Tecladista entrando nas guitarras

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12


    Opa pessoal, o normal que vejo é guitarristas querendo aprender teclas,para melhorar o som da banda, hoje é o contrario....

    Como todos sabem, ou a maioria, sou veterano dos teclados... Mas tive uma bela oportunidade de aprender guitarra com um professor muito bom, para ter uma idéia ele toca com o Chico Gomes, então, poupando tempo das aulas, que me custam 240,00ao mês... Vim aqui aborrecer a todos

    Histórico
    Toco teclas desde os 5, ou seja quase 30 anos... Fluência em notação oficial, teoria e harmonia bacana, percepção rítmica e de soms muito boa

    Contra-baixo 1 ano de aula, violão encostado, mas bem brincado

    Só isso. Mas.... Na guitarra zero... Me auto-proclamo iniciante porque sou mesmo. E a noção de outros instrumentos ajuda

    Mas chega de blá, blá, blá, achei importante dizer isso antes

    --------

    Setup guitarristico

    - Fernandes RLC-45 ( modelo Les Paul original)
    Paguei 1,5k usada, mas foi amor a primeira vista... Muito linda

    Agora que vem as perguntas, quem tiver saco e chegou até aqui... Hehe

    1- Efeitos - uso normalmente synths e plugins, ou seja não penso em investir em pedais e nada disso, vou usar algo totalmente digital, simuladores e tudo que tenho direito, já incluidos nos meus equipamentos e softs, então pergunto: seria melhor usar uma caixa de som ativa full range... Pra que um ampli de guitarra no meu caso??

    - ampkit do iPad, kronos, amplitube, tudo neste naipe, sendo controlado pela,,pedaleira fc300 que já venho usando com os teclados

    2- estou tocando rock clássico, que timbres realmente importam, muito Stones, purple, Alice, e clássicos, ou seja, que que eu preciso otimizar para acertar de cheio este som, para estudo ( no trabalho) uso ms-2 da marshall

    http://www.calangomusic.com/0021_amplificador-marshall-ms-2r-red-verme lho-mini.html

    Resolve ou estou abusando??

    3 - para casa valeria comprar usado um Marshall Valvestate usado veiao? por quanto estou com essa oportunidade, 1000,00 de lance é muito? Falante de 12 único

    4 - levadas do Deep Purple, e afins, onde achar vídeo aulas, a do cifra já estou seguindo, e o do meu professor também, mas não quero parecer tão cabaço e se der tempo me inteirando do assunto... Mas só de levadas de Classic rock ( tá certo esta foi a pior Hehe)

    5 - Cade a Jam dos novatos Hehe, e se me ajudarem, tenho variasoutras perguntas...

    Ia esquecendo, antes de mais nada já digo, pesquisei exaustivamente. E não achei nada que me ajudasse, apenas tópicos velhos hehehe brincadeira, perguntei consciente, mas acho que mereço, nem é tão ruim assim o tópico

    Brigadão galera

    Drinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Edson Caetano

    Primeiramente bem vindo a guitarra, pela sua introdução já deu pra ver que tem uma boa maturidade musical, então será fácil lhe explicar e sugerir as coisas.

    Vamo lá:

    1- Efeitos - uso normalmente synths e plugins, ou seja não penso em investir em pedais e nada disso, vou usar algo totalmente digital, simuladores e tudo que tenho direito, já incluidos nos meus equipamentos e softs, então pergunto: seria melhor usar uma caixa de som ativa full range... Pra que um ampli de guitarra no meu caso??

    Hoje em dia tá sendo bem comum alguns guitarristas fugirem do amplificador, neguinho liga pedaleira direto na mesa, leva o notebook pro show e controla tudo pelo simulador, já tem aqueles captadores sintetizados que podem ter som de qualquer coisa e isso é muito legal. Por um outro lado tem um outro grupo de guitarristas que talvez ainda são a maioria (e isso inclui a mim) que gostam de usar as coisas a moda antiga, que é guitarra direto num bom amplificador a válvula e quando muito um pedal bem transparente só pra dar uma enriquecida num som que já tá vindo lindo .... pra responder a sua pergunta fica complicado pois depende de que tipo de som você busca, por um outro lado você por tocar teclado ou seja um instrumento totalmente eletrônico, tem a cabeça muito mais aberta do que muito guitarrista quando o assunto é simular, no seu caso, levando isso em consideração mais o fato de guitarra não ser o seu instrumento principal, sugiro que você trabalhe desta forma que você falou abrindo mão de um amplificador. Caso você leve isso em frente e perceba que a melhor solução é realmente um amplificador ai você parte pra isso, acho mais válido você sentir a necessidade do que eu sugerir uma coisa que pode ser eventualmente desnecessária.

