixa bem fininha mas sem desgastar muito pra nao desalinh-lo com os outros e depois da uma polida com bombril !!

    LDC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu fiz eu mesmo na minha... usei limas redondas que tinha em casa e objetos silindricos envoltos em lixa de madeira fina.... dei acabamento com lixa dagua e oleo de peroba


    eu protegi os trastes com uma fita adessiva de aluminio que tinha em casa, para não danificalos,, colei certinho no traste e trei a sobra com muito cuidado de um estilete......



    eu achei amis conformatal tirara obraço da guitarra e prender na morsa que estav envolta em um cobertor.......

    usei um paquimetro para marcar a profundidade do escalope dos dois lados, e dai fui gastando com as limas e lixas com muito cuidado paciencia e capricho....


    ficou bom, não é nada de outro mundo. manda bala

    Icaro Camelo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    LDC
    Quanto vc gastou em média com as ferramentas e acessórios necessários pra escalopar?

    Tem algum, "truque", alguma hora em que o bixo pega e você tem q REDOBRAR a atenção?

    Vlw!

    LDC
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: LDC
    · votar


    Icaro Camelo


    TRUQUE NENHUM VEIO, CUIDADO VC TEM QUE TOMAR MUITO TODA HORA iuHAUa


    é que é foda tem, que gastar um pouco e olhar, passar o dedo, ver onde tem que gastar mais... tem que ir bem nas manhas demora pra cassete e é trabalhoso...

    e não gastei nada pq ja tenho muita ferramenta em casa, mas na moral entre canetas , tocos de cabo de vassoura, canetinhas e lixa de madeira vc não gasta nada lixa custa 2 conto uma folha, compre uma mais grossona pra gastar rapido, uma media e uma bem fina depois pra acabamento...

    lima tmb não deve ser caro caso queira comprar, o mais dificl é vc manter a curvatura de todos eles bem parecidas, mais ai é na paciencia e no olho mesmo...... as casas maiores use objetos cilindricos maiores.... e maos a obra cara improvise

    só marque certinho a profundidade dos dois lados da escala e arrume uma forma de proteger os trastes

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    LDC
    o vc falo ta correto, é assim msm, só q eu nao usei o paquimetro (sem $$$ pra compra um), foi no olhometro msm, e tb nao tive morsa pra prende o braço o q me deu mais trabalho tb pra fazer, sobre oleo de peroba tb ta certo, o luthier q mando eu passa, mas o óleo só serve pra braço em rosewood viu Icaro Camelo, LDC, ainda teve um besta ai em cima q falo pra eu da vitamina pra guita !!! nao entende nada o cara !!!

    ICARO CAMELO
    o lLDC ta correto no que falou, se vc puder arruma uma morsa eum paquimetro melhor, sobre a proteção q ele fez nos trastes foi a semelhante q eu fiz, eu na verdade peguei aquela cara de metal q envolve as pilas, desdobrei ela deixei reta, ela ja tem a largura do braço, depois de reta, fiz uma dobra na ponta pra cobrir e envolver o traste !!!
    as ferramentas q eu usei pra escalopa foram limas, essas usadas pra lima metal, pq elas ???? pq elas tem as serdas bem fininhas e assim gastam a madeira bem lisinho sem danificar, como eu comesei da escala 24º para a 1ª, usei uma lima redonda tipo um pouco mais fina q uma caneta BIC, com ela escalopei da 24 ª até a 15ª, da 14ª usei uma outra um pouco maior só q nao redonda, uma lima meia cano, é assim q ela é chamada na loja, essa meia cano tem uma lado reto e o outro meio arredondado, com essa eu fiz da 14ª ate a 5ª e pra terminar as ultimas eu comprei uma meia cano maior mais larga, entao usei 3 limas pra escalopa a guita e em todas as escalas eu fiz acabamento com a lina redonda finha e com a meia cano média, por ultima usei uma lixa d'agua como é chamada, pmas preferi usar lixa de metal msm, achei melhor q usar lixa propria pra madeira.
    essa limas vc compra em qqr casa de ferramentas e nao é caro !!!! ja a morsa deve ser um pouquinho mais e o paquimetro nem sei !!
    sobre o trampo é isso q o LDC falo, vai com calma sem pressa, separa o braço do corpo, toma cuidado qnd for prender na morsa pra nao estraga !! boa sorte, e nao esquece de pratica el algo antes uma madeira ou braço véio de guita !!!

    NoAlarms
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Amigos, tou aqui aproveitando o tópico do mano Icaro Camelo já que já usei o meu tópico do dia e preciso de uma resposta meio urgente.
    Seguinte, tenho um violão da Epiphone, cordas de aço, lindo. Meu encordoamento ta bem velho, e eu tenho aqui um 0.09 mas pra "Eletric Guitar". Tem algum problema de eu botar no violão ou vai ficar muito ruim?
    abraços

    ironcrocop
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    NoAlarms
    primeiro sobre o uso de cordas nao deixe tanto tempo no violoao ou na guita até q elas fiquem bem desgastadas pois isso contribui pra desgastar os trastes, nao conheço sobre melhor marca de corda pra violao, mas pra guita recomendo elixir, exclente corda !!! pode aposta uma puta durabilidade é logico se vc dar aquele tratinhop no instrumento, sempre lava a mao e seca bem antes de toca, depois q toca da uma limpada no instrumento pra guarda, como o violao ja usa corda de aço acho q corda de guita nao deve da muita diferença, mas isso eu acho, nao tenho certeza !!! elixir aqui em campínas custa 30 conto, e vale apena em !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalopando - Na Prática!