Ajuda para um tecladista: Fender Telecaster ou Ibanez

    Autor Mensagem
    Carlos Alves
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Carlos Alves


    Salve galera das cordas!
    Então galera, estou querendo comprar uma boa guitarra pra minha banda (já que a maioria dos instrumentos bons só eu compro rsrsrs), sou muito curioso e gosto de pesquisar e saber sobre a qualidade de outros instrumentos. Estive dando uma olhada em alguns tópicos mas não fiquei satisfeito, estou procurando uma guitarra que tenha som limpo tanto em solos e bases para música pop e música lenta, mas é som limpo mesmo sem misturar e sem tanta agressividade. Estou disposto a torrar R$ 3000,00 nessa guitarra, estive vendo que a Telecaster pode me proporcionar esse som, (se eu estiver enganado me avisem) mas vi também que que tem Ibanez muito boas se não estou enganado è da série RG. Minha duvida é: se optar pela Fender Telecaster quais cuidados devo tomar ao escolher, pois vi varias com preços bem parecidos, e se optar pela Ibanez qual a referencia devo pegar? Lembrem que tenho apenas míseros R$ 3000,00.

    Não é querendo ser chato mas, queria opinião de guitarristas experientes.
    Valeu galera.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Carlos Alves
    Cara, "guitarra de som limpo" vai depender onde e como vc vai ligá-la e quem (e como) vai tocá-la. Ou seja: amplificador, pedais, etc. Esse tipo de coisa não existe.
    Com R$ 3000 vc pode comprar uma excelente guitarra, e qual seja a que vc escolher, estará legal.
    As Ibanez da série que vc falou tem, mormente, pontes tipo "Floyd-Rose". Esse tipo de ponte tem manutenção complicada e exige experiência para manipulação, portanto, se vc quer algo simples, objetivo e altamente confiável, compre uma Fender Telecaster, principalmente da série American Standard.
    Não esqueça que, ao comprar um instrumento, deve-se levá-lo à um luthier para a regulagem geral inicial.
    Abç

    Carlos Alves
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Mauricio a Telecaster que eu vi era essa configuração:

    Guitarra Fender Tele Standard

    Características Gerais
    - Corpo em alder
    - Braço em maple "modern C" shape
    - Headstock com logo estilo "70´s" - Escala em maple com 21 trastes MJ
    - Tarraxas Fender®/Ping® Standard blindadas
    - Ponte c/ 6 Saddle Strings-Thru-Body Bridge
    - 2 pickups Hot Standard Tele® Single-Coil
    - Escudo sanduiche
    - Partes plásticas cosmeticamente envelhecidas
    - Controles de MV/MT

    Essa está custando R$ 2899,00 e frete gratis na Playtech, o que você acha?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Carlos Alves
    Acho uma boa guitarra.
    Agora atente para algumas coisas:
    1) Atualmente, marca não significa muita coisa, e é não apenas possível, com às vezes sai bem mais barato, comprar uma guitarra mais barata e "tuná-la" (nas mãos de um profissional de luthiería, claro). Portanto, não se prenda tanto à marcas, mas sim à relações custo-benefício.
    2) Guitarra sozinha não é nada. 50% do som vem do amplificador, 30% do próprio guitarrista, e por fim, o resto, da guitarra. Uma PRS ligada "em linha" ou num amp vagabundo, vais soar mal. Uma Tonante num Fender Twin Reverb, vai soar "bem".
    Abç

    Leomju
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Carlos Alves
    Amigo... o Bertola é bem indicado pra indicar pela grande experiência que tem, mas gostaria de deixar expressa minha opinião!
    Eu iria de Stratocaster... é uma excelente guitarra pra se ter um timbre limpo... a Tele é ótima, mas tem um timbre puxado pro agudo... se é isso que procura, tudo bem... as Ibanez, tem esse detalhe da ponte e tal, mas também é excelente escolha...