    2- estou tocando rock clássico, que timbres realmente importam, muito Stones, purple, Alice, e clássicos, ou seja, que que eu preciso otimizar para acertar de cheio este som, para estudo ( no trabalho) uso ms-2 da marshall

    É, pra isso muito simulador resolve e se o fulano sabe usar fica bom, agora a essência disso ai é um amplificador.
    Esse amplificador que você citou pelo fato de ser muito pequeno não define bem os sons então muito provavelmente com o amadurecimento dos seus ouvidos você sentirá necessidade de algo com melhor projeção sonora.

    3 - para casa valeria comprar usado um Marshall Valvestate usado veiao? por quanto estou com essa oportunidade, 1000,00 de lance é muito? Falante de 12 único

    se estiver em bom estado, vale e muito, na minha opinião não se acha nada melhor que este amplificador por este preço, principalmente se for britânico, é um amplificador que mesmo não tendo uma potência valvulada carrega muito bem o DNA do som marshall que é o mais característico em termos de rock n roll.

    4 - levadas do Deep Purple, e afins, onde achar vídeo aulas, a do cifra já estou seguindo, e o do meu professor também, mas não quero parecer tão cabaço e se der tempo me inteirando do assunto... Mas só de levadas de Classic rock ( tá certo esta foi a pior Hehe)

    No youtube provavelmente tem, mas acho mais interessante você ouvir e tentar reproduzir, isso já te ajudará muito em desenvolver a destreza no instrumento.

    5 - Cade a Jam dos novatos Hehe, e se me ajudarem, tenho variasoutras perguntas...

    Fique a vontade. Um abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Edson Caetano

    Bom, você é músico... não há muito a ser dito a não ser com relação a alguns "poréns" do mundo "guitarrístico" que em alguns aspecto difere de tudo que é considerado de "boa qualidade".

    2 coisas importantes........Como você sabe, distorção, é um defeito. Então quando surgiu os Solid States e a possibilidade de som clean em alto volume o mundo se apresentava uma maravilha. Mas para a guitarra o "tiro tecnologico" saiu pela culatra.

    Todos instrumentistas aderiram aos SS, mas os guitarristas ficaram insatisfeitos. O "defeito" da saturação das válvulas era o que havia de melhor para guitarra. Para compensar, a indústria começa a investir pesado nos Overdrives... a esperança de simular os "drives" das válvulas nos SS.

    Resultado? Guitarristas voltaram aos valvulados e adicionaram os overdrives prá saturar mais ainda...kkk

    A outra coisa... alto falante de amplificador de guitarra é uma bosta em termos de construção. Mas hoje, paga-se uma fortuna para ter um bom falante com profundidade ridícula e o mais similar possível a uma bobina porcamente enrolada e cones de papelão.

    Tudo isso para te dizer, que para "Classic Rock" basicamente você precisará de um bom drive.

    Contudo, hoje já existem muitas soluções e os tarados por válvulas e pedais analógicos estão tendo que reconhecer que muitas vezes, em teste cego, eles não distinguem mais um analógico de um digital.

    Você como tecladista, e o rigor de seu instrumento com relação a timbres e tudo mais, não terá grandes dificuldades em encontrar estes timbres, mesmo em VSTs. Tecladista são Nerds (no bom sentido) por natureza, tem um saco tremendo para regular parâmetros, timbres, voices, presets e etc.

    Acho mais fácil você, como tecladista, conseguir um drive "classic rock" do que muito guitarrista que conheço.

    Bom, me alonguei demais. Mas para finalizar, não sei que saída você usa em seu teclado (caixa amplificada, mesa/amp/caixas passivas ou algum amp específico), mas se fosse você não compraria NADA agora.

    Tentaria timbrar a guita no seu equipo, com seus VSTs e o que mais tiver, e depois, aí sim, viria aqui e diria o que "falta", para chegar. Grave? Médio? Brilho? Pouco Orgânico? etc.

