Uso de Escalas na Prática

    Autor Mensagem
    eleanor_rigby
    Veterano
    # mai/07


    Pessoas!

    Tô fazendo aula de guitarra há dois meses, iniciante mesmo. Aí o professor me passou umas escalas (pentatônicas e diatônicas), que eu tenho tentado praticar o máximo possível, mas eu fico preocupada, porque (desculpem a ignorância, sou leiga mesmo) não tenho a mínima idéia da utilidade prática que elas podem me trazer (além de exercitar a agilidade dos dedos) e pra quem não entende nada de música, essas escalas são, no mínimo, malucas. Sabe, eu não entendo nada e queria muito conseguir tocar pelo menos uma musicazinha...

    Alguém pode me dar uma ajudinha??

    Fahrenheit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Você ta começando gradualmente...escalas são as coisas mais importantes numa música, são elas que dão o tom e etc...!!!
    Vai praticando que quando chegar a hora teu professor te explica tudo melhor, ai você vai ver as peças se encaixando!!

    belinox
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Sendo o mais simplista possivel, uma escala são todas as notas que tem um som legal e que se encaixam numa tonalidade. Tente pegar a backtrack de uma música que vc saiba a tonalidade e ir brincando com as escalas que vc vai entender o que eu estou falando.
    Esperot er ajudado.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby

    Eu aconselho você ir com mais calma no estudo das escalas. Como você está iniciando, o meu conselho é estudar mais os acordes e praticar dedilhado.

    Não adianta ter habilidade nos dedos pra executar uma escala sem saber o que fazer com ela. Não caberia numa simples explicação um assunto tão complexo, e isso só te desestimularia.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby
    Tenha paciência, e peça ao seu professor pra te ensinar mais TEORIA MUSICAL, lances como Intervalos, Formação de Acordes e Campo Harmônico.
    Só com isso vc vai entender direito o que está fazendo.
    Bons estudos.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Exatamente como disse o Guitarrist: ensinar mais TEORIA MUSICAL, lances como Intervalos, Formação de Acordes e Campo Harmônico.

    Teoria pode ser um pouco chato no começo, mas vale muito a pena!

    Blackus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Fahrenheit
    escalas são as coisas mais importantes numa música, são elas que dão o tom e etc...!!!
    O que dá o tom é a harmonia, o mais importante também é a harmonia (isso depende do tipo de música, no funk por exemplo o mais importante é o ritmo). As escalas vão atras da harmonia.

    victorhugofs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    se vc tiver paciencia e determinação constatará que é a parte mais importante na mundo da música principalmente quando ocorrer que tiver que improvisar, tirar músicas ou consertar algum erro que vc gerou em uma escala em um show (sem que ninguem perceba).
    É um mundo de possibilidades, além de dar uma coordenação motora bem razoável.

    eleanor_rigby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    LeandroPanucci


    Não adianta ter habilidade nos dedos pra executar uma escala sem saber o que fazer com ela

    É bem isso mesmo!

    Mas, bem, obrigada pelas ajudas. Vou falar com ele sobre teoria musical na próxima aula e depois eu encho todo mundo mais um pouquinho...

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acho muito estranho passar escalas antes de passar parte harmonica.

    Fox_scc
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Antes ainda, deveria entender de Intervalos...

    eleanor_rigby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Harmônica?

    Intervalos?

    Nunca ouvi falar sobre isso!

    Eu cheguei no primeiro dia, ele me mandou tocar a Stairway To heaven (assim, foi tocando e mandando eu imitá-lo, mas não explicou quais eram as notas, etc) e depois me deu uns papéis com essas escalas e disse: TOCA.

    Mas eu não sei do que se trata, em que consistem nem pra que servem.

    Ai, que falta de sorte, essa a minha!

    squall21
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    po, troca de professor então =p

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu cheguei no primeiro dia, ele me mandou tocar a Stairway To heaven (assim, foi tocando e mandando eu imitá-lo, mas não explicou quais eram as notas, etc) e depois me deu uns papéis com essas escalas e disse: TOCA.
    eleanor_rigby
    Já vi esse filme antes...

    Então:

    po, troca de professor então
    (2)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby

    Intervalo é a distância entre uma nota e outra.

    É como você medir distância entre um ponto e outro.

    Digamos que entre o ponto A e o ponto B você tenha uma distância de dois centímetros. Na música medimos a distância entre uma nota e outra, e esta distância se dá em número de tons. Por exemplo, entre as notas Dó e Mi temos 2 tons de intervalo. Entre as notas Fá e Sol temos um tom de intervalo.