    Só um toque, a configuração que vc deu acima é de uma Fender MIM né... junta mais um pouco e pega uma American Standard como o Bertola disse...
    Aliás o preço da Playtech é um pouco salgado e se for uma MIM dá pra pegar bem mais barato... e por 3500 vc acha uma American Standard no Mercado Livre (de vendedor idôneo) com facilidade!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Leomju
    Concordo.
    Abç

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    cara, vai depender muito do amp. Tanto tele qnto strato da fender vão te proporcionar uma boa flexibilidade, mas lembre-se, uma corrente com um elo deficiente é uma corrente fragil. Com essa grana vc compra uma guita boa, mas ai vai faltar o amp... E com 3 conto é um ou outro... A ibanez é boa mas é um pouco mais específica pra um tipo de som

    Edit: e uma tele com um cap humbucker no braço vai dar uma sonoridade boa, se o som for bem trabalhado da até pra tirar coisas bem jazzy. Qnto as mexicanas e americanas, isso é relativo. A americana tem realmente qualidade superior, mas dependendo da serie da mexicana vc faz melhor negocio. Eu posso falar c uma certa propriedade pq tenho das duas.

    Sinceramente gosto mais da mex, mas a serie dela é a road worn. Tem toda uma fabricação diferente.

    Carlos Alves
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    Olá galera das cordas!!!
    Resolvi ressuscitar o tópico pois depois desse tempo todo de pesquisas e pesquisas (principalmente pesquisa de preços rsrsrs) cheguei a conclusão de que se realmente quiser tem uma guitarra top com um bom som você tem que ter primeiramente dinheiro e muita coragem rsrsrs, depois de ver os valores de guitarras consideradas top de linhas como a Fender Deluxe, Gibson Les Paul, Ibanez e etc; resolvi que vou montar a minha própria guita hehehe, pois analisando os valores vi que vai sair bem mais em conta montar peça por peça do que pagar R$ 6000,00 ou 7000,00 em uma guitarra e depois ainda ter que mudar alguma coisa que não te agradou na guita. Então gostaria da ajuda de vocês.
    Já comprei algumas coisinhas:

    1- Braço em birdseye maple, escala também em birdseye maple, trastes médio jumbo, modelo Stratocaster licenciado pela Fender fabricado pela MightyMite USA, vem com o logo da Fender, ou seja: praticamente original, se não for melhor hehehe.
    2- Tarraxas originais Fender com trava.
    3- Roller Nut, vou trocar o capotraste que vem no braço pra dar uma qualidade a mais na guita.
    4- Kit ponte Fender original 2 pivôs, completinho com alavanca, molas, parafusos, o mesmo que vem na Fender Deluxe.
    5- Corpo strato padrão Fender em Ash, fabricado em peça unica sem emendas o que vai me dar um excelente sustein, esse foi feito por luthier.
    6- Kit escudo SSS e tampa traseira strato em White Pearl, knobs em metal cromado.
    7- Chave 5 posições, potenciômetros e par de travas strap lock originais Fender.
    8- Neck Plate customizado em aço Inox.

    Tenho praticamente a guitarra pronta, faltando apenas um dos principais componentes: os captadores.
    Quero colocar captadores single DiMarzio. Então fica a dúvida: quais opções eu tenho para ponte, meio e braço? Só quero DiMarzio, lembrando que preciso de um som bastante versátil, tocar desde uma distorção pesada a uma mais suave, drives quentes e definidos, e bases limpas e cristalinas. Qual seria a combinação mais correta dos DiMarzio's para obter um som assim? Será possível ter tudo isso em 3 captadores single, ou seria melhor um Humbucker na ponte e os outros single? Acertei na escolha das peças para uma estrato top? Aguardo suas opiniões.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Carlos Alves
    olha cara , não sei te dar dica de modelo, mas me parece que voce quer uma guitarra que seja versatil


    pega uma tele com single no braço e humbucker na ponte , assim vc vai ter o som classicão de tele no cap do braço e ao mesmo tempo um som que fica legal pra distorção na ponte.

    Carlos Alves
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara lê meu ultimo post, é sobre a montagem de uma strato. Valeu.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Carlos Alves
    agora q vi a pergunta atual, agora é uma strato , mas mantenho oque falei se vc colocar 3 singles , a guitarra não vai ter uma distorção limpa , no maximo um overdrive maravilhoso , mas distorção mesmo não , coloca um single no braço ,um no meio e humbucker na ponte ,


    agora , caso o corpo ja esteja furado , pega um humbucker em formato the single , tipo o hothails. e coloca na ponte.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para um tecladista: Fender Telecaster ou Ibanez