    No Youtube, digite: nome da música que quiser [guitar lesson].... vai achar muita coisa boa (e muita porcaria), mas vale á pena.

    Espero ter contribuído "um mínimo"...qualquer coisa...só dar um berro!

    Drinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Contudo, hoje já existem muitas soluções e os tarados por válvulas e pedais analógicos estão tendo que reconhecer que muitas vezes, em teste cego, eles não distinguem mais um analógico de um digital.

    É verdade.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Drinho
    Lelo Mig
    Brigadão aí pelas respostas, realmente como tecladista, tenho pratica com configuração de equipamentos, sintese sonora, e estes papos de nerd hehe

    Aliás, está sendo muito bacana ficar brincando com os apps de simuladores de guitarra, fico viajando nas possibilidades sonoras, mas um soft desse me custou 20 dolares, um set de pedaizinhos custaria muito mais, e sem ter nenhuma noção certamente seria jogar dinheiro fora

    Então vou seguir a recomendação, afinal a guitarra é bacana e vai cumprir bem o papel dela

    - Tocar com a guitarra direto no mixer para usar os simuladores, o som vai sair de um par de monitores Behringer, que uso no home studio
    http://www.behringer.com/EN/Products/B2031A.aspx
    ou
    vai sair de um par de caixas ativas Lexsen
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438723453-caixa-de-som-ativa-le xsen-lpx1202a-usb-12-250wts-rms-_JM
    que é exatamente as caixas dos teclados

    Concluindo, então por estar usando apenas os plugins digitais, a caixa usada tanto faz, correto?

    O amp vou me segurando, no momento certo com noção mais apurada do que preciso eu encaro o bicho...

    Agora vou voltar a fazer trocentos exercicios de palhetadas alternadas e tocar minha primeira musiquinha que já está saindo bacana Black Nigth do Deep Purple

    Brigadão aí galera
    mais consideraçoes para iniciantes serão bem vindas

    Leomju
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Leomju
    · votar


    Edson Caetano
    Pô que legal, você na guitarra hein! Agora sim! Hehe!

    Bom cara, realmente acho legal o lance tecnológico, digital e tudo mais, porém, a idéia de você não ter um ampli me incomoda.

    Não é questão de timbre nem nada, mas você plugar a guita, girar os knobs, sentir o falante trabalhar, olhar a tela de proteção com seus sinais de uso, acionar pedais... cara, tudo isso tem um prazer único!!!!!!!!!!!!!

    Você, se desfazendo isso pra ser um guitarrista de PC somente, seria um desperdício.
    Posso estar participando de uma Jam, tirando uma música ou algo assim, mas meu timbre melhor sempre é com o amp, fora que se vc juntar mais, dá pra pegar um valvuladinho maneiro... do Acedo por exemplo. Um de 20 Wats, é porrada os bichinhos! O Ógner que o diga!

    Quanto ao mais, nem sei se minha opinião é válida, porque falei por mim mesmo, mas tive um início diferente do teu, e tratei a coisa de um lado bem pessoal!

    Sei não, mas esse tópico tá me cheirando aquele de menino que descobriu um lugar novo pra brincar e tá correndo pra contar pra todo mundo! Hehe.

    Digere o post do Lelo Mig que tem uns segredinhos maneiros ali!

    Um grande abraço, bem vindo ao lar... Guitarrista!

    vintagentleman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    "Tecladista entrando nas guitarras"

    Será um novo e revolucionário processo de miniaturização?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Eu concordo com o Leomju, com relação a um prazer, único de guitarristas, que é "sentir" o som que sai de um ampli e brincar com as latinhas coloridas a seus pés...Credicard NENHUM paga este prazer...rs

    Mas, disse o que disse, e mantenho, por um único e exclusivo motivo:

    Você já é músico e experiente... e mesmo em um instrumento novo, consegue segurar a ansiedade para ganhar alguma experiência neste novo mundo, descobrir suas próprias necessidades e quando/se achar que deve gastar uma grana nesta nova empreitada, já terá posições mais consolidadas.

    Resumindo, meu conselho para um tecladista adicionando a guitarra como um instrumento à mais, é diferente do que daria para um guitarrista iniciante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecladista entrando nas guitarras