    Você pode estudar as escalas (teoria) analisando os intervalos (distância) entre uma nota e outra da escala.

    Eu cheguei no primeiro dia, ele me mandou tocar a Stairway To heaven (assim, foi tocando e mandando eu imitá-lo, mas não explicou quais eram as notas, etc) e depois me deu uns papéis com essas escalas e disse: TOCA.

    Seu professor me lembra o personagem do Chico Anísio, o Alberto Roberto. Ele é o "famoso quem"?????

    eleanor_rigby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Carácoles, já tô ficando preocupada...

    Alguém aí indica um professor de Porto Alegre ou (preferencialmente) de Canoas?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby

    Compre um bom livro de teoria elementar.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby

    resumindo a grosso modo, cada escala tem um som característico, mas se vc apenas subir e descer ela não fica nada musical e é aí que entram os licks, que digamos seriam como "palavras" que vc vai aprendendo
    dando tempo ao tempo vc vai ganhando experiência e vai conseguindo juntar esses licks, assim formando um fraseado, ou em outras palavras um solo!
    pra conseguir chegar num bom nível o esquema é treinar muito com metronomo e depois de um tempo tentar brincar com algumas bt´s na internet

    essa é a parte feliz, a parte triste é aprender a parte teória disso tudo, coisa que já não sei explicar hehe

    chris.simon
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: chris.simon
    · votar


    eleanor_rigby

    Bom, eu utilizo escalas direto!!!!
    Crie "frases" (pequenos solos) utilizando as escalas, e depois observe em que tom a frase se encaixa. O que agente cria, usa sempre!
    A escala mostrará pra você onde "deve" colocar os dedos. Quando a nota da música for Sol (G), sole usando uma escala em Sol, e assim por diante...
    Um exercício legal, é dividir a escala em 3 partes, e aplicar Hannon (ir e voltar). Desca 2 cordas e suba as mesmas. Depois desca 4 cordas e suba 2, e assim por diante...
    Deus te abençoe.

    Christian

    CaioPrimo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    LeandroPanucci

    troke de professor x) nem sempre a pratica eh o melhor metodo, primeiro tenha 1 base de notas, acordes, dps passa para escalas, dps tu vai ver oq as escalas trazem, improvisos em kualker musik basta saber o tom, e 1 serie de outras coisas, Campo Harmonico e etc, vao com calma x) e troque de professor rsrs

    Snakepit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby

    Primeira coisa, professsor ruim é melhor nao ter. Acho que é o teu caso... só desestimula o aluno e faz largar tudo.

    Simplificando, escalas mostram as notas que voce pode tocar numa musica. Se o tom da música é em Sol, use a pentatonica de Sol que vai mostrar as notas que possuem harmonia com o acorde, tanto para solos como para bases. Depois tem muito mais coisa, mas pra começar é isso aí.

    Se eu falei merda me podem me corrigir hehehe.

    eleanor_rigby
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Snakepit

    Tá...

    Existe uma pentatônica para cada nota...

    Se ele me deu uma folha com 5 escalas pra fazer (5 desenhos de braço de guitarra com bolinhas indicando os dedos), cada desenhosinho corresponde a uma nota ou tudo isso é uma escala de uma nota só?

    Qual a diferença entre o uso de pentatônicas e diatônicas?

    Snakepit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eleanor_rigby
    tudo isso é uma escala de uma nota só?

    É isso. Voce esolhe a escala que quer usar na musica.

    Poe exemplo, o Slash do Guns usa sempre a pentatonica nas musicas, a unica diferença é que as vezes usa a menor outras a maior.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    CaioPrimo

    Eu não vou trocar de professor não cara... Jimmy Page tem me ajudado muito desde o começo.

    :P


    eleanor_rigby

    Como eu disse ates, preocupe-se com os acordes. As melhores notas estão dentro do acorde e, um simples dedilhado é como escolher as 4 melhores notas de uma escala de 7 notas.

    Por enquanto, o legal é reservar o estudo de escalas na teoria. Quanto a dedilhar os acordes você vai absorver melhor a sonoridade de cada um deles.

    Eu particularmente me saio melhor improvisando com uso de arpejos (acordes) do que usando escalas. Mesmo fazendo parte do tom, as escalas possuem notas boas de serem tocadas, mas tem notas que é bom evitar. E você só terá esta noção de escolher o que tocar e o que evitar conhecendo bem os acordes, pois como eu disse, as melhores notas estão neles.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de Escalas na Prática