Dúvidas de um tecladista

    Autor Mensagem
    Artref
    Veterano
    # dez/08


    Olá, guitarristas!

    Toco em uma banda cover, dessas que fazem formaturas, casamentos e etc. Assim como vocês, gosto muito de guitarra. Sempre que chega num solo, fico prestando atenção e curtindo o som da magrela do meu colega de trabalho.

    Bem, na verdade eu fico TENTANDO curtir, porque o som que sai é uma merda. Não escuto aquele som quente, definido e de qualidade, que a gente ouve nas gravações. Quando meu amigo vai solar, só escuto barulho. Escuto muito "téin", um puuuuuuta volume alto dos infernos porém sem definição das notas, um puta negócio irritante.

    Minha dúvida é: por que sai essa porcaria? Eu gostaria que vocês opinassem para que eu, com muito jeitinho, pudesse aconselhar esse meu amigo. Acho que o problema é a guitarra dele, mas de repente pode ser outra coisa...

    O que vocês acham? O problema está:

    -Nele
    -Na guitarra dele
    -Na pedaleira dele
    -No cubo dele

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Artref

    Hmmm...vc poderia dizer qual o equipamento do carA? Guitarra, amp, pedais....essas coisas
    isso ajudaria a definir!
    Pois se a resposta for Golden + Frahm , sera respondido jah HAUHAUH

    mas serio agora, pode ser alem disso, que o seu amigo nao saiba regular o equipamento dele pr tocar ao vivo. Pq uma coisa eh regular pra tocar num estudio, outra pra tocar ao vivo num palco e tal....

    Artref
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O amp geralmente é o pessoal do som que fornece, vejo sempre um Roland Jazz Chorus. Mas quando contratam outro som e mudam o cubo não vejo nem melhora nem piora no som...

    A pedaleira é Digitech. RP alguma coisa.

    A guitarra é que não lembro, justo ela...Ibanez ou Jackson...mas não tenho certeza.

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Artref

    Po cara, se esse for o equipamento, então ele usa coisa de qualidade mesmo, o Jazz Chorus é um dos melhores amps, a pedaleira é legal, a guitarra, seja ibanez ou jackson, provavelmente é boa... então... ou o problema é na regulagem, ou o problema está entre a guitarra e a correia xD

    PS: O amplificador jazz chorus pode ser bem irritante se ele for mal regulado.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Artref

    Ohh..esse set ai eh legal em? Ja vi gnt com coisa BEM pior tirando um som excelente.

    Eu axo q o problema ta no guitarrista nao saber regular em...falando bem d boa hehehe

    Lord Cachaça
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu arriscaria dizer que é a pedaleira mal regulada. Acho que tem uma maior probabilidade de ser isso.

    Artref
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu arriscaria dizer que é a pedaleira mal regulada. Acho que tem uma maior probabilidade de ser isso.


    Também disconfio disso, ele vive fuçando naquilo no meio do show e já me falou que nunca parou pra configurar direitinho. Valeu.

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    que nunca parou pra configurar direitinho.


    parei aqui... pedaleira vc tem que parar e configurar direito, ler o
    manual e saber no que está mexendo e pq está mexendo...

    eu recomendaria a leitura do boss gt-8 brilliance, apesar do nome,
    tem dicas genéricas que servem para qq equalização de guitarra...

    Gasparzim
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara uma boa dica que vi o Joe Moghrab (não é assim que escreve eu sei) dizendo é tentar tirar a melhor equalização possível da pedaleira, deixando em "flat" as frequências do cubo (no "meio") e equilibrar o volume da pedaleira em relação e do cubo.
    Eu faço isso e tem dado certo... Volume do cubo na mesma proporção da pedaleira/ efeitos.
    Outra dica dele é: Gain no máximo gera ruídos, por isso às vezes é necessário um noise gate.


    vlw

    MayckonCouto
    Veterano
    # set/09 · Editado por: MayckonCouto
    · votar


    Pois é isso é um grande problema de regulagem mesmo. Eu conheço gente que acha que equalizar um bass é por tudo no talo.. grave.. médio.. agudo.. dae sai essa nojera

    Se o cara for gente boa ele vai ouvir o teu conselho.. tenta ajudar mostrando a diferença de uma regulagem pra outra

    Agora questão de volume é de cada um neh... o cara tem que ta conciente que volume alto d+ prejudica no som final não só dele como da banda inteira e volume baixo d+ tbm vai acabar com o timbre no caso de um amp microfonado... tudo tem um ponto certo! abraço

    Daniel_MV
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Agora, tem muito guitarrista que acha que a guitarra tem que ser o instrumento mais alto e etc, o que aparece mais, e por isso coloca o som no talo, na cara.

    Pode ter um problema de ego + falta de conhecimento ai.

    A guitarra tem que servir a música e não o contrário.

    abraço

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Artref

    Cara, o Jazz Chorus é um amplificador excelente para jazz (obviamente, como o nome diz!). O Roland JC-120 é o amplificador de escolha de muito jazzistas famosos. O problema é que ele foi todo desenvolvido para não distorcer, por isso mesmo é um dos únicos amplificadores realmente top, reconhecido e usados por famosos que é transistorizado. Por essa razão, diz-se que é um amplificador que não aceita bem pedais. Claro, foi feito para sons limpos. Só para exemplificar, o Stanley Jordan usa um e o James Hetfield do Metallica também, mas esse último só para sons limpos.
    Suponho que os solos que você se refere são feitos com distorção. As melhores distorções que conheço são as de válvulas, digo isso com a ressalva que apesar de estar meio velho, ainda não sei tudo não (as tecnologias vem melhorando)... Um bom amplificador valvulado distorcendo tem essa sonoridade definida, mais agradável e quente, que não irrita. Não conheço pedal ou pedaleira digital que dê esse som, aos meus ouvidos ficam longe do som que eu gosto. Já vi pedaleiras transistorizadas com distorções bem decentes e agradáveis, confesso, mas eram fruto de horas (dias, meses) de timbragem cuidadosa e obcecada.
    Isso para mim é o básico, sem falar em guitarra, captadores, alto-falantes e técnica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um tecladista